Importante! Reacções das pessoas ao facto de gostarmos de gatos...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

eryka
Membro Júnior
Registado: sexta dez 30, 2005 9:08 am

sexta jan 06, 2006 10:50 pm

Olá amigos!!
Gostaria de expôr este assunto pois tem-me incomodado...Desde que me conheço que amo gatos (para além de outros animais mas com uma tendência natural p gatos), mas as vezes noto que ao falar entusiasticamente deste animal as pessoas, elas reagem com certa reticência...Isso tb acontece convosco?Eu trato a minha gata como se fosse minha filha ou irmã pois é essa a ligação que sempre senti com ela, mas apesar disso, as pessoas não conseguem muitas vezes evitar comentarios...quase como se eu fosse maluca!Ás vezes penso: será que exagero?Eu acho q não, pois qq pessoa gosta de dar o melhor ao seu bichinho e tb ajudar todos os q puder, não?Ex:a minha sogra tem uma colónia no quintal, sempre teve e eu levo comer bom p eles e xplico o q sei sobre os gatos, mas ela teima em dizer q está farta deles e coisas do género.Diz q ter gatos em casa é uma treta e afins...Já a fiz ver o meu ponto de vista e o dos gatos mas o q mais me incomoda, é o facto de me deparar com várias pessoas assim.Como se tivessem preconceitos com os gatos apesar de muitas vezes não saberem nada sobre eles e nunca terem convivido com eles...E digo-vos mais:Se não fosse a minha gata em muitos momentos da minha vida...Nos momentos dificeis eles oferecem-nos algo de muito especial q muitos humanos nos negam...

Desculpem o testamento! Quais são as vossas experiências e opinio~es sobre isto?

Um abraço muito grande p todos!!!!! :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 06, 2006 11:15 pm

Olá eryka.

Não acontece só a quem gosta de gatos. Há pessoas que falam dos seus peludinhos, sejam felinos ou canídeos, com tanto entusiasmo que quem não tem animais ou não lhes liga muito, acabam por ficar abismados com o facto de haver quem os adore... ;)

Ainda hoje mesmo, há uns minutos atrás, fui à colónia de gatos que alimento e encontrei uma senhora conhecida que me perguntou como é que eu tenho pachorra para ir à rua com este frio, depois de estar numa casa quentinha, só para alimentar gatos? :o
Claro que não ficou sem resposta... expliquei-lhe que o faço de bom grado porque já basta o frio que apanham...quanto mais a fome?! E se eu não sou pessoa de negar alimento a um humano muito menos o nego a seres indefesos, já que estes conseguem ter sentimentos mais nobres que a maioria das pessoas que conheço...! ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

sábado jan 07, 2006 1:54 am

O meu avô paterno era um homem do campo no abençoado Alentejo, e pelo que a minha avó me contava, há muitos anos eles viviam numa pequena vila tradicional e tinham vários animais, entre os quais galinhas. Parece que todas as tardes quando chegava a hora do meu avô regressar a casa, as galinhas simplesmente saíam para a rua e subiam a rua da casa dos meus avós, e ali ficavam à espera dele acompanhando-o depois no regresso a casa.

O importante desta história não é a história em si, mas a forma como se reage à mesma. Há quem fique preso ao pormenor de serem galinhas, um animal considerado estúpido. E há quem fique tocado pelo pormenor mais importante - a empatia / ligação entre o ser humano e o animal - não importa se é galinha, gato ou até elefante. Eu que já adorava o meu avô, nunca me senti tão orgulhosa dele, pelo simples facto que tinha um coração grande para todos os animais.

Eu herdei isso dele. Para mim os meus gatos são os meus filhos, e numa pirâmide de importância estão para mim ao mesmo nível dos meus pais e do meu marido que são as pessoas mais importantes da minha vida.
São eles a minha companhia. São eles que instintivamente sentem as minhas dores e alegrias e as tomam como sendo deles. E protejo-os e cuido deles como se fosse realmente sua mãe - uma mãe leoa!
Quando alguém nos visita, não interessa quem seja, até podia ser o papa, eu imponho as minhas regras, não deixo que os chateiem, que os peguem ao colo contra vontade, que tragam outros animais que os podem intimidar, etc. Como costumo dizer para quem quiser ouvir a minha casa é o meu reino, e aqui eu sou a rainha do Sabá ;)

Vejo no olhar de muita gente que acham exagerado a ligação que temos com os meninos, mas nem ligo e nem me ofende, porque só consigo ter pena de quem nunca teve a predisposição e a experiência deste amor incondicional. :p

;) ulisseia
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 07, 2006 2:10 am

