Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

terça dez 24, 2002 12:22 pm

Olá Rosinha2000,

Os meus gatos vão comigo de férias e sempre que eu e o meu namorado temos um tempinho levamo-los à rua para uma voltinha. Posso dizer-te que eles adoram poder andar num espaço novo e poder cheirar tudo pelo caminho :-)

O que os vizinhos pensam é problema deles.
Os meus gatos gostam e eu também.
Quem está mal que se mude... só posso dizer que não sou eu quem está mal :-)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça dez 24, 2002 12:58 pm

À muitos anos atrás, (23 para ser mais preciso) eu tinha o "Fritz", que se não foi o primeiro animal de estimação de minha casa, foi o primeiro a que pude chamar meu. O "Fritz von Graça Moura" como foi rebaptizado por um tio meu, tinha seis meses quando veio o primeiro cachorro Doberman, o meu Tobias original... foi amor à primeira vista... quando veio o segundo Doberman, o Ajax, melhor foi a festa e era um regalo velos a dormirem juntos ou a brincarem... chamar os cães e vir um a segurar o Fritz pelo pescoço e outro pelo toco da cauda (era um siamêz de cauda curta), ou era o gato que mordia os cães e os arreliava...

Na altura a zona onde vivo tinha meia dúzia de casas, pelo que um cão ou um gato andar na rua não era problema pois era conhecido e não temido... o Fritz, como bom macho que era, desaparecia aos quinze dias na altura das gatas em cio... os dobermanns eram mais comedidos, dois, três dias no máximo ou tinha-mos que ir à procura deles... carros na rua? havia cinco na urbanização inteira e eram raros...

Isto tudo para contar uma pequena hitória... o Fritz foi atacado pelo outro único cão de guarda das redondezas, o Falcão, um pastor alemão enorme, que com os meus cães era nosso (meu, do meu irmão e dos seus donos) companheiro de brincadeiras... o Tobias e o Ajax aperceberam-se e, saltando o muro foram defender o gato... nunca mais puderam com o Falcão... o Fritz nem um arranhão teve.

O Fritz morreu novo, com dois anos (suspeitamos de envenenamento), mas marcou de tal forma o Tobias, que este, durante anos procurava os sitios preferidos do Fritz em casa e suspirava de saudade, para além de andar em cima de muros e subir arvores... O Tobias e o Ajax eram o terror dos gatos quer com o Fritz quer sem o Fritz, mas até hoje não sei se o primeiro dono deles fui eu e o meu irmão ou se foi o gato.

o último gato que morreu em minha casa, porque há gatos suicidas, foi um, morto pela minha setter... e não era um gato abandonado... estava bem tratado e tinha coleira... foram donos inconscientes que o deixaram andar na rua, agora que os carros passam à razão de 20 por minuto e como há rectas esquecem-se que pode haver crianças, quanto mais gatos, que quase todas as casas têm cães (de guarda ou não) e que não é seguro para os nossos amigos de quatro patas andarem na rua e aquele, doido, escolheu a minha casa para entrar... não me sinto culpado, mas fiquei triste... porque se prefiro os cães adoro os gatos e não tenho gatos por causa dos cães. As dúvidas que levantei no meu primeiro post mantêm-se, agravadas por ser um gato persa, que não é vulgar ver na rua, quanto mais abandonado... aí a culpa é do selvagem que o abandonou, quer lhe tenha aberto a porta para o deixar dar uma volta ou tenha sido deliberado!
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça dez 24, 2002 4:25 pm

Mas claro que pode. Mas o que acontecer não será responsabilidade do cão nem do dono. A lei apenas obriga a trela, não obriga que o dono pegue o cão ao colo caso passe algum gato ou cão vadio pelo focinho de um cão não sociável.

Se o meu cão não estiver com trela e se for meter com outro que esteja com trela e que por acaso seja maior (o que não é difícil) então azar do meu, e a culpa seria minha. Ou agora queria que eu exigisse ao dono do outro cão que fugisse para que o meu não mordesse no dele?

