Orelhas e Hálito

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Yola_Kandinsky
Membro
Mensagens: 131
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am
Localização: Yara (Cadela Cocker-Spaniel) e Dodo (Periquito)

quarta jan 11, 2006 7:53 pm

Eu sei que este assunto pode parecer meio estranho para um tópico, mas ando com umas dúvidas.
A minha cocker tem 7 meses e a veterinária ainda não aconselhou a lavar-lhe os dentes. Ela come apenas umas barritas específicas todos os dias, para prevenir cáries e isso assim. Gostaria de saber com que idade começaram a lavar os dentes dos vossos cães?
Um outro assunto é a limpeza das orelhas. Sempre limpei só com algodão, mas ouvi dizer que há quem limpe também com oleo Johnson's. Achei estranho. O que me dizem?
Desculpem tantas perguntas... :oops:
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta jan 11, 2006 7:59 pm

Eu nunca lavei os dentes à minha cadela.
Dou-lhe ossos de pele de búfalo, barrinhas contra o tártaro, etc., para ela roer.

Não penso que seja indespensável lavar os dentes aos cães se forem alimentados com ração.
O vet diz que ela (a minha cachorra) está com dentes óptimos.

Nos ouvidos eu costumo limpar com o dedo mindinho com algodão enrolado.E nem por isso com muita frequência.

Ela adora quando lhe limpo os ouvidos - fica assim, como que a adormecer e dá uns suspiros...de delícia...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Yola_Kandinsky
Membro
Mensagens: 131
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am
Localização: Yara (Cadela Cocker-Spaniel) e Dodo (Periquito)

quarta jan 11, 2006 8:09 pm

Pois a minha cadela só come mesmo ração, dou-lhe sempre ossos com cálcio para ela roer e as tais barritas de que falou também. E segundo a veterinária ela tem uns dentes invejáveis mesmo, super branquinhos e sem qualquer problema.

Quanto às orelhas faço o mesmo que disse. E pelo menos 2 vezes por semana limpo-as. Porque como é um cocker, as otites são um perigo e as orelhas dela gostam de trazer muita sujidade para casa mesmo. Mas às vezes podia haver outra forma de limpar que eu não soubesse.

De qualquer forma obrigada! :)
AndLemos
Membro Veterano
Mensagens: 1060
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Localização: Dogue Bordéus, Husky Siberiano, Siamesa

quarta jan 11, 2006 8:18 pm

Há uns toalhetes próprios para limpar as orelhas, eu tenho usado toalhetes dodot, e limpo as orelhas à minha cadela todos os 15 dias e por vezes todas as semanas, o meu Husky mais raras vezes, pois quase nunca precisa.
No entanto aconselho-a a pedir ao veterinário para lhe mostrar/exemplificar como fazer a limpeza das orelhas do seu cão.
havana
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Localização: 1 cadela, 2 gatas, 2 tartarugas

quarta jan 11, 2006 8:29 pm

Olá boa noite

Pois eu também sempre só dei ração à minha cadela mais esses biscoitos para os dentes e coisa e tal e sabem que mais? Passados 4 anos e meio teve que levar uma anestesia geral para fazer uma destartarização porque tinha os dentes numa miséria, é que não basta dar ração e biscoitos para prevenir infelizmente a saliva deles também conta e parece que a saliva da minha fedorenta não é das melhores :?
Beijocas
Yola_Kandinsky
Membro
Mensagens: 131
Registado: sábado ago 06, 2005 11:41 am
Localização: Yara (Cadela Cocker-Spaniel) e Dodo (Periquito)

quarta jan 11, 2006 8:41 pm

A minha veterinária disse-me para as limpar com algodão que bastava, isto se fossem limpas regularmente. Ás vezes também uso toalhetes dodot (quando estão mais sujinhas).

E quanto ao lavar os dentes, nunca pus de parte ísso. Embora lhe dê os ossos, coma só ração e as tais barritas. A minha questão é quando é que começaram a lavar os dentes dos vossos cães.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jan 12, 2006 10:25 am

:evil: A arca tá um horror, 3ª vez que posto esta lenga lenga...

Yola, quanto mais cedo melhor. A minha cadela mais velha foi para minha casa com quase um ano. Para a habituar tive de a subornar com lavagens de dentes utilizando comida de lata para gato. Nem imaginam o fedor que saia daquela boca alegre a lamber-se. Ao fim de duas semanas mais coisa menos coisa, lá se habituou. A minha pequenina foi para minha casa com duas semanas e desde essa altura que eu a habituei a deixar esfregar as gengivas e mais tarde os dentinhos. Nessa altura utilizava só o dedo. Só comecei a utilizar a escovinha com a dentição definitiva.

Utilize uma escova que se coloca no nosso dedo. Vende-se em qualquer loja de animais. Nunca ralhe com ele, tente tornar aquele suplicio anti-natura num momento divertido, seja rápida e termine sempre com um biscoito.

Considero a escovagem um bom hábito, ajuda a manter a dentição saudável. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Mensagens: 508
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm
Localização: Basset Hound (Zuka)

quinta jan 12, 2006 1:27 pm

Eu tb nunca lavei os dentes à Zuca, apenas dou-lhe ossos proprios para isso! Em relaçao às orelhas visto ser um BH e as orelhas estao permanentemente em contacto com o chão e isto quando ela nao decide lember o xixi e suja as orelhas todas eu limpo-as de dois em dois dias depende um pouco tb da sujidade! Limpo-as com toalhitas de bébé... conselho este dado pelo vet! Existe tb um liquido proprio para isso que existe a venda nos vets que isso faz com que a sujidade se dissolva e seja mais facil a sua remoçao mas isso claro so em caso de extrema sujidade! Quanto ao limpar mais para o fundo segundo o vet podemos por o dedo a vontade (nao é a vontadinha) pois o timpano esta mt abaixo e o nosso dedo em principio nao toca no mesmo (isto no BH no Cocker nao sei e nas ooutras raças tb nao)
lvxndlr
Membro
Mensagens: 65
Registado: terça dez 13, 2005 9:00 pm

sábado jan 14, 2006 3:27 pm

olá

também nunca lavei os dentes às minhas meninas... elas comem apenas ração e às vezes dou lhes umas barrinhas com fluor para manter os dentes saudaveis.... se tiver cuidado com a alimentação do seu canito os dentes serão sempre saudaveis.... eh claro que com o avançar da idade pode tornar se necessario fazer uma limpeza aos dentes. mas isso depende muito do cão... uns são mais propícios a cáries do que outros.... as minhas cadelinhas por exemplo têm agora oito anos sempre tiveram uma alimentação saudavel mas terão que fazer uma destartarização.
Têm tártaro nos dentes, e isto além de não ser nada saudavel provoca mau hálito.
quanto às orelhas o mais importante é limpa las muito bem, seca las totalmente com uma toalhinha quando os cães tomam banhinho assim alem de limpas não há o risco de ficarem com fungos principalmente no inverno. espero ter sido útil.

cumprimentos

zara
Responder

Voltar para “Cães”