Caro Paulo
Acho que entendi o seu ponto de vista.
Como não é possível adquirir um Ferrari com todos os extras, optou por arranjar um Mercedes topo de gama em detrimento dum “ferrari” apenas com alguns extras.
Acho muito interessante essa decisão.
No entanto na minha opinião, o wolfdog tambem será um ferrari apenas com alguns extras. Terá quase de certeza muitas semelhanças temperamentais com os cães nórdicos!
Peço desculpa de não concordar com uma coisa: englobar o pastor alemão e os nórdicos no mesmo “saco”.
O pastor alemão foi seleccionado para se parecer fisicamente com um lobo, enquanto que nos nórdicos aconteceu precisamente o contrário, mantendo estes, no entanto um “gene lupino” ainda muito forte nalgumas raças .
E, quanto ás semelhanças com o lobo nos nórdicos, elas não são apenas fisicas mas também em termos de comportamento .
O husky herdou do lobo os piores comportamentos para ser utilizado como animal de companhia urbano. A sua independencia , o seu territorialismo amplo bem como a procura de novos territórios, fazem dele um eterno incompreendido pelas pessoas que apenas o possuem pela sua beleza.
Quanto ao malamute, esses comportamentos estão muito mais desvanecidos, no entanto considero-o muito mais “lupino” (prefiro utilizar este termo

) noutros comportamentos que vão desde as vocalizações até à organização da matilha.
Eu tambem desde miudo fui sempre apaixonado por animais selvagens, e tenho a sorte de já há 12 anos para cá a minha actividade profissional estar ligada á fauna selvagem.
Por isso, e desculpem-me os aficcionados, nunca me seduziram muito os molossoides

. Acho que estão demasiado “domesticalizados”, ou seja , moldados quer anatómicamente, quer em termos de carácter, para uma determinada função, afastando-se muito do padrão original da espécie. Não quero com isto dizer que não gosto deles, até porque são eles que marcam mais a diferença nas raças caninas, até mesmo em termos históricos.
Tambem tenho uma enorme paixão por lobos, não só pela sua beleza mas tambem pela sua organização social. Até agora não encontrei nenhuma raça que me lembre tanto o lobo como o Malamute, não tanto pelo seu aspecto físico mas pelo seu comportamento. Possuo malamutes há mais de 5 anos e quanto mais tempo passa, mais os adoro !!
Ahh...!!. e muitas coisas que são ditas em relação a esta raça, não correspondem á realidade..., pelo menos nos meus cães !!
Saudações Lupinas