Bater ou não bater para educar os nossos cães: heis a questão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda jan 30, 2006 1:00 pm

Caros foristas,
Gostaria de introduzir este tópico para saber as vossas opiniões.
E já agora gostaria de saber como educam os vossos cães (através de castigo cororal, verbal, recompensa, se frquentam ou não uma escola de treino, se treinam em casa, que manuais de treino utilizam, etc).
Aguardo as vossas opiniões.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 30, 2006 1:06 pm

Repare em dois cães que vivem juntos. Repare no animal que lidera a relação. Penso que responderá à sua questão. Em determinadas alturas, sim, é preciso bater. E dai não vem mal nenhum. Não vale a pena ficar condoida, uma boa chapada nunca fez mal a ninguém.
Só bato em situações extremas, provávelmente, por isso já passei por uma situação extrema. Ou seja, se tivesse interpretado os sinais e dado logo a chapada, provávelmente, não tería chegado à situação extrema. Se é que me faço entender.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

segunda jan 30, 2006 1:33 pm

Olá,

Eu não sou muito apologista em bater, só em casos muito extremos como diz a LuMaria....
Os meus canitos entendem bem quando estou contente e quando estou zangada com eles... ás vezes nem é preciso dizer nada :lol:

O jornal para educar no inicio e depois o castigo verbal para o dia-a-dia.

Pelo menos comigo funciona! ;)
tiagocarneiro
Membro Veterano
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Contacto:

segunda jan 30, 2006 1:37 pm

Bater é muito diferente de espancar!

Convém que aqui não se diga deliberadamente que se pode bater pois logo haverá alguém que depois se sentirá no direito de espancar o seu animal.

Educar um cão normalmente é uma situação simples. Com os estímulos verbais e visuais correctos é possível ensinar tudo aquilo que é necessário.

É lógico que os cachorros, sendo animais de matilha, requerem liderança. Se formos o líder, não teremos problemas.
Tb é verdade que uma palmada no focinho (nunca no lombo) não faz mal nenhum mas muitas vezes não é necessário.

Há outro tipo de castigos que podemos aplicar que o cão tb percebe. Isolar o cão de nós é um deles e muito eficaz pois normalmente eles gostam de estar na nossa companhia.

IMPORTANTE: só deve castigar se 1º lhe tiver ensinado o que é certo ou errado. Eles não nascem ensinados.

Abraço
<strong>http://caolabrador.blogspot.com</strong><strong style="background-color: rgb(255, 255, 0);"> </strong>
yahpin
Membro Veterano
Registado: terça dez 20, 2005 8:23 pm
Contacto:

segunda jan 30, 2006 1:53 pm

A mim parece-me que uma palmadita na devida altura não faz mal nenhum desde que claro se justifique e se saiba dar! Acho que para quem possa a situação ideal será conjugar uma escola de treino com as lições bem estudadas em casa, o que passa por lêr livros relacionados com a temática e dispensar alguns minutos por dia para treinar o animal, o que no fim de contas não levará mais do que 20min ou no máximo dos máximos 30min divididos em 2 vezes por dia que é o tempo máximo aconselhado para o treino.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

segunda jan 30, 2006 1:56 pm

Olá boa tarde

Eu sou adepta de uma palmada na altura certa, mas nada que desanque o bicho.
Comprei alguns livros antes de a ir buscar, eduquei em casa, levou algumas palmadas e foi muitas vezes foi para o castigo. Tem que ser para aprenderem, mas claro sempre que façam alguma coisa positiva, há que saber ver que estão a fazer bem e dar muitas festinhas, biscostos e miminhos. :D
Beijocas
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

segunda jan 30, 2006 2:04 pm

Não me levem a mal pela comparação que vou fazer (espero não ser mal interpretada...).