Não estou a ver qual a sua posição acerca disto. O que acha que deveria ser feito?
Se vem um cão ter com o meu (estando preso), se vejo que vai dar para o torto, ou afasto o outro com o pé, ou agarro-o pelo pescoço de modo a imobilizá-lo. Ou acha que deveria ter pena dele e que ele devia ter todo direito de se meter com o meu cão e possívelmente magoá-lo?

Não compreendo a sua posição...

anokas123 Escreveu: Ò meu amigo,

Agora quer fazer-me crer que nenhum animal se pode atravessar no caminho de um cão que vai à trela?!
Então porquê??
Pin
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 24, 2002 4:45 pm

Venho aqui apenas para contar algo que se passa no meu quintal,um vizinho meu tem um gato muito giro,mas o gato é completamente viciado em adrenalina,com tanto sítio por onde passar ele adora andar para trás e para a frente no meu muro,eu tenho 2 pits e dois srd,os srd ficam desesperados,se vocês vissem os pulos e a barulheira que fazem,ficam completamente enraivecidos com o gato,e ele nada continua a passear-se sobre o muro,os pits apenas rosnam e acompanham o gato com os olhos, a sorte do gato é que os srd não conseguem lá chegar a cima ,mas o seu maior azar é que o meu pit adulto chega com facilidade,e a minha cadela pit dentro em breve também lá chegará.Este gato está vivo porque no dia em que o pit resolveu apanha-lo eu estava ali no quintal ,e vi o pit a trepar o muro e a abocanhar o gato,por sorte reagi rápido e consegui que o cão largasse o gato ,eu fiquei com uns lindos arranhões, o gato por sorte apenas com uns furos de pouca gravidade.
Por incrìvel que pareça o gato continua a passar em cima do muro,e a parar lá a olhar para os cães,por sorte o pit nunca mais saltou para o apanhar,se calhar por ter sido repreendido,já falei com o meu vizinho sobre a situação ,a resposta dele foi "os gatos têm que explorar o território".
Eu não prevejo um futuro muito risonho para este gato,um dia que eu não esteja em casa o pit poderá voltar a apanhá-lo,ou a pit que ainda é jovem consiga finalmente chegar ao topo do muro e o agarre,espero que esse dia não chegue,porque já sei que vai ser um alarido,muita gente se vai revoltar ,porque afinal são câes assassinos que tenho dentro de casa,muita gente na rua vai comentar "nós tinhamos medo dos cães ,quando ele vinha à rua nós até nos trancávamos em casa",no entanto eu tenho a minha consciência tranquila,os meus cães são doceis,andam de trela na rua e adoram as pessoas todas que passam por eles,mesmo aquelas que lhes chamam nomes e mudam de passeio a proferir barbaridades.
Neste tópico muitos de vocês desiludiram-me na forma como atribuem a uma raça a perigosidade ,apenas porque um elemento da mesma teve um comportamento tão habitual em cães de qualquer raça,não sei os factos todos da história,mas sei que se o cão não fosse um pit esta senhora não tinha escrito o artigo ,sei que se não fosse um pit ele também nunca teria sido publicado.
o meu sincero desprezo para quem acha que os pit ou os rott ou outra raça qualquer é feroz e perigosa ,para quem defenda a punição de animais pela estupidez dos donos.
anokas123
Membro Veterano

quinta dez 26, 2002 8:50 am

Não compreende?! Então já é problema da sua moral. A minha moral, nesse caso, levar-me-ia a segurar o meu cão pela coleira para evitar que se atirasse ao gato ou a qualquer outro animal que lhe passasse à frente do focinho.

Simples, não acha? :-)

[quote=KROZ]
Mas claro que pode. Mas o que acontecer não será responsabilidade do cão nem do dono. A lei apenas obriga a trela, não obriga que o dono pegue o cão ao colo caso passe algum gato ou cão vadio pelo focinho de um cão não sociável.

Se o meu cão não estiver com trela e se for meter com outro que esteja com trela e que por acaso seja maior (o que não é difícil) então azar do meu, e a culpa seria minha. Ou agora queria que eu exigisse ao dono do outro cão que fugisse para que o meu não mordesse no dele?

