Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 01, 2003 12:21 pm

AnaS,

você não sabe tanto disto como pensa.
Uma coisa é a clasiificação dos cães outra é a sua história.
Qualquer livro sobre Labradores (e há n, até nos super) lhe conta a origem da raça como eu lhe contei.
Até há um que diz que é resultante de cruzamentos de cães levados pelos portugueses com cães locais (o Terranova).
A tal prova de trabalho (também encontra em qq livro) consiste em ir buscar o boneco (uma espécie de salsicha insuflável) ao meio da água
e trazê-lo sem o rebentar.
A classificação foi feita segundo a utilidade mais importante dos cães à altura, não têm nada a ver com a sua história.
Como hoje o Labrador tem como principais ( mais importantes) utilidades a de guia de cegos e tracejador de droga, talvez me venha dizer que não existem esses cães porque não hé uma classificação (grupo k) para guias de cegos e (grupo W) tracejadores de droga.
Desculpe lá aisd, mas aqui não tem razao nenhuma.

Caso não saiba, a classificação (pela FCI, como a Ana referiu) mostra os cães agrupados consoante o seu tipo de função ancestral ou original. E esta mesma função original está intimamente ligada à origem da raça.
E será esta mesma função, que no meu ver, temos e preservar hoje em dia, já que foi "ela" que deu à raça o que mais gostamos.
Como deve saber, a origem de muitas raças continua na escuridão, havendo inclusive muitas teorias paa uma unica raça, no entanto, uma coisa é certa, na classificaçao da FCI as raças estão organizadas pelo seu tipo de funçao ancestral ( e consequentemente historia)

O cão que a aisd fala da terra nova poderá ser um ascendente do labrador, mas nao o proprio labrador. Inclusive, acho que é ponto aceite, que na Terra Nova havia dois tipos de cães com paixao por agua. Um de aior porte, que deu origem ao Câo da Terra Nova, e um mais pequeno que poderá ter influenciado na criação do labrador. No entanto, o labrador foi criado sim senhora, para a caça !

Não necessariamente para matar o animal ou apontar, mas para recuperar o animal depois de morto pelo caçador. Daí vem o nome Retrivier ( que significa "cobro"). Ou seja, é um cão de cobro de caça perdida. Se reparar todos os outros 6 retrivier têm a mesma utilização na caça. Nã tem nada a ver com ajudar a pesca nem nada que se pareça ...

E de que modo que é que o cão tem o instinto de ir buscar a peça ? Sabe por quê ? Pelo instinto de presa ! Instinto de ir agarrar tudo o que move. Refira-se que os cães de caça (seja de cobro, de agarre, hounds ...) são, em geral, os que têm este instinto mais desenvolvido.
Por isso, sim senhora, o Labrador Retrivier é um cão de caça, mais especificamente, um cão de cobro.

A tal prova de trabalho (também encontra em qq livro) consiste em ir buscar o boneco (uma espécie de salsicha insuflável) ao meio da água
e trazê-lo sem o rebentar.

E ? Só prova o que ja foi dito aqui ...

A classificação foi feita segundo a utilidade mais importante dos cães à altura, não têm nada a ver com a sua história.
Como já referi, foi feita de acordo com a função original ! E caso não saiba, o temperamento do seu labrador, a forma do seu corpo deve-se a essa função original ! Por isso, agradecia-lhe mais respeito como trata este assunto ...
Depois queixam-se quando à cães sem temperamento ...
Como hoje o Labrador tem como principais ( mais importantes) utilidades a de guia de cegos e tracejador de droga, talvez me venha dizer que não existem esses cães porque não hé uma classificação (grupo k) para guias de cegos e (grupo W) tracejadores de droga.
Mais importantes ? Mais importantes que as funções desempenhadas na altura ?

Não seja ridicula ... isso são funções adaptativas. Ou seja, o Homem pegou na capacidades dessa raça, o labrador (como fez com mts outras), capacidades essas derivadas do seu uso no cobro da caça, e adaptou-o a essas funções ... Por isso, de novo, mais respeito com este assunto ...

Se quiser, criar uma nova raça usando o labrador e especializa-los (mas especializar mesmo) nessas funções, condicionando sua estrutura e temperamente, aí logo falamos .... Se bem, que o caminho que vejo para o labrador tomar, nao deve faltar mt para aparecer tais variações ....

Por isto tudo, não venha falar do que não sabe ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta jan 01, 2003 2:19 pm

Em primeiro lugar queria agradecer ao Pin e à Cindel, pois acho que já disseram tudo o que eu penso sobre este assunto.

