Brainstorming

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

sábado jan 21, 2006 12:12 am

Como amanhã é dia de eleições decidi colocar este tópico.
Presidenciais à parte, só tenho a dizer, sem bandeiras partidárias, que não as carrego, que me entristece como cidadã que nos julguem uns asnos que não merecem seriedade e apresentações sérias ponto por ponto das propostas. Ao invés disso temos uma cópia dos parlamentos asiáticos, e por aqui só falta mesmo a agressão física. Não sei se hei-de rir ou chorar quando os tempos de antena são ocupados por argumentos estilo não votem em x que é velho, não votem em Y que é malcriado, não votem em W porque não´suficientemente de esquerda ou de direita. Telenovelas!

Igualmente, como tenho características da geração própria destes tempos em termos de preocupação com o meio ambiente, com a vida animal, comemos seitan, tofu e soja ao invés de carne, etc, choca-me não ver nenhum político nos media a defender a natureza e a vida animal. Inclusivé não me lembro de ver nenhum político a lançar alguma proposta para alterar a Constituição no que respeita ao direitos animais ou até à defesa da natureza. Aposto que em consequência os resultados seriam positivos.
Imaginem: aposto que haveria menos incêndios se quem esteve relacionado, desde o mandante ao executor, tivessem penas quase perpétuas e com trabalhos forçados a replantar tudo (estilo filme americano, com grilhetas e tudo), e se clamassem insanidade iam passar a pena num hospício. Aposto que resultava!

Afinal, costumam dizer que "o medo guarda a vinha!"

Adiante! Este tópico intitula-se "brainstorming", em português tempestade cerebral, e em publicidade é o início do processo criativo onde a equipa se junta e de uma forma livre e divertida (é a melhor parte do trabalho) tentam alcançar aquela ideia de ouro!
Bem, o brainstorming é uma ferramenta valiosa para tudo nesta vida!

E eu acredito se não formos nós, cidadãos, a termos as ideias e as iniciativas bem podemos esperar sentados por uma mudança positiva.

Por isso, são benvindas as ideias. Vamos fazer tempestade! :lol:

Por motivos óbvios, e sem querer ofender ninguém, espero muitas participações. Acredito que serão todas únicas, especiais e valiosas. Mas, sobretudo quero acreditar e faço questão que todas estas sejam exemplos de Respeito, Democracia, Abertura de Espírito, Gentileza. Ok? ;)

Quem sabe se a diferença positiva não começa mesmo por aqui?

;) ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

sábado jan 21, 2006 3:34 pm

Caras e Caros foristas,

Começo então eu. ;)

Os meus conhecimentos sobre matérias, inclusivé legislativas são limitados, portanto se eu colocar por aqui alguma "asneira" perdoem-me e sintam-se com toda a liberdade para me corrigir. :oops: Fica já o agradecimento pela atenção e correções! ;)

Acho que seria indispensável alterar a Constituição de modo a que os direitos animais ficassem igualmente contemplados, de uma forma justa.
Isto significaria a previsão de sanções, coimas e outras penalizações para situações como abuso, negligência e abandono dos animais.
A nossa sociedade está presentemente a passar por uma crise real, mas é fundamental que o Estado assuma algumas responsabilidades para com os animais, estando de longe a solução assentar nos canis municipais que temos. Por exemplo, quanto a animais de rua uma das coisas a fazer por parte do Estado, seria uma campanha de esterilização.

Implicaria igualmente que os custos para com os animais de estimação pudessem ser integrados no IRS. Muitas pessoas não têm animais de estimação, ou são algo negligentes com os seus porque realmente não fica barato quando se soma alimentação, vet, e as outras coisinhas.
E é fácil criticar e afirmar, como eu própria faço, que não pode faltar nada aos meninos, mas realmente existem orçamentos familiares vergonhosos onde a factura do vet, e outras mais, simplesmente não cabem.
(E não são casos raros em Portugal!)
Também nós humanos quando estamos doentes, conforme a profundidade do nosso bolso temos a hipótese de escolha entre o hospital público e uma clínica privada. Em termos de veterinário não existe escolha, pelo menos que eu conheça. Ou paga-se muito, ou paga-se muito mais!
Pode haver um número reduzido de pessoas que tenham acesso a veterinários menos dispendiosos, mas a saúde a um preço acessível é um direito que deveria ser alargado. Senão ter um animal de estimação bem tratado há-de continuar a ser um luxo!
É importante que possa também haver uma escolha estilo hospital público e clínica privada!

