Dragão barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
JohnnyDavid
Membro Júnior
Registado: domingo ago 07, 2005 1:57 am

quarta jan 25, 2006 2:02 am

Já pesquisei bastante, mas em relação a humidade encontrei varias informações diferentes.Já ouvi entre 10 e 30..que 50 era aceitavel
Gostava de saber a vossa opinião.
Em relação ao substrato vou usar papel de cozinha..mas qd o dragao for adulto posso usar farelo de trigo como substrato, ou pode causar obstruçao intestinal?
Obrigado e dsculpem ter aberto outro topico!
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

quarta jan 25, 2006 4:24 pm

Num preptil a humidade a mais pode ser mais prejudicial, excesso de humidade pode levar a problemas respiratorios, a falta pode ser compensada no alimento e em banhos na altura da muda de pele...
JohnnyDavid
Membro Júnior

quarta jan 25, 2006 7:29 pm

sim, eu ate estava a pensar em dar-lhe um banho semanal em agua morna.
e em relação ao farelo o que achas?
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 25, 2006 10:04 pm

Eu não aconselho nenhum tipo de substrato solto que caiba na boca do reptil...
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

sexta jan 27, 2006 2:04 am

pela minha experiência com dragões barbudos (que são lindos, queria bué ter um) a solução mais fixe é ires à praia e trazeres 2 sacos de areia para casa (desculpem lá pessoal que é contra tirar coisas da natureza, mas areia há muita e 2 sacos não tem comparação coma quantidade de areia que o mar por vezes tira da praia naturalmente) os quais terás de [b]ferver[/b] em casa. não é um processo dificil, e é o melhor substracto para eles.
Ok, cabe na boca deles, lol, mas não é tóxico e não vão andar a comer a areia :)e dá um aspecto muito mais natural ao terrário.

banho não recomendo, são animais de deserto... até podem gostar, eles gostam d tudo o que é morninho e implica colinho do dono.

humidade a menor possivel. que o terrário tenha boa ventilação e aquecimento, esconderijo, etc é fundamental.

foste tu que construiste o terrário, podes enviar uma pic?
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 27, 2006 12:12 pm

A areia, principalmente em dragões bébé é a causa de morte por obstrução do aparelho digestivo, eles ao passarem 24 sobre 24 horas sobre areia vão ingerindo intencionalmente que bloqueia, não deixando o animal defecar. Nodeserto, não estão sempre sobre a areia, proucurando zonas rochosas onde passam a maior parte do tempo a apanhar sol.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta jan 27, 2006 2:20 pm

solução:
metado do terrario com uma pedra grande e direita (tipo xisto) ao mesmo nivel da outra metade coberta com areia!
Da um aspecto fixe e uma funcionalidade porreira...
Quando sao bebes, mais vale o manter em papeis de cozinha para nao correr riscos desnecessarios!
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

sexta jan 27, 2006 8:51 pm

ha uma areia da eurozoo, que se chama calcisand, que no caso do animal a comer (no caso dos repteis que comem no solo, tal como o dragao barbudo), ele consegue digerir a areia sem qualquer problema, muito pelo contrario, pois a areia é rica em calcio, fornecendo ainda um suplemento.
outra aspecto positivo da areia é os graos serem pekenas esferas, sem qualquer ponta aguçada, evitando assim qualquer ferimento no trato intestinal.
eu uso esta areia no meu gecko e notei logo diferença nas fezes, antes eram autenticos croquetes cheios de areia, agora n têm ponta de areia. aconselho bastante esta areia.
vejam os aspecto da areia.
Imagem
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça fev 07, 2006 12:37 pm

JohnnyDavid Escreveu: Já pesquisei bastante, mas em relação a humidade encontrei varias informações diferentes.Já ouvi entre 10 e 30..que 50 era aceitavel
Gostava de saber a vossa opinião.
Em relação ao substrato vou usar papel de cozinha..mas qd o dragao for adulto posso usar farelo de trigo como substrato, ou pode causar obstruçao intestinal?
Obrigado e dsculpem ter aberto outro topico!
Em estado selvagem eles procuram lugares húmidos quando sentem que precisam mas em cativeiro temos de ser nós a providenciar essa humidade. Algo entre 20 e 40% funcionará perfeitamente bem desde vaporize o animal 2 vezes por dia.

Farelo de trigo porquê? Eu não recomendo nada que não possa ser limpo facilmente e que possa ser um autêntico prato de Petri caso apanhe alguma humidade. Experimente por um bocadinho de fruta num prato de farelo e depois colocá-lo num ambiente quente por uns dias que percebe logo do que estou a falar.
Ok, cabe na boca deles, lol, mas não é tóxico e não vão andar a comer a areia e dá um aspecto muito mais natural ao terrário
Infelizmente isto não é verdade. Eles comem o que lhes dá na bolha!
Eu gastei uma pipa de massa em seixos brancos os quais pensei que não comia pelo tamanho e aparência desinteressante mas depois de ver o segundo a desaparecer goela abaixo, acabaram-se as suposições e nada fica no terrário sem ser supervisionado 24h pelo menos.
Um membro de outro fórum que frequento dizia que o dragão dele tentava insistentemente comer a repti-carpet do terrário, vá-se lá perceber porquê =)

Gezzmo, todas as variedades de calcisand tem vindo a ser reportadas como puro veneno com imensos animais mortos à custa de a ingerir.
Se antes as fezes do gecko eram "croquetes cheios de areia" e agora não são, é porque esta ou está a ser absorvida pelo organismo ou está a ficar retida. Qualquer um dos casos é terrível a retenção porque leva à morte e porque cálcio a mais é prejudicial à saúde do animal!
Seja como for, se antes ele fazia "croquetes cheios de areia" a solução era retirar a areia e não mudar para outro tipo de areia. O problema é a ingestão e não a areia! Parece-me perfeitamente obvio mas se calhar sou só eu...
JohnnyDavid
Membro Júnior

terça fev 07, 2006 2:01 pm

Ja me decidi..enquanto for pequeno vou usar papel de cozinha, depois quando crescer talvez mude para repti carpet ou talvez continue com papel de cozinha!

rbl eu sei que o farelo ganha bolor muito facilmente, mas li que podia ser usado como substracto.axo que foi aqui www.beardeddragon.org !

;)
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

terça fev 07, 2006 3:53 pm

Mas por causa disso é que é má ideia. A não ser que retire toda a água do terrário e que toda a comida seja dada no exterior ou compartimento à parte. Mesmo assim isso não resolve a situação no que diz respeito a fezes.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”