Há cães... na Serra da Estrela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 02, 2003 1:20 am

Cheguei hoje de umas mini férias na Serra da Estrela.
Já não ia lá há alguns anos, e quando fui não estava minimamente ligado a assuntos de animais. Apenas gostava deles.

Não tenho muitas palavras para descrever o facto de em TODAS as lojas de artesanato deste Seia, Sabugueiro, Manteigas, Covilhã, até à Torre, há uma placa a dizer "Há cães". Alguns a 50€... Em metade dessas lojas os cães estão expostos nas ruas em mini jaulas, apenas com uns dois meses de idade. E estão lá quer faça sol, chuva, vento, ou seja lá o que for.
E as pessoas todas contentes olham para eles enquanto eles começam a ganir, e alguns até compram um para o filho.

Ah, claro que os cães são cães de Serra da Estrela...
Última edição por KROZ em sexta jan 03, 2003 12:39 am, editado 2 vezes no total.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 02, 2003 1:21 am

(Para quem já leu este tópico, apaguei esta mensagem pois já corrigi o erro que na altura não me lembrava que era possivel alterar o tópico)
Última edição por KROZ em sexta jan 03, 2003 12:41 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jan 02, 2003 8:55 am

Olá Kroz

Eu já não vou à serra da Estrêla há muitos anos e quando ia não se viam essas barbaridades. Isso infelizmente é um pouco o espelho do que "somos". Para haver tantos cães assim à venda é porque há mercado para eles e o mais certo é as pessoas que passam não se incomodarem minimamente com a forma como se expõem os cachorros.
Nós aqui no fórum, de facto, vivemos num mundo à parte. Seria bom que pudéssemos generalizar e considerar que as pessoas em geral agem e pensam dos animais aquilo que por aqui defendemos e sentimos.
Isto não é pessimismo. A realidade é que é bastante crua.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

quinta jan 02, 2003 9:53 am

Kroz, já pensava que existia uma nova serra e eu não sabia!! :lol:

Eu tambem fui á pouco tempo á Serra da Estrela, e tambem fiquei muito chateada com tudo o que vi lá...
É de notar que os cães, estão em jaulas minusculas, que mal dá para eles se virarem, consequentemente a comida e água estão sempre entornadas e as jaulas situa-se nas bermas o máximo possivel, onde os carros passam, fazendo um frio de gelar... E como o Kroz disse, faça sol, frio, chuva, neve, os pobres coitados estão sempre lá...
A maioria são pequeninos (embora tambem já tenha visto grandes para vender), as pessoas acham tão queridos, peludinhos, só que se esqueçem que crescem (ou então nem sabem...), e depois qual é o seu fim... um canil! Mas isto já é geral, infelizmente, seja em que raça for...

Algo que não entendo é porque é que as pessoas quando compram algo, (uma máquina por exemplo) gostam de saber com vai trabalhar e quais as caracteristicas e funções, mas já não fazem o mesmo com um animal... Quando o interesse ainda devia ser maior, pois sofre modificações...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jan 02, 2003 10:06 am

SandraM Escreveu: Algo que não entendo é porque é que as pessoas quando compram algo, (uma máquina por exemplo) gostam de saber com vai trabalhar e quais as caracteristicas e funções, mas já não fazem o mesmo com um animal... Quando o interesse ainda devia ser maior, pois sofre modificações...
Pois é Sandra, aí é que está o problema. As pessoas preocupam-se mais com a máquina do que com o cão. :o
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jan 02, 2003 12:09 pm

Eu vou à serra da estrela desde que me conheço e sempre me deparei com esse problema dos cães. Noutros tempos, não se viam assim tantos, mas também o comércio na serra não estava como está, tão infiltrado e espalhado pela serra fora...simplesmente vergonhoso! O facto é realmente chocante, aqueles pobresinhos só saiem dali à noite, não porque está mais frio, mas para não serem roubados...só isso, de resto e até serem vendidos, passam os seus dias ali enfiados. É muito triste.

Isabel
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 02, 2003 2:02 pm

Só é pena que os Telejornais não achem isso noticia, e que os politicos não legislem contra isso :oops:
isabelpo
Membro Veterano
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jan 02, 2003 4:19 pm

É claro que não são notícia porque os serra, puros ou não, ainda não são uma "raça perigosa"! Também...coitados, estão enjaulados! E não vale a pena legislar sobre isso porque não leva dinheiro para os cofres do estado! :o
yakov
Membro Veterano

quinta jan 02, 2003 5:35 pm

Por acaso até me parece que estavam para ser considerados como Raça Perigosa no Projecto de Lei que andava nas bocas do mundo há uns tempos... :?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 02, 2003 8:19 pm

Não tenho muitas palavras para descrever o facto de em TODAS as lojas de artesanato deste Seia, Sabugueiro, Manteigas, Covilhã, até à Torre, há uma placa a dizer "Há cães". Alguns a 50€... Em metade dessas lojas os cães estão expostos nas ruas em mini jaulas, apenas com uns dois meses de idade. E estão lá quer faça sol, chuva, vento, ou seja lá o que for.
E as pessoas todas contentes olham para eles enquanto eles começam a ganir, e alguns até compram um para o filho.
Penso que aqui deparamos com duas situações. Primeiro o abuso dos cães e segundo o abuso de uma raça !

