Entrada interdita a cães!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

segunda jan 23, 2006 1:45 pm

Olá boas tardes a todos!

O Que venho aqui postar hoje é um pequeno desabafo e alguma indignação por uma coisa que me aconteceu este fim de semana! No sabado sai de Lisboa para desanuviar um pouco e lembrei-me da Tapada de Mafra que nao conhecia e assim passaria a conhecer! Assim foi, eu a Zuca e a minha namorada lá fomos os três em direccão a Mafra... quando lá chego deparo-me com a entrada interdita a animais domésticos! Eu interrogei a senhora o pq viste aquilo ser um espaço aberto enorme e esta respondeu-me que têm lá animais à solta como javalis e estes não costumam atacar as pessoas mas que aos animais eles normalmente atacam! Ok, aceitei tá certo, se é para pôr em perigo os canitos não! Concordei compreendi e fui-me embora! Fui até Mafra para ver o Coonvento de Mafra que agora é palácio nacional e ao lado do mesmo existe um belo jardim... note-se sem animais à solta e quando vou a entrar vem uma senhora que diz que o cão não pode entrar!! Eu estupefacto perguntei pq e esta disse-me que são ordens da autarquia!!
É um jardim como todos os outros não vejo o pq dos cães nao poderem entrar!

O que quero dizer com isto tudo é qeu não concordo que espaços abertos e públicos sejam interditos aos canitos pois tou a ver que qualquer dia para nós passearmos com eles vai ter mesmo que ser na autoestrada! E note-se é preciso pagar portagem!

Eu concorco em alguns sítios como no Zoo, no caso da Tapada tb compreendo.... agora em jaardins... como parque dos poetas, perto do elevador de almada não sei o nome daquilo, paredao de carcavelos, jutno ao tamariz, e alguns jardins que agora não me lembro mas que vejo que a entrada é interdita nao concordo! Já nas praias algumas tb são interditas... até compreendo no Verao.. mas nesta altura do ano? Tb acredito que seja por higiente visto os canitos fazerem os xixis e os cocos e as pessoas nao juntarem...

As tantas sou eu que estou errado... mas pronto ficou o desabafo! Um boa semana para todos! ;)
Lipessoa
Membro Veterano
Registado: quarta set 17, 2003 11:51 am

segunda jan 23, 2006 3:35 pm

Eu acho que essa interdição se deve ao facto de muito donos irem passear com os animais para os jardins, os cães fazerem as necessidades na relva e os donos não se dignarem a recolher os dejectos.
Todos gostam de ir e ver um jardim bem cuidado. Óbvio que ninguém quer lá ver o "presente" dos cães.
Como a autarquia, para além de providenciar aqueles contentores próprios para recolha de dejectos, também não se querem responsabilizar pela limpeza, nem pela renovação constante da relva...
Se as mentalidades e educações fossem outras, talvez não houvesse tanta interdicção aos nossos amigos de 4 patas em sítios públicos...
saraep
Membro Júnior
Registado: quinta dez 08, 2005 12:59 pm

segunda jan 23, 2006 10:05 pm

Olá a todos! ;)

Efectivamente a nossa sociedade caminha cada vez mais para o tipo de pessoas que não gostam de animais.
Eu própia qd passeio os meus pekenos me sinto mal, ou estão à janela a controlar se eles eles fazem presentes, ou é no jardim pk assim suja a relva...enfim até por ladrarem (e de dia!) pecam...
Eu apanho os dejectos dos meus caes e a verdade e k as câmaras em vez de proibirem o livre trânsito dos canitos, deviam é promover a apanha desses dejectos colocando os sakitos à disposição!
Enfim estamos em Portugal...

