Gatinha com cio...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

miggas
Membro
Registado: quinta jun 16, 2005 10:56 am

sexta jan 06, 2006 10:29 am

Olá Xena,

Para começar, acho que ninguém a deve criticar... Apenas seguiu o conselho do vet, uma vez que a operação seria um risco para a sua gatinha.....

A minha gatinha está com cios constantes, de 2 em 2 semanas, por acaso ela não é de miar muito.... quer é que lhe estejamos sempre a fazer mimos, e rebola-se muito....Mas como a pilula está completamente fora de questão, vou esterilizá-la logo que possa....

Qt à perda de sangue, não foi nada, felizmente....eu é k não fazia ideia se era normal ou não.... Sempre tive animais em casa dos meus avós, mas nunca tomei conta deles a 100%, só agora k tenho a minha fofuxinha.... por isso, era tudo uma novidade para mim... Felizmente está tudo bem!!!

Bjinhos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 06, 2006 11:03 am

XenaBastet Escreveu: foi kd ele me disse k existe uma forma de espaçar os cios, kuase não acreditei kd ouvi (estarrecida) mas e em nome da minha gata lá me rendi... ou seja, humedecer um cotonete com soro fisiologico e estimular a vulva da gata até ela atingir o climax, tendo o cuidado k ela se podia virar p/ tras e arranhar o possuidor do cotonete. Este processo iria fazer com k ela pensasse k estava "coberta" e iria espaçar o cio...
Esse vet deveria de dizer correctamente quais os riscos em vez de dar conselhos desses...!!! Enfim...! Tem a certeza que ele é vet?
e resultou mesmo, tem 2 cios por ano. Agora, cada vez k tem o cio, espero p/ ver se vai ser longo e se ela tá a sofrer, se sim, la vou eu fazer de gato.
Então faça isso e espere um dia um problema duma piometra, cistites, infecções intra-uterinas, falsa gestação, etc...
Perguntei se isso não poderia causar uma gravidez psicologica, o vet disse k em principio não, mas uma vez k não keria correr o risco de operar, e realmente até hoje não teve nada disso.
Pois...em principio.... sem garantias, né? ;)
Não me critikem, eu não sou nenhuma depravada, e nem keiram saber o k faria a pedofilos e bestofilos... mas a rir é k não ficavam. Só o fiz pk me parecia a opção k oferecia menos riscos à minha bebe e pk ela parecia sofrer e chorar na altura do cio, não a conseguia ver assim.
E como ela não sai de casa, jamais correria o risco de engravidar.
Inté

As esterilizações são procedimentos cirúrgicos do mais banal na medicina veterinária... e riscos, SIM, corre a sua gatinha ao não ser esterilizada.
Repare e pense se um dia a sua gata vier a sofrer de tumores mamários, piometra e outros problemas do foro reprodutor, tem de ser operada de emergência e aí SIM, corre riscos muito mais graves... sendo que pode mesmo correr o risco da morte!

Se tem receios agora em esterilizar... pense que na altura duma cirurgia de urgência, vai perder todo esse "medo" para poder valer à sua gatinha, para que não morra e tudo sem necessidade..., pois podia tê-la esterilizado na altura devida ;)

Boa sorte e pense bem se agora...ou mais tarde, com maiores riscos?
Ah, e não leve isto como uma crítica, mas SIM como um conselho!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

