Novo por aqui, e acho q preciso de mta ajuda ainda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
tiagobarreira
Membro Júnior
Registado: quarta fev 01, 2006 1:36 am

quarta fev 01, 2006 9:43 am

Bons dias.
Tenho o meu aquario (15litros... 350x200x260) a cerca de 1 semana e so depois de o comprar e de o montar é que comecei a ler foruns, site, artigos, etc etc e plo que vi ja fiz muitas, muitas, mas mesmos mtas asneiras, desde ter colocado os peixes 24h depois de ter iniciado a filtragem da agua sem que o filtro tenha ainda criado as tais bacterias para a decomposiçao dos elementos toxicos da agua. Outro erro grande foi terem dito q aguentava 4 ou 5 peixes... os quais sao 2 peixinhos laranja (os comuns em varios aquarios, goldfishes penso eu) um Telescópio e um que a senhora da loja disse o nome mas agora nao me recordo. é um branco com a cabeça vermelha/laranja. e comprei tambem um limpa fundos... que se aguentou ate hj. hj quando acordei de manha tava de costas... fiquei bem chateado.
Ou seja 4 peixes para 15 litros de agua.... sera que ta mto povoado o meu aquario? Um limpa fundos para agua fria.... ele aguentou-se mas sera que nao dava mais se tivesse so metido ao fim de 30 dias como tenho lido para haver suf materia organica no fundo para ele se alimentar?
Agora em relaçao ao filtro (o comum filtro de biologico de fundo que plo que li é o mais barato mas ja nao se usa) e a bomba... A bomba é uma externa que faz um barulho bem chato e que custa ignorar quando quero dormir... para 15L uma bomba dentro de agua... aconselham? qual?
Filtro.... os filtros externos nao precisam de bomba de agua? para 15L chega um filtro "interno" ne? se souberam... qual devo comprar agradecia mto.
Ja que tou nas duvidas... Tou a pensar mudar um pco a "estrutura" do aquario em termos da decoraçao, gostava de colocar mais pedras no fundo do aquario para plantar mais plantas... que acham? vale a pena certo? Plo que li plantas ajudam na "melhoria" da agua...
Por enquanto sao as perguntas que me lembro, mas em breve vao surgir mais....
Parace que os meus peixes.... nao se vao safar... sera?
ah ja agora... posso daki a uns dias comprar outro limpa fundos? é para agua fria.... ou aconselham outro tipo de peixe que ajude na "fascina" do aquario?
Obrigado a todos e a quem me ajudar a entrar neste mundo bem giro!
nomadsoul
Membro Júnior
Registado: sábado jan 28, 2006 11:48 am

quarta fev 01, 2006 12:15 pm

Olá. Seja bem vindo á aquariofilia. Infelizmente o que vc fala é verdade. Muitas lojas aconselham mal com o único objectivo de vender. Agora vou dar 2 dicas para vc orientar sempre:

1- Quanto maior é o aquário, + facil é mantê-lo. Quanto mais pequeno acredita que é bastante mais dificil.

2- Peixes: 1 cm de peixe por cada litro de água.

Ou seja, o seu aquário leva no máximo 15 cm de peixes, +/- 2 peixes. Como tem pouca água ela facilmente polui e sofre variações rapidamente. Mesmo as mudas de água afectam sempre os parametros da água.

Uma coisa que vc pode fazer é adicionar um produto que ajude a estabilizar a água mais rapidamente. Numa loja boa de animais vc encontra facilmente. Isto para salvar o que vc tem. Se não usar deve mesmo esperar antes de introduzir os peixes.

Quanto ao filtro vc encontra tb um filtro + pequeno e silencioso. Uns 7 euros devem chegar.

Quantos ás plantas eu no seu lugar colocava, mas pouco para haver espaço para eles nadarem.

Uma sugestão: Gastando em peixes, acessórios, medicamentos, etc. Com esse dinheiro vc praticamente comprava um aquário em kit bem maior e dava-lhe menos problemas a manter. Eu uso um um pouco maior que o seu para maternidade.

