Boxer - bom cao de guarda????

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

ahetal
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

domingo jan 29, 2006 6:16 pm

estou indeciso em ter um boxer ou um pastor alemao..confesso..a minha paixao sao os boxers mas..o facto de eu n saber se os boxers sao bons caes de guarda e se sao bons caes de defesa inquietam.me um pouco..e vrd q ha muitos boxers sem instincto de guarda?? :|
cumprimentos,
ahetal
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo jan 29, 2006 6:43 pm

Bem vindo.

http://www.boxerclubportugal.com/boxer/boxer.html

No link acima você poderá ver 12 razões para ter um Boxer,
Óptimo cão de guarda;
É uma das razões.

Poderá também ver aqui algumas particularidades sobre o caracter do Boxer.

http://www.boxerclubportugal.com/boxer/ ... acter.html
Certamente que existem Boxers com mais apetencia para a guarda e protecção de que outros, como é obvio, assim como certamente nem todos os Pastores Alemães nascem bons guardas certo?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
ahetal
Membro
Registado: sexta dez 23, 2005 12:59 pm

domingo jan 29, 2006 8:37 pm

eu sei eu ja fui a este site. alias ja devo ter consultado quase todos os sites em Portugal relativos aos Boxers acredite.
mas e por eu saber d muitas historias de boxers sem caracter defensor q fico exictant.
nao estou com isto a dizer que so qero o cao para a guarda, so grande admirador de caes, o problema e que tenho crianças em casa e com todos estes roubos e com o aumento da criminalidade nao estou muito seguro, nao estando em casa as vezes a noite. Sera q os boxers sem caracter para a guarda têm um caracter "fraco" ?
O seu Boxer tem um bom caracter para a guarda??
cumprimentos
ahetal
Racksi
Membro
Registado: segunda nov 01, 2004 7:21 pm

domingo jan 29, 2006 10:39 pm

Olá,

É minha opinião que cada cão é um cão e que dentro das próprias raças existirão algumas variações a nível comportamental de animal para animal, logo...

Se a sua idéia é ter um cão de guarda, eu penso que dentro das duas raças que apontou, o PA geralmente será o mais indicado, pois são animais que marcam muito bem o território e à partida não hesitarão se este for "ameaçado". O boxer a meu ver será também um animal muito atento, observador mas algo passivo ou seja, parece que fica a tentar perceber o que se está a passar, o que neste caso se o intruso for algo inteligente, dá-lhe a volta e ainda acabam os dois ás lambedelas um ao outro.
Eu tenho um Boxer ainda novo que em relação a dar sinal de algo que não esteja bem por aqui, é na hora. Ladra, rosna, fica atento mas não passa disto.
Um colega meu tem um já com 5 anos, mais ou menos pouco tolerante com outros cães no entanto também leva bem a volta.
Outro colega que tem um PA com 4 ou 5 anos não sei bem, não leva volta nenhuma ou seja, pouco tolerante com outros cães e pessoas só com o dono perto.
Na escola onde ando com o meu, os cães que lá andam e que demostram agressividade seja com os outros cães ou até com o próprio treinador, são os PA's e um Bull terrier, todos os outros é mais é brincadeira...

Voltando ao propósito do tópico, claro está que se quiser tirar partido do animal em tudo o que este lhe puder dar e não só no aspecto de guarda, então pondere muito bem em ter um Boxer...
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

domingo jan 29, 2006 10:47 pm

Olá.
Se a sua preocupação se prende apenas em ter um bom cão de guarda, penso que o PA será mais indicado.
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

domingo jan 29, 2006 11:08 pm

O seu Boxer tem um bom caracter para a guarda??
Sim, o Popeye é super protector, mais com outros cães do que com Homens.
Ele antes de "atacar" toma uma atitude mais defensiva, do genero, analisar a situação ver, se a pessoa em causa tem más intenções ou não...

No seu caso, talvez o ideal fosse o PA
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
nevess
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 3:41 pm
Localização: Anuk, Nikita, Inka e Luna ( boxer e Pastor alemão )

segunda jan 30, 2006 9:30 am

Bom dia,
Pela experiencia que tenho com ambas, e no meu caso, os PA são melhores cães de guarda que os boxers ( Mas como referi é no meu caso, não sei se se podera generalizar dessa maneira)
Os meus boxers são mais brincalhões, enquanto que as minhas meninas pastores alemãs estão sempre atentas a tudo o que passa ao portão...e os 1º só vão ladar quando algo se passa porque as 2ª ja la estão.

Mas tive um caso muito marcante , com o meu 1º Boxer que dava confiança a qualquer pessoa que não conhecia e que na noite em que iam assaltar a casa dos meus pais ele mostrou "finalmente" o seu instinto protector e "defendeu a casa com unhas e dentes".