Florinda:
Ninguém aqui disse que o gato "atacou" o cão. Apenas se referiu que o gato pode ter passado demasiado perto do cão, permitindo a este abocanhar o gato.
O outro gato de que falei e que sobreviveu às dentados do cão, teve sorte. Há cães e cães, e acredite que não é preciso muito tempo para um cão matar um gato. Para alguns basta uma dentada e poucos segundos.

Aids:

"AnaS,

você não sabe tanto disto como pensa. "

Nem pretendo ser detentora de toda a verdade, pois todos os dias apendo coisas novas. Mas convenhamos que neste capítulo tenho a lição mais bem estudada.;)

Como Cindel já referiu a classificação da FCI sobre as raças está directamente ligada com a origem e história das mesmas. Não me vai dizer que os Pastores Alemães também pertencem ao grupo dos cães Guias de Cegos, de detecção de explosivos, de droga e cães polícias, ou vai? Caso não saiba os Pastores Alemães pertencem ao I Grupo e estão dentro do grupo dos Cães Pastores. Apesar de ainda haver exemplares a exercer esta função, a maioria já não o faz. Acha que vamos mudar a classificação só porque a actividade principal da raça já não é a mesma? Tenha paciência....

E já agora só mais um aparte, se tem um Labrador e se gosta da raça, não a queira transformar numa raça de cães para aquecer pantufas. Dessas já temos muitas.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 01, 2003 4:10 pm

Transcrevo :

"El origen del Labrador es incierto, probablemente sus antepasados fueron perros criados por los pescadores de la Costa Este de Canadá. Estos animales eran muy versátiles y resistentes, principalmente se usaban para recoger las redes de pesca de las heladas aguas de Terranova.

A principios del s..XIX, el comercio pesquero con Europa llevó a estos perros a Inglaterra. Los criadores ingleses advirtieron su habilidad para el cobro de piezas abatidas, y los cruzaron con otros perros de caza (Pointers, Setters, Spaniels,…). De aquí nacieron las razas de "retrievers", de las cuales las más extendidas son el Labrador y el Golden Retriever.

Uno de los primeros perros conocidos con todas las características del Labrador actual fue "Buccleuch Avon" (1885), producido por Lord Malmesbury quien introdujo esta raza entre la aristocracia inglesa. La Inglaterra del s.XIX pasaba por un buen momento económico y la nobleza inglesa tenía medios y tiempo para ocuparse de experimentar con la mejora de especies animales y vegetales. Así, el Labrador pasó a ser sujeto de cuidadosa selección y cría hasta definirse completamente como raza, manteniendo su robustez y buen temperamento. "

Qualquer 'site' sobre Labradores lhe dirá o mesmo.

OK, concordo que o Labrador foi criado por cruzamentos com cães de caça.(aqui eu errei)

Mas deixe-me apontar que foi uma decisão utilitária (no sec XIX ,especialmente em Inglaterra, dificilmente havia outras funções para os cães além da caça, do pastoreio e da guarda de propriedades, especialmente entre os aristrocratas que dominavam os clubes fossem do que fossem).

Portanto advoga a caça ?
Acha que um cão deve servir o seu propósito original e tão só?
Bem vinda ao clube do meu cunhado e de outros caçadores.
(O meu cunhado fez questão de me dizer (este Natal) que a Zorra só seria inteiramente feliz se fosse à caça.
Que não há-de ir.)

Adeus maioria dos cães pastores.
Quem os usa hoje para o pastoreio ?

Adeus raças como o Grand Danois (já não serve).
Adeus cães esquimós, adeus épagneuls, cockers, terriers, etc.

Na sua opinião fazer de um Labrador um cão de companhia, é um crime.
O mesmo para o Serra da Estrela, Grand Danois, Boxer, etc.
Problema seu.

A maioria das pessoas não pensa assim.
E ainda bem para o bem destas raças.

Eu advogo a adaptação dos animais a novas funções.
Para o seu prestígio e divulgação.

A função de cao de companhia não é desprezível.
Têm a ver com o equilíbrio mental e psicológico do ser humano.
Daí que cães pastores estejam a ser utilizados (oh, maldade !) para assistirem a doentes terminais, crianças deficientes, etc.

Para que as pessoas vejam que tem utilidade real e não são "dinossauros" que servem apenas para consursos entre os membros de um clube de amigalhaços.