Acho que o acto de educar um cão, é muito semelhante (até certo ponto) ao educar de uma criança... Portanto o bater, se for no sentido de uma palmada aplicada no momento certo, não é nada de errado (antes pelo contrário), o que não é a mesma coisa que desancar os pobres bichos a torto e a direito (e já agora com as crianças também...).

Pela experiência que tenho (canina e infantil) o reforço positivo (elogios, miminhos e alguns extras alimentares...) funciona sempre melhor do que o castigo, mas naquelas alturas em que a pachorra atingiu o limite e é preciso repôr a ordem, nada como uma boa palmada (aplicada no sítio certo...)! ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 30, 2006 2:06 pm

Nem mais trucas, disseste tudo ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
yahpin
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 2:17 pm

Pois...penso que é mesmo isso, sem correr o risco de ofender, os animais, neste caso cães têm comportamentos semelhantes às crianças...a psicologia para ambos é semelhante!
yahpin
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 30, 2006 2:17 pm

Pois...penso que é mesmo isso, sem correr o risco de ofender, os animais, neste caso cães têm comportamentos semelhantes às crianças...a psicologia para ambos é semelhante!
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jan 30, 2006 2:39 pm

os animais sabem bem quando fazem asneira. se forem alertados para a primeira asneira, sabem a seguir que não procederam bem.
bater e espancar é diferente. se for preciso bater na altura certa, só virá bem ao mundo.
um vez o max na escola, decidiu fugir para vir ter comigo. depois, mordeu o treinador. se fosse comigo, tinha levado umas belas palmadas. ele preferiu ignorar. a boa da carlota, quando o vet lhe cortou as unhas, ferrou a dentuça. levou logo. abençoado :p
anjjazul
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda jan 30, 2006 2:47 pm

Cada cão é um caso.

Pela parte que me toca nunca precisei recorrer às palmadas!

Para tudo tem que haver bom senso, educado convenientemente desde bebe, tem-se um animal obediente, que faz tudo para agradar aos donos e o tom de voz e expressão corporal, destes, fazem milagres!

Por isso para mim o bater não faz qualquer sentido!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 30, 2006 2:58 pm

Na educação de um cão, na minha opinião, o reforço positivo deve ser ser preferido em relação à punição. Algumas corrente defendem mesmo que em vez de mostrar aos cães o que Não queremos que eles façam, punindo-os quando o fazem, devemos mostrar-lhes apenas o que queremos que façam e recompensá-los por isso. Pessoalmente penso, que no meio é que está a virtude ;)
Devemos ensinar aos cães o que queremos que eles façam e recompensá-los por isso, mas também devemos mostrar desagrado quando fazem o que não queremos. E quando o que eles fazem é demasiado grave, devemos mostrar esse desagrado através da punição. Como qualquer Alfa faria, essa punição é de sobremaneira importante quando estamos perante atitudes de dominância ou tentativas claras de 'testar' a nossa autoridade como Alfas. A falta de resposta quando estamos perante uma destas atitudes vai incentivar o cão a 'lutar' pela posição de Alfa. Porque por mais que se "humanize" um cão, no seu intimo ele não vai deixar de agir como tal, e o objectivo último de um cão quando cresce, que se pretende seguro, auto-confiante e com personalidade (como eu gosto) é 'tentar' chegar a Alfa da matilha onde se insere.
Muitos conhecerão certamente cães que o conseguiram. quem não conhece um "Piruças" que manda em tudo e em todos, manda no sofá lá de casa e não deixa sequer que o dono dê um beijinho à dona? Alguns donos até acham piada ao bichinho, que faz estas coisas 'engraçadas', mas um dia ele morde numa criança e "ai coitadinho que o meu 'coisinha fofa' nunca fez mal a ninguém!! Depois lá vão ao 'psicologo' porque o "Piruças" está certamente com um trauma, uma unha encravada ou uma pestana virada do avesso, esquecem-se é que não o educaram como CÃO que é.
Um cachorro é didciplinado desde que nasce até que morre. Começa em bebé, a ser disciplinado pela mãe, que lhe dá muito amor, mas também lhe dá uns 'chega para lá" de vez em quando. Isso não passa por palmadas com jornais ou chapadinhas no focinho, mas sim por uns bons abanões no cachaço e uns 'sustos' com ladrares e rosnares bem altos ao ouvido ;)
Ms tarde, são os irmãos, e depois outros cães mais velhos que, de vez em quando, os metem no lugar. Mais uma vez, não com chapadinhas no focinho, mas sim com uns abanões e umas 'dentadas' no momento certo.
Se vierem para nossas casas, a educação tem de continuar, e como não me vejo a dar dentadas aos meus cães, lá têm de ser umas palmadas ou uns puxões de estranguladora bem dados, quando quero colocá-los no lugar e lembrá-los que ser cão é pertencer ao lugar mais baixo na matilha lá de casa.
Até hoje, nenhum se revoltou, não criaram um Sindicato e nem sequer fizeram greve de fome. Também não tive de internar nenhum por danos psicológicos ou por maus resultados escolares em função de traumas de infância ;)
Mas chamo aqui à atenção, como alguém já referiu, que bater para educar não é desancar o animal e deixá-lo com danos fisicos. Bater, é apenas para situações extremas e pontuais, em que é necessário frear determinados impetos. Bater, por exemplo, não serve para punir um animal ter feito xixi fora do jornal, ou porque o animal não deu 3 pulinhos quando nós não mandámos. Bater é, por exemplo, quando o animal nos arreganha os dentes, quando nos tenta montar ou tem outra atitude de dominância, e coisas assim do genero.
Espero ter sido claro, e que a minha opinião não vá servir de incentivo a ninguém começar a dar "pauladas" aos animais porque leu na net que assim é que se educam....hehehehe!
Cmps
Paulo C.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 30, 2006 3:21 pm

