Olá,
Bem, como muita coisa também o peso do animal é relativo.
Eu não tenho conhecimento de nenhuma tabela de pesos que "funcione" para todos os gatos, porque um dos factores que influenciam esta característica é a sua raça.
Dos 3 gatos que tenho, o Ulisses que é o rafeiro, embora 6 meses mais velho, é um meia leca com pouco mais de 3 kg. Os gémeos Zeus e Eros por serem de outra raça só por escassas gramas é que ainda não atingiram os 5kg.
Quando li a primeira vez um curto artigo numa revista sobre a raça dos gémeos, mentalmente agradeci terem-me dado a informação que eles chegariam aos 10kg, porque antes de o saber também já andava a ficar um pouco cismada com o seu crescimento!

Ou melhor, andava a perguntar-me quem lhes punha adubo?
E, no entanto, os meus 3 gatos são perfeitamente saudáveis, inclusivé no que respeita ao peso.
Acho que isso das caixas de ração é uma tentativa de padronizar a coisa, só para que as pessoas tenham uma noção de peso e medida. Mas nunca será possível fazê-lo porque muitas raças são singulares.
Mas o mais importante é que não importa se um gato pesa 3 ou 5 kg, importa é que seja saudável. Isso cabe ao dono ir vendo se o seu bichinho tem sinais de ser magrinho ou gordinho de mais, se come, etc, e a ajuda do vet é importante para retirar as dúvidas.

ulisseia