Ajuda -PIF? ou não

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sandruska
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 4:30 pm
Localização: um gato e duas gatas - Sebastião, Carlota e Pantufa e a Clara (Golden Retriever)

segunda dez 23, 2002 3:45 pm

Encontrei uma gata na rua com menos de um ano de idade. Muito meiguinha. Levei-a para casa de uma amiga minha enquanto a minha casa não está pronta. A minha amiga tem um gato e uma gata.

Esta gata que encontrei, a pantufa, tinha a barriga muito inchada. Fui ao veterinário que lhe diagnosticou gravidez. Fez o teste FIV E FELV que deu negativo.

Passada uma semana apareceu constipada, a espirrar, e com manifestações de cio. O gato da minha amiga estava com cio. Foi-lhe feita uma ecografia e um raio x. Não estava grávida mas tinha os instestinos cheios de fezes. Levou laxante, injecção anticoncepcional, produto contra as pulgas e comprimidos contra a constipação.

Constipação piora. Grande dificuldade em respirar. Novo raiox. Pulmões com liquídos, fezes nos instestinos e grávida. Mas não tem qualquer liquido no abdomen. Está grávida de umas semanas. Ficou internada e com o tratamento á base de injecções a respiração está muito melhor. Agora está a convalescer perto de mim, em casa dos meus pais. Foi-lhe feita uma análise a PIF e enviada para Barcelona. Aguardamos os resultados. Ela continua a comer muito bem e a beber água.

Parece que o gato da minha amiga com cio a engravidou. Está a ser medicada por causa dos pulmões mas faz muito barulho a respirar e sempre que corre fica ofegante. Dve ser operada na próxima sexta-feira por causa da gravidez.

Para além da despesa imaginam o stress e a tristeza que é olhar para a pantufa e ver aqueles olhos meiguinhos e tristes e perceber que ela nunca mais está boa. Andamos nisto há um mês.

Será que ela tem PIF? E SE TIVER PODERÁ SOBREVIVER e curar os problemas respiratórios?

Ela quando chegou a casa da minha amiga parecia-me bem. Será que pode ter apanhado a doença com eles. Que parecem estar os dois de boa saúde. Embora a gata tenha tido uma infecção no útero há não muito tempo e o gato ter tido há um ano uma constipação de tal forma que o veterinário lhe deu apenas algumas horas de vida. Mas ele sobreviveu.

Gostava de saber a vossa opinião e também se já passaram por algum caso semelhante

Obrigado
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta dez 26, 2002 1:03 pm

Não a posso ajudar, mas gostaria que me explicasse o que é PIF.
Muito obrigada e rápidas melhores da Pantufa.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta dez 26, 2002 2:25 pm

Tenho a mesma duvida :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :o
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

quinta dez 26, 2002 2:32 pm

PIF significa Peritonite Infecciosa Felina.

Veja o seguinte link:

http://www.vetinfo.com/cencyclopedia/cefip.html
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta dez 26, 2002 6:16 pm

Ok, muito obrigada :(
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta dez 26, 2002 8:46 pm

Obrigado ;)
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta dez 27, 2002 10:41 pm

Olá Sandruska,

A Perritonite Infecciosa Felina (PIF) é um tipo de "coronavirus". É de facto uma doença muito grave em gatos, pois eles costumam viver pouco tempo quando a têm.
A doença manifesta-se de 2 formas " seca" ou "humida".
Os sintomas do tipo húmido podem incluir: acumulação de fluidos no peito (dificultando a respiração) ou no abdomen, febre, vómitos, diarreia e perda de peso
Os sintomas do tipo seco incluem: Problemas renais, gastrointestinais, respiratórios, ataques repentinos, coxear e mancar.

Não há nenhum teste para a PIF mas sim para os coronavirus. Um teste positivo apenas indica que o gato é portador de um coronavirus, pelo que o diagnóstico só é possível verificando-se sintomas clínicos (não sendo fácil).

A minha gata fez um teste PIF e deu positivo,, no entanto ela na altura tinha as defesas muito em baixo por ter tido outra doença, sendo necessário que a gata repita o teste passados 4 meses. Vê-se então a evolução dos parâmetros da análise para ajudar a confirmar ou a desmentir o diagnóstico inicial.

Assim, é muito cedo tirares conclusões, dado que segundo tudo o que li, só uma autópsia é 100% eficaz a identificar o coronavírus da PIF.

Como doença infecciosa que é, tive de me abster de ter outro gato, que já vinha quase a caminho, pois no caso de a minha gata ter mesmo PIF, sendo infeccioso, iria pegar ao outro.

Boa sorte e espero que não venha a ser nada de sério!

Caneco
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado dez 28, 2002 12:38 am

Experimente ir a outro veterinário perto de sua casa para ter uma segunda opinião. É sempre conveniente e mais prático que as opiniões que possamos dar que serão sempre especulativas
caneco
Membro Veterano
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sábado dez 28, 2002 10:01 am

Olá Sandruska,

Ofereceram-me um livro neste Natal que se chama "Saúde Animal - O meu gato" feito por um veterinário que aborda muitas das doenças dos gatos que é um guia prático e visual sobre os primeiros sintomas. É um livro pequeno com umas 90 páginas.
Lá encontras (em português) muitas das dicas que aqui encontras.

Caneco
Sandruska
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 4:30 pm
Localização: um gato e duas gatas - Sebastião, Carlota e Pantufa e a Clara (Golden Retriever)

segunda dez 30, 2002 6:32 pm

Muito obrigado a todos pelas vossas dicas. A pantufa foi operada por causa da gravidez e a operação correu muito mal tendo ela que receber oxigénio. O veterinário disse-me que foi por pouco.