Já muita gente acha que ter um cão de raça pura é apenas uma atitude de exibicionismo e pelos vistos vocês dão-lhe razão.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 01, 2003 5:01 pm

OK, concordo que o Labrador foi criado por cruzamentos com cães de caça.(aqui eu errei)
Foi criado por cruzamentos com cães de caça e foi criado para a caça !
Mas deixe-me apontar que foi uma decisão utilitária (no sec XIX ,especialmente em Inglaterra, dificilmente havia outras funções para os cães além da caça, do pastoreio e da guarda de propriedades, especialmente entre os aristrocratas que dominavam os clubes fossem do que fossem).
Pois foi utilitária ! Caso nao seja do seu conhecimento, todos os cães ( excepto as 20 e poucas raças do 9º grupo da FCI) foram criadas por razoes utilitárias !
Caça, pasoreio e guarda .... acha pouco estas opções ? Olhe que quase todas as raças estão aqui !! Dividadas em caça, guarda e pastoreio !!!
Portanto advoga a caça ?
Acha que um cão deve servir o seu propósito original e tão só?
Bem vinda ao clube do meu cunhado e de outros caçadores.
Adeus maioria dos cães pastores.
Quem os usa hoje para o pastoreio ?
Adeus raças como o Grand Danois (já não serve).
Não caço, nunca caçei, nem faz parte dos meus planos caçar algum dia!
No entanto, acho que é vergnhoso esquecermos a origem da raça, só enquanto nao achamos essa pratica correcta nos nossos dias !
E se temperamento e forma fisica de que tanto gostamos, deriva directamente dessa função (sim, se o labrador nao fosse utilizado na caça, nao seria assim como o vemos hj em dia), devemos manter essas mesmas caracteristicas na raça !

Tenho em casa, aparte dos outros, 3 cães tipo hound, e mts vezes vou para o campo com eles, só testa-los, ver ate que pontos se adaptam ...
Isto é viver uma raça ! Não é po-la a viver para nós !

Eu pessoalmente, acho extremamente vergonhoso e insultoso, ver certos cães de certas raças de trabalho reduzidos a ursos de peluche, só enquanto os donos modernistas acham certas actividades pouco eticas, ou enquanto a raça era mt energetica ou mt dominante para o "comprador comum", entao para vender mais, vamos lixar a raça !
É claro que não vamos para o campo caçar, so para dizer que os nossos cães sao capazes, mas nao vamos ter vergonha de dizer, e de prova-lo se preciso ! Existem mil e um testes de temperamento para ver se o nosso cão estão ao nivel exigido pelo estalão !
Por favor, vamos manter as raças fieis ao seu padrao inicial, com a mesma capacidade de trabalho !!

Sinceramente, entre ver uma raça extinta (pq mais ng se interessa nela) ou vê-la adulterada para servir o publico em geral, prefiro ve-la extinta !

Ter um cão, apenas como cão de companhia nao é crime nenhum, se o cão for feliz assim ! Do mesmo modo que não há mla nenhum aproveitar as suas aptidoes naturais para servir o homem, mas nao vamos adulterar a raça !
A maioria das pessoas não pensa assim.
E ainda bem para o bem destas raças.
Não pensa assim ? Para o bem das raças ?
Pelo que tenho visto, ate há umas pessoas (mas é claro, devem ser poucas) que pensam assim. Talves daqui a uns aninhos vejamos a diferença ....
Para que as pessoas vejam que tem utilidade real e não são "dinossauros" que servem apenas para consursos entre os membros de um clube de amigalhaços.
Em oposição aos donos de domingo que gostam de transformar os cães em controlos remotos ...
Por acaso sabe o que se passa nas exposições ? Sabe o que é trabalhar com uma raça ? Trabalhar com ela ? Trabalhar para ela ? Ter um estilo de vida que este "clube" obriga ? Se não sabe, tenha algum respeito ....
Já muita gente acha que ter um cão de raça pura é apenas uma atitude de exibicionismo e pelos vistos vocês dão-lhe razão.

É é, os meus de raça, só os tenho para passear ao domingo no meu descapotavel !!
Exibicionismo ? Tem certeza ? Veja bem, que pode estar enganada !