Essas reacções são normais... Eu vejo isso diariamente, basta puxar uma conversa sobre os meus animais que muitas vezes prego "secas" a quem pouco se interessa por eles ;) Muita gente acha uma estupidez dar atenção e amor a um animal, e então quando nasceu a minha filha, aí então é que me fartei de ouvir "dá os animais, não podes ter animais e crianças" e sabe o que fiz? Arranjei as duas gatas :D Morreu uma com PIF, ficou só o gato, e eu arranjei 2 gatinhas!!! ;)
Mas já me habituei aos comentários mais ignorantes. Gosto MUITO MAIS dos meus animais do que da maioria das pessoas. Estes nunca me falham, estão sempre à minha espera, mesmo depois de serem repreendidos por terem roubado um bife da bancada da cozinha ;) Do ser humano nunca se sabe o que podemos esperar, mas na maioria das vezes, coisa boa não é...
Nunca se arrependam do que dão aos vossos animais, eles estão cá para nos retribuir a triplicar ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sábado jan 07, 2006 3:25 pm

POis é isso mesmo ...
aqui a je tb tem uma certa fama de ser a maluquinha dos gatos:)
As pessoas com quem eu lido no dia a dia, mais tarde ou mais cedo acabam por descobrir que tenho este amor por felinos... nem que seja só por olharem para as minhas maos!lol
o que nem sempre é bem compreendido...pois as pessoas nao percebem como é que se pode gostar de gatos, um animal tido como menos inteligente, egoista, que nao faz companhia...etc, ao que eu respondo já alguma vez teve um? e respondem logo nao, sabe acho que sou alérgica!
:lol: :p eu acho que a maioria das alergias vem da cabeça das pessoas!
a essas eu digo logo gosto muito mais de gatos do que de caes porque eu nunca tive nenhum cão que pudesse chamar d meu cao! apesar de ter crescido, vivido e convivido com caes... eu sempre tive um fascinio muito maior por gatos, identicando-me muito mais com eles!
ao ponto de dizer que daqui para a frente nao sou capaz de me imaginar sem os animais fazerem parte da minha vida!
se eu vou na rua e paro porque vejo um caoou um gato abandonado num estado lastimável e tento fazer alguma coisa nem que seja ir comprar comida para lhe matar a fome, ou paro o carro de noite porque vejo um animail a deambular perto da estrada... as pessoas olham para mim de boca aberta como se fosse uma coisa do outro mundo!
é isso que eu constacto ... um abismo entre nós que realmente nos importamos e amamos os animais como se fossem pessoas da familia ou sem abrigo e aquelas que puramente nao sabem nem querem saber q eles existem, sofrem, vivem deambulando por ai, contraindo doenças proliferando ao montes!:( :( :cry:
no outro dia qdo a minha gata estava a ser esterilizada, no escritorio contei que estava sem cabeça e com dificuldade em concentrar-me por preocupação...ficaram logo com uma cara..."bem esta de todo nao bate bem":))))
enfim é um estigma temos de nos juntar num clube ;)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 07, 2006 4:06 pm

zuca_05 Escreveu:um abismo entre nós que realmente nos importamos e amamos os animais como se fossem pessoas da familia ou sem abrigo e aquelas que puramente nao sabem nem querem saber q eles existem, sofrem, vivem deambulando por ai, contraindo doenças proliferando ao montes!
Zuca,

Desculpe discordar com o que está sublinhado, mas eu tenho mais pena e consideração por um animal do que por um sem abrigo. Eu explico porquê, não quero ser mal entendida... :roll:
Eu já vi casos que me levam sempre a desconfiar dos sem abrigo, um deles é aqui à porta de minha casa... Anda todos os dias, durante o dia, um homem no jardim de Belém, numa cadeira de rodas, com uma perna amputada pelo joelho, com a cadeira cheia de sacos de plástico pendurados a pedira esmola. À noite, qual o meu espanto quando vejo, aí perto das 2 da manhã, o MESMO homem, com a cadeira de rodas "estacionada" debaixo de um arbusto, e ele sentadinho no banco do jardim, de PERNA CRUZADA :o , sim, ele TEM PERNAS, a ler o jornal... :evil:
Depois disto acham que devo ter pena dos aleijadinhos que andam a pedir esmola???
Há outro na Figueira da Foz que anda sempre a pedir esmola nos semáforos, de muletas, e toda a gente sabe que ele é podre de rico, ficou aleijado com uma cornada de um touro...
Há ciganas que metem os filhos a pedir esmola e vivem em barracas, e o meu marido, que instalava antenas parabólicas e de tv cabo, foi a barracas dessas montar grandes parabólicas e via os plasmas e os DVD's e os sistemas surround montados na barraca... :evil: :evil:

Perante estes cenários, eu tenho sim pena dos CÃES e GATOS abandonados. Os outros: TRABALHEM, vão para as obras, não há falta de trabalho, há é falta de EMPREGO...

