Tartaruga!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta dez 20, 2001 11:24 am

Olá a todos, o meu nome é Isabel e tenho uma tartaruga aquática! A tartaruga está comigo hà mais de 2 anos e tem crescido a olhos vistos. Este ano, apesar do frio, teima em não hibernar. Mas a minha tartaruguinha é diferente das outras que costumo ver, aliás nunca vi nenhuma com aquelas características e não sei se é vulgar ou se é uma tartaruga fora do vulgar. O que acontece é que na carapaça ela tem, na parte trazeira, uns "espinhos" e no topo da carapaça, da cabeça para a cauda, tem uns "espigões" que se passar-mos a mão no sentido da cauda para a cabeça picamo-nos. Eu não sei se espinhos e espigões serão as palavras mais correctas para descrever as características da minha tartaruga mas não encontro nenhuma mais apropriada. Se alguém tiver uma tartaruga assim ou souber algo sobre ela gostava que partilhasse comigo. Obrigado ;)
elsa79
Registado: domingo mar 24, 2002 11:05 pm

terça mar 26, 2002 7:51 pm

Olá Isabel! :lol:

Vi a tua msg sobre a tua tartaruga, e gostava de te ajudar mas ao nível muito pouco abrangente... Para já acho estranho teres uma tartaruga aquática em casa! Ela tem patas tipo barbatanas? :roll:
Sabes, uma das coisas que poderias fazer era uma longa pesquisa na net à procura de info. sobre ela, como eu fiz à uns tempos, ou mesmo anos atrás, e outra coisa que podes fazer é enviares-me uma foto dela para o meu e-mail e eu tento ajudar-te através desta pesquisa que fiz!
Como a tua msg data de dezembro, espero que ainda vá a tempo para te ajudar... Se calhar já sabes a resposta e tudo! :oops:
Adeus.

Elsa
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 27, 2002 2:17 am

Oi Isabel!

Não reparei na tua questão, só mesmo agora que a Elsa te respondeu é que a vi, por isso só respondo agora.

A tua tartaruga é uma Graptemys Kohnii, ou seja, Tartaruga Corcunda do Mississipi. Se queres saber algo sobre ela, aqui vai:

É uma tartaruga cujo habitat são águas paradas e pouco abundantes, tépidas e com muitas ervas, ricas em insectos e peixes. A sua manutenção em aquário é normal como as tartarugas comuns que deves conhecer. A sua alimentação é herbivora, mas como carne à vontade!

Em relação à hibernação, provávelmente não hiberna porque a temperatura exterior não é suficientemente fria.

Agora em relação à resposta da Elsa, aproveito para responder. Uma tartaruga aquática é uma tartaruga normal daquelas que se vendem nas lojas de animais. O que a Elsa deve estar a fazer confusão é com as tartarugas maritimas. Essas sim, têm barbatanas e são muito maiores.
suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

quinta abr 04, 2002 4:29 pm

Oi, esta mensagem é dirigida à Isabel e a quem me possa responder. À pouco tempo comprei uma tarutaruga como a que tu tens, por isso infelizmente ainda não sei muita coisa para partilhar contigo. No entanto como já a tens à 2 anos gostava de saber se ela demorou muito tempo a habituar-se a ti. É que a minha ainda está muito tímida. Obrigada. :D
KROZ
Membro Veterano

sexta abr 05, 2002 12:39 am

Dá-lhe carne picada ou camarão fresco (daqueles congelados) à boca que vais ver que ela se habitua. As minhas assim que eu me punha em cima do aquario vinham logo cá para cima para ver se eu trazia comida.
suzie
Membro Júnior
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

sexta abr 05, 2002 5:08 pm

Obrigada pela resposta, é o que vou fazer. Quanto aos camarões dou com ou sem casca? :oops: Qual a quantidade de comida que eu devo dar às minhas tartarugas? É que uma delas (Ornamentada) é uma gulosa, e eu tenho medo que ela esteja a comer demais. A questão é que eu tenho duas tartarugas, uma Ornamentada e uma do mississipi, e a primeira ao fim de 1 semana já vinha ter comigo quando eu vinha com a comida e passados alguns dias já lhe conseguia dar comida à boca sem ela ter medo. Mas a do mississipi come (quando a outra não lhe rouba a comida e eu tenho que a distrair para que ela consiga comer), mas eu tenho que pôr a comida perto do sítio onde ela está senão ela só come se não me vir. :cry: Li na resposta sobre a compra de uma cobra, sobre o Horto do Campo Grande e gostaria de saber se lá têm tartarugas.

Obrigada :D

suzie
_DredZone
Membro Júnior
Registado: quarta mar 27, 2002 1:04 pm

sexta abr 05, 2002 8:31 pm

AS tartarugas de água doce só hibernão quando a temparatura é inferiror a 11 graus celcios!e Acordam novamente e o seu metabolismo estabiliza a partir dos 14ºC. Para muitas mais informações aconselho o livro: "A Tartaruga verde de agua doce" de Inês freire Andrade! Já agora Gostaria de perguntar ao Pedro custódio o que faz ele na vida?
KROZ
Membro Veterano

sábado abr 06, 2002 3:59 pm

Oi Suzie,

As tartarugas vendem-se em praticamente todas as lojas de animais. No horto também costumam ter, mas creio que nunca vi lá das pequeninas.

