Morreu o meu Serra D`Aires

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta jan 19, 2006 9:08 pm

Sinto imenso Joana :( . Mas lembra-te que esse cão foi um sortudo porque foi amado durante 13 anos e, esteja onde estiver, está de certeza agradecido à familia que o amou.

O tempo vai ajudar a apagar a dor da ausência e a fazer lembrar os belos e inesqueciveis momentos que ele vos proporcionou!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jan 19, 2006 9:16 pm

coitadito :cry:
anjjazul
tiagocarneiro
Membro Veterano
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Contacto:

quinta jan 19, 2006 11:13 pm

SINTO MUITO JOANA.

Sei o que está a passar.
Há 2 anos tive que trazer a Vet a casa do meu pai pois o VIP (Serra Estrela), com 13 anos estava em sofrimento à vários dias e já nem o medicamentos nem nada resolvia. O meu pai ligou-me e pediu-me para ser eu a fazê-lo. Ele é um homem duro mas nesse dia nem saiu do quarto. A Vet pô-lo a dormir e depois acabou com o sofrimento do nosso grande amigo (cresceu comigo, tenho 30 agora). Enterrei-o no jardim pois foi a vontade do meu pai.

Acredite que não há melhor a fazer do que acabar com o sofrimento deles. Mas custa muito!

ABRAÇÃO
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta jan 19, 2006 11:30 pm

Obrigada pelas sua palavras Tiago. Está a ser uma fase difícil...
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
JosePe
Membro
Registado: sábado mai 28, 2005 7:40 pm

sexta jan 20, 2006 12:35 am

Joana,

Não consegui ler as suas palavras sem sentir uma enorme angústia e tristeza, coisa que com o passar dos anos nos vai acontecendo com menos frequência, talvez pela capacidade de aceitação que vamos ganhado com a idade.

Veio-me á memória o Serra D’Aires do meu avô. Chamava-se Barbaças, não tinha LOP nem nada dessas coisas que eu hoje sei que existem. Era um cão de trabalho muito bom e era o meu companheiro de brincadeiras durante as férias de verão no Alentejo. Isto passou-se há trinta e nove anos. Nunca mais me esqueci que era um Serra D’Aires e ainda hoje sinto uma paixão imensa pela raça.
Durante uns cinco anos sempre que eu voltava para passar quatro meses com os meus avós, lá estava ele. Sempre sereno, calmo, fazendo o seu trabalho quando era necessário e dedicando-me um pouco da sua atenção quando estava disponível. Eu sabia que ele não era um brinquedo para mim, tinha sempre um ar sério e atento, mas não era por isso que deixava de ser uma companhia. Isto passou-se entre os meus quatro e oito anos de idade. Não havia absolutamente nada para fazer num monte no Alentejo onde nem sequer havia luz eléctrica.

No último ano em que o vi ele já estava muito doente, fiz-lhe companhia e tentei aliviar o seu sofrimento das formas que uma criança pode. Não vou agora aqui descrever pormenores para não aumentar o seu sofrimento. Quando voltei das férias ele ainda estava vivo e essa foi o última vês que o vi.

Mais tarde perguntei à minha avó como tinha sido. Ela apenas me disse que ele saiu um dia e nunca mais voltou. Poderão pensar que apenas me quis poupar a mais sofrimento, mas eu acredito na sua versão. Os cães não são tão irracionais como algumas pessoas pensam e são dotados de uma dignidade e orgulho que algumas pessoas não têm. Sofrem em silêncio e quando chega a sua hora retiram-se deixando-nos com as melhores recordações dos seus dias de juventude.

Talvez um dia venha a ter um. Mas já se passaram quase quarenta anos e se me oferecessem um hoje, provavelmente não aceitaria.

Lembre-se sempre dos melhores dias do Black, como ele era feliz e quando falar dele conte às pessoas as coisas mais extraordinárias que ele fazia. É isso que eu faço. Um dia ele fará parte das boas recordações da sua vida…
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 20, 2006 1:12 pm

Olá JosePe,
Obrigada pelo seu testemunho. O meu pai faz este ano 59 anos e também teve um Serra D`Aires na sua infância. Curiosamente, tal como no seu caso, era do seu avô. Eles tinham uma grande quinta onde estavam os cães (um deles era um Serra da Estrela). O meu pai sempre adorou os Serra D`Aires e não acredito muito que ele tivesse outra raça que não esta. Posso até dizer que ele é muito faccioso! Também não acredito que os meus pais voltem a ter um cão, dizem que já não têm paciência para isso e eu acredito! Realmente, esta raça tem um carácter muito forte e são muito bons cães de pastoreio.
Hoje já me sinto um pouco melhor, mas evito pensar nele ou ver fotos suas... Amanhã, espero não me vir abaixo, se vir algum Serra na Expo do Norte...
Mais uma vez, obrigada!
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
lindaladylinda
Membro
Registado: domingo dez 18, 2005 9:11 pm

domingo jan 22, 2006 5:52 pm

Eu também já sofri a perda de um amigo canino(robin).Sei como é.Mas a vida continua e não te podes deixar abater.Adopta um cão, por exemplo um serra d' aires. Eu também já estou a tratar de adoptar uma cachorrinho!!!!

FORÇA!!!!AGUENTA-TE!!!
lindaladylinda
Membro
Registado: domingo dez 18, 2005 9:11 pm

domingo jan 22, 2006 5:53 pm

Eu também já sofri a perda de um amigo canino(robin).Sei como é.Mas a vida continua e não te podes deixar abater.Adopta um cão, por exemplo um serra d' aires. Eu também já estou a tratar de adoptar uma cachorrinho!!!!

