Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jan 27, 2006 1:47 pm

Alguém precisa da receita de bilharacos (não é filhoses) à moda antiga? ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

sexta jan 27, 2006 2:13 pm

Manda vir Leo

Aaaiii... há aki cada comida nham, nham :p isto é o descalabro... 1 min de prazer na boca, o resto da vida nas ancas :|
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jan 27, 2006 2:34 pm

Doce de morango (é optimo para o verão e para a engorda ;)

Ingredientes
0.5 Kg de morangos madurinhos

1.5 pacotes de bolacha maria

2 pacotes de natas

1 colher de sopa de vinho do porto tinto.

Passa-se os morangos num passe vite( tem que ser com os furos mais grossos) ou entao bem esmagadinhos com um garfo e acrescenta-se o vinho do porto.

Parte-se as bolachas grosseiramente.

Bate-se as natas e quando estiver no ponto acrescenta-se 2 colheres de sopa açucar e mexe.

Numa taça funda começa-se primeiro com a bolacha, depois os morangos e de seguida as natas e assim sucessivamente.
A ultima camada deverá ser de nata.
Enfeita-se com bolacha ralada e uma folha de hortelã.

Vai ao frio e uns quinze minutos antes de servir vai ao congelador só para ganhar consistencia.

Editei só para dizer que os morangos podem ser substituidos por mousse de chocolate e aí é uma bomba calorica divina ;-)
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta jan 27, 2006 3:13 pm

Sim senhor... Isto tá-se a compor...
Imagem
Sempre quero ver como vai ser este Verão... A malta da Arca toda a precisar de duas toalhas... E maré cheia sempre que formos ao banho... :lol:
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 3:26 pm

:lol:
Do jeito k isto vai, vamos ter k tentar encontrar alguem + redondinho e pomos a toalha ao lado, assim não parecemos tão roliças... pelo menos desviamos atenções.
Espero nunca ver a Xena a rejeitar-me: Aaaaaaaiiiiiiiiiiiiiii... trocaram-me a dona, a minha ocupava menos espaço na cama
Imagem
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 3:55 pm

P/ nos sentir-mos um poukinho melhor... e continuarmos a comer :D

Imagem
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta jan 27, 2006 4:05 pm

Uma boa desculpa para os quilitos a mais!!!! :lol:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 4:33 pm

Óh Leo... essa dos bilharacos à moda antiga não tem nada a ver com as recheolas do Vitor :?:
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

sexta jan 27, 2006 6:35 pm

;) bem e com tanta receita boa já alguém experimentou alguma? eu este fim de semana se calhar vou fazer o bacalhau á lagareiro,ainda vou ver se tenho bacalhau,se fizer depois digo como correu a coisa :lol:
Lambidelas do chico e do massai
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta jan 27, 2006 7:19 pm

Não sou muito boa a fazer doces... mas este é bem fácil... ;)

Bolo de Iogurte

Ingredientes:
4 ovos inteiros
2 copos de açucar (tamanho de requeijão)
2 copos de farinha de trigo (tamanho de requeijão)
1 copo de iogurte natural
1/2 de xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:
Bater na batedeira, os ovos, acrescentar o açucar, o iogurte e o óleo depois de bater bem esses ingredientes, colocar a farinha e o fermento em pó.
Deixar "coser" na forma redonda com furo central no forno 180º por mais ou menos 1 hora.

Bom Apetite
;) ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sexta jan 27, 2006 8:56 pm

Olá boa noite

Bem não me queria despedir dos meus amigos sem antes e como pro metido deixar aqui a minha receita de Mousse de Chocolate, simples fácil e rápida de se fazer.

Ingredientes:

200 g de chocolate para culinária (eu uso aquela marca começada por p, e fica bom)
170 g de açucar
150 g de manteiga
6 ovos

Mete-se o chocolate a derreter com a manteiga em lume brando, enquanto isso bate-se as gemas dos ovos com o açucar.
Quando oc cholate já tiver todo derretido, junta-se às gemas e ao açucar, bate-se tudo muito bem batidinho, até formar bolinhas e quando já tiver bem batido, bate-se as claras em castelo e junta-se à mixelândia anterior, mas ousam bem junta-se, não se bate.

Agora só uma dica ;)
Esta receita é muito boa, mas se tiverem muita gente em casa, façam a dobrar porque assim como está dá para umas 4-6 taças.
Outra coisa, se fizerem com ovos caseiros façam tal e qual como lhe disse em cima, mas se fizerem com ovos do supermercado, não metam as claras todas porque senão fica muito líquida, tirem uma clara de fizerem a receita como está, ou tirei duas claras caso dobrem a receita.