Para quem entenda que a educação passa pela agressão VIOLENTA, então muito bem. Provavelmente há quem o faça aos filhos?!
A educação passa por toda uma disciplina em que nela estão contidos o respeito mútuo, os bons exemplos, o carinho, a postura verbal e a repreensão por castigo.

A minha Doberman era um animal dominante quando veio cá para casa. Ora, como cão também o era, coube-nos a nós, donos de ambos, impôr o respeito...
Esta cadela teve uma única vez a infeliz ideia de rosnar ao dono (meu marido). Levou uns bofetões, diria mesmo uns chapadões bem dados, foi castigada por 2 dias e nunca mais se lembrou de repetir a proeza.
Se assim não tivesse acontecido, provavelmente um dia iria virar-se a nós.

O macho, Dobermann, também comeu uma travessa inteita de comida, de cima da mesa. No entanto não precisou de ser violentado. Levou uns valentes chapadões logo no momento e nunca mais tocou em nada! Não precisou de ser violentado para perceber o que fez de errado!
Que me lembra, estas foram as únicas 2 vezes em que tivemos que usar a força física, mas sem violentar!

Isto para relembrar que a educação tem de ser imposta logo aos primeiros sinais a fim de evitar situações desesperantes ao ponto de os donos não "perderem a cabeça" e tornarem-se mais animais que o próprio animal!

Bater na altura certa é uma coisa e violentar é outra TOTALMENTE diferente!!!!!!!!!

O mal é que muita gente "abafa" os males do "LULU" enquanto é muito engraçadinho... e mais tarde não se aguenta...e quando não têm estofo para eles, é pontapés, ele é paus, ele é abandonar ou mandar abater!

Enfim...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda jan 30, 2006 5:56 pm

Bater é muito diferente de espancar!

Exactamente.

Convém realçar esta frase.

Eu nunca precisei espancar nenhum cão, uma palmada na altura certa faz milagres... :roll:

O Popeye, basta um olhar para saber que em seguida vai direitinho para a casota de castigo.
Os outros são diferentes, mais arredios mas "educados". ;)
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Cães”