Técnicas para 2 gatas se darem bem?! Existe?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
calitas
Registado: terça jan 31, 2006 12:45 pm

terça jan 31, 2006 12:57 pm

Meus amigos:

Tenho uma gata persa com uma personalidade muito muito forte.
Como vivo numa região de montes e vales, recentemente uma gatita atropelada foi-me parar a porta em sofrimento, durante a noite. Ao despejar o lixo, não me pude conter: agarrei nela e levei-a de urgencia ao Vet.
O Vet não lhe deu esperanças nenhumas, alias, ja tinha sangue no pulmao, ja respirava muito mal, a sua temperatura não era possivel detectar por ja ser muito baixa.
Por milagre, no dia seguinte estava "esperta"... e eu tive de a levar para casa. Já não a vou por na rua como é obvio, ja a adoptei.

A minha questao é: a minha gata persa barafusta muito ao ver a outra piquena e tenta ataca-la. Que tecnicas posso usar para elas se darem bem e por ambas a solta em minha casa?

Obrigado! :oops:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jan 31, 2006 1:14 pm

Olá, antes de mais, parabéns pela adopção ;)

Na minha opinião o que resulta melhor é deixá-las definirem espaços. Não fazer intromissões nos protocolos felinos. Claro que se brigarem feio terá que intervir, mas provavelmente isso não irá acontecer. Há quem defenda separá-los por exemplo, pessoalmente nunca o fiz. Mas aguarde, mais dicas virão.

A minha dica é, tratar as duas de igual forma. Nunca defender nenhuma delas perante qualquer situação menos amigável e deixá-las andar nas bufadelas e nos bailados. Intervir só se necessário, caso contrário, manter o dia a dia, para mostrar a uma que tudo está na mesma e à outra, para apresentar as regras da casa.

Mais uma vez parabéns e boa sorte ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tusca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 21, 2005 11:05 am

terça jan 31, 2006 2:40 pm

Parabéns pela adopção! :D
vivi essa mesma situação há 3 anos atrás, qd vi o um gato a ser atropelado, (o meu sebatião)n me contive e... hoje é o gato mais "maricas" q conheço! :lol: :lol: :lol:
Eu já tinha a minha menina, q era o ai jesus, e claro qd viu o sebatião lá em casa era sopradelas de meia noite (como o meu pai dizia parecia q estava gaga :lol: :lol: ;) :p )
nunca fechei nenhum, mas estive sempre por perto até durante as noites, pq dormiam e dormem no meu quarto. Nunca me intrometi nos "assuntos deles" nem tomei partido de nenhum dos 2 e resultou!
hoje n podem viver um sem o outro! ;) :D :D
calitas

quarta fev 01, 2006 3:12 pm

Pois é meus amigos... Ontem a shakira persa, ia atacando a Nita (rafeira).
Ia havendo sangue.... Tive que as separar. A Persa é grande e a outra é pequena! Vou ter de pensar em estratagemas para elas se entenderem... Entretanto se forem tendo ideias, agradeço que as ponham aki!

Baciiiii a todos.
Obrigada.

Ps- vou tentar postear aqui as fotos das duas... Mas ainda nao percebi bem como isto funciona. :)[/img]
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta fev 01, 2006 4:48 pm

Estou à espera de um bebe p/ fazer companhia à Xena, como ela tb é a rainha da cocada, já aki li p/ separar os dois p/ sentirem o cheiro atravez da porta ate se habituarem e ir trocando as mantinhas dos dois. Juntá-los inicialmente, só na sua frente. Eu é o k vou fazer. Espero sair-me bem e espero tb k as suas meninas se adaptem rapido.
Boa sorte
Deuziana
Registado: sábado fev 04, 2006 3:08 am

sábado fev 04, 2006 4:14 am

Novos Bebes, eis a questão!
Bom, meu nome é Deuziana, moro em São Paulo/Brasil. Sou protetora por aqui, tenho 35 gatos, ja doei mais de 150! Portanto, aqui vai a minha dica: Começe do zero. Ponha a nova Gatinha, no banheiro (água, comida e areia), não faça novas apresentações por enquanto. Espero pelo menos uma semana! Aqui faço tratamento com Florais de Bach, usando geralmente o Rescue + Holly diluidos em água mineral (sem conservantes) e conservar na geladeira! Pingue 4 gotas, 4 vezes ao dia na boquinha de cada uma, sempre separadas. Ou pingue diretamente na água de beber, 16 gotas ao dia, trocando água todo dia! Vá fazendo apresentações aos poucos, e durante as apresentaçãos, brinque com elas, com bolinhas de papel. As brincadeiras afastam a sensação de intimidação! Em 3 ou 4 semanas, estarão se lambendo!
Beijos
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 04, 2006 10:54 am

Bom dia calitas.

