Gatas com cio num apartamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

quinta abr 04, 2002 6:36 pm

Olá

Eu já dei anteriormente a minha opinião a favor da esterilização, mas já agora dou mais uma achega. ;) Ouve-se muitas vezes dizer que os gatos após a castração ficam indolentes e gordos. Em relação aos meus (...e confirmo com pessoas que esterilizaram os seus gatos...) não lhes notei nada. Mantiveram-se enérgicos e brincalhões. Quanto ao engordarem o Chico e a Rita engordaram (.. o Chico ficou com a barriga um bocado descaída...) mas também comem imenso. A Marieta, essa manteve a linha. Tenho dificuldade em lhes controlar as quantidades de comida, pois comem os três da mesma taça e por isso se eu racionasse muito, quem acabava por não comer era a Marieta. :(
Para dar um pouco mais de força, posso garantir que a esterilização apresenta riscos mínimos, a gata deverá tomar durante uma semana a sua dose de antibiótico e dever-se-à ter o cuidado de evitar que ela lamba a costura. Para o gato nem sequer temos de ter essa preocupação.
Os benefícios já foram aqui falados, evitar quistos mamários ou nos ovários, impedir gravidez indesejada, sem que se saiba o que fazer aos filhotes, etc.

Beijinhos a todos e fiquem bem

Elsa Pereira :lol:
Xaninha
Membro Júnior
Registado: sábado mar 23, 2002 10:04 pm

sexta abr 05, 2002 12:02 am

Olá. Tenho três gatitas e duas acabaram de ser mães. Uma teve seis e outra três gatinhos. Felizmente consegui arranjar dosnos para todos eles. Mas, segundo o vet daqui a 2 meses e meio o cio ataca de novo e imagina que cada uma tinha o mesmo nº de bichinhos. Agora imagina quantos donos tinha de arranjar ou com quantos gatinhos eu ia ficar. Ao fim de um ano é muita gataria!!!
Assim a vet aconselhou-me a fazer a esterelização. Para tal fui inscrever-me na Associação Zoofila e eles informaram-me de tudo. Os animais não sofrem absolutamente nada. As gats são operadas, de barriga aberta sim, mas ficam com uma cicatriz muito pequena que acaba por desaparecer debaixo do pelo. Depois de dois dias estão como novas e a única tendência é elas ficarem mais meigas e talvez um pouco mais gordinhas de dormirem mais. A esterelização na A.Z. é de 80 euros. Pagas a inscrição e a joia, 20 euros e depois tens um vet sempre à tua disposição. Quanto ao gato é realmente mais barato castrá-lo. São 15 euros. A operação é mais rápida e no dia seguinte tá como novo. Contudo, tem de ser feita o mais cedo possível para ele não se habituar a "dar mijinhas" para marcar o território.
Espero que encontres o que procuras e se responderes rápido tenho um / uma miau que pode ser tua. Felicidades [img] :D [/img]
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

sábado abr 06, 2002 12:05 pm

Olá

Queria só acrescentar que consegues preços mais baixos para uma esterilização se te fizeres sócia da Catus (Associação Protectora do Gato). Há uma rede de veterinários que têm acordo com essa associação que fazem esterilizações para os sócios a 15/16 contos.

Ao contrário de alguns dos participantes no fórum, acho que a esterilização é a melhor solução, pois a pílula anticoncepcional faz muito mal às gatinhas (a longo prazo provoca tumores) e deixá-las ter o cio sem poderem sair e encontrar gatos provoca-lhes sofrimento desnecessário, para além de muitas vezes deixarem de comer e emagrecerem.

A intervenção é simples e a recuperação é rápida - passadas 24 horas já estão a saltar para cima das mesas.

Coragem e verás que é maravilhoso ter gatas!!!
Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”