Agora está a recuperar aqui em casa e no que diz respeito à operação as coisas parecem bem encaminhadas. Mas continua a espirrar muito e a fungar. E quando acorda os olhos estão ramelentos. Passando esta fase do pós operatório e depois de terem sido retirados os pontos. (Se tudo correr bem será já na próxima segunda-feira.) Vou provavelmente seguir o vosso conselho e ouvir outra opinião. Não se perde nada.

Ela continua a comer muito bem. Não vomita mas tem um ar muito triste. Anda sempre atrás de mim. Para onde quer que eu vá. Quem conhece os gatos sabe que não é muito normal um gato seguir-nos como se fosse um cão para todo o lado, incluindo casa de banho. Sinto-me muito mal por a ter tirado da rua para estes trabalhos. Não sei se foi minha culpa e se foranm os gatos da minha amiga que lhe pegaram a constipaçãoou seja lá o que for. Ela não tem liquido na barriga mas tem prisão de ventre. Sempre que o veterinário lhe mediu a febre nunca tinha a temperatura alta. Mas tem sim otites. Imaginem agora ela com o colar por causa dos pontos e cheia de comichões nos ouvidos.

Obrigado mais uma vez. Espero que agora tudo corra bem. Primeiro vamos tratar deste pós operatório e depois vamos ao problema respiratório.

Queria dizer que apanhar um animal da rua é de facto uma grande responsabilidade. Não estou arrependida porque a pantufa é uma gata muito especial e com uma grande vontade de viver. Ganhei uma amiga para a vida mas às vezes tenho medo de lhe estar a fazer mais mal do que bem. às vezes parece que me pergunta porque é que tem que levar tantasd injecções e andar comk um colar na cabeça.

Enfim.
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

segunda dez 30, 2002 11:53 pm

Olá Sandruska

Espero que a tua menina melhore depressa e bem para que te de muito momentos felizes, tem calma que ela é uma sobrevivente e vai ultrapassar tudo isto ;)
Daqui a uns meses será apenas uma má lembrança no meio de todos os mimos que te vai dar :)
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça dez 31, 2002 8:13 am

Olá, Sandruska

Se isso te deixa mais sossegada, a PIF é uma doença pouco comum. Em relação a testes, é como disse o caneco: não são específicos para PIF, mas apenas indicam o contágio por coronavírus. Além disso, os testes que há são pouco fiávies, pois podem dar falsos positivos ou falsos negativos. Pelo que tenho lido em alguns sites sobre o assunto, um teste único não é indicador de nada. Seria necessário fazer uma série de testes, e, mesmo assim, o resultado não seria 100% seguro. Além disso, este teste só se costuma fazer quando os gatos apresentam sinais clínicos que levem a suspeitar dessa doença, não se fazem rotineiramente a gatos aparentemente saudáveis, como se faz com os do FIV e Felv. Na minha opinião, neste momento, fazer esse tipo de teste (PIF) é deitar dinheiro à rua. Vê lá se não estás a ser induzida a gastar dinheiro por um vet de poucos escrúpulos. Há por aí muitos vets que gostam impingir testes sem qualquer necessidade só para "comerem" dinheiro às pessoas.

Fica bem

Florinda
caneco
Membro Veterano

terça dez 31, 2002 8:15 pm

Olá, Sandruska

Também fiquei a pensar porque razão o teste PIF teve de ser feito em Barcelona.
É que cá em Portugal (pelo menos em Lisboa) já se fazem os testes mais avançados, que reduzem bastante a margem de erro que tal análise tem. O teste de PIF da minha gata foi enviado para a faculdade de veterinária de Lisboa.
Mesmo se os testes mais avançados derem positivo convém repetir passado uns 4 mêses, para avaliar a evolução dos parâmetros ao mesmo tempo que se estudam os sinias clínicos do gato.
O que é de facto chato é que se o teste der positivo, mesmo que haja desconfiança no resultado não convém adoptar outro gato pois teoricamente ir-se-ia infectá-lo (a doença é infecciosa).
Caneco
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta jan 01, 2003 6:35 pm

Isso é induzir em erro. Os veterinarios que conheço dizem-me todos que os testes ( mesmo os mais "avançados" não têm fiabilidade nenhuma...)

caneco Escreveu: Olá, Sandruska

Também fiquei a pensar porque razão o teste PIF teve de ser feito em Barcelona.
É que cá em Portugal (pelo menos em Lisboa) já se fazem os testes mais avançados, que reduzem bastante a margem de erro que tal análise tem. O teste de PIF da minha gata foi enviado para a faculdade de veterinária de Lisboa.
Mesmo se os testes mais avançados derem positivo convém repetir passado uns 4 mêses, para avaliar a evolução dos parâmetros ao mesmo tempo que se estudam os sinias clínicos do gato.
O que é de facto chato é que se o teste der positivo, mesmo que haja desconfiança no resultado não convém adoptar outro gato pois teoricamente ir-se-ia infectá-lo (a doença é infecciosa).
Caneco
caneco
Membro Veterano

quarta jan 01, 2003 7:26 pm

Se induzi em erro não era a minha intenção.
Segunda a minha veterinária, os testes reduzem a margem de erro consideralvelmente. No entanto continuam a ser testes que apenas verificam se o gato é portador de um Coronavirus, que pode não ser o PIF. Assim o teste não é por si só garantia de que o gato tenha PIF, mas isso já tinha dito mais atrás.
Feliz Ano Novo!

Caneco
caneco Escreveu: Olá, Sandruska

...os testes mais avançados, que reduzem bastante a margem de erro que tal análise tem.
Responder

Voltar para “Gatos”