Só se deve e nem sempre, deixar os gatos defenirem o seu território quando estão em forma de igualdade. Isto é: quando são mais ou menos da mesma idade, quando são todos saudáveis e quando são de tamanhos idênticos.
Quando há a situação (o seu caso) de haver um dos animais que está fragilizado por doença, nunca se devem fazer ou tentar apresentações aos outros (saudáveis) pois o que está doente está em TOTAL desvantagem e os outros sabem muito bem disso!
Por vezes, uma atitude dessas, de haver um gato doente, esse chega a ser rejeitado definitivamente pelos outros!

Portanto e ainda por cima como tem uma Persa territorial, nunca o deveria ter feito...mas sim colocá-las separadas em divisões diferentes da casa.
Deixe que se cheirem por algum tempo por debaixo da porta e até a que está doente recuperar...!
Depois da TOTAL recuperação do animal, comece por trocar as matinhas delas... para que uma possa identificar melhor o cheiro da outra até a sua se ir acostumando à presença da "intrusa" ;) e a doentinha aceitar a identificação da Persa ;)

Depois comece, aos poucos e poucos a fazer então as apresentações ao vivo mas SEMPRE a supervisoná-las para que não entrem em luta.
Provavelmente vão bufar uma à outra o que é muito normal. Mantenha-se calma para não transmitir nervosismo às duas.
Se por alguma razão se pegarem em luta, tenha à mão uma lata com moedas ou objectos metálicos que até podem ser chaves, e atire-a para perto delas que vai ver que se despegam dessa luta imediatamente.
Nunca tente separar gatos em luta com as suas próprias mãos. Pode ficar ferida com marcas permanentes....!

Parabéns pela adopção da "doentinha" e vá dando notícias.
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda fev 06, 2006 2:38 pm

Leo, eu vou seguir à risca esses conselhos.

Deuziana, o k é o tratamento com Florais de Bach e p/ k serve realmente? Quais as vantagens. Nunca tinha ouvido falar de tal.
calitas

segunda fev 06, 2006 3:15 pm

Obrigada a todos pelas vossas ideias e intervençoes interessantes.

A gatita rafeira (a doentita) ja esta bem melhor (deixou de tomar medicamentos) e esta 4.ª feira vai ao vet para se verificar se estará tudo bem para iniciar a vacinação.

A persa, continua a bufar e a cuspir para ela... Mas acho k ja se vao adaptando melhor (de salientar que nunca as pus juntas. a persa anda pela casa toda e a outra permanecia no quarto de visitas fechado, com caminha, areia, agua, leite, comida todas as condiçoes necessarias). Só as junto quando estou em casa e entao controlo as duas, para ver se não se pegam... Ate porque enquanto a persa faz muito barulho de chateada a outra faz ronron.... ou seja, a ex-doentita nao acede À violencia da persa e isso pode ser um factor bom: uma é a mandona e a outra a submissa. :)

Obrigado a todos. Vou dando mais noticias. Beijinhos!!!
calitas

segunda fev 06, 2006 3:18 pm

Há!!! De salientar k adicionei as fotos das duas no meu album k dentro de 48 horas tlz esteja disponivel. Para quem as quiser ver, estejam a vontade. :)

Obrigada mais uma vez.
Lucitea
Membro
Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm

terça fev 14, 2006 10:43 pm

Calitas,

Não Consegui ver as fotos no seu album :(

Parabens pela adopção! ;)
mabastos
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 11:48 pm

quinta fev 16, 2006 12:03 am

Olá a todos,
por acaso estou a passar uma situação semelhante. Tenho uma gata hiper mimada há 2 anos, a Nala, e ontem trouxe para casa um gatinho amarelinho (ainda ñ tem nome) q encontrei na rua com cerca de 5 meses e meio. A Nala quando o vê bufa e rosna e já lhe chegou a dar uma palmadinha...ela é muito ciumenta...deixou de fazer rom-rom e não me dá mimos nenhuns :(
Hoje fui á veterinária e perguntei-lhe qual a melhor maneira de eles ficarem amigos e ela disse para ñ fazer festinhas á Nala quando ela tá sozinha, para ñ a compensar e só devo brincar quando eles tiverem juntos; pois assim ela associa estar c/ o gatinho a brincadeira e a festinhas e ñ a coisas más... :D
Vou fazer a experiência...

Miaus
Inês
mabastos
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 11:48 pm

quinta fev 16, 2006 12:03 am

Olá a todos,
por acaso estou a passar uma situação semelhante. Tenho uma gata hiper mimada há 2 anos, a Nala, e ontem trouxe para casa um gatinho amarelinho (ainda ñ tem nome) q encontrei na rua com cerca de 5 meses e meio. A Nala quando o vê bufa e rosna e já lhe chegou a dar uma palmadinha...ela é muito ciumenta...deixou de fazer rom-rom e não me dá mimos nenhuns :(
Hoje fui á veterinária e perguntei-lhe qual a melhor maneira de eles ficarem amigos e ela disse para ñ fazer festinhas á Nala quando ela tá sozinha, para ñ a compensar e só devo brincar quando eles tiverem juntos; pois assim ela associa estar c/ o gatinho a brincadeira e a festinhas e ñ a coisas más... :D
Vou fazer a experiência...

Miaus
Inês
Responder

Voltar para “Gatos”