Olá Ladybird:
Bem vinda aqui ao "nosso" cão-tinho
Parabéns pela ninhada...são espectaculares

TODOS!
Qto à cor da pelagem...bem, não é necessário que um indivíduo tenha um ascendente cinza para se poder explicar essa cor no seu manto, pois há genes que, apesar de não se manifestarem, são passados de geração em geração.
Inclusivé, podem nunca se manifestar, até aparecer um descendente todo lindinho com a expressão desse gene bem evidente.
O
genótipo é a expressão que se utiliza para classificar o material genético de um ou mais indivíduos, enquanto o
fenótipo é a expressão q se utiliza para identificar quais as características que se manifestam. No caso de existirem genes recessivos "mascarados" por genes dominantes, o
genótipo não coincide com o fenótipo. Assim, um indivíduo pode ter no seu genótipo os gens de coloração cinza e fenotipicamente ser castanho, p ex. e, passando esse gene à sua descendência, pode acontecer q ao ser cruzado com outro indivíduo nas mm circunstâncias (q possui um gene para a cor cinza no seu
genótipo) nascer descendência cinza (genótipo cinza e fenótipo cinza).
Não conheço especificamente a genética de coloração dos Filas, mas penso que as bases gerais poderão ser idênticas às do Labrador, embora com mais variantes de cor do manto, o que à partida indica um maior nº de alelos envolvidos no processo de atribuição da cor e sua distribuição.
"Aparece" mais vezes, quer para "falarmos" deste assunto ou de outros
Bjs :p