FORÇA!!!!AGUENTA-TE!!!
SusanaB
Membro Júnior
Registado: quarta jul 30, 2003 5:14 pm

segunda jan 23, 2006 11:53 am

Olá

Fez ontem um mês que o meu querido Cocker de apenas sete meses, o Tião, morreu subitamente de paragem cardíaca à nossa frente, dois dias antes do Natal. Escusado será explicar o tipo de Natal que foi. Nem em casa eu conseguia estar porque tudo me lembrava ele, ele que era a alegria da casa, que dormia ao nosso lado, que parecia entender tudo o que dizíamos, que ainda tinha uma vida inteira pela frente. Durante três semanas, todos os dias, chorei. Chorava até ficar cansada, chorava só de pensar nele. Hoje, lentamente, já consigo pensar nele com menos dor, mas sempre com muita saudade e sentido de injustiça por ele ter sido levado tão cedo. Temos que fazer o nosso luto e é demorado e custa muito. Já consigo pensar que, nos seus curtos sete meses, o Tião foi muito amado e que um dia hei-de voltar a estar com ele. Força.
SusanaB
Membro Júnior
Registado: quarta jul 30, 2003 5:14 pm

segunda jan 23, 2006 11:53 am

Olá

Fez ontem um mês que o meu querido Cocker de apenas sete meses, o Tião, morreu subitamente de paragem cardíaca à nossa frente, dois dias antes do Natal. Escusado será explicar o tipo de Natal que foi. Nem em casa eu conseguia estar porque tudo me lembrava ele, ele que era a alegria da casa, que dormia ao nosso lado, que parecia entender tudo o que dizíamos, que ainda tinha uma vida inteira pela frente. Durante três semanas, todos os dias, chorei. Chorava até ficar cansada, chorava só de pensar nele. Hoje, lentamente, já consigo pensar nele com menos dor, mas sempre com muita saudade e sentido de injustiça por ele ter sido levado tão cedo. Temos que fazer o nosso luto e é demorado e custa muito. Já consigo pensar que, nos seus curtos sete meses, o Tião foi muito amado e que um dia hei-de voltar a estar com ele. Força.
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 23, 2006 4:54 pm

Deve ter sido horrível! Muita força para si também!
Felizmente, a minha última imagem do Black é dele bem disposto, apesar de já ter o tumor...
Joana
J.A.

mikabento
Membro
Registado: quinta jul 21, 2005 10:46 am

segunda jan 23, 2006 10:45 pm

pois a vida é feita destes desgostos, passei pelo mesmo, o meu paxá , um coker spaniel preto , um dia estavamos a passea-lo e surge do nada um cão, ke logo o provocou, o paxá estava preso pela trela e como todos os bichos tentam puxar-nos como se fossemos bonecos.fez força, e de repente começo a ver sangue na boca dele.claro muito aflita fui a correr para o vet. então ele disse-me. o seu cão tem um tumor, na boca, e vai ter ke ser operado, assim foi. durantes uns meses viveu bem, comeu, foi feliz,´só ke o maldito tumor voltou. aí ele já não comia, e estava frakinho.e o vet tirou-me todas as esperanças. até ke um dia toda a familia combinada, menos comigo, fizeram-me levar o paxá ao vet para nova operação. deixei-o "dormir nos meus braços" , e foi horrivel. ainda hoje sofro com isto.mas a kualidade de vida, a dignidade, são muito importantes para todos. não é justo deixá-los sofrer, mais vale ficarmos com o n/ coração pekenino, do ke o deles. e pior do ke isto é pensar ke gostamos imenso dos n/ bichos, sempre por pouco tempo. eles vão primeiro. não há volta a dar. apenas temos ke os amar, acarinhar, dar-lhes tudo. pois eles são os melhores amigos de sempre. mikabento
mikabento
Membro
Registado: quinta jul 21, 2005 10:46 am

segunda jan 23, 2006 10:45 pm

pois a vida é feita destes desgostos, passei pelo mesmo, o meu paxá , um coker spaniel preto , um dia estavamos a passea-lo e surge do nada um cão, ke logo o provocou, o paxá estava preso pela trela e como todos os bichos tentam puxar-nos como se fossemos bonecos.fez força, e de repente começo a ver sangue na boca dele.claro muito aflita fui a correr para o vet. então ele disse-me. o seu cão tem um tumor, na boca, e vai ter ke ser operado, assim foi. durantes uns meses viveu bem, comeu, foi feliz,´só ke o maldito tumor voltou. aí ele já não comia, e estava frakinho.e o vet tirou-me todas as esperanças. até ke um dia toda a familia combinada, menos comigo, fizeram-me levar o paxá ao vet para nova operação. deixei-o "dormir nos meus braços" , e foi horrivel. ainda hoje sofro com isto.mas a kualidade de vida, a dignidade, são muito importantes para todos. não é justo deixá-los sofrer, mais vale ficarmos com o n/ coração pekenino, do ke o deles. e pior do ke isto é pensar ke gostamos imenso dos n/ bichos, sempre por pouco tempo. eles vão primeiro. não há volta a dar. apenas temos ke os amar, acarinhar, dar-lhes tudo. pois eles são os melhores amigos de sempre. mikabento :cry:
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 23, 2006 11:18 pm

Mais uma historia triste...:(
Joana
J.A.

JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 23, 2006 11:18 pm

Mais uma historia triste...:( Obrigada pelo seu comentário.
Joana
J.A.

Responder

Voltar para “Cães”