Não estou a ver qual a sua posição acerca disto. O que acha que deveria ser feito?
Se vem um cão ter com o meu (estando preso), se vejo que vai dar para o torto, ou afasto o outro com o pé, ou agarro-o pelo pescoço de modo a imobilizá-lo. Ou acha que deveria ter pena dele e que ele devia ter todo direito de se meter com o meu cão e possívelmente magoá-lo?

Não compreendo a sua posição...

[quote=anokas123]
Ò meu amigo,

Agora quer fazer-me crer que nenhum animal se pode atravessar no caminho de um cão que vai à trela?!
Então porquê??
[/quote]
[/quote]
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

quinta dez 26, 2002 6:11 pm

Ola...desculpe se não me expliquei bem, mas como vi que me repondeu com respeito e foi PORREIRA, mesmo não concordando eu vi«ou expicar-me melhor, já que não tenho i habito de o fazer quando me ofendem ou algo parecido:

1-o que esta frase quer dizer é que os cães (95%)vão atraz dos gatos é da natureza , tal como os gatos vão atraz dos ratos..passaros etc...

2-A sua cadela teve a sorte de ser criada com uma pessoa que adora caes e gatos, logo esta habituada a presença deles.mas a sua cadela e os seus gatos são a excepção

3-Esta aqui fui um pouco infeliz, mas o que me ia na alma era que os gatos são mais independentes e capazes de se defenderem que os cães.

4- ja agora uma pequena história, eu ao lado do meu apartamento tenho um gata do vizinho como disse que é aiames e nem se da ao trabalho de fugir ao meu cão, quando a encontro nas escadas no corrimão a decansar e o deu me livre para segurar o tyson, imaginem que eu não via o gato e o tyson via,....pum ja era tarde de quem e a culpa era minha e do cão assassino?
Outra hipotese eu não vejo o gato o tyson não ve o gato e z<az uma aranhadela do meu cão assassino, quem é o culpadO

Outra hipotese : eu venho com o meu hamster pela trela e um gato (o da minha vizinha so come friskies e pardais que pousam no quintal) assassino ataca e mata o meu coitadinho que tem uma ninhada de 4 filhotes em casa de quem é a culpa? e minha por não ter trazido o tyson em vez do hamster....

bem abraços e temtemos evitar que aconteça , mas quando acontece sem que tenhamos intençao...a culpa é da vida e da natureza

PS so um ponto que pesso que não leve a mal pois se estivesse ao meu lado dirlheia isto em tom de brincadeira

Acha que eu ensinei o meu cão assassino a atacar as pessoas com as fezes nos passeios, e xixi para as calças de quem não gosto.ou para a cara como fez o tyson na praia???

OK beijos e boas entradas

ruines escreveu:

1-Agora como dono de cães e de um pit, a culpa do ataque é da natureza, porque se deus quisesse que cães e gatos se dessem bem não os fazia desta maneira.

2-A minha cadela dorme com três gatos e garanto-lhe que não ataca nenhum... e se fôr à rua, com ou sem trela também não ataca nenhum animal na minha presença... ai dela! Se calhar está com a 'natureza' falsificada.... e lembre-se que fazer xixis e cocós na rua e não onde lhe apetecer também faz parte da natureza e no entanto....

ruines escreveu:

3_Quanto ao catlovers,que aqui entram numa luta de raças, calma que um gato não é um animal de estimação, ele é yuma visita em sua casa que se puder pouco lhe aparece...

...Nunca teve um gato de certeza... até a Bekas sabe que não é assim...

4-Enfim...continua a ser tendencioso por estar envolvida uma raça que protege por considerar com imagem fragilizada.... na minha opinião há culpa do dono do cão e apenas dele... e isto quer o cão vá com trela ou sem ela.... o dono é responsável pelos seus actos (do cão) e era o único com poder de fazer algo para impedir o acidente 'que o gato causou....' como alguém disse...