Xuga

P.S.- Desculpem o desvio do tema, mas saíu-me :oops:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sábado jan 07, 2006 6:17 pm

Ode ao Gato

Os animais foram
imperfeitos,
compridos de rabo, tristes
de cabeça.
Pouco a pouco se foram
compondo,
fazendo-se paisagem,
adquirindo pintas, graça, vôo.
O gato,
só o gato
apareceu completo
e orgulhoso:
nasceu completamente terminado,
anda sozinho e sabe o que quer.
O homem quer ser peixe e pássaro
a serpente quisera ter asas,
o cachorro é um leão desorientado,
o engenheiro quer ser poeta,
a mosca estuda para andorinha,
o poeta trata de imitar a mosca,
mas o gato
quer ser só gato
e todo gato é gato
do bigode ao rabo,
do pressentimento à ratazana viva,
da noite até os seus olhos de ouro.

Não há unidade
como ele,
não tem
a lua nem a flor
tal contextura:
é uma coisa só
como o sol ou o topázio,
e a elástica linha em seu contorno
firme e sutil é como
a linha da proa
de uma nave.
Os seus olhos amarelos
deixaram uma só
ranhura
para jogara as moedas da noite

Oh pequeno
imperador sem orbe,
conquistador sem pátria
mínimo tigre de salão, nupcial
sultão do céu
das telhas eróticas,
o vento do amor
na imterpérie
reclamas
quando passas
e pousas
quatro pés delicados
no solo,
cheirando,
desconfiando
de todo o terrestre,
porque tudo
é imundo
para o imaculado pé do gato.

Oh fera independente
da casa, arrogante
vestígio da noite,
preguiçoso, ginástico
e alheio,
profundissimo gato,
polícia secreta
dos quartos,
insignia
de um
desaparecido veludo,
certamente não há
enigma
na tua maneira,
talvez não sejas mistério,
todo o mundo sabe de ti e pertence
ao habitante menos misterioso,
talvez todos acreditem,
todos se acreditem donos,
proprietários, tios
de gatos, companheiros,
colegas,
díscipulos ou amigos
do seu gato.

Eu não.
Eu não subscrevo.
Eu não conheço o gato.
Tudo sei, a vida e seu arquipélago,
o mar e a cidade incalcullável,
a botânica,
o gineceu com os seus extrávios,
o pôr e o mesnos da matemática,
os funis vulcânicos do mundo,
a casaca irreal do crocodilo,
a bondade ignorada do bombeiro,
o atavismo azul do sacerdote,
mas não posso decifrar um gato.
Minha razão resvalou na sua indiferença,
os seus olhos tem números de ouro.

(Navegaciones y Regresos, 1959)

Pablo Neruda
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

domingo jan 08, 2006 1:20 pm

Xuga eu tb tb consigo percebê-la, e até certo ponto até concordo consigo...
isto porque há centenas e centenas de pessoas a importar-se realmente com associações com intenções muito nobres de matar a fome aos sem abrigo esquecidospela familia, pela sociedade, e se formosa contar as pessoas que se dedicam aos animais abandonados, fazem voluntariado nas associações zoofilas, e que acolhemos animais, são umas poucas dezenas, e coitadas têm sempre esta fama... de maluquinhas, ou então que são pessoas a quem falta qualquer coisa na vida.... enfim já ouvi de tudo....
por isso mesmo eu agora no natal qdo saia de um supermercado e uma meni a se virou para mim a pedir qq coisa para o banco alimentar contraafome eu respondi.. olhe eu não dou para esse peditório, gosto mais de dar a quem eu sei onde realmente vai parar o meu donativo, que é a quem realmente eu sei que necessita ....
os pobres animais de quem ninguem se lembra ou finge nao ver nem se lembrar....
Digo isto, Porque sei por experiencia própria que o Banco Alimentar Contra a Fome, pode matar a fome a muito boa gente que precisa, mas não só!
todos os anos excedem os stocks necessários de alimentos nao sei quantas vezes! e o que se faz a essa comida sabem?
pelos menos, alguma eu sei porque vejo que acaba na barriga de quem tem muito e esbanja mas se faz de necessitado para ir buscar uns saquinhos! Como acontece bem aqui à porta ...
enfim é assim eu consigo percebâ-la Xuga !
mas as nossas afirmações e desabafos não são desvio do tema...
tem a ver com o que disse antes há um abismo muito grande entre nós e as pessoas que nem sabem que existem animais deambulantes na rua, ou se sabem, como não dão mediatismo não vale a pena gastar um centimo a matar-lh a fome!:)

PS Uaimori gosto muito desse poema é mesmo real!:)
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 08, 2006 6:33 pm

Ah, pois, Texuga ;) ...