Os camarões são para dar sem casca, não que elas não os comam com casca, mas é preferível assim pois trincam melhor. Em relação à quantidade, isso depende do peso, mas note que as tartarugas querem sempre mais. Existe uma regra que consiste em dar a quantidade de comida equivalente a 5% do peso da tartaruga (diariamente). Eu sempre alimentei as minhas tartarugas duas vezes por dia, a quantidade que dava dependia do tamanho de cada uma. As tartarugas maiores costumam roubar a comida às mais pequenas, por isso pode tirar a tartaruga maior do aquário enquanto alimenta a outra.

A questão da alimentação é um pouco preocupante pois existe sempre o perigo da obesidade. Aconselho que compre o livro que o "dreadzone" mencionou (post acima) pois é o melhor do mercado, pelo menos que eu tenha lido, e explica detalhadamente tudo o que precisa de saber sobre tartarugas.
_DredZone
Membro Júnior

sábado abr 06, 2002 6:29 pm

Sobre a alimentação axo melhor optares pela "Sera Rafi P" , Pela minha experiência com tartarugas é a melhor ração que anda ai, pois os camarões secos nao alimentão nada!! Elas tb comem caracois( sem casca, pois uma ja me morreu entalada), lesmas, Carne, peixe, lagstins e camarões (sem casca), leitugas. Uma vez por semana elas nao devem comer para poderem limpar o estomago e o intestino....! Se tiveres mais duvidas manda-me um mai: [email protected]
KROZ
Membro Veterano

domingo abr 07, 2002 4:27 am

Ração da Sera para tartarugas? Acha isso bom? Não é nada mesmo...
suzie
Membro Júnior

domingo abr 07, 2002 10:08 am

Oi,

Obrigada pela ajuda. Eu já andava à procura do livro que o "dredzone" mencionou, mas ainda não o encontrei. As minhas tartarugas têm de tamanho de carapaça +- 4cm (Ornamentada) e +- 3cm (Corcunda do mississipi), isso deve querer dizer que não podem ainda comer grandes quantidades, certo? Eu normalmente dou de comer às minhas tartarugas duas vezes por dia. Já li sobre criar ou comprar guppys de vez em quando porque era bom para elas fazerem exercício, e eu concordo, até porque deve ser isso que elas fazem no habitat natural, mas não sei se tenho coragem de comprar um peixinho para depois o pôr lá para elas o comerem. Também já tinha visto aquela ração para tartarugas à venda quando fui comprar comida pela primeira vez para a minha tartaruga, mas preferi comprar camarões porque me pareceu ser um alimento mais parecido com o que elas encontram no seu habitat natural. Comprei também uma latinha de camarões que trazia uns flocos parecidos com a comida de peixe que dizia ser proteínas. Também comprei um bloco de cálcio para as carapaças, mas será que é o suficiente?

Beijinhos, Suzie :D e obrigada outra vez.
KROZ
Membro Veterano

domingo abr 07, 2002 8:25 pm

Em relação à proporção tamanho/peso entre tartarugas grandes e pequenas, as pequenas comem muito mais que as grandes, e não é preciso desfazer aos bocadinhos que elas trituram tudo. Ao dar a comida, tente imaginar o estomago delas e o quanto conseguem aguentar. Assim poderá ter uma noção da quantidade a dar.

Quanto aos guppies, compre um casal, meta-os no aquário... enquanto não são comidos sempre podem fazer criação! Não os alimente muito pois eles comem os restos das tartarugas. Mas se for em frente com os guppies, aconselho mesmo a cração em separado.
Os camarões não são o que elas comem na natureza, comem peixes e ervas. Mas quanto à comida já referi o que é preferível. O bloco de cálcio também é bom. Se chega... não!! Falta as vitaminas para administrar na comida, o produto para a limpeza pontual dos olhos, e mais algo que me posso esquecer!
_DredZone
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 1:39 pm

As minhas sempre comeram essa ração e nunca tive problemas!
suzie
Membro Júnior

segunda abr 08, 2002 3:40 pm

Oi,

Muito obrigada pelas dicas que me deu. Acho que ainda há muitas coisas que tenho que comprar para as minhas tartarugas.

Em relação aos guppies, ainda não sei se irei para a frente com a criação. O que me preocupa é que uma das minhas tartarugas parece ter engordado a olhos vistos nestas duas semanas (desde que me a ofereceram) e eu começo a ficar preocupada que ela esteja gorda demais.

Por agora é tudo, vou ver se encontro aquele livro.

Beijinhos, Suzie :D
KROZ
Membro Veterano

terça abr 09, 2002 2:33 pm

Dreadzone, problemas nunca irão ter, mas voce preferia ter uma comida normal ou ter de comer todo o dia enlatados?
É a mesma coisa.

Suzie, cuidado com o alimento a mais, não a deixe engordar pois é muito prejudicial.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”