E voila simples, boa, rápida e prática.
bom apititi ;)

Boa noite e bom fim de semana, malta
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta jan 27, 2006 10:30 pm

Salvo a publicidade vejam isto é de uma ideias práticas fabulosas,simples ,requintadas ,económicas enfim pode-se dar largas ao apetite que pelo que aqui vejo :oops: ,não falta.
Aqui vai www.vaqueiro.pt .
Espero ter ajudado ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jan 28, 2006 12:59 am

Okay.
Aqui vai a receita dos bilharacos. Mas aviso já que costumo fazer a olho...contudo se acharem que as quantidades são em demasia, façam contas pelos meios... ;)

BILHARACOS à minha moda ;)

Uma Abóbora entre 10 a 12 Kg
Açucar qb.
80 a 120 Grms (+/-) de farinha de trigo
12 ovos
1 colher de chá de canela em pó
1 laranja - só a raspa
1 cálice de vinho do Porto ou um bom Licor doce
Sal - só uma pitada
Óleo de fritar

Cozer a Abóbora, em pedaços, depois de descascada e retiradas as sementes e tripas.
Escoá-la e colocar no meio de um pano grande e limpo.
Fazer uma boneca (bola) com o pano, apertar bem com um cordel e pendurar com o fim do conteúdo (abóbora cozida) largar toda a água nela contida. Este processo (escoamento da água) leva mais de 12 horas.
Ir apertando o pano cada vez mais até ter a certeza que já pouca, ou preferencialmente nenhuma água, larga.

Colocar a abóbora já bem escorrida, num alguidar.
Amassar bem com as mãos até ter a certeza que ficou uniformemente desfeita em papa.
Juntar o açúcar ao gosto (sempre mais de 400 gr), a canela, o sal, as gemas dos 12 ovos (só as gemas), a raspa da laranja e um cálice do vinho do Porto ou Licor.

Mexer tudo muito bem com a colher de pau ou com uma batedeira (2 minutos) eléctrica até a mistura ficar uniforme.

Entretanto batem-se as claras em castelo, bem firmes e, vai-se adicionando com uma mão a farinha já passada num passador para não ir encaroçada e as claras com a outra mão e, aos poucos e poucos... e ir misturando SÓ com uma colher de pau, sem bater. Só misturando em círculos até estar tudo uniformizado.
(conselho: se a massa estiver muito líquida, junta-se mais farinha, o que não convém. Se estiver muito seca, junta-se mais Vinho do Porto, Licor ou se preferir, parte do sumo da laranja)

A massa tem de ficar de forma a poder-se, com duas colheres, das de sopa, uma de encontra a outra (como para os bolos de bacalhau) fazendo a forma de bolinhos e pôr a fritar sem que abram no óleo, previamente aquecido, na frigideira.
Mesmo que a massa fique escorregadia, é assim mesmo. Quando for a colocar no óleo, ela escorrega da colher, para o óleo, com alguma facilidade.
Não fritar muito. Só até ficarem dourados. Ir virando SEMPRE e SÓ com uma colher de pau. Não usar um garfo para o efeito.

Retirar do óleo, um a um e colocar em papel absorvente.
Depois é só colocar um a um numa travessa até fazer pirâmede.

Por cada camada de bilharacos na travessa, polvilhar com uma mistura de açucar e canela enquanto quentes.

Estes bilharacos duram imenso tempo sem alterar o paladar, por mais ou menos 4 dias.
Depois desse prazo, para que durem sem alteração de paladar e para que fiquem mais requintados, pode-se fazer uma mistura bêbeda de canela, açúcar, 1 colher de sopa de mel e Vinho do Porto, fervida. Depois desta mistura já estar fria regam-se, os bilharacos, com ela e colocam-se no frigorífico.

Leo
Última edição por leonildecarvalho em segunda jan 30, 2006 9:23 am, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sábado jan 28, 2006 11:24 am

XenaBastet Escreveu: Óh Leo... essa dos bilharacos à moda antiga não tem nada a ver com as recheolas do Vitor ?
Não sei. Nem nunca ouvi falar de recheolas.
Bilharacos é um doce conventual muito antigo que era tradição fazer-se pela época Natalícia, no Norte do País ;)
Este, aprendi a faze-lo, com a minha mãe e sempre fiz a olho e sempre utilizo muita abóbora para o doce dar até ao Ano Novo ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano

segunda jan 30, 2006 10:27 am

Bom dia,
Leo, eu já comi dessa filhoses, não as conhecia por esse nome nem sei a receita de cor, a minha mãe é k as faz tb a olho :oops: mas são de comer, lamber os dedos e chorar por mais.

O Vitor ou a Bita k falem das recheolas, kt a mim garanto k os bilharocos não têm nada a ver com o resto :lol: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa ;)

Desculpe Bita... não resisto, se soubesse o k me ri :lol: :lol: :lol:

Inté
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”