Ajuda -PIF? ou não

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

catw
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 3:17 pm
Localização: 1 cão, 5 gatos residentes , 1 visitante, 2 penduras
Contacto:

quarta jan 01, 2003 10:07 pm

Há uns dias atrás coloquei uma questão sobre o teste do PIF num outro forúm e recebi algumas respostas, coloco aqui 3 delas (desculpem mas não tive tempo de traduzir) :

"I have worked for a large veterinary practice and also breed cats. From what I have learned there is no one test that detects FIP. There is a test that tells if the cat was exposed to a Corona Virus, a titre, but even if the cat has a titre this does not mean the cat has FIP or even will develop FIP.

I suppose if you titre the cat for a Corona Virus and the titre is extremely elevated, additional bloodwork could be run. I believe there are other values in blood panels that COULD indicate a problem, but usually there are some sort of symptoms too."

"I'll go a step further on this FIP test business. The titer test we have available now detects a titer to Coronavirus, it is not FIP specific. *Most* cats have been exposed to corona at some point in their lives and therefore will show a titer. FIP is a mutation of a common Coronavirus. So, while all FIP is coronavirus, not all coronavirus is FIP. Most isn't.

A single titer reading in itself is not very valuable information to have. Basic vaccinations can cause an initial rise in titer. Repeating the bloodwork every few weeks (and adding in a total profile) to look for a rise or fall in the titer, total protein and globulin offers more information, but still in itself is not diagnostic of FIP. Clear as mud?"

"There is not really a reliable FIP test available. What test is available, gives false positives occasionally. It really would be a waste of money and time. Even vets acknowledge that they tend to be inaccurate."

Os testes existentes detectam a presença do coronavirus. Há centenas de coronavirus e só um é responsável pelo PIF.
A única forma de confirmar um diagnóstico de PIF 100% correcto é através de autópsia a tecidos do cérebro.

Aconselho tb a leitura do seguinte link:

http://www.vetmed.ucdavis.edu/CCAH/Prog ... onitis.pdf

Saudações felinas,
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta jan 02, 2003 9:38 pm

Mas haverá sempre quem gosta de gastar o seu dinheiro...
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quinta jan 02, 2003 11:32 pm

Acho que estamos todos mais ou menos a dizer a mesma coisa.
Todavia os dois veterinários a que fui ligaram aos testes na medida em que a Florinda aqui expõe. A minha gata esteve um longo periodo doente que não parecia dever-se apenas a uma Tinha e que não se conseguia encontrar justificação. Foram eles que o requereram e pedem que repita em Fevereiro :|
Efectivamente, mesmo com todo o grau de incerteza do teste, é exigida a sua apresentação a muitos criadores de gatos de raça antes da aquisição de um novo gato para os seus gatis. Também, mesmo os testes sendo assim tão pouco fiáveis há tantos laboratórios a executá-los (no caso da minha gata foi a faculdade de veterinária de Lisboa). Custa a crer que tanto investimento seja inútil em absoluto.
Por isso penso que serve como coadjuvante a um diagnóstico, nunca sendo por si só decisivo como diz a Florinda
Não estou a querer levantar nenhuma polémica, estou só a expor as várias vertentes desta questão.

Caneco

PS - O teste que o veterinario enviou para a faculdade de veterinária foi gratuito

[quote:ae59593388=Florinda]
Olá, Sandruska

Se isso te deixa mais sossegada, a PIF é uma doença pouco comum. Em relação a testes, é como disse o caneco: não são específicos para PIF, mas apenas indicam o contágio por coronavírus. Além disso, os testes que há são pouco fiávies, pois podem dar falsos positivos ou falsos negativos. Pelo que tenho lido em alguns sites sobre o assunto, um teste único não é indicador de nada. Seria necessário fazer uma série de testes, e, mesmo assim, o resultado não seria 100% seguro. Além disso, este teste só se costuma fazer quando os gatos apresentam sinais clínicos que levem a suspeitar dessa doença, não se fazem rotineiramente a gatos aparentemente saudáveis, como se faz com os do FIV e Felv. Na minha opinião, neste momento, fazer esse tipo de teste (PIF) é deitar dinheiro à rua. Vê lá se não estás a ser induzida a gastar dinheiro por um vet de poucos escrúpulos. Há por aí muitos vets que gostam impingir testes sem qualquer necessidade só para "comerem" dinheiro às pessoas.

