Peso ideal para gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
efifafefe
Registado: quarta jan 25, 2006 12:30 pm

quarta jan 25, 2006 12:37 pm

Li num pacote de ração para gatos que com idade 6meses a 1ano os gatos devem ter peso entre 1-2kg?!??
Estou com muitas dúvidas acerca disso. o meu gato tem 7meses e pesa 4,5kg e não o acho muito gordo!! Podem-me dizer onde consultar uma tabela de "Peso ideal" para gatos? Obrigada. :D
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta jan 25, 2006 1:14 pm

Bom dia,
Penso k o peso não seja mt importante se estiver td bem com o gato. Acho k não estou a dizer nenhum disparate mas, tal como nós, td depende do tamanho k temos e da estrutura.
A Xena tem 3 anos (quase 4) e pesa 3,5 kg, no entanto, é uma gata saudavel. Kd tinha 1 ano td a gente dizia k era uma gatinha bebe, eu é k corrigia.
O vet chegou até a dizer-me k nunca tinha visto uma gata tão elegante (babei logo) pk ela não é magra, não se vêm os ossos das costas mas td ela é pequena mas de uma elegancia extrema (aqui kuase k tiveram k trazer-me um lençol) :D Bom... eu sempre kis uma gatinha pekenina e meiguinha... saiu pekenina :lol: a pestinha.
Portanto, se o vet axar k p/ a estrutura do gatinho ele não é obeso significa k vai ter um gatão forte.
Creio k tabelas podem servir de base mas a nossa sensibilidade p/ olharmos bem p/ os nossos meninos(as) é a melhor forma de os "pesar".
Apesar da Xena ter kuase 4 anos se tivesse mais k os 3,5 kg k tem seria um bidom e não uma Top Model :lol:
Esta foto tem +/- 2 semanas e se parece grande é só por causa do pelo e pk a foto foi tirada mt perto.
Imagem
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

segunda jan 30, 2006 10:55 pm

Olá,

Bem, como muita coisa também o peso do animal é relativo.

Eu não tenho conhecimento de nenhuma tabela de pesos que "funcione" para todos os gatos, porque um dos factores que influenciam esta característica é a sua raça.

Dos 3 gatos que tenho, o Ulisses que é o rafeiro, embora 6 meses mais velho, é um meia leca com pouco mais de 3 kg. Os gémeos Zeus e Eros por serem de outra raça só por escassas gramas é que ainda não atingiram os 5kg.
Quando li a primeira vez um curto artigo numa revista sobre a raça dos gémeos, mentalmente agradeci terem-me dado a informação que eles chegariam aos 10kg, porque antes de o saber também já andava a ficar um pouco cismada com o seu crescimento! :o Ou melhor, andava a perguntar-me quem lhes punha adubo? ;)

E, no entanto, os meus 3 gatos são perfeitamente saudáveis, inclusivé no que respeita ao peso.

Acho que isso das caixas de ração é uma tentativa de padronizar a coisa, só para que as pessoas tenham uma noção de peso e medida. Mas nunca será possível fazê-lo porque muitas raças são singulares.

Mas o mais importante é que não importa se um gato pesa 3 ou 5 kg, importa é que seja saudável. Isso cabe ao dono ir vendo se o seu bichinho tem sinais de ser magrinho ou gordinho de mais, se come, etc, e a ajuda do vet é importante para retirar as dúvidas. :)

;) ulisseia
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça jan 31, 2006 12:32 am

Os meus gatos (5) todos têm mais de 5 Kg à excepção da Leo que está mesmo nos 5 e nenhum parece gordo. Bem... :oops: à exepção do Matateu :oops: que parece um texugo preto, mas é uma bolinha saudável :p

Tudo depende do tamanho do gato. O Peewee da minha filha tem 7 Kg de GRANDE ;) e não é gordo! Só tem uma "mochilinha" pendurada da barriguita :p

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta fev 01, 2006 2:59 pm

olhe eu tb tenho uma gata com quase 9 meses e se nao tem cinco quilos bem pesadinhos deve andar lá muito perto! e olha que ela nao é gorda, é mesmo pesada de naureza é "maçiça" e mexe-se bem tudo corre salta é desenvolta(n tanto como a outra gata que tenho que é mais pequena e mais magrinha) mas acho que não tem peso a mais!)
ela é super trochudinha como a chamamos mas só porque ao pé da zuca é muito maior e mais redondinha...mas isso é da própria natureza delas cada uma tem a sua estatura diferente.
penso que isso acontece um pouco com todos os gatos!)
nao se apoquente!) ;)
Responder

Voltar para “Gatos”