Dá noticias

Abraço
tiagobarreira
Membro Júnior

quarta fev 01, 2006 1:09 pm

Obrigado pela resposta a qual vem no contexto de tudo que tenho lido sobre peixes, 1cm/L pois.... eu tenho 4... e ja tive 5... e eu a pensar k o aquario servia bem e afinal é tao pequeno. Vc tem peixes de agua "temperada" certo? (~25º)... certo? Mas eu se fosse agora comprar um novo aquario... ia gastar algum dinheiro ainda... afinal de contas este so trazia uma bomba de agua um filtro biologico e ja custou aprox 45euros... nao foi mto caro mas ainda é bastante dinheiro... talvez n tenha sido uma "boa" compra em termos de preço/qualidade.
ja agora para uma pessoa que iniciou agora voce aconselha peixes de agua fria ou de agua "quente"? e ja agora um aquario no minimo de quantos litros?
Obrigado
nomadsoul
Membro Júnior

quarta fev 01, 2006 2:50 pm

Bem, os meus peixes são todos viviparos, Guppys, Mollys, Plattys e Espadas. (excepto uma cobra Kuli 1 betta e 4 neons). Tenho o aquário com a temperatura a 26º, que vou vigiando todos os dias. Nota que no Verão desligo o termostato, pois é desnecessário. Bem, pelo que vc pagou, dava seguramente para um de 70 litros reais com tudo incluído. Conheço um assim. Mas...tá gasto, tá gasto. Acredito que + para a frente vc vai acabar por se apaixonar pelo hobby e acaba por juntar $$ para arranjar um aquário mais espaçoso. Sobre o tipo de peixe q vc devia meter é dificil dizer. Eu pessoalmente aprecio os que tenho. Os de agua fria se pensar bem acabam por ser um bocadinho grandes para o aquário que tem. Por outro lado os viviparos reproduzem-se facilmente e rapidamente vc tem uma data de peixes e aí é que são elas com o tamanho do aquário. Eu talvez colocasse 2 Guppys macho ( +/- 6cm) e 1 Platy (+/-4cm) e 1 Corydora (+/- 5cm), que sempre ajuda na limpeza.
Enfim são apenas opiniões.
Depois diga o que decidiu fazer
tiagobarreira
Membro Júnior

quarta fev 01, 2006 5:41 pm

Ola de novo.
Comprei um filtro interno para o meu aquario... e tirei parte do filtro biologico espero que assim melhore a qualidade do meu aquarioos meus 4 peixes tem bem activos neste momento... a remexer o fundo, espero que isto seja bom sinal claro. nao sei se ja falei ou nao... em relaçao aos meus 4 peixes sao eles 2 gold fish (julgo que é este o nome para os peixes laranjas mais vulgares que se vêm por ai) um Telescopio preto e um peixe que nao me recordo o nome que a senhora deu. este é branco e tem um lista vermelha na cabeça (tbem tem 3 caudas como o telescopio. Mas acho mesmo que se um dia todos morrerem começo de novo mas com peixes de agua mais temperada. Ha especies bem pequenas que nao crescem mto certo? visto que o aquario é pequeno ate que era uma boa ideia para breve. Que me diz?
Obrigado pelo apoio.
Tiago
tiagobarreira
Membro Júnior

quarta fev 01, 2006 5:46 pm

Ola de novo.
Comprei um filtro interno para o meu aquario... e tirei parte do filtro biologico espero que assim melhore a qualidade do meu aquarioos meus 4 peixes tem bem activos neste momento... a remexer o fundo, espero que isto seja bom sinal claro. nao sei se ja falei ou nao... em relaçao aos meus 4 peixes sao eles 2 gold fish (julgo que é este o nome para os peixes laranjas mais vulgares que se vêm por ai) um Telescopio preto e um peixe que nao me recordo o nome que a senhora deu. este é branco e tem um lista vermelha na cabeça (tbem tem 3 caudas como o telescopio. Mas acho mesmo que se um dia todos morrerem começo de novo mas com peixes de agua mais temperada. Ha especies bem pequenas que nao crescem mto certo? visto que o aquario é pequeno ate que era uma boa ideia para breve. Que me diz?
Obrigado pelo apoio.
Tiago
tiagobarreira
Membro Júnior

quarta fev 01, 2006 5:46 pm

Ola de novo.
Obrigado pelo apoio.
Tiago
nomadsoul
Membro Júnior

quinta fev 02, 2006 11:29 am

Penso que sim. Agora toca a tratar de manter esses bem de saúde. Qualquer coisa, disponha.
Responder

Voltar para “Peixes”