Acabo este post, citando uma grande verdade dita pela Ana S. (verdade essa que subscrevo), sobre a qual todos deviam meditar :
E já agora só mais um aparte, se tem um Labrador e se gosta da raça, não a queira transformar numa raça de cães para aquecer pantufas. Dessas já temos muitas.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pin
Membro

quarta jan 01, 2003 5:20 pm

Aisd:

Parece-me que não entendeu a 100% o que tem sido aqui dito pela Cindel ou pela AnaS,nimguém aqui está a dizer que é errado apenas ter cães para compania ,apenas se está a dizer que um cão não é um peluche ,que um cão tem instintos,e que deve ser respeitado como o magnífico animal que é.Pessoas que atribuem qualidades humanas aos cães e se negam a compreender os seus comportamentos com base nos instintos naturais da espécie erram,assusta-me imenso ouvi-la dizer que a sua cadela nunca faria isto ,nem aquilo,que a controla a 100%,esse tipo de certeza é que gera situações perigosas.
As raças de cães surgem da variedade de funções em que o cão é usado,aliando isso ao isolamento que certas zonas antigamente estavam sujeitas,e nos ultimos tempos o homem tem tentado manter as características mais importantes de cada uma ,sendo o temperamento do cão importantíssimo e está intrisecamente ligado com as funções que deram origem à raça,e agora vou-lhe dizer uma coisa ,sou contra lutas de cães ,mas sei que a característica mais importante num pit é o gameness,quando mais alto o grau de gameness mais equilibrado é o pit bull,por isso acho que quem cria pits deve ter isto em atenção,e será que tem que por os cães a combater para determinar isso? Eu penso que não ,acho que um conjunto de provas como o arrasto de pesos,o tempo que um pit aguenta a morder pendurado,velocidade,assim como outras provas que aliem a resistência física do cão à sua obstinação selecionarão os melhores e mais equilibrados.O homem não precisa de fazer nenhum animal sofrer para continuar a selecionar o temperamento dos seus cães ,e se a aisd não gosta de caça,pode ficar descansada que há outras actividades ou "jogos" que permitem manter as características dos cães.
Só mais um reparo,sabe que na fatalidade ocorrida no 11 de Setembro ,nas buscas utilizaram pits,e sabe que uma das coisas que impressionou quem os viu a trabalhar pela primeira vez foi a teimosia de querer continuar a procurar mesmo quando os terinadores os queriam por a descansar ,a obstinação desta raça é lendária.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 01, 2003 8:11 pm

Pin,

é exactamente a isso que me refiro.As qualidades dos temperamento dos cães criados para este ou aquele fim, entretanto ultrapassado, podem e devem ser utlilizadas para novos fins.
Não signfica isto desvirtuar a raça ou o cão.

Quando disse que felizmente muita gente não acha necessário que um cão de caça estava a pensar no Labrador que é o mais fantástico cão de família que eu conheço.Meigo, obediente, sociável, amigo de crianças, eu sei lá que mais !

Tenho uma "guerra" (suave) a decorrer com o meu cunhado que adora Labradores mas que os usa na caça.

Diz que é o melhor cão do mundo e nisto estamos de acordo.
Agora no usá-lo para a caça...
Aposto que o cão gostava.Eu é que não.

Eu penso que damos à nossa cadela condições para ser feliz.
Vamos muito ao campo e à praia (esta semana - todos os dias - normalmente 2 vezes por semana) e ela busca uma bolinha que atiramos, brinca com outros cães e fareja que se farta.

Passeia 2 vezes por dia (manhã 0,5 hora, tarde 1,0 hr) e tem um jardim só para ela (que se tem dedicado a destruir).

Estamos a pensar em arranjar companhia para ela.Outra cadela.
Mas ainda é só uma ideia.
Para já estamos concentrados na sua educação cívica.

Temos um modelo : o Calvin.

Queremos que ela aprenda a andar sem trela, sempre ao pé de nós.
Queremos que ela obedeça sempre, sem hesitar.
Que espere por nós à porta das lojas sem estar presa.
Que não salte para cima de toda a gente, a pedir festas.
Que não seja tão sociável com outros cães (alguns não são de fiar).

Enfim, que seja uma cadela educada.
Este processo tem avanços e recuos.
Quando nós pensamos que ela já aprendeu a não saltar para cima das pessoas, vai ela volta a fazer o mesmo.
Estou farta de me oferecer para pagar lavandarias.

Até porque não acredito em usar de violência.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 02, 2003 12:23 am

Vi recentemente, já não sei onde, mas possívelmente no Odisseia que o Labrador teve as suas origens na Terra Nova e terias as mesmas funções que o nosso cão de água.
Agora se é o mesmo que o de hoje ou se este já foi apurado para outras funções, isso já não sei, apenas trasmiti o que vi na televisão.