... pelo menos eu sou responsável pela Bekas e ela nunca mataria nem outro cão nem gato nem passarinho nem nada que eu não deixasse....
ruines
Membro
Contacto:

quinta dez 26, 2002 6:14 pm

Ola...desculpe se não me expliquei bem, mas como vi que me repondeu com respeito e foi PORREIRA, mesmo não concordando eu vi«ou expicar-me melhor, já que não tenho i habito de o fazer quando me ofendem ou algo parecido:

1-o que esta frase quer dizer é que os cães (95%)vão atraz dos gatos é da natureza , tal como os gatos vão atraz dos ratos..passaros etc...

2-A sua cadela teve a sorte de ser criada com uma pessoa que adora caes e gatos, logo esta habituada a presença deles.mas a sua cadela e os seus gatos são a excepção

3-Esta aqui fui um pouco infeliz, mas o que me ia na alma era que os gatos são mais independentes e capazes de se defenderem que os cães.

4- ja agora uma pequena história, eu ao lado do meu apartamento tenho um gata do vizinho como disse que é aiames e nem se da ao trabalho de fugir ao meu cão, quando a encontro nas escadas no corrimão a decansar e o deu me livre para segurar o tyson, imaginem que eu não via o gato e o tyson via,....pum ja era tarde de quem e a culpa era minha e do cão assassino?
Outra hipotese eu não vejo o gato o tyson não ve o gato e z<az uma aranhadela do meu cão assassino, quem é o culpadO

Outra hipotese : eu venho com o meu hamster pela trela e um gato (o da minha vizinha so come friskies e pardais que pousam no quintal) assassino ataca e mata o meu coitadinho que tem uma ninhada de 4 filhotes em casa de quem é a culpa? e minha por não ter trazido o tyson em vez do hamster....

bem abraços e temtemos evitar que aconteça , mas quando acontece sem que tenhamos intençao...a culpa é da vida e da natureza

PS so um ponto que pesso que não leve a mal pois se estivesse ao meu lado dirlheia isto em tom de brincadeira

Acha que eu ensinei o meu cão assassino a atacar as pessoas com as fezes nos passeios, e xixi para as calças de quem não gosto.ou para a cara como fez o tyson na praia???

ruines escreveu:

1-Agora como dono de cães e de um pit, a culpa do ataque é da natureza, porque se deus quisesse que cães e gatos se dessem bem não os fazia desta maneira.

2-A minha cadela dorme com três gatos e garanto-lhe que não ataca nenhum... e se fôr à rua, com ou sem trela também não ataca nenhum animal na minha presença... ai dela! Se calhar está com a 'natureza' falsificada.... e lembre-se que fazer xixis e cocós na rua e não onde lhe apetecer também faz parte da natureza e no entanto....

ruines escreveu:

3_Quanto ao catlovers,que aqui entram numa luta de raças, calma que um gato não é um animal de estimação, ele é yuma visita em sua casa que se puder pouco lhe aparece...

4-Enfim...continua a ser tendencioso por estar envolvida uma raça que protege por considerar com imagem fragilizada.... na minha opinião há culpa do dono do cão e apenas dele... e isto quer o cão vá com trela ou sem ela.... o dono é responsável pelos seus actos (do cão) e era o único com poder de fazer algo para impedir o acidente 'que o gato causou....' como alguém disse...

... pelo menos eu sou responsável pela Bekas e ela nunca mataria nem outro cão nem gato nem passarinho nem nada que eu não deixasse....
ruines
Membro
Contacto:

quinta dez 26, 2002 6:40 pm

ruines escreveu:

ruines escreveu:

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 26, 2002 6:43 pm

Serei tendenciosa ?

Aqui (é a realidade que eu conheço) nunca vi um gato pela trela e a maioria dos cães que andam na rua também andam sem trela.
Ás vezes penso que são vadios e vem um vizinho e diz : "não, não, é de fulano".Alguns nem coleira usam.
Mas não há notícia de um gato morto por um cão.
Atropelados, sim.
Mas que se deixem apanhar por um cão, para mim é novidade.
É raro ver gatos durante o dia.
Os que vejo são vadios (penso eu ...)
Os bichos devem ser noctívagos ou então os donos só os deixam sair à noite.

Confesso que não deixo a Zorra perseguir os gatos na rua (não que ela tenha hipóteses de os apanhar - quando ela tentou eles sempre fugiram daquela maneira rápida e zigzagueante que eles têm ou treparam e ficaram imediatamente fora de alcance).
Não, que eles não são burros !