E sei que parece algo megalómano, mas também acho importante que haja um controlo de quem adopta animais, assim como das colónias de animais de rua. Desta forma poderia-se evitar que existissem acumuladores de animais, situação que não é nada saudável seja para animais ou humanos, ou até impedir que alguém com um historial de negligência ou abuso pudesse voltar a adoptar um animal.

São só os meus pontos de vista. Como não sou perfeita posso ter dito muita asneira. Mas acredito que a partir de simples ideias e discussões das mesmas se pode iniciar um processo de mudança.

cumprimentos

ulisseia
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 22, 2006 1:41 am

Olá

Os"direitos" dos animais estão bem regulados em termos legais, o único problema prende-se com a fiscalização.

Quanto a veterinários públicos versus privados em termos de um sistema nacional de saúde veterinário, é demasiado utópico. O nosso sistema de saúde vai colapsar a curto prazo pois não pode existir nos moldes actuais. Parece-me sem logica defender sistemas de saúde animal se nem o humano funciona.

Note-se que os países ricos não possuem sistema de saúde público veterinário. O nosso proprio serviço nacional de saúde é de país rico...vão aos EUA e vejam como lhes custa a factura, por exemplo.

E o nosso país é POBRE... muito pobre...

A integração no IRS é outra falsa questão. As pessoas têm dinheiro para o carro em temos de seguro e não têm para um ser vivo como o cão ou gato. Se não têm possibilidades de lhes dar uma vida condigna não comprem cães a prestações por exemplo. A maior parte das vezes as pessoas não querem tratar os animais ( sim, é chocante mas é a verdade) pois deixam tudo chegar à ultima. Quantas vezes uma pessoa lhes disse que gastou uma batelada no veterinário e depois teve de o abater pois não tinha dinheiro para o tratar ? Muitas? E quantas dessas pessoas disseram que tinham deixado o animal chegar mesmo às ultimas ? Nenhumas, é mais conveniente esconder a sua desumanidade. ;)

Muita gente deixa os seus animais morrer por desleixo, por achar que o telemovel novo ou o monitor de plasma é mais importante que a vida de um cão. e então não gasta dinheiro em prevenção. E NNNNNNN pessoas quando o cão adoece atiram-no para a rua e vão buscar outro ou pedir na arcadenoé um animal de raça gratuito. Quantas vezes este site serviu para defender quem abandona os seus animais e atacar quem êxpôe estas bestas. Quantas vezes a arca servu para arranjar cães que são revendidos ou usados como vacas parideiras.

O que vejo é responsabilizar na sua mensagem tremendamente o Estado e o erário público.Quando o que basta é as pessoas que exigem direitos e regalias metem-se na sua mente comodista e egoísta que há direitos mas também há DEVERES.

O seu erro de raciocinio no meu entender é esse.Falta de posicionamento

Tenho dito
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 22, 2006 12:00 pm

Bom dia.

É um facto que o nosso País é pobre para se pensar num sistema de saúde gratuito para os animais. Contudo deveria pensar-se em alternativas neste conceito, como por exemplo, em vez dos estagiários de Medicina Veterinária andarem a trabalhar "que nem cães", sem ordenado, alguns com a "sorte" de uma gorjeta ao final do Mês, em clínicas veterinárias, privadas, a encherem os bolsos de quem os já tem atestados... haverem alternativas de Locais Públicos, como por exemplo os Canís Municipais onde para além de adquirirem a experiência em estágio, lá, nesses mesmo Canís haver a hipótese de se darem consultas externas a animais cujos donos sejam residentes na Autarquia ou Conselho ou até Distrito. Seriam consultas com dois proveitos...o de dar experiência a quem precisa dela, os estagiários de Medicina Veterinária e o dinheiro (das consultas, externas, a preços feitos à medida de quem é pobre ou a preço de percentagem estipulada mediante o valor do IRS do proprietário do animal) que entraria nesse Canil Municipal para melhoramento dos serviços a prestar com dignidade aos animais que apanham!

Outra situação a lutar, SIM, é pelos direitos dos Animais, tal como já se falou e bem, com coimas pesadas, fiscalização adequada, etc...!

Mas isto, não é para a mentalidade dos nossos Políticos, infelizmente, sejam eles velhos, novos, de esquerda, da direita, etc....!
Basta ver-se a vergonhosa decisão Política de num País tão pequeno como o nosso haverem 2 Leis diferentes...refiro-me ao caso dos Touros de morte em Barrancos... em relação à Lei já existente há imensos anos no resto do País!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ulisseia
Membro Veterano

segunda jan 23, 2006 12:02 am

Cara Leo e Vasco, obrigada pelas participações.