bjinhos! :lol:
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

segunda jan 23, 2006 10:13 pm

Boa Noite

Realmente é verdade. Eu moro perto da baixa do Porto e aqui há até bastantes jardins, no entanto só num é que existe o tal "poste" com um "recipiente" onde estão os ditos sacos plasticos e mesmo esse exemplar único não tem sacos plasticos :(
Brevemente o meu futuro cachorro virá para casa quando tiver idade ( vacinas) para ir passear tenciono apanhar os dejectos mas também sei que terei de ir previnida com sacos plasticos.
Escusado será também dizer que infelizmente não me recordo de ter visto ninguém a ter este cuidado.
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

segunda jan 23, 2006 10:26 pm

;) Ochico durante o dia faz no quintal á noite que é quando tenho tempo para ir com ele,vai á rua e já faz o cócó na rua mas como só faz na estrada eu já levo um plástico e apanho para deitar no contentor ás vezes é dificil porque como ainda é cachorro não são muito duras para se apanhar mas eu meto o plástico pela mão acima e apanho,assim já ninguém me pode dizer nada quanto ao xixi fica na estrada paciência porque é mais nojento ver uma pessoa escarrar na rua,não acham?
Lambidelas do chico e do massai
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

segunda jan 23, 2006 10:35 pm

Pois penso que o xixi temos que nos resignar, acho que acima de tudo deve imperar o bom senso para que não aconteçam situações como a que eu presenciei da janela do meu quarto em que uma srª passeava o seu cão pela rua sem trela que o deixa fazer as suas necessidades exactamente no meio do passeio...devo referir que era exactamente no meio do passeio tendo as pessoas que se desviar do animal...depois foi à sua vida sem sequer olhar para traz...que curiosamente passou em seguida um outro srº que calcou o presente...
Já que não vinha prvinida pelo menos tentava que o animal fizesse num canto ou na beira do passeio :/
Há uns anos atrás lembro-me de noticiarem uns "sanitários" proprios para cães, estavam a ser colocados em lisboa, mas não devem ter dado grandes resultados pois eu nunca cheguei a vêr nenhum e nunca mais se ouviu falar neles.
ultra95
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2005 9:01 am
Contacto:

terça jan 24, 2006 3:58 pm

SOLUÇÃO:

Imagem
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Vitor Teixeira </strong></p>
<p><strong>Nem Santo, nem criminoso, apenas Ultra!!!</strong></p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jan 24, 2006 4:24 pm

Ora nem mais :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Lipessoa
Membro Veterano
Registado: quarta set 17, 2003 11:51 am

terça jan 24, 2006 4:50 pm

Pois... Tanta coisa com os cócós... Desculpem lá, mas e as "escarretas"? Por acaso são mais higiénicas? Uma coisa é os nosso bichinhos terem que fazer as necessidades naturais ( e eu acho bem que os donos sejam responsáveis e as recolham. Na minha zona é que isso é impossivel, pois a grande maioria deixa os animais à solta e é só excrementos em todo o lado), outra é a falta de civismo... Também há tabuletas dessas a proibir esses "Escarros"?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 24, 2006 5:24 pm

Ó rafeiro simpático...há quanto tempo vive em Portugal? Chegou há pouco tempo? ;)
Nós vivemos num país onde os cães andam soltos em todo o lado, onde as pessoas pisam caca em cada passo que dão nos nossos passeios, onde se abre a porta de casa ao 'Bobi' e ele vai dar a voltinha higiènica sabe-se lá fazer o quê!!! As pessoas não vão lá a bem e com bom senso, por isso tem de proibir-se tudo! Quase ninguém cumpre, mas não podemos dizer que as Leis não estão lá ;) Na maioria das vezes ninguém liga, mas em situações "para estrangeiro ver" a proibição tem de ser levada mais a sério....tão a sério que o povo até estranha quando existe uma coisa que até se cumpre ;)
Eu acho muito bem que os cães sejam proibidos de entrar em lugares como a Tapada de Mafra ou os Jardins do Convento! Na tapada pelas razões que você enunciou e até compreendeu, e no convento porque se trata de um espaço turístico de grande afluência de público. Por muito que se tenha cuidado, não se conseguem limpar xixis, e mesmo os dejectos sólidos podem não ficar completamente limpos de imediato. Além do mais, se os animais não fossem proibidos, não duvide que em pouco tempo andavam 10 Bobis soltos a saltitar pelo jardim ou em outras brincadeiras caninas ;). Não faltaria muito e tinhamos o jadim estragado, ou pior, um grupo de japoneses a fugir do "Kiduxo" que nunca fez mal a ninguém mas estranhou os olhos em bico, e era uma carga de trabalhos :LOL:
Quanto a falar em 'escarros' e outras coisas menos impróprias que algumas pessoas fazem, isso não é desculpa para se terem também condutas menos próprias. Não por haver gente a matar e a violar que é justificável que se pratiquem roubos em supermercados!!