Mas não deixo.Agora ela já percebeu.

Só tem autorização para os perseguir dentro do meu jardim.
Isto porque o meu jardim é santuário para os pássaros.
Ninguém tem autorização para os perseguir aqui.
Àparte : não sei se já contei que encontrei armadilhas para passarinhos dentro do meu jardim, o que deu um tremendo salsifré.
O meu marido viu-se obrigado a ameaçar com a polícia por invasão de propriedade privada.

Ou o gato não tinha a mínima experiência de rua ou terá sido apanhado desprevenido.
Em ambos os casos se o dono do cão estava lá e não era, como eu penso, má pessoa, no mínimo teria ficado chocado.

Daí que eu pense que o tipo é mesmo bera !
KROZ
Membro Veterano

quinta dez 26, 2002 7:57 pm

Mas você já teves cães ou só aqui anda a enviar biscates à toa?

Então vai segurar pela coleira um animal que pode ter 50 kilos por exemplo, e uma tracção de 4 patas, enquanto um animal passa pelo focinho dele... hummm e o que acha que conseguia com isto?
Eu respondo... nada!

Ainda não percebeu. Imagine que tem um cão. Um S. Bernardo muito bera. De repente um gato (ou um cão até) habituado a cães passa deliberadamente pelo focinho dele. Você quer que eu acredite que você agarrava-o pela coleira e ele não apanharia o gato? :) :D
É que para ele não o apanhar teria de o agarrar pelo focinho e imobilizá-lo por completo. Ainda bem que você é forte e com reflexos sónicos...

Mesmo agarrando o meu pinscher, pela coleira, ele seria capaz de mover a cabeça, o que bastaria para morder o gato.

Não sei se está a inventar histórias para defender gatos, mas veja bem o que está a escrever pois não faz sentido. Pelo seu perfil, deduzo que não tenhas cães, e se nunca teve algum, então antes de escrever pense bem em todos os cães possíveis e na sua força e depois veja se era capaz de os controlar enquanto está um gato a roçar o pelo no focinho dele...
anokas123 Escreveu: Não compreende?! Então já é problema da sua moral. A minha moral, nesse caso, levar-me-ia a segurar o meu cão pela coleira para evitar que se atirasse ao gato ou a qualquer outro animal que lhe passasse à frente do focinho.

Simples, não acha? -)
KROZ
Membro Veterano

quinta dez 26, 2002 8:06 pm

Já agora, anokas, consegue-me arranjar uma solução plausível para evitar que uma pastor alemã que guarda um terreno (claro que está solta) não me apareça com gatos na boca? É que a minha moral não arranja soluções...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 26, 2002 10:29 pm

Não compreende?! Então já é problema da sua moral. A minha moral, nesse caso, levar-me-ia a segurar o meu cão pela coleira para evitar que se atirasse ao gato ou a qualquer outro animal que lhe passasse à frente do focinho.

Simples, não acha? -)
Penso que qualquer dono responsável que leve o seu cão à trela, ao se deparar com uma situação deste tipo iria tentar controlar o seu cão de forma a salvar o gato ou o cão que se metesse à frente. Sim, pasme-se há gatos e caes que metem-se na boca do leao !! Eu propria já assisti a situações deste tipo !
Não podemos é culpar um dono que tentou evitar a morte do gato e nao conseguiu. Devemos sim elogia-lo por ter tentado.
Podemos estabelecer uma analogia com os automoveis : caso um gato se atravesse à frento do automovel em movimento, tentamos (suponho eu ...) desviar/parar o carro para salvar o gato, mas nem sempre isto é possivel.

E uma verdade é certa, como seria possivel evitar isto ? Se todos os donos fossem responsaveis, tivessem os seus animais quer à trela ou dentro de casa, assim sim evitava-se estes acidentes !

Não venham é culpar sem saber !

