Olá a todos,
temos assistido nos últimos tempos a bastantes desaparecimentos e fugas de animais adultos das casas dos novos donos.
Um animal adulto quase sempre se sente inseguro e deslocado num novo território, e há uma grande probabilidade de tentar fugir, pelo menos nos primeiros tempos, enquanto não aprende a sentir-se seguro e integrado no novo ambiente.
Como já dei bastantes animais adultos e tive este problema várias vezes, aqui vão as minhas sugestões para minimizar os riscos de uma possível fuga e consequente desaparecimento definitivo:
1. Não deixar o animal solto no jardim nas primeiras noites. Mesmo que seja um animal para ficar fora de casa, pelo menos durante a noite é bom pô-lo a dormir num local fechado (cozinha, cave...), uma vez que a maioria das fugas acontece à noite, quando o animal se sente mais sozinho e assustado.
2. NUNCA dar um animal adulto sem estar devidamente identificado. O ideal será sempre a colocação de microchip, mas quando isso não seja possível (não é barato...), ou mesmo que o seja, complementarmente ponho sempre uma coleira de couro, daquelas simples, baratas, com o meu nr de telemóvel e do adoptante escrito a esferográfica preta. É uma solução fácil, prática e pouco dispendiosa, e tem a vantagem de, ao contrário do microchip, ser bem visível. Muitas pessoas quando vêm um animal perdido não fazem nada, mas se virem que tem identificação não se importam de fazer um telefonema para ajudar o animal.
Tem de se ir escrevendo por cima algumas vezes, sobretudo no Inverno, por causa do desgaste da tinta.
3.Esterilizar o animal. A experiência tem-me mostrado que a maioria dos animais que tem tendência a fugir não está esterilizada. Não é uma medida 100% certa ou eficaz, mas pode ajudar muito.
Já há algum tempo que não dou cães adultos sem identificação, e quando fogem tenho-os encontrado quase sempre graças aos contactos que lhes ponho nas coleiras.
É impossível eliminar completamente os riscos de fugas, mas penso que com estas medidas é possível reduzi-los bastante!
Abraços e beijos e boas adopções!
Maria Pinto Teixeira
Conselho para quem dá para adopção animais adultos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 18, 2003 6:10 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 07, 2005 9:21 pm
Estou plenamente de acordo mas tambem julgo que muitas das fugas se deve ao animal vir dopado para fazer a viagem em sossego e quando desperta fica alarmado.... e de ser entregue aos donos com muito pouco tempo de convivio... falo pelo meu caso.
o animal não tem tempo de se ambientar e não se apercebe que vai sair de sitio onde está......
Esta é a minha opinião, mas nem tudo pode ser como gostariamos, por isso levem em conta todas as recomendações que foram feitas na mensagem anterior.
e que as todas as fugas sejam encontradas para bem deles e nosso.
o animal não tem tempo de se ambientar e não se apercebe que vai sair de sitio onde está......
Esta é a minha opinião, mas nem tudo pode ser como gostariamos, por isso levem em conta todas as recomendações que foram feitas na mensagem anterior.
e que as todas as fugas sejam encontradas para bem deles e nosso.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 17, 2003 11:51 am
Viva!!!
Obrigada pelos conselhos.
Como quero adoptar um cão adulto, não tinha muita noção da problemática de fugirem... No meu caso é para ficar dentro de casa, mas certamente os primeiros tempos vão ser delicados...
Liliana
Obrigada pelos conselhos.
Como quero adoptar um cão adulto, não tinha muita noção da problemática de fugirem... No meu caso é para ficar dentro de casa, mas certamente os primeiros tempos vão ser delicados...
Liliana
-
- Membro Veterano
Olá Liliana,
fico muito contente por ter visto alguma utilidade no tópico.
Gostava também de lhe dizer que a adopção de um animal adulto tem muitas compensações... São animais que geralmente dão menos trabalho, exigem menos atenção e cuidados veterinários (embora precisem da mesma dose de carinho : )), e geralmente são animais que ficam eternamente reconhecidos e leais aos donos, uma vez que conheceram o lado negro da vida e sabem dar valor à pessoa que lhes deu uma oportunidade de viver uma vida melhor.
Tenho os 2 exemplos em casa. 4 cadelas adoptadas já adultas e 2 adoptados em bebés. Embora os adore a todos da mesma forma, o olhar das minhas cadelas que adoptei do canil ou da rua não tem descrição possível... um olhar de amor incondicional e fidelidade absoluta que tb nos faz sentir uma enorme responsabilidade...
Beijinho
Maria
fico muito contente por ter visto alguma utilidade no tópico.
Gostava também de lhe dizer que a adopção de um animal adulto tem muitas compensações... São animais que geralmente dão menos trabalho, exigem menos atenção e cuidados veterinários (embora precisem da mesma dose de carinho : )), e geralmente são animais que ficam eternamente reconhecidos e leais aos donos, uma vez que conheceram o lado negro da vida e sabem dar valor à pessoa que lhes deu uma oportunidade de viver uma vida melhor.
Tenho os 2 exemplos em casa. 4 cadelas adoptadas já adultas e 2 adoptados em bebés. Embora os adore a todos da mesma forma, o olhar das minhas cadelas que adoptei do canil ou da rua não tem descrição possível... um olhar de amor incondicional e fidelidade absoluta que tb nos faz sentir uma enorme responsabilidade...
Beijinho
Maria
-
- Membro Veterano
Repetida
Última edição por mariapteixeira em segunda jan 09, 2006 6:54 pm, editado 2 vezes no total.
-
- Membro Veterano
Repetida
Última edição por mariapteixeira em segunda jan 09, 2006 7:17 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Repetida
Última edição por mariapteixeira em segunda jan 09, 2006 7:19 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Ui não sei como repeti mil vezes a mesma resposta...
alguém me diz como corrigir isto?

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
mariateixeira,
Isso acontece porque quando a Maria coloca uma resposta e a janela fica em branco, a Maria certamente que faz "Refresh" ou "Actualizar", é isso? Cada vez que faz isso, está a colocar a resposta!!! Ou seja, quando põe a resposta e o ecrã fica a branco, vá ao endereço, lá acima, e apague o "/posting.php", são as últimas palavras do endereço, antes disso é qq coisa tipo "forum_index" e faça ENTER. Aí volta ao índice do fórum e a sua mensagem fica lá
Se por lapso repetir uma mensagem, pode sempre fazer "editar" e apaga a mensagem à mão, normalmente escrevemos "Repetida"
Espero ter ajudado!
Xuga
Isso acontece porque quando a Maria coloca uma resposta e a janela fica em branco, a Maria certamente que faz "Refresh" ou "Actualizar", é isso? Cada vez que faz isso, está a colocar a resposta!!! Ou seja, quando põe a resposta e o ecrã fica a branco, vá ao endereço, lá acima, e apague o "/posting.php", são as últimas palavras do endereço, antes disso é qq coisa tipo "forum_index" e faça ENTER. Aí volta ao índice do fórum e a sua mensagem fica lá

Se por lapso repetir uma mensagem, pode sempre fazer "editar" e apaga a mensagem à mão, normalmente escrevemos "Repetida"

Espero ter ajudado!
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
Experimentei fazer editar depois apagar e escrever repetida mas não resultou... sou uma naba de computadores é terrível!
-
- Membro Veterano
ehehehe afinal ficou...