Bravo Leo, estou absolutamente de acordo consigo. O que disse vai exactamente de acordo com o que penso.
Acho que o seu ponto de vista seria uma óptima solução.

Caro Vasco, aplaudo entusiasticamente o ponto fiscalização.
Quanto aos restantes pontos da sua perspectiva são sem dúvida meritórios e encaixam no ditado "cada caso é um caso". O que quero dizer exactamente é que tenho a certeza que existem muitas pessoas cujo comportamento encaixa perfeitamente no que descreveu, mas o mundo não é todo pintado de azul, e portanto esses mesmos casos não abrangem toda a realidade embora devam ser muitos.

Todas as pessoas que conheço que têm um animal, nenhum foi adquirido. Todos foram adoptados, inclusivé os meus - ou seja ou vieram da rua, ou de alguém/associação que não podia ficar com eles, etc.
De todo este meu "universo" pequeno de contactos nunca houve a preocupação com se o animal era de raça ou não. Igualmente as pessoas que conheço gostam dos seus animais, e umas são diligentes, outras nem por isso no que toca a idas ao vet.

Mas tudo tem uma explicação e ignorar esta mesma, ou tirar-lhe a importância é negar que muita, muita gente ganha pouco mais do que o salário mínimos. Não se trata de plasmas, veículos topo de gama ou telemóveis de última geração.

Façam as contas! Aqui vai um exemplo: um casal em que ele ganha (líquidos) cerca de 500 euros e ela uns tostões a mais, o que perfaz cerca de 1100 euros mensais de income. A mensalidade da casa são quase 500 euros - o que corta o rendimento a meio. Dos restantes 600 têm que pagar gás, água, eletricidade, telefone, alimentação, os passes dos transportes públicos para ela, a gasolina e seguro para dele, internet e ainda pagar alguma prestação de coisas para a casa, pois esta é recente.
Roupa, calçado? Espera-se pelos saldos, a não ser que seja uma urgência. Luxo mensal? um livro, jantar fora e olha lá.
Sobretudo são reais, não são imaginação da minha cabeça. Eu conheço-os e estão longe de ser os únicos com este tipo de orçamento que eu conheço. E ainda podem dar-se por sortudos porque existem casos 1000 vezes piores.

A última vez que eu fui ao vet, depois de umas picas paguei 83 euros. Não parece significativo depois de ler o que muitos de vós gastam, mas é significativo para pessoas com estes orçamentos.

É por isso que faz sentido um conceito de serviço público para animais. Em que moldes? Não sei!
Se o governo tem problemas... Ora, eu sei que o governo não é babysitter de ninguém, mas o Estado é o povo de uma nação. O governo são representantes dos seus direitos e necessidades, não são governantes.

cumprimentos

;) ulisseia
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

segunda jan 23, 2006 9:44 am

Olá,

Bom dia a todos.
Sei que isto não vai parecer muito bem. Mas vai na mesma.

Eu creio que passa acima de tudo por prioridades.
É bem certo que há orçamentos muito curtos, e não são nada poucos já soube muito bem o que isso significa, felizmente as coisas mudam e nem sempre para pior.

Também acredito que exista muita gente que não vai ao vet sempre que necessário ou só fazer uma rotina e que não seja necessáriamente por não gostarem ou não quererem o melhor para os seus animais.
Acredito que não.

Acredito mais no egoismo e nas prioridades mal estabelecidas, senão veja-se o exempo dos filhos, eu conheço muita gente que qd os filhos estão doentes não recorre, embora podendo, ao Pediatra e dizem coisas como; "desconto todos os meses para isso" , ou então " é só uma febre, ou umas borbulhas" NÂO É PRECISO ir ao Pediatra.

Claro que não é.

As especialidades fizeram-se só para as pessoas andarem mais 6 anos a "curtir", nada que o médico das urgências não reconheça, não...
Talvez por isso a minha filha tivesse andado quase 6 dias para lhe diagnosticarem pneumonia qd o pediatra estava de férias....

Não é que os médicos sejam maus, alguns têm aparelhos de auscultação que NÃO funcionam, sabendo isto e muito mais eu nunca sujeitaria uma filha minha às longas filas de espera nem ao calor doente das salas de urgências, nem no tempo em que só o meu marido trabalhava e que o dinheiro não chegava nem para comprar uma varinha mágica.

Agora, eu decidi assim, mas tenho a certeza que não gosto mais das minhas filhas que as minhas amigas das filhas delas, mas a verdade é que elas nem se esforçam para poder pagar essa consulta, já é do hábito, isto tá mau, ganhamos pouco recebemos pouco, não dá para tudo, mas na realidade e se formos ver o orçamento encontramos muitos sitios onde poderiamos cortar.
E nem estamos a falar de pessoas com necessidades, são prioridades...mal definidas.