sexta jan 06, 2006 11:38 am

Bom dia Leo,
Na altura em k keria esterelizar a Xena, não o pude fazer por varios motivos.
Claro k kd o vet me disse tal coisa tb fikei perplexa, mas kd ele me disse k na universidade aconselhavam este processo, fikei + sossegada.
Contudo, não é introduzir o cotonete, apenas, e humedecido em soro, estimular a vulva da gata com ele.
Por outro lado, gostava mt k a Xena fosse mãe, se bem k me coloco varias kestões, já agora, e bem vejo k tem mt + experiencia k eu, agradeço algumas dicas.
A Xena com kuase 3 anos sempre viveu como filha unica, mas eu axo k lhe faria mt bem ter uma maninha(o). Eu preferia adoptar um bebe de rua do k mandar + gatinhos p/ o mundo kd há tantos a precisarem de lar. Mas já a vi uma vez com 1 gatinho bebe de uma amiga e tevemos k separa-los logo. Confesso k tenho receio k a Xenita faça mal ao bebe. Já vi a tecnica de fecha-los em divisões diferentes p/ se irem habituando ao cheiro. Por outro lado, ja me aconselharam deixa-la ser mãe e ficar dp com 1 bebe, assim ela habituasse logo. Tb não me parece mal, mas o k faço eu aos outros gatinhos? E kem ficasse com esses gatos bem podia ficar com uns de rua. Dp, tenho consultado livros e alguns vet amigos, uns dizem-me k é bom a gata ser mãe pelo menos uma vez, outros k não interfere em nada e eu ando a adiar isto td, até pk tenho a casa à venda e so penso k se o gatinho vem na altura em k tenho a possibilidade de vender, não vai ser nada bom. Se me puder dar algumas dicas, agradeço imenso.
Obg
Inte
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jan 06, 2006 12:22 pm

Ainda há veterinários que aconselham uma gravidez numa gata SRD?

Pensava que já tinham evoluido mais.

Desculpe mas não estou a perceber muito bem.

Então a esterilização envolve riscos mas a gravidez e o parto não?

Ora pense lá bem. Nem todos os partos correm bem.

E depois? O que faz aos gatinhos?
Já viu quando há neste e noutros foruns para dar e ninguem quer?
Já foi a algum canil municipal ou alguma associação?

Não tome as minhas palavras como uma critica destrutiva ou uma censura.

São apenas observações de uma pessoa mais velha.
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 06, 2006 12:40 pm

Iagutrop, não levo a mal, mas é justamente, e tal como referi, o facto de saber k há mt gatos a precisarem de lar e eu poder dar esse lar a um deles, k nunca deixei a Xena ser mãe. Por outro lado, e como tb já mencionei, o lugar k os filhotes da Xena iriam ocupar poderiam ser ocupados por bebes sem lar.
Já pensei em esterelizar, mas a duvida de ela ter 3 anos, a duvida de deixar ser mãe pela 1ª vez aos 3 anos, a duvida se se deve deixar ou não as gatas serem mães pelo menos uma vez, td isso me deixa algo confussa e sem saber o k fazer, por isso, expus a situação e vos pedi ajuda, não só pk têm mais experiencia k eu mas pk akilo k leio e ouço sobre o mesmo assunto são coisas destintas.
Já agora e perdoe-me a pergunta, provavelmente ridicula p/ si mas esclarecedora p/ mim, mas se se trata de gatos eu gosto de saber, pk k os gatos SRD não podem ou não devem ter bebes?
A Xena é filha de uma siamesa pura k fugiu um dia de casa, e se ela tivesse filhos gostava k o pai fosse um siames puro. Mas dp de ver a sua opinião, fikei curiosa.
Obg
Inté
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jan 06, 2006 12:41 pm

Ola Xena,
Olhe eu muito sinceramente já tinha ouvido falar nessa tecnica do cotonete, mesmo que um vet me aconselhasse, dificilmente o faria, parece-me uma coisa primitiva.
Aconselho vivamente a esterilizar a gata, como já foi dito a esterlização é uma intervenção "banal", tem riscos é certo, mas são riscos bastante calculados.
Quanto ao seu receio da sua gata não aceitar um outro animal, é um receio normal eu antes de adoptar o meu segundo gato também so pensava no que eu faria se o meu gato mais velho não aceitasse mesmo o recem chegado.
A verdade é que adoptei outro macho, tendo ja um macho em casa o que aumenta um bocado mais a possibilidade de eles não se entenderem, na verdade eles estiveram separados, iam apenas cheirando um ao outro de cada lado da porta, aos poucos abria a porta para eles se verem, sempre tudo muito gradual.
O meu segundo gato esteve 15 dias de quarentena , o que ajudou bastante a esta apresentação fazeada.
Desde o primeiro encontro deles que são amigaos, adoram-se, não passam um sem o outro, é de uma ternura ve-los aos dois.
E olhe que o meu Pépe tava la em casa ha um ano e era super mimado, hoje acho que esta muito mais feliz com a companhia.
Esterilize a gata, adopte um gatito e vai ver que se fizer as coisas com calma, amor e muita paciencia vai tudo correr bem.
Cumps
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta jan 06, 2006 12:47 pm

