Bater ou não bater para educar os nossos cães: heis a questão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda jan 30, 2006 8:19 pm

a verdade é que o comportamento do max não tem nada a ver com o da carlota. como ele é um cão "difícil", ando sempre de olho nele. é bastante obediente. a doce carlota anda muito à rédea solta. é uma orelinhas moucas. eles não têm culpa da dona que lhes saíu na rifa :p
anjjazul
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

terça jan 31, 2006 3:16 am

Isso do bater tambem tem a ver com o temperamento dos cães,por exemplo as raças terrier são terriveis. Eu tenho um yorkshire terrier e um west highland white terrier e foi muito fificil habitua-los a fazer necessidades na rua devido á sua teimosia.No caso do york bastava uma palmada que chegava pq com aquele tamanho dele mais que uma estoirava :lol: mas o west ja foi o cabo dos trabalhos ja tem mais corpo para bater ele agora tem 8 meses e só á um mês é que entendeu que xixi e cócó é na rua. Eu batia-lhes quando eram apanhados em flagrante para ver se entendiam melhor. Hoje em dia pedem para ir á rua e são um doce super meigos e nada de traumas :lol:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jan 31, 2006 9:51 am

Eu não sei muito bem qual é o entendimento geral de "repreensão violenta". Se repreensão violenta é pegar num pau e desancar um cão, deixando-lhe marcas fisicas mais ou menos graves, então sou totalmente contra a repreensão violenta. Aliás, estou a ver pouquissimos motivos para alguém "são" querer desancar um cão! Teria de ser algo de sobremaneira grave que, nesse caso, mais depressa ponderava em eutanasiá-lo.
Agora se "repressão violenta" for "bater" no cão, e isso ser entendido apenas como uns bons cascudos, ou uns puxões bem dados no estrangulador, ou, como a Leo disse, uns bons bofetões ou chapadões bem dados, então acho que, no momento certo, só se ganha por agir.
Acho que a questão deste tópico é o contraponto entre o uso exclusivo do reforço positivo ou o uso da repreensão com castigo fisico. Não creio que, ninguém na posse de todas as suas faculdades mentais, bata gratuitamente e de forma violenta nos seus animais. Quem o faz só pode estar perturbado mentalmente!!!!! Agora, violência gratuita à parte, não creio que o reforço positivo chegue SEMPRE. Pode haver situações, ou cães, que não vão lá apenas com biscoitos e festas, como já disse.

Cumps
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

terça jan 31, 2006 2:01 pm

eu ás vezes farto-me de rir com as teorias que vêm nos livros sobre a educação dos cães quando dizem para não lhes bater,para pegar num jornal e bater de lado no chão para fazer barulho e gritar NÃO.Pois tou a imaginar uma situação do genero,um cão a fazer uma asneira e nós e pensar não acabes a tua asneira que tenho de ir ali buscar um jornal para te assustar. E que não se deve bater com a mão pq o cão depois tem medo da mão quando queremos fazer festas,tretas...
Pq eles vêm bem a nossa cara quando estamos a fim de lhe dar umas estaladas ou umas festas .
Sempre dei umas palmadas quando necessário e no entanto os meus cães adoream festas.
Quanto ao medo da mão aí ja tem a ver se o cão leva uns estalos qd faz asneiras ou se é agredido a toda a hora mesmo que não tenha feito nada
book
Membro
Registado: sexta dez 30, 2005 5:58 pm

terça jan 31, 2006 4:11 pm

eu nao gosto de ver um cao a apanhar?(mas quem gosta) mas se ver q e necessario nao tem mal nenhum mas quando dou uma palmada na minha cadela dou-lhe sempre por baixo do focinho visto q o q vem de cima sao FESTAS :p
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 31, 2006 6:32 pm

dou-lhe sempre por baixo do focinho visto q o q vem de cima sao FESTAS
que sorte. se eu fizesse isso ao max, além de um ponto no dedinho, tinha de lever uma prótese :p agora, "palmadinhas", ele gosta por baixo do focinho, por cima, no lombo....onde calha :D
anjjazul
mimivieira
Membro Veterano
Registado: terça ago 30, 2005 10:58 am

