Havana, há pedintes e pedintes? E como se avalia isso assim pelo olhar? Tem cão é digno, não tem vá trabalhar?
Sabem que a maioria dos pedintes e sem abrigo são pessoas com esquizofrenia?
Há gente mal intencionada no meio? Cegos que vêm e coxos que correm para apanhar o metro? Claro que há! Mas não se generaliza.
Ana, sou obrigada a discordar do seu testemunho, muitas vezes o simples facto de dizer: Boa tarde, não me leve a mal, mas precisa de ajuda? Pode simplesmente servir para salvar a vida de alguém e raramente humilha alguém.
amor e miséria juntas
Moderador: mcerqueira
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Não se pode generalizar estas situações.
Há os que querem ajuda e não têm e há os que têm e não a querem!
Alguns embora lhes ofereçam um tecto, comida e roupa lavada, que para nós seria uma dádiva para eles não é.
Para eles a rua é a liberdade e não a trocavam por nada desta vida.
Havia um homem, sujo maltrapilho que andava pelas ruas, e ia comer uma sopa onde eu comia.
Uma vez ele estava a comer e alguem ao tomar o café, acendeu um cigarro.
Ele pura e simplesmente se virou para a pessoa e lhe pediu que apagasse o cigarro porque estava a comer. A pessoa ficou estufefacta, e apagou o cigarro.
Há os que querem ajuda e não têm e há os que têm e não a querem!
Alguns embora lhes ofereçam um tecto, comida e roupa lavada, que para nós seria uma dádiva para eles não é.
Para eles a rua é a liberdade e não a trocavam por nada desta vida.
Havia um homem, sujo maltrapilho que andava pelas ruas, e ia comer uma sopa onde eu comia.
Uma vez ele estava a comer e alguem ao tomar o café, acendeu um cigarro.
Ele pura e simplesmente se virou para a pessoa e lhe pediu que apagasse o cigarro porque estava a comer. A pessoa ficou estufefacta, e apagou o cigarro.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
Vou ser muito franca, hoje em dia não dou dinheiro como esmola.
A adultos começo sinceramente a pensar nem dar comida, porque infelizmente quando se oferece comida a resposta invariavelmente é sempre torta.
No outro dia ia a entrar na minha garagem, enquanto estava á espera que o portão abrisse, aproximou-se da janela um fulano a pedir dinheiro para comprar pão.
Como tinha acabado de ir á padaria e trazia pão quente peguei em dois pães e quando lhos ia a entregar aínda ouvi de p***, virou-me costas e foi a barafustar e eu fiquei parva com o pão na mão.
No dia seguinte estava a chegar a casa, como so ia subir e descer logo estacionei na rua, apareceu o mesmo tipo, fiz de conta que nem o estava a ouvir, virou-se para mim e ouvi-o a dizer qq coisa tipo" qd chegares vais ver o carro", la entrei no carro e la o fui por na garagem em panico.
Aqui no escritorio é um corridinho de pedintes,quando digo que estou á procura de pessoal para trabalhar raramente não sou insultada e nunca ninguem me disse que queria trabalhar.
Nem sempre as pessoas querem ser ajudadas, geralmente aqueles que mais precisam são os que menos pedem.
A mim neste episodio toca-me a partilha de alguem que nada tendo para partilhar , pega no seu pouco e divide.
Cumps
A adultos começo sinceramente a pensar nem dar comida, porque infelizmente quando se oferece comida a resposta invariavelmente é sempre torta.
No outro dia ia a entrar na minha garagem, enquanto estava á espera que o portão abrisse, aproximou-se da janela um fulano a pedir dinheiro para comprar pão.
Como tinha acabado de ir á padaria e trazia pão quente peguei em dois pães e quando lhos ia a entregar aínda ouvi de p***, virou-me costas e foi a barafustar e eu fiquei parva com o pão na mão.
No dia seguinte estava a chegar a casa, como so ia subir e descer logo estacionei na rua, apareceu o mesmo tipo, fiz de conta que nem o estava a ouvir, virou-se para mim e ouvi-o a dizer qq coisa tipo" qd chegares vais ver o carro", la entrei no carro e la o fui por na garagem em panico.
Aqui no escritorio é um corridinho de pedintes,quando digo que estou á procura de pessoal para trabalhar raramente não sou insultada e nunca ninguem me disse que queria trabalhar.
Nem sempre as pessoas querem ser ajudadas, geralmente aqueles que mais precisam são os que menos pedem.
A mim neste episodio toca-me a partilha de alguem que nada tendo para partilhar , pega no seu pouco e divide.
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Pedem para comer, mas não aceitam comida, onde morava antigamente, todos os meses vinha um pedinte, que não era mais que um rico falido... um pedinte com classe e educação, vinha, comia um sopa, jantou conosco muitas vezes, mantinha uma conversa agradavel.
Quando se oferece comida, ainda somos insultados como disse a bita
Quando se oferece comida, ainda somos insultados como disse a bita

Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Como este é um assunto que me toca particularmente, e na realidade sinto-me péssimamente mal por ouvir as pessoas falarem sem qualquer conhecimento mais fundo do que dizem, conto uma história: Ao pé da Cidade Universitária andava uma velhota a pedir dinheiro. Fazia-se sempre acompanhar por um guarda chuva a cair de velho, mas para o efeito isso não interessava. Pedia dinheiro às pessoas, na maioria jovens, porque era na zona da Faculdade. Quem desse dinheiro, ela abençoava e atirava beijinhos quem não desse era corrido à chapelada e o raio da velha corria bem.
A bem da verdade a senhora morava no Julio de Matos, não tinha ninguém e aquilo era o passatempo dela e sempre arranjava uns trocos. Esta por acaso até era velha, mas em iguais circusntâncias encontram-se de todas as idades. São chamados doentes mentais que foram na maioria das vezes abandonados por todos.
Releiam a história da mimivieira e não se compadeçam só porque tem um cão!
A bem da verdade a senhora morava no Julio de Matos, não tinha ninguém e aquilo era o passatempo dela e sempre arranjava uns trocos. Esta por acaso até era velha, mas em iguais circusntâncias encontram-se de todas as idades. São chamados doentes mentais que foram na maioria das vezes abandonados por todos.
Releiam a história da mimivieira e não se compadeçam só porque tem um cão!
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Desculpem lá, mas parece-me que estão a estravasar um bocado do caso 
Estamos a falar de um homem, que supostamente aceitou dois pães, para comer e para partilhar com o cão. Não estamos a falar de nenhum pedinte que fica ofendido por ofertas de ajuda, nem estamos a a falar de alguém que só quer dinheiro. Antes pelo contrário, a pessoa em causa preferiu os dois pães que podia partilhar do que a moeda de 1 €. Como ele, há mais
Falando em termos genéricos, eu também sei que existem muitas historias como as que vocês contaram, sobretudo por parte de gente que pretende apenas obter dinheiro para sustentar vicios. No entanto, se em 200 casos que vocês estenderem "os pães" ouvirem 198 respostas do genero das que a bita322 ouviu, mas ajudarem realmente a tirar a fome a 2 pessoas, não acham que já vale a pena ?

Estamos a falar de um homem, que supostamente aceitou dois pães, para comer e para partilhar com o cão. Não estamos a falar de nenhum pedinte que fica ofendido por ofertas de ajuda, nem estamos a a falar de alguém que só quer dinheiro. Antes pelo contrário, a pessoa em causa preferiu os dois pães que podia partilhar do que a moeda de 1 €. Como ele, há mais

Falando em termos genéricos, eu também sei que existem muitas historias como as que vocês contaram, sobretudo por parte de gente que pretende apenas obter dinheiro para sustentar vicios. No entanto, se em 200 casos que vocês estenderem "os pães" ouvirem 198 respostas do genero das que a bita322 ouviu, mas ajudarem realmente a tirar a fome a 2 pessoas, não acham que já vale a pena ?
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Exactamente.
Cada caso é um caso.
Cada pessoa é como é.
Temos de ter a consideração e o respeito de deixar as pessoas serem como são.
Eu conheci, em tempos, uma pessoa que ainda era da minha família, que vivia com enormes dificuldades - como, com certeza,não imaginam e só sabem os que conheceram o Alentejo dos latifúndios e da miséria geral.
Pois a minha mãe ofereceu-lhe de tudo para sair do buraco e ele rejeitou.
Porquê ? Porque, do ponto de vista dele, era diminuí-lo como homem.
Era dizer que tinha aceite uma esmola, piedade, como se dá aos "coitadinhos"...e ele não era um "coitadinho".
Era pobre (miserável), era bruto (como só os alentejanos são), mas não era um coitado.
Claro que eu própria não percebo bem esta forma de ser (nascida e criada em Lisboa...).
Mas aprendi que alguém estar por baixo, não quer dizer nada.
Por mais baixo que alguém esteja, não deixa por isso de merecer respeito.
Temos de tentar avaliar caso a caso e não generalizar.
Em geral as pessoas orgulhosas não pedem.
Passam fome, mas não pedem.
Quase que os temos de obrigar a aceitar ajuda e - nestes casos - o mais provável é que levem a mal e que nos detestem.
Mas, como disse a minha mãe na altura, "vê-se que são do nosso sangue".
Cada caso é um caso.
Cada pessoa é como é.
Temos de ter a consideração e o respeito de deixar as pessoas serem como são.
Eu conheci, em tempos, uma pessoa que ainda era da minha família, que vivia com enormes dificuldades - como, com certeza,não imaginam e só sabem os que conheceram o Alentejo dos latifúndios e da miséria geral.
Pois a minha mãe ofereceu-lhe de tudo para sair do buraco e ele rejeitou.
Porquê ? Porque, do ponto de vista dele, era diminuí-lo como homem.
Era dizer que tinha aceite uma esmola, piedade, como se dá aos "coitadinhos"...e ele não era um "coitadinho".
Era pobre (miserável), era bruto (como só os alentejanos são), mas não era um coitado.
Claro que eu própria não percebo bem esta forma de ser (nascida e criada em Lisboa...).
Mas aprendi que alguém estar por baixo, não quer dizer nada.
Por mais baixo que alguém esteja, não deixa por isso de merecer respeito.
Temos de tentar avaliar caso a caso e não generalizar.
Em geral as pessoas orgulhosas não pedem.
Passam fome, mas não pedem.
Quase que os temos de obrigar a aceitar ajuda e - nestes casos - o mais provável é que levem a mal e que nos detestem.
Mas, como disse a minha mãe na altura, "vê-se que são do nosso sangue".
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm
Oh Lu
Mas ninguém está a dizer que a história é bonita só porque tem o cão, a história é bonita porque parte de uma pessoa que o pouco que tem ainda partilha (seja com cão ou outra pessoa) e que ainda é feliz assim (ou pelo menos parecia).
Claro que a gente sabe que também exitem esses casos de que falou, mas também sabe que também existem casos de pedintes que eu dei exemplo assim como outros foristas.
Mas ninguém está a dizer que a história é bonita só porque tem o cão, a história é bonita porque parte de uma pessoa que o pouco que tem ainda partilha (seja com cão ou outra pessoa) e que ainda é feliz assim (ou pelo menos parecia).
Claro que a gente sabe que também exitem esses casos de que falou, mas também sabe que também existem casos de pedintes que eu dei exemplo assim como outros foristas.