E se eu vejo que estas pessoas que amam os filhos, parte de si, não fazem esta escolha fará o que fariam com os animais...

Por isso não me espanto e acredito que isto não muda tão cedo porque as pessoas não querem, só isso.

"Pq se vou ao Vet e pago 80 euros... já viste? Tanto, não posso pá.... fico "tesa" e na realidade estão a pensar (" teria de passar os proximos dois fins de semana em casa...não!" e continuam " Olha vou aguardar mais UNS DIAS, logo se vê, mal seja que aconteça algo" PQ o Português tb é muito assim, TUDO SE RESOLVE.

E resolve.
Nem sempre é da melhor forma, mas efectivamente resolve-se.
Cru

(Fugi um pouco ao centro da questão, os animais, mas apenas tento transmitir que no mundo dos humanos se passa da mesma forma, fará no dos animais)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda jan 23, 2006 6:59 pm

Pois ca esta um tema interessante e complicado...
Vivemos num pais de parcos recursos e os que existem infelizmente são muitas das vezes muito mal aplicados.
Quando olho para o sistema nacional de saude e penso que tenho que ir a uma urgencia a um hospital, fico de imediato curada só com a certeza daquilo que me espera. Digo muitas vezes na que este sistema de saude é um incentivo á auto cura.
Ter um animal de estimação tem em primeiro lugar que ser uma actitude consciente, pensada e ponderada. Sim é preciso fazer contas ao orçamento familiar e pensar não só no rotineiro , mas também em imponderaveis e são esses que quando acontecem dão verdadeiros rombos no orçamento.
Antes demais é preciso mudar a mentalidade e pensar que ter um animal é uma responsabilidade, saber que não ha ajudas a nivel veterinario e que sempre que seja necessario recorrer a eles vai ser preciso pagar a factura, independentemente da conta, ela tem que ser paga.
Em Dezembro de um dia para o outro o meu gato adoeceu, corri 2 vets na minha cidade, não vi melhoras e ao fim de 3 dias a correr para ca e para lá, peguei nele fiz 50Km e levei-o ao Hospital Veterinario do Porto, ficou internado dois dias, entres consultas , exames, enternamento desenbolsei 500€, mas ter um animal foi uma opção apenas e só minha.
Acho é que não podemos delegar no estado tudo, temos que ter sempre muito presente quais são as nossas reais responsabilidades e infelizmente em Portugal, acho que muitos donos dos animais na hora de pagar a conta do vet se esquece disso.
Acredito sim, que o Estado deveria estar mais presente no que toca á esterilização e vacinação de animais de rua, esses sim deveriam ter uma atenção especial. A todos os que tem donos cabe a estes arcar com as despesas de uma actitude que tomaram por livre e espontanea vontade.
Acho que se o Estado deve intervir o deverá fazer sim na preservação da nossa fauna e flora selvagem essa sim compete ao Estado a sua preservação.
Preocupa-me muito mais ver a serra da Arrabida ser decepada com incendios, cimenteiras e pedreiras sem haver uma real fizcalização e preservação, preocupa-me saber que temos especies ameaçadas e que por elas nada se faz , do que pensar em uzar essas verbas para pagar aquilo que pessoas ao tornarem-se donos de animais deveriam saber que terão de pagar.
Acho que por exemplo os funcionarios dos canis municipais , se deveriam dedicar também a fiscalizar, multar e vigiar maus tratos a animais e não se limitarem a fazer recolhas e abates.
Fiscaliza e em caso de maus tratos aplica multa e depois acompanhar a situação de perto para que esses animais não morressem ou desaparecessem misteriosamente.
Uma coisa é certa muita ha a fazer, a começar pelos donos os principais responsaveis pelos animais e a acabar no estado que deveria garantir que esses donos cumprissem as suas obrigações.
Cumps
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 24, 2006 10:05 am

Bom dia,

Um problema nunca invalida a existência de outro. Por essa ordem de ideias, em África que se morre à fome nunca existiriam santuários de animais. Ou seja, o ser humano morre, os animais que esperem. Não me parece argumento para nada, assim sendo o mundo não evoluía. Há espaço, vontade e pessoas para tudo e assim é que deve ser.

Pergunto-me muitas vezes qual a razão da comida dos meus animais pagar uma taxa de 21%? Porque razão remédios passados pelo veterinário não têm desconto, mas se eu for no instantinho à minha médica e lhe pedir uma receita, já tenho desconto.