Pois graças a ele os meus pais acordaram com o barulho todo que ele estava a fazer e quando o meu pai acendeu a luz da sala só viu uma mão a tentar levantar o estore depois fugiu....
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 30, 2006 10:22 am

Olá

Se você quer protecção a propriedade/pessoas para afungentar potenciais intrusos, uma raça como o PAlemão ou PBelga serão mais dissuasores por natureza.
Ladrará e mostrar-se-á instintivamente protector da "sua" propriedade, sendo naturalmente desconfiados com estranhos.
Os seus instintos de protecção à propriedade, mais do que à família, são elevados.

Se pretende um cão de defesa, que provavelmente deixará "entrar" intrusos até concluir que, pela atitude corporal destes, podem constituir ameça para a "sua família", o Boxer será uma excelente escolha.
Será eficiente e potencialmente perigoso para os intrusos que conclua poderem ser ameaça.

Este tipo de comportamentos podem variar, devendo serem direccionados e controlados com ensino e treino. Caso contrário, não deveremos esperar que o cão, por ser cão, faça milagres.

Às vezes estes surgem :
-- há alguns anos uma cadela boxer que fora adquirida para companhia de uma criança deficiente evitou um assalto à vivenda da família, tendo ferido com gravidade o assaltante apesar de ter sido encontrada aos pés da cama da "sua menina", já morta com uma chave de fendas espetada no dorso. Tinha cumprido com a missão que, instintivamente, concluira ser sua. A cadela chamava-se Bruma e era irmã de ninhada do meu saudoso Balzac.

-- mas também há o caso do dono que se esquece da chave e chama os bombeiros para lhe abrirem a porta, tendo depois de ser ele a entrar pela escada de socorro porque o boxer da familia tem o bombeiro encurralado
:lol:
Tudo é relativo
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 4:35 pm

Quando for comprar o seu cão, se se decidir por um boxer, pergunte ao criador que tipo de testes temperamentais faz aos cães dele, de forma a garantir as caracterisitcas inatas à raça ;)

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Racksi
Membro

segunda jan 30, 2006 5:09 pm

Nanci,

Você trás aqui uma questão que por vezes "foge" um bocado ao debate mas que para mim me parce pertinente e que eu gostaria que fosse desenvolvida por quem tem conhecimentos na área.

Noto que a maior parte dos debates em torno do Boxer (espero não estar engando) giram muito à volta do aspecto estético ( melhor ou pior prestação em ring, Boxer de fulano tal que passou em ring e não devia, etc...) e pouco à volta das caracteristicas da raça e mais concretamente em que é que a raça Boxer se distingue das outras.

Por exemplo, podemos afirmar que determinada raça tem uma especial aptência para seguir pistas, outras para a caça, outras para defesa/ataque, e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 5:14 pm

e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
Para ser um excelente companheiro, um mimalho de primeiro, super protector e amigo... ;) :lol:

Mas a nível de trabalho esta talhado para quê?

P.S. Estava a brincar Racki, não leve a mal ;)
Racksi
Membro

segunda jan 30, 2006 5:19 pm

Rita,
não levo nada a mal, até porque o que disseste é pura verdade, o Boxer é um companheirasso....

Mas voltando à questão, em termos de trabalho como é????
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 5:20 pm

não levo nada a mal, até porque o que disseste é pura verdade, o Boxer é um companheirasso....
Ainda bem que não levas a mal Rogério ;) :lol: 8)
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

segunda jan 30, 2006 5:21 pm

Acho que o Boxer não está talhado para nada :lol:
Bem, para guarda pessoal não há melhor que o Dobermann. Este é considerado um dos melhores cães de guarda do mundo. Mas é melhor você escolher um PA, já que foi uma das raças que mencionou.
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 5:32 pm

Racksi Escreveu: Nanci,

Você trás aqui uma questão que por vezes "foge" um bocado ao debate mas que para mim me parce pertinente e que eu gostaria que fosse desenvolvida por quem tem conhecimentos na área.

Por exemplo, podemos afirmar que determinada raça tem uma especial aptência para seguir pistas, outras para a caça, outras para defesa/ataque, e o Boxer estará realmente "talhado" para quê?
Boa tarde,

Não sou de maneira nenhuma conhecedora da raça o suficiente para emitir uma opinião segura acerca da mesma.

No entanto, penso que o dever dos criadores é manter a raça fiel às origens. A nivel morfologico e especialmente a nivel funcional.
Até porque foi devido a essa mesma necessidade funcional que se criou a raça.

É muito bonito vermos criadores falarem orgulhosamente de titulos de beleza, de testes de saude ... sem duvida que têm a sua importancia. Mas e o caracter? Isso não interessa?

Dei uma pequena olhadela ao estalão do boxer, em que descreve um cão corajoso de presa, um motivado cão de trabalho e um excelente cão de guarda.

Testar a coragem e a capacidade protectora de um cão é algo muito simples - por exemplo, os ZTPs.
Agora, quanto criadores se realmente preocupam com isso?

E como muitas vezes se diz
Pedigree - what your dog is suposed to be
Looks - What your dog looks like
Performance - What your dog is

Cumpts
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Boxer”