terça jan 31, 2006 6:49 pm

:lol: Bem eu ao chico dou com o jornal que está sempre preparado para a asneira porque com a mão dói muito e á mesma ele esquiva-se, todas as noites vem para o sofá da sala ver televisão connosco e assistir ao nosso jantar por norma porta-se bem,mas tenho de estar sempre de olho nele e ontem em segundos de distracção o gajo sai do sofá e dirige-se á mesa e tira o pão que estava na cesta,passei-me ficamos sem pão para o jantar e o fulano consolou-se, claro está teve de levar a sério com o jornal, tou triste com ele hoje não sei se vem para o sofá :lol: mas é tão giro porque percebe tudo só falta falar :lol:
Lambidelas do chico e do massai
Lipessoa
Membro Veterano
Registado: quarta set 17, 2003 11:51 am

quinta fev 02, 2006 12:58 pm

A Luna ( que adoptei faz sábado que vem duas semanas) é um animal muito medroso. Quando ando a varrer a casa ou lavar com esfrogona, enfia-se o mais que pode dentro da cestinha dela. Parece saber que as portas são limites que não pode entrar... Gestos rápidos são lugar a que se assustes...
Deduzo que quando cachorra deve ter levado bastante... PANCADA! Não vejo outra forma de justificar o comportamento dela actual... Sempre com receio... Rabo metido entre as pernas...
Não li muito sobre a educação canina. Mas li o que os foristas aconselham e partilham as suas experiencias.
Actualmente tento educá-la com o tom de voz. Um pouco mais alto quando faz asneira. Meigo quando estou contente com ela. Bater-lhe? já o fiz. Uma palmada no traseiro na altura em que fazia disparate... Quando achou piada roer os sapatos de cabedal do meu namorado... Apanhei-a em flagrante delito na altura que transportava um para a caminha dela...Mas nada de força! Ela percebe o gesto. E percebe o tom de voz e as palavras... Eu acho...
Mas tento sempre pensar um pouco à frente para minimizar as coisas que podem fazer com que ela faça asneiras...
Para não ir para cima dos sofás, tenho cadeiras lá em cima, não deixar sapatos espalhados, portas de quartos fechadas, nada que possa ser eventualmente um apetecivel objecto para roer...
Estou a tentar... Vamos a ver se consigo...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta fev 02, 2006 2:53 pm

As minhas cadelas, quando fazem asneiras levam umas palmadas, claro que levam, se os meus filhos quando faziem asneira levavem, porque motivo não hão-de as cadelas levar?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
mimivieira
Membro Veterano

quinta fev 02, 2006 10:58 pm

:roll: tou muito triste hoje pela 1ª vez o chico hoje ferrou-me os dentes é claro que levou logo no focinho,isto porque ralhei com o meu marido que só faz asneiras com o chico facilita tudo dá-lhe biscoitos por tudo e nada e o cão depois não come a ração e eu ralhei e o chico ferrou logo oa dentes.
Já não sei se mande para a escola de treino o marido ou o cão? :roll:
Lipessoa
Membro Veterano
Registado: quarta set 17, 2003 11:51 am

sexta fev 03, 2006 1:18 pm

Não percebi porque o cão mordeu!
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta fev 03, 2006 1:24 pm

Mimivieira:

Uma sugestão: Mande os dois... :lol: :lol: :lol: Pleo menos assim fica com um tempinho pra si e dá pra descontrair... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
anjjazul
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 1:49 pm

mande os dois. precisam de saber inter agir
anjjazul
mimivieira
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 1:58 pm

LipessoaNão percebi porque o cão mordeu!
ferrou a dentuça porque ralhei com o meu marido e ele defendeu o dono ;)
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta fev 03, 2006 1:59 pm

Hmm

è um cão protector :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Cães”