O que eu acho que está mal é não existirem espaços específicos para cães em lado nenhum. Fazem-se parques, jardins e outras espaços recreativos para pessoas e proibem-se os cães....ok, mas não se esqueçam de fazer uns espacinhos para os cães circularem, conviverem, sociabilizarem e brincarem, senão qualquer dias não temos espaço para os cães na nossa sociedade!!!
IreneRua
Membro
Registado: sexta nov 04, 2005 10:56 am

terça jan 24, 2006 5:28 pm

Muitas das atitudes extremistas que são tomadas, como a referida por Rafeirosimpatico têm origem no pouco (para não dizer... NENHUM) Civismo das pessoas.
A maioria das pessoas q aqui postaram são conscienciosas e apanham os dejectos dos seus animais no entanto... são uma amostra mínima... a grande maioria das pessoas (donas de cães... pois claro...) não procede do mesmo modo.
Ironia das ironias... ainda há poucos dias ia eu apanhar os dejectos do meu ALEX qd... pisei os dejectos de outro canito q por ali teria passado... :roll:
Também acho q deveria ser fomentado o comportamento de "APANHAR DEJECTOS" e q tal não é feito.
Enfim... é o país q temos...

;)
Irene Rua
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

terça jan 24, 2006 5:56 pm

Boa tarde,
Com a mentalidade que temos em Portugal, não me melindra absolutamente nada essas proibições, acho-as ate muito bem vindas.
Se a mim me desagrada profundamente ir nos paseeios aos zig zag a desviar-me dos dejectos, envorgonhar-me-ia muito entrar num desses sitios referidos e ver dejectos espalhados, umas quantas urinadelas nuns quantos pilares e muros.
Infelizmente quem apanha os dejectos é uma pequena minoria, o meu pai ja teve inclusive uma chatisse com um senhor que se virou para o meu pai e disse que apanhar dejectos era coisa amaricada, infelizmente esta mentalidade persiste muito mais que aquilo que pensamos.
Situação caricata passa-se na minha rua, vivo numa urbanização nova, e não é que volta e meia ha um senhor que vai para la andar a cavalo
:o e é ver os presentes espalhados rua abaixo e passeio acima.
Já para não falar que quando vai com o cavalo pela estrada não era a primeira vez que o via em contra a mão.
As proibições existem porque as mentalidades assim o permitem.
Cumps
Rafeirosimpatico
Membro Veterano
Registado: quarta set 07, 2005 11:15 pm

terça jan 24, 2006 5:58 pm

Ultra apesar de ser de outro símbolo que não o seu ;) a foto está altamente! PauloC eu vivo a 27 anos em PT ;)

Pois o que falta neste país além de governantes como deve ser é civismo!
ultra95
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2005 9:01 am
Contacto:

quarta jan 25, 2006 12:22 pm

Rafeirosimpatico Escreveu: Ultra apesar de ser de outro símbolo que não o seu ;) a foto está altamente! PauloC eu vivo a 27 anos em PT ;)

Pois o que falta neste país além de governantes como deve ser é civismo!
Ok nem todos podemos ser perfeitos(não é nada pessoal) eu por mim dou graças a Deus não ter nascido lagarto nem lampião ;)
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Vitor Teixeira </strong></p>
<p><strong>Nem Santo, nem criminoso, apenas Ultra!!!</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”