domingo dez 29, 2002 11:26 am
Olá
Quando o Gary enviou aquela mensagem a minha primeira reacção foi não responder. E por uma razão muito simples. Por muito estranho e contraditório que possa parecer, no essencial estou de acordo com ele.
Já o referi noutros tópicos, vivemos num país de pedinchice a todos os níveis. É já uma questão atávica. Passamos a vida de mão estendida, seja em relação aos subsídios do exterior, seja em relação aos beneméritos do interior. É já uma questão cultural extremamente enraizada. O Estado cobra impostos altíssimos e os problemas em vez de serem por ele resolvidos, e como o não são DE FACTO, passam para a iniciativa de uma quantidade inumerável (incalculável) de associações, de instituições, de gente que até funciona de boa vontade, mas que, a verdade seja dita, contribui para a manutenção desta situação que é mais própria de um terceiro ou quarto mundo. Realmente, num país civilizado isto não faz qualquer sentido. Tem que se quebrar este círculo vicioso, doa a quem doer. E tem que se começar por qualquer lado.
Pois muito bem, então em que ficamos?
Penso que aqui tem que haver alguma ponderação e não sermos quadrados no raciocínio. Sejamos sensatos. Os animais NÃO TÊM CULPA do nosso atraso cívico e cultural.
Façamos alguma coisa por eles, mesmo que seja também através desta "caridadezinha".
<p> </p>
<p> </p>