Fica bem

Florinda
[/quote:ae59593388]
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

domingo jun 29, 2003 11:25 pm

Algo que ainda não percebi... PIF (Peritonite Infecciosa Felina) não pode ser testada com certeza no resultado do teste? É que no caso do meu gato, o Nero, foi-lhe feito os testes de FIV, FELV e PIF do mesmo modo, ou seja, daqueles em que é colocada uma pinga de sangue e espera-se uns minutos até que o resultado se torne visível...

Nunca me foi dito que era um teste pouco credível, mas o que é certo é que deu positivo a FELV e PIF... acabou por morrer dois dias depois de ir ao veterinário!

Como já foi referido, a maior parte dos donos de gatos não têm conhecimento acerca destas doenças e então sintomas de alerta para donos informados podem passar despercebidos por donos menos informados! Acho muito interessante esta tentativa de informação acerca destes vírus e por isso ter puxado este tópico! :oops:
Piolha
Membro Veterano
Registado: terça jun 11, 2002 9:55 pm

segunda jun 30, 2003 9:48 am

olá will!

já explikei sumariamente porke é k o teste não tem fiabilidade mas não sei em k post.....bua! vou tentar escrever outra x

enkuanto os virus do fiv e do felv não apresentam (ainda ) mutações e as doenças k resultam sejam por imunosupressão, o virus k provoca o pif é uma mutação de um coronavirus
o coronavirus não impl,ica doenças mortais ou seja provoca uma panoplia enorme de problemas todos relativamente simples de controlar
kd o virus sofre uma mutação pode tornar-se mais "mauzinho" e provocar a dita peritonite
o teste só peskisa se houve ou não algum contacto com o coronavirus não kerendo dizer se vier positivo k´se trata da mutação k provoca peritonite

fui clara??

o diagnostico de pif não se pode basear só no resultado do teste, tem k se juntar a clinica e se esta for compativel e o teste for positivo entao a probabilidade de haver mesmo pif é grande
pode-se peskisar o coronavirus tb nas fezes, no likido cefalorakidiano, etc, mas ficamos na mesma isso diz-nos k há coronavirus

o diagnostico definitivo é por necropsia

tive uma bebe k não crescia estava sempre com diarreia tinha uma barriga enorme, enfim clinicamente ao fim de 1 mes de investigação parecia tratar-se de pif, fez o teste e deu negativo
mas o resultado da necropsia confirmou k morreu de PIF
ou seja num estadio mt avançado o teste pode dar negativo....

espero não me ter baralhado na explicação
piolha
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jun 30, 2003 2:01 pm

Olá

A Amélia tirou sangue à bocadinho para fazer o teste da PIF em Barcelona (segundo me disse a vet é mais rápido), daqui a uma semana sei o resultado.
mas a Amélia só tem febre, mais nada...

Beijokas
kathleen
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jun 30, 2003 2:01 pm

Olá

A Amélia tirou sangue à bocadinho para fazer o teste da PIF em Barcelona (segundo me disse a vet é mais rápido), daqui a uma semana sei o resultado.

Beijokas
kathleen
Kathleen
Membro Veterano

segunda jun 30, 2003 2:03 pm

Olá

Beijokas
kathleen
Kathleen
Membro Veterano

Olá

Beijokas
kathleen
Kathleen
Membro Veterano

Olá

Beijokas
kathleen
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

segunda jun 30, 2003 2:40 pm

Olá a todos,

a minha Olívia apresentou no início do ano uma diarreia (....se calhar não era exactamente diarreia, mas fezes bastante maformadas, que duraram mais de 1 mês). Na altura fizemos todos os tratamentos habituais como a desparasitação interna, que faço sempre com o Drontal e posteriormente fomos utilizando a medicamentação consoante a bactéria que se achava que poderia causar o problema, alteração de alimentação para ração hipoalérgica e posteriormente "programa intestinal". Como a situação se prolongava, acabámos por fazer uma colheita de fezes e enviámo-la para um laboratório de análises veterinárias, em que se obteve o resultado cerca de 1 semana depois.
Entre os testes estava o do Coronavírus, cuja mutação pode causar a PIF (Peritonite Infecciosa Felina). Pelo que depreendi na altura, embora eu tivesse muito medo do resultado, a veterinária nunca colocou essa hipótes, pois a PIF quando surge desenvolve-se num muito curto espaço de tempo. Se uma pessoas se atrasa a levar o animal ao veteinário no próprio dia em que o animal apresenta os sintomas, e só pensa ir no dia seguinte, arrisca-se a já não ter gato na altura.
Felizmente a Olívia não tinha nada disso, as análises laboratoriais deram todas negativas a agentes patogénicos e ao fim de um tempo as fezes voltaram à boa e velha forma. Foi um mistério não solucionado, mas tudo acabou bem....que é o que se pretende.
Sandruska
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 4:30 pm
Localização: um gato e duas gatas - Sebastião, Carlota e Pantufa e a Clara (Golden Retriever)

