Será que duas espécies diferentes de tartarugas podem habitar no mesmo espaço?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

sexta mar 29, 2002 10:22 pm

Há duas semanas deram-me uma tartaruga, que pela pesquisa que fiz na net, julgo ser uma tartaruga ornamentada (é em tudo semelhante à Tartaruga Ornamentada de faces rosadas, com a excepção de não ter as manchas laranjas). À 1 dia comprei uma Tartaruga corcunda do mississipi e coloquei-a no mesmo aquário onde estava a outra. Até agora elas não se dão mal, mas pelo sim pelo não, gostava que me podessem esclarecer esta dúvida. Obrigada! :D
peguissa
Membro Júnior
Registado: sexta jan 04, 2002 10:38 pm
Localização: cadela(yorkshire), pássaro-rouxinol do japão, 2tartarugas de faces rosadas, peixes tropicais

sábado mar 30, 2002 10:29 pm

:lol: as suas tartarugas vão concerteza dar-se lindamente pois a anastácia é uma porreira, n tivesse ela sido oferecida por quem foi.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda abr 01, 2002 5:38 pm

As duas espécies são sociáveis com outras por isso não há problema nenhum.
suzie
Membro Júnior
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

sexta abr 05, 2002 5:21 pm

Oi, em primeiro lugar obrigada pela informação. Elas parecem estar a dar-se bem, embora a Ornamentada às vezes teime em roubar a comida à outra. Mas tenho outra dúvida: andei a ler tudo sobre tartarugas que está no fórum e li em algumas respostas suas que normalmente os aquários para tartarugas (os aquaterrários) são muito pequenos. Eu comprei um com 42 * 21 * 25cm e tenho nele duas tartarugas pequenas, mas já sei que elas vão crescem num instante. Gostaria de fazer o meu próprio aquaterrário com as dimensões que eu quiser, mas não sei quais os materiais indicados para unir o vidro (de maneira a não utilizar nada agressivos para as tartarugas).

Obrigada :D

suzie
suzie
Membro Júnior

sexta abr 05, 2002 5:22 pm

Oi, em primeiro lugar obrigada pela informação. Elas parecem estar a dar-se bem, embora a Ornamentada às vezes teime em roubar a comida à outra. Mas tenho outra dúvida: andei a ler tudo sobre tartarugas que está no fórum e li em algumas respostas suas que normalmente os aquários para tartarugas (os aquaterrários) são muito pequenos. Eu comprei um com 42 * 21 * 25cm e tenho nele duas tartarugas pequenas, mas já sei que elas vão crescem num instante. Gostaria de fazer o meu próprio aquaterrário com as dimensões que eu quiser, mas não sei quais os materiais indicados para unir o vidro (de maneira a não utilizar nada agressivos para as tartarugas).

Obrigada :D

suzie
KROZ
Membro Veterano

sábado abr 06, 2002 4:11 pm

É normal haver uma tartaruga mais dominante que rouba sempre a comida... basta separares as duas na hora da alimentação.

O seu aquaterrário é pequeno sim. Se as tartarugas tiverem em água quente e se o nivel da água é da altura delas (em pé) então cresceram rápidamente se bem alimentadas, pelo mesno no primeiro ano.

Não a aconselho a contruir um aquaterráriode raiz. A água faz muita pressão dentro do aquário e se não tiver bem montado pode abrir-se. Se o fizer, convém prender a base e o topo com algum material que segure os vidros, tal como os aquários têm aquele plástico à volta.
Eu comprei um aquário normal e transformei-o. Dividi uma parte com vidro, enchio de pedras de aquário e contrui rampas à base de pedra de aquários (daquelas lisas pois são preferiveis) e raízes. Tudo colado para não se soltar. Atenção que tudo o que meter no aquário tem de ser posto dentro de água a ferver durante uns minutos.

Pala colar o vidro ou os outros materiais, uso silicone somemente da que se vende nas lojas de animais para a construção de aquários. A silicone normal de contrução é tóxica.
_DredZone
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 1:04 pm

sábado abr 06, 2002 6:43 pm

Se quiseres montar um aquaterrário para as tuas tartarugas compras o aquário todo equipado (se tiver termostáto melhor )maior que puderes (1.30x50x50 ja chega) e depois vais a uma loja de animais e compras um cortiça que ocupe 1/3 do terrário e poes a boiar amarrando com uma ventosa e cediela ao terrário! Tens de ter cuidado com o fundo que pões no aquario para que nao seja de vidro( areia ou pedras pequenas)! Escusas de por plantas que as tartarugas comem-nas e cuidado com pedras com buracos ( pois as tartarugas poderao ficar presas e morrer afogadas....! se tiveres + alguma duvida pergunta : [email protected]
KROZ
Membro Veterano

domingo abr 07, 2002 4:38 am

Dreadzone... não compreendo as suas respostas... Os utilizadores deste forum que costumam responder, devem fazê-lo de modo a complementar as respostas já dadas, não explicar tudo de novo. Se tem uma opinião pessoal, escreva essa opinião, mas não a sobreponha à resposta de outros. Assim apenas consegue confundir as pessoas que procuram ajuda.
Já o fez num post sobre comida e agora o mesmo. E mais uma vez terei de dizer que está enganado.

Não se deve usar cortiça. Isso é usado nas lojas de animais para tartarugas de 5cm e com algumas gramas. Não creio que a cortiça abunde nos lagos do Mississipi...... Esse não é nada o meio natural das tartarugas. Se prender uma cortiça com uma ventosa como referiu, acha que uma tartaruga de 30 cm se sustem em cima? Como farão as tartarugas para escavar como fazem no habitat natural?