Os animais dão dinheiro ao estado e nós pacóvios pagamos e calamos. Está errado. Ter um animal não pode ser considerado um luxo. Não faz o menor sentido. Ainda para mais, quando o próprio estado incentiva à adopção e faz campanhas contra o abandono.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

terça jan 24, 2006 1:33 pm

Pois, as leis p/ animais existem apesar de mal se notarem… afinal, animais não votam.
É certo k kem opta por ter animais sabe, ou deveria saber os custos k daí podem advir, mas o facto é k medicamentos passados pelos vet não têm comparticipação, comida especifica e de melhor qualidade custa um balúrdio e se existe o azar do bichinho ficar doente e k precise de cuidados extra, aí é k é o gastar dinheiro. A Xena, felizmente, só ficou doente 1 vez e em 3 dias vi 150€ a voarem da minha carteira num ápice, fora os medicamentos… até parece k é luxo ter um animal doente.
É k p/ cuidar bem de um animal é preciso dinheiro, amor só não chega, e tenho a certeza k mais seriam adoptados e bem adoptados se os custos não fossem tão elevados.
Por outro lado, existe a falta de sensibilização p/ com animais k começa logo na infância, se o animal está com um aspecto menos limpo “não mexas, k porcaria, olha k ainda ficas doente, olha k apanhas”… mas o k é isto?
Tal como já aki foi falado noutro tópico, os cuidados e o amor k damos aos nossos animais ou a outros de rua é logo motivo de chacota (k não fica sem troco). Se pelo caminho vimos um animal e tentamos apanha-lo e cuidar, ou pelo menos dar uma festinha, nem k ele esteja td sujo (k eu saiba a água não gasta a pele) fica td a olhar com ar enojado… pois, assim bem podem existir leis k é o mesmo k nada.
Dp… prioridades… ora se até certos donos preferem uma camisola, kd já têm 1000, do k tratar dos próprios animais, isto só ker dizer k nem tds akeles k gostam de animais e k os têm, gostam realmente deles ou são dignos de os ter.
E se isto, lamentavelmente, se vê em kem tem animais e diz à boca cheia k gosta deles, poderemos nós esperar k o estado faça algo pelos animais?
Infelizmente não me parece k seja uma realidade p/ breve, a menos k descubram uma forma de ganhar dinheiro com isso.
Se não forem algumas pessoas a abdicar do seu tempo e dinheiro de forma voluntária p/ o bem dos animais, com as leis k temos, não se vai a lado nenhum.
Isto é só um desabafo, agora ideias p/ melhorar, k tal os pais começarem a ensinar os filhos k os animais são seres vivos k sentem e k são dignos de td o nosso respeito.
Sem bases sólidas não há leis nem coimas k façam as coisas mudar… ou serão sempre as mesmas 2 ou 3 pessoas a fazer o k tds deveriam fazer.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 29, 2006 9:43 am

Há uma coisa em que concordo a 100% com a leo.

Os veterinários deviam fazer oe estágios profissionais em hospitais do Estado.É de todo absurdo que o tenham de fazer em clinicas privadas. E se em alguns lugares são explorados é preciso ver que no geral eles depois usam o nome e a fama das clinicas onde estagiam para arranjar emprego, bem como usufruem dos investimentos feitos pelos privados em termos de equipamento. Se é verdade que veterinarios existem que os usam como mão de obra não paga, existe quem os queira ensinar..

Os valores dependem. Existem claro, médicos veterinários que cobram preços absurdos. No entanto regra geral todos os veterinarios são vistos como caros. Culpa do serviço nacional de sáúde que comparticipando as nossas despesas de saúde esconde os verdadeiros custos da dita.

Exemplo. Eu vou a um médico que tem como unico investimento uma sala com uma marquesa e uma secretária, olha para mim e rabisca num papel uma bateria de análises e uma radiografia. No final pago 60 euros.

Depois vou ao meu médico de familia para ele me passar as credenciais para as análises.

No local onde me recolhem o sangue informam que se não fossem as credenciais as minhas análises custariam 180 euros.

Depois vou ao local onde devo efectuar a radiografia.De novo teria de pagar 60 euros pela radiografia sem as credenciais do Estado.

O custo sem o Estado seria de 300 euros...sem contar as 4 deslocações e seus custos.

Numa clinica veterinaria média pagaria por tudo um maximo de 100 euros e regra geral não precisaria de fazer 4 deslocações pois seria tudo efectuado no mesmo sitio.
Responder

Voltar para “Gatos”