amazona

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
carloskillas
Membro Júnior
Registado: domingo nov 13, 2005 12:58 am

sábado jan 14, 2006 4:11 pm

Boas!
Infelizmente tive de tomar uma decisão que me custou muito,vendi o amazona amazonica que tinha e adquiri um aestiva xanthopterix,é uma ave muito linda e que foi criada á mão e que não se assusta com a minha presença.
Ele vai fazer uma semana que está comigo,e apesar de o por no ombro e ele ali ficar á vontade,parece que tem um gosto irritante de me mordiscar a orelha(ao de leve) e já com os dedos passa-se o mesmo 1º parece que esta a dar beijos e depois pimba uma ferroada mais forte,parece que me quer roer o dedo e não dá confiança para fazer festas,gostava era de saber o que fazer para ver se ele para com as bicadas e como agir quando ele as dá,deverei castigalo?como?
Mas tambem com uma semana não posso pedir muito mais a um passaro que nunca teve um dono a serio,e ele tem se vindo a adaptar muito bem ,já que nos 1ºs dias nem se mexia,agora é um reboliço todos os dias,sai da gaiola para "atacar" o saco da comida que está por baixo,fala,fica todo contente quando chego a casa, e se lhe viro as costas e saio parece que quer vir atras de mim.
Ele tem uma anilha azul que quer dizer?Tambem gostava de desabitualo das sementes de girassol e po-lo a comer a ração granulada como faço?

Abraços

Carlos Valente [/img] :o :o
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

sábado jan 14, 2006 5:48 pm

Boa tarde em primeiro lugar a que ter paciencia com ele mas ralhar quando ele quando aperta com mais força e se for preciso dar-lhe uma palmada muito devagarinho com cuidado para nao o magoar (é so para ele perceber que nao deve apertar, nao é para o aleijar atençao), diz que ele tem uma anilha azul pergunto eu se por acaso a anilha sera toda maciça ou se é aberta mas cravado por um pino? se for esse o caso a ave é selvagem mas foi capturada ainda no ninho e de facto acabada de criar a mão.
Se for maciça quer dizer que é uma anilha de 2001 se nao estou em erro , mas ele tera o ano gravado.
Quanto a polo a comer granulado nao é dificil, comece por durante uma semana juntar uma porçao pequena de granulado a raçao habitual que vai reduzindo e aumentando a de granulado.
Ao fim dessa semana de-lhe apenas granulado é bem possivel que no 1º dia nao coma nada mas nao lhe faz mal nao se preocupe.Se ele ao fim do segundo dia nao comer ai sim volte a dar a raçao normal dele e espere mais uns dias antes de voltar a tentar que é para ele recuperar.
De qualquer forma nao lhe de apenas granulado, pode ir alternando com raçao seca e mistura de pombos remolhada, para alem de fruta é claro.

Com os melhores cumprimentos Filipe.
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

domingo jan 15, 2006 5:06 am

o meu tb tinha a mania de me morder mas quando ele me mordia eu fazia uma,a coisa que agora não me lembro como se chama,bolas que cena...eu costumava fazer isso na escola aos meus colega quando estavam distraidos e fazia-lhes isso na orelhas,BBBRRRR que raiva não me lembro.
Quando se prende o dedo do meio com o pulgar e depois solta-se o pulgar e o dedo do meio sai desparado.è isso que fazia ao meu papagaio batendo no bico e ele aprendeu depressa .
Ja agora se alguem se lembrar como se chama este acto de agressão eu agradeço ehehehehehehehehe
carloskillas
Membro Júnior
Registado: domingo nov 13, 2005 12:58 am

segunda jan 16, 2006 2:48 am

Ola
Filipe a anilha tem um pino,acho que tem as letras arg e depois uns nums,eu tenho feito como dizem ate com os petelecos que o Tang menciona quando ele me quer picar,mas parece que o ponho ainda mais irritado!!Ele morde mais quando esta na gaiola ou no poleiro,pois quando o consigo por no braço ja não morde tanto(arranha-me é a mão toda com as unhas,xiça !),tenho medo de o estar a por ainda mais contra mim,pois falei nisto com o anterior dono e ele disse-me que o papagaio nunca o tinha aleijado(?!).
Que faço?Continuo a insistir com ele ou dou-lhe mais tempo? :?

Cumps
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

segunda jan 16, 2006 2:53 am

as letras da anilha ARG quer dizer que ele foi importado da Argentina.
Quando castigava o meu ele tambem ficava irritado mas acabou por acalmar
FIL88
Membro
Registado: quarta set 28, 2005 3:10 pm

segunda jan 16, 2006 5:12 pm

Boa tarde de facto quando disse que tinha anilha azul ja imaginava que era duma importaçao argentina, todas essas aves teem bastante amarelo na cabeça sao aves muito bonitas.
Bem se diz que ele na mão é mais sossegado ponha - o na mão, quanto a ele arranhar corte as unhas so na ponta (cuidado para nao deitar sangue é mesmo so para nao arranhar). De facto nao o irrite nem deixe que ele o irrite a si tenha paciencia com ele mas defenda-se nao o deixe fazer tudo o que quer, uma coisa que eu faço quando um papagaio me começa a apertar o dedo é apertar-lhe o bico tambem com o polegar, mas sem o aleijar.
Estes papagaios apesar de ter sido criado a mão nao vem logo domesticado, é preciso ter mais paciencia do que com um nascido cá.

Com os melhores cumprimentos Luis Filipe
Responder

Voltar para “Aves”