Até porque nao nos esqueçamos que o cão e o gato sao seres vivos, com reaçoes instintivas dificeis de prever, e nao ursos de peluches como muitos pessoas os transformam ...
Aqui (é a realidade que eu conheço) nunca vi um gato pela trela e a maioria dos cães que andam na rua também andam sem trela.
A verdade é que deviam andar à trela quando estao na rua ! Se não estão é falha dos donos. Sendo falha dos donos não venham depois se queixar das consequencias !
Ou o gato não tinha a mínima experiência de rua ou terá sido apanhado desprevenido.
Em ambos os casos se o dono do cão estava lá e não era, como eu penso, má pessoa, no mínimo teria ficado chocado.
Antes demais parte da culpa é do dono do gato, já que este (o felino) encontrava-se sem controle na rua.
Mas quem disse que ele nao ficou chocado ? Mania de quererem esterotipos de reações ... Só enquanto nao ficou lá sentado a chorar nao quer dizer que nao tenha ficado chocado ou sensibilizado .... vejamos as coisas por cima e nao por lado ...
Já agora, anokas, consegue-me arranjar uma solução plausível para evitar que uma pastor alemã que guarda um terreno (claro que está solta) não me apareça com gatos na boca? É que a minha moral não arranja soluções...
Kroz, garanto-lhe que se entrasse um gato aqui em casa, qualquer um dos meus iria tentar agarra-lo e consequeentemente mata-lo. A culpa de quem seria ? Minha por nao estar lá fora à espera do gato ? Dos caes que gostam é de matar garfields e de sangue ? Ou do dono do gato que apenas lhe abriu a porta para ele dar uma volta ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anokas123
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 9:31 am

Caro Senhor

Eu não tenho por hábito mandar biscates à toa até porque já passei da idade de o fazer.

Digo-lhe apenas que tudo depende da educação que cada um dá aos seus animais e principalmente da própria educação do dono!. E garanto-lhe que cão meu não atacaria animal algum!!

Passe bem e tenha um bom ano!

[quote=KROZ]

Ainda não percebeu. Imagine que tem um cão. Um S. Bernardo muito bera. De repente um gato (ou um cão até) habituado a cães passa deliberadamente pelo focinho dele. Você quer que eu acredite que você agarrava-o pela coleira e ele não apanharia o gato? ) D
É que para ele não o apanhar teria de o agarrar pelo focinho e imobilizá-lo por completo. Ainda bem que você é forte e com reflexos sónicos...
anokas123
Membro Veterano

sexta dez 27, 2002 9:38 am

Caríssimo...

A situação em discussão é a de um dono que passeia com o seu cão na rua e este ataca outro animal sem que o dono tente sequer evitá-lo!

Não devaneie... :-)

[quote=KROZ]
[/quote]
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

sexta dez 27, 2002 10:50 am

Humm, este tópico já deu pano para mangas, mas gostaria apenas de deixar aqui algumas questões:

Para a anokas123:
Tem assim tanta certeza de que consegue controlar os seus animais a 100%, de modo a dizer que nenhum dos seus animais atacaria outro??? Não se estará a esquecer que os animais são animais e que por isso reagem a instintos que lhes são muito primitivos?
Já treino cães há algum tempo (Obediência, RCI) e se a anokas123 tem um controlo de 100% nos seus animais então parabéns, pois certamente é a melhor treinadora do mundo.

Talvez, e neste caso, o gato tenha passado à frente do cão, e este apenas reagiu a um instinto tentando apanhar algo que passou à sua frente, apanhando-o da única maneira que lhe é possível - com a boca.

Talvez esta dentada fosse a suficiente para matar o gato, talvez o dono não tenha tido sequer tempo de segurar o cão pelo estrangulador, e quando o fez já era tarde de mais...

São muitas as suposições que se colocam aqui, pois como já foi referido várias vezes não conhecemos a história toda, e já sabemos, alguns até por experiência própria, que há histórias e histórias... ;)

Só mais uma coisita, houve alguém que disse que um cão de uma raça "perigosa" nas mãos das pessoas erradas pode ser um verdadeiro perigo.... Bem, deixe que lhe diga que qualquer cão, independentemente da raça e do tamanho, nas mãos das pessoas erradas pode ser perigoso!
Responder

Voltar para “Cães”