Os cães sofrem com estas vendas, os cachorros mts vezes nem 1 mês de idade têm ... mas sinceramente, vejo este cenario em quase todas as feiras que se realizam aos fim de semana por todo o pais ..

Outro problema, é q se aproveitam da reputação da raça Cão da Serra da Estrela para fazer negocio ! Quando esses cães que encontramos a vender à beira da estrada de nada têm de Serra da Estrela ( excepto o nome) ! De tal modo que as pessoas ao comprarem um desses cachorros, levam para casa um rafeiro !

A LICRASE tem tomado algumas medidas, desde informação em vários meios ao publico em geral, sugeriu aos populares q mudassem as placas de "temos cães da serra da estrela" para "há caes" entre outras ...

Mas isto de novo, continua pq o portugues tipico nao planeia as coisas, nao se informa e acaba ele proprio sustentando este comercio

Acabo com uma frase da LICRASE
Ao cão da Serra da Estrela não basta ter patas grossas, focinho e céu da boca pretos ...

E já agora, partilho com vocês um poema

É rustico, com a mesma beleza
selvagem da serra onde nasceu
e tal como ela sabe ser também
doce e agreste.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 02, 2003 8:20 pm

Penso que aqui deparamos com duas situações. Primeiro o abuso dos cães e segundo o abuso de uma raça !

Os cães sofrem com estas vendas, os cachorros mts vezes nem 1 mês de idade têm ... mas sinceramente, vejo este cenario em quase todas as feiras que se realizam aos fim de semana por todo o pais ..

Outro problema, é q se aproveitam da reputação da raça Cão da Serra da Estrela para fazer negocio ! Quando esses cães que encontramos a vender à beira da estrada de nada têm de Serra da Estrela ( excepto o nome) ! De tal modo que as pessoas ao comprarem um desses cachorros, levam para casa um rafeiro !

A LICRASE tem tomado algumas medidas, desde informação em vários meios ao publico em geral, sugeriu aos populares q mudassem as placas de "temos cães da serra da estrela" para "há caes" entre outras ...

Mas isto de novo, continua pq o portugues tipico nao planeia as coisas, nao se informa e acaba ele proprio sustentando este comercio

Acabo com uma frase da LICRASE
Ao cão da Serra da Estrela não basta ter patas grossas, focinho e céu da boca pretos ...

E já agora, partilho com vocês um poema

É rustico, com a mesma beleza
selvagem da serra onde nasceu
e tal como ela sabe ser também
doce e agreste.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta jan 02, 2003 8:52 pm

Estas situações só acontecem pq os criadores são uns "chulos" e julgam q os seus cães valem como o ouro!

Enquanto as mentalidades não mudarem... teremos sempre espaço para este tipo de situações.

E agora só me apetece dizer: " Quem não pode com um.... bebe meio... "

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
isabelpo
Membro Veterano

sexta jan 03, 2003 9:09 am

Realmente tenho de concordar, os cães atingem uns preços astronómicos e muitas vezes os de beira de estrada até são raçados, são parecidinhos e quem não fizer questão de ter um cão devidamente registado, com LOP e tudo o que o assiste, acaba por "salvar" um desgraçado que está preso numa jaula à beira da estrada! Não é isso que condeno, uma vez que muitos que não são vendidos acabam por lá, abandonados. O problema é de quem os põe ali. É obvio que enquanto os comprarem este "negócio" não acaba, mas então o que se faz aos pobres rafeirinhos da serra?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta jan 03, 2003 9:55 am

Para Fabarm e Isabelpo,
Desculpem mas fiquei na duvida se era a sério ou pura ironia. Os criadores são uns chulos, e os caes atingem preços astronómicos!.....
400 ou 500 Euros é um preço astronómico para um cão de raça Serra da Estrela?!!!!! 400 ou 500 Euros é um preço astonomico ?! (bem eu acho que vcs estão a brincar, ou será que sabem o preço de cada vacina, da alimentação, que uma cadela deste porte come que nem uma desalmada enquanto amamenta e que um cachorro idem?
Pois, só podem estar a brincar mesmo... o que me dizem então a 1000 euros por um bull terrier, por exemplo?
Cindelp, diga de sua justiça, pf.
Isabel
Quartinter
Membro
Registado: sexta ago 02, 2002 10:56 am

sexta jan 03, 2003 9:57 am

Bom dia,

Apenas para partilhar convosco um caso que aconteceu comigo em Janeiro do ano passado na Serra da Estrela:

Entrei numa dessas lojas de artesanato à beira da estrada e à porta vi uma dessas jaulas com 3 ou 4 cachorros lá dentro.

Perguntei o preço dos cachorros no interior da loja onde estava um rapaz a atender, que me respondeu que eram 10 contos cada.

Quando lhe perguntei se tinham LOP respondeu-me que não, mas que por mais 10 contos já se arranjava.

Palavras para quê . . . . é (mais) um artista português.

Cumprimentos.

Miguel Quartin
Responder

Voltar para “Cães”