Desculpe lá aisd, mas aqui não tem razao nenhuma.AnaS,
você não sabe tanto disto como pensa.
Uma coisa é a clasiificação dos cães outra é a sua história.
Qualquer livro sobre Labradores (e há n, até nos super) lhe conta a origem da raça como eu lhe contei.
Até há um que diz que é resultante de cruzamentos de cães levados pelos portugueses com cães locais (o Terranova).
A tal prova de trabalho (também encontra em qq livro) consiste em ir buscar o boneco (uma espécie de salsicha insuflável) ao meio da água
e trazê-lo sem o rebentar.
A classificação foi feita segundo a utilidade mais importante dos cães à altura, não têm nada a ver com a sua história.
Como hoje o Labrador tem como principais ( mais importantes) utilidades a de guia de cegos e tracejador de droga, talvez me venha dizer que não existem esses cães porque não hé uma classificação (grupo k) para guias de cegos e (grupo W) tracejadores de droga.
Caso não saiba, a classificação (pela FCI, como a Ana referiu) mostra os cães agrupados consoante o seu tipo de função ancestral ou original. E esta mesma função original está intimamente ligada à origem da raça.
E será esta mesma função, que no meu ver, temos e preservar hoje em dia, já que foi "ela" que deu à raça o que mais gostamos.
Como deve saber, a origem de muitas raças continua na escuridão, havendo inclusive muitas teorias paa uma unica raça, no entanto, uma coisa é certa, na classificaçao da FCI as raças estão organizadas pelo seu tipo de funçao ancestral ( e consequentemente historia)
O cão que a aisd fala da terra nova poderá ser um ascendente do labrador, mas nao o proprio labrador. Inclusive, acho que é ponto aceite, que na Terra Nova havia dois tipos de cães com paixao por agua. Um de aior porte, que deu origem ao Câo da Terra Nova, e um mais pequeno que poderá ter influenciado na criação do labrador. No entanto, o labrador foi criado sim senhora, para a caça !
Não necessariamente para matar o animal ou apontar, mas para recuperar o animal depois de morto pelo caçador. Daí vem o nome Retrivier ( que significa "cobro"). Ou seja, é um cão de cobro de caça perdida. Se reparar todos os outros 6 retrivier têm a mesma utilização na caça. Nã tem nada a ver com ajudar a pesca nem nada que se pareça ...
E de que modo que é que o cão tem o instinto de ir buscar a peça ? Sabe por quê ? Pelo instinto de presa ! Instinto de ir agarrar tudo o que move. Refira-se que os cães de caça (seja de cobro, de agarre, hounds ...) são, em geral, os que têm este instinto mais desenvolvido.
Por isso, sim senhora, o Labrador Retrivier é um cão de caça, mais especificamente, um cão de cobro.
A tal prova de trabalho (também encontra em qq livro) consiste em ir buscar o boneco (uma espécie de salsicha insuflável) ao meio da água
e trazê-lo sem o rebentar.
E ? Só prova o que ja foi dito aqui ...
Como já referi, foi feita de acordo com a função original ! E caso não saiba, o temperamento do seu labrador, a forma do seu corpo deve-se a essa função original ! Por isso, agradecia-lhe mais respeito como trata este assunto ...A classificação foi feita segundo a utilidade mais importante dos cães à altura, não têm nada a ver com a sua história.
Depois queixam-se quando à cães sem temperamento ...
Mais importantes ? Mais importantes que as funções desempenhadas na altura ?Como hoje o Labrador tem como principais ( mais importantes) utilidades a de guia de cegos e tracejador de droga, talvez me venha dizer que não existem esses cães porque não hé uma classificação (grupo k) para guias de cegos e (grupo W) tracejadores de droga.
Não seja ridicula ... isso são funções adaptativas. Ou seja, o Homem pegou na capacidades dessa raça, o labrador (como fez com mts outras), capacidades essas derivadas do seu uso no cobro da caça, e adaptou-o a essas funções ... Por isso, de novo, mais respeito com este assunto ...
Se quiser, criar uma nova raça usando o labrador e especializa-los (mas especializar mesmo) nessas funções, condicionando sua estrutura e temperamente, aí logo falamos .... Se bem, que o caminho que vejo para o labrador tomar, nao deve faltar mt para aparecer tais variações ....
Por isto tudo, não venha falar do que não sabe ....