Caturras e dúvidas...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
flor_jade
Membro
Registado: domingo jul 11, 2004 12:03 pm
Localização: Tartarugas, 2 Gatos, 4 Caturras, 3 Canários, 2 Peixes dourados

sexta jan 06, 2006 11:56 am

:D olá, tenho umas dúvidas sobre caturras e preciso que me esclareçam se possível, há 1 ano +- achei um macho caturra amarelo e que por sinal assobia lindamente e muito meigo, mas à umas semanas ofereceram-me uma fêmea com 3 meses (pensam que deve ser fêmea), acontece que tenho duvidas, pois ela está a começar a assobiar pois ouve o macho e nós metemos muito com eles a falar e assobiar, pois dizem que as fêmeas não cantam neste caso é assobiar!
E também quero saber quando é que elas se tornam adultas ou férteis para acasalar???
Pois ele não lhe liga muito e até se bicam mas sem agressividade, se me poderem informar , fico agradecida!

Obrigada ;)
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

sexta jan 06, 2006 2:45 pm

boa tardes

uma caturra com 3 mese é uma cria ainda elas so começam a criar para cima dos 6 meses.
as femeas de facto nao assobiam nada comparando com machos, de qualquer forma elas costumam ser mais pequenas e as 2 penas centrais da cauda e na parte inferior das asa sao sarapintadas, as vezes so depois da muda é que se ve pois os machos novos tambem podem ter.

cumprimentos luis filipe
jenho
Membro Júnior
Registado: domingo mar 28, 2004 5:45 pm

sexta jan 06, 2006 4:14 pm

OI!
Pois, com 3 meses ainda é cedo para se determinar com precisao o sexo das caturras, no entanto, em relação a isso das penas serem sarapintadas, ja vi machos com caudas assim, por isso, a melhor forma de se verificar se é macho ou femea é atravez da plumagem facial.
As femeas tem as manchinhas laranja, enquanto que os machos tem um laranja quase avermelhado, e a face é toda amarela, enquanto que nas femeas, é praticamente cinzenta, so tendo umas zonas mais amareladas.
se poderes por aki uma foto da tua caturra em que seja bem visivel a face, posso dizer-te se é macho ou femea.
No entanto, como ainda nao teve a sua primeira muda da pena, pode ser que nao seja assim tao visivel....
Jokas e boa sorte com a nova amiguinha
FIL88
Membro

sexta jan 06, 2006 4:31 pm

pois é verdade mas antes de mais qual é a cor da caturra? o macho é amarelo e se o agarrar vai reparar que as penas que indiquei tem as marcas, apenas os albinos nao as teem. se nao estou em erro ja na crio caturas a alguns anos.
a questao das manchas na face é verdade mas nao é infalivel, existe uma boa diferença nos animais selvagems, mas nas criadas em cativeiro essa diferença pode nao ser muito visivel, mas pode se tentar ver ponha uma foto e se possivel de corpo todo.

luis filipe
jenho
Membro Júnior
Registado: domingo mar 28, 2004 5:45 pm

sexta jan 06, 2006 4:38 pm

Pois, mas nunca vi nenhuma caturra em que atravez da face, nao se podesse observar concretamente o sexo, pois é bastante visivel.
No meu casal, por exemplo, é completamente infalivel...
Mas poe a foto, que é melhor, para darmos a nossa opiniao. ;)
Aavic
Registado: domingo out 16, 2005 10:00 pm

sexta jan 06, 2006 4:51 pm

Olá!

Experimenta visitar este site:

http://calopsitasmansas.vilabol.uol.com.br/cores.htm

vais encontrar muitas imagens de caturras, espero que com elas consigas distinguir os machos das fêmeas.

Boa sorte
FIL88
Membro

sexta jan 06, 2006 5:07 pm

na maior parte é facil de ver a diferença dos sexos pelas faces excluindo as albinas e as brancas, mas ja tive alguns machos sem amarelo e com pouco vermelho nas faces, eu so queria dizer que a excepçoes que vem contrariar a regra

filipe
flor_jade
Membro

sábado jan 07, 2006 8:38 pm

:) Boa noite, obrigada pela ajuda, sempre fiquei mais esclarecida, ela é uma Perla, deve ser mesmo fêmea, apesar de querer dar uns toques de assobio, ele é um Lutino esse é mesmo macho, um campeão nos assobios, realmente são criaturas amorosas, continua é a questão, o porquê de se bicarem e refilam um com o outro, mas nada de violento, vou tentar por fotos.
Obrigada a todos.
flor_jade
Membro

quarta jan 11, 2006 6:23 pm

:( Boa Noite, estou procupada com o macho, pois ele hoje esteve muito murcho e regurgitava algumas sementes das mais pequeninas, nunca fesz isto antes, parecia que estava mal disposto,é certo que para a noite já pareçe bom, come e tudo!
Alguém me pode explicar esta situação, a que se deve???

Obrigada
:D
FIL88
Membro

quarta jan 11, 2006 6:36 pm

boa noite essa situaçao pode - se dever a muitas razoes aguarde e veja se se repete, pode ser falta de gritt/areia fungos alguma semente estragada (que é o mais provavel), deixe ver primeiro para nao dar nenhum medicamento a ave sem ela necessitar.
amanha pode ja tar bom.

boa sorte luis filipe
flor_jade
Membro

sexta jan 13, 2006 6:08 pm

:D Olá, pois provalvelmente foi alguma semente, porque areia, têm sempre e choco tamb.
É que nunca mais fez isso, só se comeu demais???
Porque desde que tem companhia come muito mais, bom, agradeço muito pela ajuda.

Obrigada
;)
FIL88
Membro

sexta jan 13, 2006 6:46 pm

boa noite vomitar uma vez ou duas nao é nada de especial, no entanto se continuasse o caso era grave, ja agora nao as deixe engordar demais, se vir que estao muito gordas de-lhe mais verdura e menos sementes e fruta,
va boa sorte, luis filipe
flor_jade
Membro

segunda jan 16, 2006 2:28 pm

:D Olá e obrigada mais uma vez pela ajuda, sim vou fazer com que não engordem muito, eles têm sempre pêro, a alface adoram mas não posso dar muitos dias seguidos, pois ficam com as fezes moles, e comem as barritas que têm sempre também e que adoram!
Mas que + verduras posso dar???
Pois a fruta, só ligam ao pêro vermelho!

Obrigada
:D
FIL88
Membro

segunda jan 16, 2006 5:31 pm

Boa tarde, que verduras pode dar? todas praticamente, couve, grelos, espinafres, agriao,cenoura, pepino, etc...
Em relaçao a fruta basta a maça até porque a maior parte dos psitacideos de pequeno porte nao come muita fruta.É claro que uma ave que nao esteja habituada a certo alimento provavelmente o ira rejeitar das primeiras vezes. As minhas so comiam fruta quando tinham crias no resto do tempo nem lhe tocavam.
Com os melhores cumprimentos Filipe
flor_jade
Membro

segunda jan 16, 2006 5:47 pm

:D Olá mais uma vez, nesse caso vou variar mais nas verduras, pois a alface ao fim dum tempo causa-lhes diarreia :lol:

Obrigada
Cumprimentos
Manuela
Responder

Voltar para “Aves”