- Bom dia Sónia.
- Nas gaiolas além do fundo (que geralmente é de plástico ), deveriam ter por cima deste uma separadora em rede ou grades par evitar que o canário, pise escrementos, restos de comida, etc.
- Em relação aos poleiros, estes devem ser de madeira e irregulares, com altura e espessura dos poleiros de plástico. Reconheço que os poleiros de plástico são mais práticos ( o fixamento é prático e lavam-se facilmente), mas são lisos demais é direitos, de forma que obrigam os dedos do canário a uma só posição, o que pode criar calosidade.
-Ainda sobre o teu canário, o tratamento que te aconselho a fazer é, cortar-lhe as unhas ( para o fazeres com segurança aproxima o dedo do canário a uma lãmpada, e vais reparar que nas suas unhas são visíveis finos filamentos vermelhos, deves cortar as unhas o mais rente possível a
esses filamentos, caso os atinjas, deves parar a hemorregia com cinza ou betadine.). Convém de dois em dois dias durante 1 semana, com um cotonete, por um pouco de betadine nos pés do canário, faz isso ao final do dia, para depois do susto o canário poder descansar mais tranquilamente.
- Se quiseres saber mais sobre estas simpáticas aves. visita os sites:
http://www.terravista.pt/nazare/2222/index.html
http://www.planeta.clix.pt/canários/index.html
-Vitor Nogueira