Em relação ao facto de o cão preso apanhar o gato solto sem o dono ter hipótese de fazer algo... acho que as pessoas que não têm cães não deveriam colocar respostas que obrigam experiência nesse assunto. Não foi apenas uma pessoa que o fez... Se acham impossivel, então peguem num cão de grande porte, e metam lá um gato por perto. Depois digam "não"! Contem os resultados ;)
E não digam que o gato não passava por perto porque muitos passam e muitos atacam.

Este não é um fórum para donos de cães, é um fórum sobre cães, mas tenham a consciência que para certos assuntos é necessário ter um cão para se poder ter a experiência necessário do que se fala. Desisti da discussão com a anokas, pois não iria a lado nenhum. Convencer uma pessoa que fala de algo que não sabe, não vale a pena simplesmente. Não critico a anokas por querer defender os gatos e outros animais indefesos, mas os animais por muito que sejam domesticados têm instintos e reflexos muito rápidos. Por vezes rápidos demais para que os possamos controlar a 100%. E nem a anokas nem ninguém, conseguiria evitar com certeza absoluta um caso como o que foi descrito. A não ser que o cão estivesse sempre com açaimo na rua, o que eu acho cruel para o animal.
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quinta jan 02, 2003 11:44 am

Aisd,

Quanto à transcrição que fez, agradeço, mas só me vem dar razão. O Retriever do Labrador é um cão de cobro de CAÇA, logo é um cão de CAÇA! Será assim tão dificil perceber isto???

"Acha que um cão deve servir o seu propósito original e tão só? "

Por não ser possível a todas as raças servirem o seu propósito original, é que foram criadas alternativas com base nas funções originais das raças. Em certos países os Labradores têm que obrigatóriamente ter superado uma prova de trabalho para poderem ser Campeões da Raça. Sabe porquê? Para garantir que a raça mantém as mesmas características. E para fazer isto não é necessário o cão caçar como antigamente fazia, até porque para isto era necessário o dono ter uma boa pontaria. ;)
Como a Aisd já mencionou, esta prova consiste em o cão ir buscar um objecto que é disparado, simulando o abate de uma peça de caça. Acha que os proprietários destes cães fazem estas provas apenas porque como não podem caçar animais verdadeiros, brincam às caçadas de outra maneira?? Não! Eles fazem estas provas para testarem os seus cães. Para beneficiarem a raça. Para garantir que a descendência destes Labradores têm as mesmas características que os seus antepassados tinham.
Acha mal???? Ou prefere que fossem seleccionados com base nos que fossem melhores cães de aquecer pantufas???

"Adeus maioria dos cães pastores.
Quem os usa hoje para o pastoreio ?"

Felizmente ainda há muitos cães de pastoreio que continuam a desempenhar esta função. Até lhe digo mais, na Alemanha ainda hoje se fazem provas de pastoreio com Cães de Pastor Alemão.

"Na sua opinião fazer de um Labrador um cão de companhia, é um crime.
O mesmo para o Serra da Estrela, Grand Danois, Boxer, etc.
Problema seu. "

Problema meu não. Problema de todos os que gostam verdadeiramente da raça. A maioria dos problemas que existem hoje com os Rottweilers e que já existiram com os Dobermann e com os Pastores Alemães deve-se ao facto de pessoas como você quererem transformar os cães de trabalho em cães de companhia.

Um cão de trabalho é também um cão de companhia. Não pense que uma coisa invalida a outra.

"A maioria das pessoas não pensa assim.
E ainda bem para o bem destas raças."

Aqui está redondamente enganada. Em cada vez mais países é obrigatório aos cães das raças ditas de trabalho terem que superar a prova de trabalho a que as mesmas estão sujeitas para poderem vir a ser utilizados na reprodução. Logo os seus "Labradores de Companhia" estarão felizmente votados à extinção.

"A função de cao de companhia não é desprezível.
Têm a ver com o equilíbrio mental e psicológico do ser humano."

Acho que aqui está a ser profundamente egoísta. Não se esqueça que o seu cão é um ser vivo. Para o seu equilibrio mental e psiquico existem médicos e comprimidos. Já pensou no equilibrio psiquico do seu cão??

"Queremos que ela aprenda a andar sem trela, sempre ao pé de nós.
Queremos que ela obedeça sempre, sem hesitar.
Que espere por nós à porta das lojas sem estar presa.
Que não salte para cima de toda a gente, a pedir festas.
Que não seja tão sociável com outros cães (alguns não são de fiar)."

BOA SORTE! Mas para fazer isto tudo acho melhor comprar um daqueles cães electrónicos. Esses é que são desprovidos de vontade própria, e podem cumprir rigorosamente todos os seus caprichos. :evil:
Responder

Voltar para “Cães”