No Mercado de Tires há sempre uma menina de uns 8 Anitos a mendigar dinheiro. Ela é dos Países do Leste Europeu. Nunca lhe dou dinheiro mas em contrapartida pergunto-lhe sempre se tem fome e se sim, eu compro-lhe uma sandes ou um bolo ou até um pão saloio para levar para casa. Não é que a miúda este passado Sábado quando lhe fiz a mesma pergunta, simplesmente desandou? :roll: . O interesse não é muitas das vezes o alimento mas sim dinheiro para os que ficaram em casa a curtir a bebedeira, droga, etc... :evil:
Muitos casais dos Países de Leste passam mal porque eles, homens, não deixam as mulheres trabalharem. É contra a cultura e religião deles. Elas andam cheias de sebo que até a pele e cabelos brilham. Eles andam escanzelados de tanto trabalhar por tuta e meia... mas mesmo assim preferem passar mal e toda a família que deixá-las trabalhar!

Eu também prefiro ajudar os inocentes...os animais, mas há ocasiões em que se nota nitidamente a fome em certos mendigos... e a esses eu também não recuso. É preciso é saber diferenciá-los...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lessa
Membro Júnior
Registado: sexta jul 15, 2005 9:11 am

domingo jan 08, 2006 6:55 pm

Não pude ficar indiferente a este tópico porque de facto é um tema que parece que toca a nós que realmente sentimos o sofrimento de muitos animais.

Na minha experiência pessoal, sempre adorei animais. Mas até bem pouco tempo (conscientemente) fiz "vista grossa" ao que se passava em termos de animais abandonados. Exactamente, por gostar imenso deles, achava que não tinha estofo para aguentar a tristeza em que muitos viviam. Então limitava-me a chorar em frente do computador a ler as histórias cada vez mais tristes que vão aparecendo. Mas um dia, há 1,5 ano atrás fiz o "click" e achei que só chorar não iria adiantar nada. Fiz-me (fizemos: o meu marido felizmente é como eu) voluntária de uma associação e até hoje não pensamos em abandonar os "nossos" animais. Todos as noites da semana e todos os sábados é dedicado a eles. Obviamente que ouço os meus colegas de trabalho a gozarem comigo, dizendo que como é possível perder um sábado para tratar de animais. E ainda têm a lata de me dizerem, "ao menos se fosse de crianças..."

Eu pergunto-lhes sempre: "E vocês? O que é vocês ajudam?" Alguns calam-se, outros ainda se acham no direito de me criticar.
Escandalizam-se quando eu digo que faz-me mais pena ver um animal abandonado do que uma criança. Mas a verdade, é que a uma criança há sempre que ajude (até porque parece bem perante a sociedade), a um animal se preciso fôr até pontapés dão!

Estou a tentar tornar-me imune aos comentários, mas há pessoas que merecem mesmo uma resposta... Enfim.

Não se sintam sós! Já somos alguns... :)
Lessa
Membro Júnior

domingo jan 08, 2006 6:58 pm

Já agora, gostaria muito de partilhar convosco esse final feliz que vivemos ontem:

http://cocopompom.blogspot.com/

A Néné teve uma história bem triste, mas felizmente encontrou a Sara. Digam lá se a Néné não está com uma carinha de descansada?
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 08, 2006 7:11 pm

Lindooooooooooooooooooooooooooooooooooo :D

Adorei ler... ;) :D .

Ainda existem "Anjos", sem dúvida alguma ;) .

Adorei a brincadeira das palmadas. Experimentei, mas tenho de praticar mais :p :lol:

Um bem haja para todos vós aí em casa que conseguiram transmitir a essa cadelinha que afinal o Mundo nem é assim tão mau... ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lessa
Membro Júnior

domingo jan 08, 2006 7:18 pm

Só uma pequena correcção, a Sara e a sua família é que adoptaram a Néné, eu sou apenas uma voluntária da associação onde estava a Néné e que tive o privilégio de conhecer esta menina tão especial.

E como ficamos todos (nós voluntários) muito felizes com essa adopção resolvi partilhar convosco.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo jan 08, 2006 7:47 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Um bem haja para todos vós aí em casa que conseguiram transmitir a essa cadelinha que afinal o Mundo nem é assim tão mau... ;)

Leo
Pode aplicar-se na mesma ;) . No final de contas, as voluntárias também o demonstram aos animais... ;) . "ai em casa" pode ser a UZ ;) :lol: :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 09, 2006 9:43 am

texuga Escreveu: eu tenho mais pena e consideração por um animal do que por um sem abrigo.
Xuga, acompanha-me à porta amiga e mudas de ideia, quando deres de cara com uma realidade muito infeliz, cheia de dor, miséria, sofrimento, abandono, pobreza e muita, muita infelicidade. Não se condena o mundo por um ou outro exemplo. Não me leves a mal, mas comentários deste tipo deixam-me muito frustrada. Sofrimento é sofrimento, seja em que espécie animal for.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”