Xena

Na minha opinião nenhuma gata deve ter crias, a menos que tenha já donos assegurados para todos os bébés.

Nem SRD nem de raça.

Claro que há raças puras que fazem criação e exposição. Mas isso é outro assunto.

Ia ficar espantada com o enorme numero de gatos siameses abandonados....
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 06, 2006 12:50 pm

Bita, obg pela dica, mas mesmo aos 3 anos, não haverá perigo?
E dp paciencia p/ os animais eu tenho mt (confesso k mais do k p/ humanos :? perdoem-me a sinceridade) mas kd tive a casa em obras e tive k colocar a Xena num gatil, ao lado estava uma gatinha k era um amor, e k ia dando "palmadinhas" na Xenita, pois a minha, k esteve lá kuase 2 meses (o mesmo tempo k eu fikei sem almoçar p/ a poder ir ver tds os dias) ainda não tinha aceitado a outra. Tds estas duvidas e receios têm feito eu atrasar td apesar de kerer mt tirar um gatinho da rua e axar k uma companhia p/ a Xena só lhe fará bem.
Tds os conselhos são bem vindos.
Obg
Inté
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

sexta jan 06, 2006 1:07 pm

Olá

Eu só tenho meninos por isso não sei informar sobre nada relacionado com meninas.
Só queria dizer, e falo por experiência própria, que antes de optar por um veterinário compensa fazer um "estudo de mercado". Economicamente compensa bastante pois mesmo em veterinários da mesma zona a diferença de preços é alarmante.
Eu tive que castrar dois gatos ao mesmo tempo e só a ideia de gastar 300 euros assim de seguida... :o Mas fui pesquisando, e encontrei uma veterinária super querida e profissional, mesmo ao lado de casa que cobrava quase metade.

;) ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

sexta jan 06, 2006 1:21 pm

Xena,

Faço minhas as palavras de Bita322.

O Ulisses também já estava connosco há 1 ano quando decidimos adoptar o Eros e o Zeus.
Também estávamos muito receosos. Afinal tínhamos decidido dar uma familia felina ao Ulisses para que este tivesse mais companhia, até para o tipo de brincadeiras nas quais nós humanos nunca iremos fazer parte, e também para que sentisse menos ansioso quando saímos de casa.
Eu em especial estava muito ansiosa, até porque a ideia tinha sido minha e não queria nada dar motivos para que o marido se saísse com "eu bem te disse..." :?

Então fechámos os bébés na sala, e o Ulisses continou a usufruir dos restantes espaços. Sob a nossa supervisão constante, e muito gradualmente, eles começaram a ter contacto. E olhem que ao início não eram nada simpáticos uns com os outros! :o
Mas em poucos dias já comiam juntos, passado mais algum tempo já brincavam, e não demorou assim tanto para se amarem. Sim, tornou-se mesmo amor! Ao ponto de os bébés chucharem nas maminhas do Ulisses!
(vejam a foto no nosso diário!).