Desculpe se a minha resposta parece um pouco agraessiva mas tem de ser de modo a que fica bem assente o que se deve ou não fazer. Se numa discussão já houver respostas dadas, comente a sua opinião pessoal, acrescente algo mais que a outra pessoa não tenha dito, mas não a sobreponha de modo a baralhar quem tem dúvidas... Não sei se está aqui há muito ou pouco tempo pois não reparei, mas veja como funciona o fórum dos cães, é um bom exemplo.

Compreendo que queira e goste de ajudar, mas esse não é o melhor meio.
KROZ
Membro Veterano

domingo abr 07, 2002 4:47 am

Só mais uma coisa Suzie, use plantas aquáticas à vontade. Elas comem-as sim, e ainda bem pois só lhes fazem bem.
suzie
Membro Júnior

domingo abr 07, 2002 10:32 am

Oi Pedro,
Obrigada pela dica. Eu bem me parecia que não podia utilizar a silicone convencional, mas não sabia onde encontrar a indicada.

A questão no tamanho do aquaterrário foi que a tartaruga foi-me oferecida nos meus anos, sem eu ter a mínima suspeita. Se fosse eu que tivesse decidido comprar, teria primeiro feito a pesquisa que depois fiz na net e começado a construir o meu próprio aquaterrário antes de comprar a tartaruga. Eu também pensei que talvez se utilizasse um filtro exterior tinha mais espaço dentro do aquário, mas não sei se estes filtros são indicados também para tartarugas ou só para peixes. Bem, agora que já sei mais algumas coisinhas e que já pensei no assunto, acho que prefiro não arriscar e comprar um aquaterrário que satisfaça as necessidades das minhas tartarugas e depois vou fazendo alterações.

Em relação à tua resposta, Daniel, por enquanto as minhas tartarugas ainda não comeram o areão, mas se calhar é porque ainda não lhes cabe na boca.

Que tipo de plantas aquáticas é que são indicadas para elas comerem? Já me tinham dito que elas gostavam, mas não sei se podem comer de todas ou não.

Outra coisa, quando comprei o meu aquaterrário ele vinha com aquelas ilhas convencionais com uma palmeira, mas eu não gostava daquilo, parecia muito artificial, por isso comprei uma ilha (porque elas precisam de um abrigo) mas feita em barro, não sei se foi a compra indicada.

Como podem ver ainda tenho muitas dúvidas.

Obrigada pelas respostas, beijinhos, Suzie :D
KROZ
Membro Veterano

domingo abr 07, 2002 8:17 pm

Os filtros exteriore são indicados para todos os aquários. O uso de um filtro biológico de fundo é pouco aconselhável. Hoje em dia já não se usa muito esse filtro e para as tartarugas não serve de muito pois elas sujam imenso. Um filtro exterior é muito melhor pois tem uma capacidade de limpeza enorme em comparação com outros. Utilize um filtro que não use lã de vidro nem carvão activo. Um que use um tecido esponjoso ou uma lã de nylon serve.

Quanto a comprar um aquaterrário que satisfaça as necessidades da tartaruga, não creio que existem. O que há é aquários com uma parte plástica fora de água, mas são pouco profundos e normalmente nem o aquecedor cabe... quanto mais um filtro...

Em relação ao areão, o que se usa para os peixes é o mesmo que se usa para as tartarugas, não há problema, mas pode usar pedras maiores.

Quanto à ilha de barro, nunca vi nada assim, mas o barro e a água misturados... provávelmente a pureza da água não será a mesma e isso provocará uma alteração do ph da mesma.

Em relação às plantas, qualquer uma serve, normalmente compro sempre uma de folhas grandes, mas a Elodea parece servir bem assim como a lentilha de água.
_DredZone
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 1:53 pm

A minha intenção é dizer a minha opinião e como é melhor para mim! As minhas tartarugas tem cerca de 20/25 cm e tem cortiça como rampa e então sempre se deram muito bem!
um abraço
Daniel Martins
_DredZone
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 2:21 pm

Sobre as plantas acho que também posso dar a minha opinião: em relaçao ás plantas de fundo : Elodea(como pedro disse), cabomba e Ceratophyllum.E em relçao a plantas que fultuam : a lentilha de agua (como pedro referiu) e a Spirodela. Também costumo utilizar o chamado "Jacinto"!
suzie
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 3:56 pm

Oi Pedro,

Quanto ao filtro era mesmo isso que eu queria saber, porque já me tinham dito que o filtro exterior perturbava menos que os submersos.

Esses aquários que você fala são as tartarugueiras, não é? Eu não tenho desses, tenho um de vidro (42 por 21 por 25), mas acho que é pequeno na mesma.

A ilha de barro tem um tratamento especial para não se misturar com a água, de qualquer maneira existem produtos para verificar o ph da água, não existem?

Posso utilizar acrílico para fazer rampas ou outras estruturas no aquaterrário? Ou este material é nocivo para as tartarugas. Eu iria depois revestir este material com pedras coladas com silicone para aquários.

Obrigada por todas as dicas!!!

Beijinhos, Suzie :D
suzie
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 4:02 pm

Oi Daniel,

Obrigada pelas tuas dicas! Assim já sei que plantas procurar.

Já agora sabe onde é que se compra plantas destas??? :oops:

Beijinhos, Suzie :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”