segunda jun 30, 2003 4:11 pm

Olá a todos,

Já há algum tempo que cá não vinha e foi com surpresa que encontrei uma mensagem minha com alguns meses na primeira página do Forum.
Faço-vos o balanço da minha história. Segui o conselho do Vasco e consultei outro veterinário. O acompanhamento da Pantufa foi radicalmente diferente. Todos os testes foram repetidos e o teste do PIF foi feito através das fezes. Pelo que percebi das vossas mensagens não terá sido bem um teste do PIF mas do coronavírus que poderá ou não derivar em PIF. Esse teste foi gratuito e deu negativo enquanto o teste ráido realizado no veterinário anterior, mesmo antes do tal teste que iria para Barcelona, tinha dado positivo.

A Pantufa quando chegou ao segundo veterinário estava cheia de parasitas intestinais, tinha tinha e ao que tudo indica tinha e tem asma e alergia a uma série de coisas. Plantas, arroz, batatas, beterraba, soja, etc. Está neste momento a seguir uma alimentação - ração seca da royal Canin linha vet - para alergias alimentares, toma um broncodilatador diariamente e está ainda a fazer o tratamento contra os fungos. Mal este tratamento termine passamos à vacinação.

Como imaginam já gastei uma pequena fortuna mas vale a pena. é uma gata meiga, bonita, brincalhona e já há algum tempo que não tem ataques
(lagarto, lagarto, lagarto).
Tenho muito que agradecer à equipa de veterinários que a tem seguido e muito especialmente à dra Marta, cujo carinho e dedicação não têm preço. Nós sentimos e os animais também.
Espero que a Pantufa passe comigo e com a minha família longos anos, felizes e com muita saúde.

Cumprimentos.
Sandruska
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 4:30 pm
Localização: um gato e duas gatas - Sebastião, Carlota e Pantufa e a Clara (Golden Retriever)

segunda jun 30, 2003 4:17 pm

Olá a todos,

Já há algum tempo que cá não vinha e foi com surpresa que encontrei uma mensagem minha com alguns meses na primeira página do Forum.
Faço-vos o balanço da minha história. Segui o conselho do Vasco e consultei outro veterinário. O acompanhamento da Pantufa foi radicalmente diferente. Todos os testes foram repetidos e o teste do PIF foi feito através das fezes. Pelo que percebi das vossas mensagens não terá sido bem um teste do PIF mas do coronavírus que poderá ou não derivar em PIF. Esse teste foi gratuito e deu negativo enquanto o teste ráido realizado no veterinário anterior, mesmo antes do tal teste que iria para Barcelona, tinha dado positivo.

A Pantufa quando chegou ao segundo veterinário estava cheia de parasitas intestinais, tinha tinha e ao que tudo indica tinha e tem asma e alergia a uma série de coisas. Plantas, arroz, batatas, beterraba, soja, etc. Está neste momento a seguir uma alimentação - ração seca da royal Canin linha vet - para alergias alimentares, toma um broncodilatador diariamente e está ainda a fazer o tratamento contra os fungos. Mal este tratamento termine passamos à vacinação.

Como imaginam já gastei uma pequena fortuna mas vale a pena. é uma gata meiga, bonita, brincalhona e já há algum tempo que não tem ataques
(lagarto, lagarto, lagarto).
Tenho muito que agradecer à equipa de veterinários que a tem seguido e muito especialmente à dra Marta, cujo carinho e dedicação não têm preço. Nós sentimos e os animais também.
Espero que a Pantufa passe comigo e com a minha família longos anos, felizes e com muita saúde.

Cumprimentos.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda jun 30, 2003 11:09 pm

Olá Sandruska! :)

Ainda bem que tudo correu pelo melhor com a sua gatinha! :)

Aqui fica bem patente que não nos podemos "pegar" a um só veterinário... que nada melhor, quando existem dúvidas, que procurar uma segunda opinião! ;)

Quando puxei este tópico, o objectivo foi alertar para o perigo deste vírus... PIF, que muitos desconhecem!

É importante que quem tenha gatos ou possa vir a ter tenha conhecimento destes vírus, FIV, FELV e PIF!
Responder

Voltar para “Gatos”