;) Ulisseia
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 06, 2006 1:24 pm

Ulisseia, eu fiz esse estudo, acabei por optar por um vet e amigo k trabalha numa união zoofila, ele é competente e o dinheiro acaba por ser p/ os animais abandonados k p/ la vão (por isso dou sempre a mais).
Antes disso, ia apertando o pescoço a uma vet. Kd trokei de casa, fui a uma clinica k ficava lá perto e k até tinha bom aspecto. E como era só p/ levar a vacina, podia ver o ambiente. Então não é k a atrasada mental da vet lhe deu a vacina, mas não a apalpou, não viu ouvidos, nada de nada, kd lhe perguntei se não ia analizar a gata ela disse k a gata tinha um pelo mt bonito e brilhante e um olhar mt vivo por isso estava bem e como era mt felina via p/ a proxima. Ainda pensei em estragar a cx de transporte na fronha da vet, mas tive pena da cx, fui-me embora antes k descesse do salto e partisse a chinela.
Dp uma amiga aconselhou-me então um vet amigo, o tal da união zoofila, k é agora o vet da Xena (não foi ele k aconcelhou akilo do cotonete, ele só disse k tb já tinha ouvido falar).
Inté
ulisseia
Membro Veterano

sexta jan 06, 2006 1:49 pm

Xena,

Por uma boa causa vale sempre a pena abrir os cordões à bolsa! ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta jan 06, 2006 9:44 pm

karula Escreveu: Obrigada Happydark!!!

Gostaria então que depois de dissesse alguma coisa para eu saber mais ou menos o preço da operação. Neste momento a minha gatinha está com 5 meses por isso convem saber o que fazer.

Bjocas D
Boas, Karula.

Quantas gatinhas tem?
Pergunto porque no caso de ter mais que uma a necessitar de esterilização, há vets que fazem preço especial quando é para mais que um animal ;)

Olá Xena.
Não precisa de explicar essa do cotonet pois é um método, diria; medieval...!
A minha avó também era antiga e já morreu!
O que quero dizer é que com a evolução da Medicina, espanta-me saber que ainda há vets a recomendarem procedimentos desses... especialmente sabendo bem os riscos inerentes...!

Quanto a esterilizar a gata com 3 Anos de idade, ainda está mais que a tempo. Sei de gatas esterilizadas com mais de 12 Anos de idade, sem qualquer problema!

Quanto a haver vets, diria; energúmenos a aconselharem uma gravidez... essa, então é de bradar aos céus!!!!!

Sobre as incertezas da gata não aceitar um gatinho adoptado e por isso pretender uma cria dela, deixe-me avisá-la desde já que há gatas que assim que fazem o desmame aos filhotes, já não querem nada com eles. Esses passam de filhos a estranhos! Portanto...pense se vale a pena arriscar uma gravidez ou adoptar um gatinho...?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 08, 2006 7:04 pm

Karula,

Esqueça a minha pergunta e sugestão porque afinal depois de ler as suas intervenções na Arca, reparei que afinal só tem essa gatinha que ainda nem tem 6 Meses ou se os tem, acabou de os completar!
Fiquei abismada com o facto de neste tópico estar tão interessada em saber tudo sobre esterilizações para ir pensando em fazê-lo à sua gatinha em tempo certo, quando afinal deparo-me com um pedido SEU, nos classificados, de um namorado para a sua gatinha BEBÉ. Isto em DEZEMBRO, quando ela ainda só tinha 5 meses!!!!! :roll: :o :x
SIMPLESMENTE INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

http://arcadenoe.clix.pt/class/classifi ... adid=56309

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano

segunda jan 09, 2006 11:51 am

OK, ok... não batam mais no ceguinho.
Kd o vet me disse tal coisa (não é o vet k tem agora) eu tb fikei perplexa mas cm me disse k aprendera no curso e kd falei isso ao vet k tem agora, ele disse k tb lho tinham dito apesar de não o divulgar... eu, apesar de "medieval" axei k estava a fazer bem :oops: não havia de ser por causa de eu achar tenebroso k não iria fazer o k o vet disse.
Em suma, e p/ isso serve este forum, não é p/ ser desancada, mas sim p/ partilhar e adkirir conhecimento... vai daí k a adopção é algo a ponderar e a esterelização algo a executar.
Inté
Responder

Voltar para “Gatos”