Casal de Hamsters

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Jamonte
Membro Júnior
Registado: quinta nov 24, 2005 9:38 am

sexta fev 03, 2006 4:55 pm

Boas.

Eu gostava de saber se é possivel ter um casal de Hamster... mas que não fizessem criação. sei lá, cortar... ou assim, percebem? é que tenho uma femea, mas não queria que fizessem criações como "ratos" quando lhe arranjar um macho. e como tambem não queria compara outra gaiola gostava de saber.

Obrigado
Trucas
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2005 3:58 pm
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta fev 03, 2006 5:09 pm

A única solução é mesmo separá-los... Até porque geralmente quando são animais de ninhadas diferentes não se dão bem juntos, podendo agredir-se até à morte...

Se a gaiola é grande e der pra separar em duas zonas distintas (sem qualquer ligação) tudo bem. caso contrário vai ter resmas de ratinhos, mas o mais natural é que nenhum sobreviva pois estando o macho e a fêmea juntos, a fêmea tem tendência a entrar em stress e come os filhotes...

Se puder ajudar mais alguma coisa... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Zeca &ldquo;Trucas&rdquo;</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
Jamonte
Membro Júnior

sexta fev 03, 2006 7:58 pm

Quer dizer, se tiver o casal (nem que façam muitos "meninos") dão-se bem, é isso? tenho é de arranjar a quem dar os filhotes.

Ja agora é pregudicial fazem criação demais?
Trucas
Membro Veterano
Localização: Hamster (Brocas) e Peixe dourado (Bonifácio) mas adoro cães, gatos, ouriços, tartarugas, etc., ...

sexta fev 03, 2006 9:14 pm

Olá!

Duvido que o casal se dê bem estando sempre juntos... Isso só costuma acontecer quando são irmãos, mas depois os filhotes nascem constantemente e não é bom por causa da consaguinidade.

Eu quando tinha um casal só os podia juntar por algum tempo para acasalarem e de preferência em território neutro (se tivesse o cheiro de algum deles era guerra aberta...).

O problema de ter muitos filhotes tem a ver com o desgaste físico que isso provoca (da mesma forma que os humanos não devem ter 7 ou 8 filhos de rajada...), não é aconselhável para nenhum animal ter criações atrás de criações...

Tenha também atenção ao cruzamento das várias cores... Se forem de tipos muito diferentes os resultados nem sempre são os melhores em termos estéticos...

Se realmente está interessado em criar hamsters bebés (o que é muito interessante, mas não é fonte de rendimento...), aconselho-o vivamente a arranjar duas gaiolas: 1 mais espaçosa onde ficará a fêmea (para poder ter os filhotes) e outra para o macho. Para os acasalar sugiro um local neutro (eu usava a banheira lá de casa, devidamente atapetada com um cobertor para não se tornar demasiado fria). E caso não saiba as fêmeas hamsters estão receptivas ao macho de 4 em 4 dias, por isso é uma questão de experimentar a colocá-los juntos e se vir algum sinal de agressividade o melhor é retirá-los rapidamente por forma a não se magoarem...

Espero ter ajudado. Se quiser saber mais alguma coisa e eu puder ajudar... ;)
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">"Uns nascem Homens!Outros nascem C&atilde;es!Eu tive a sorte de nascer C&atilde;o..."-Snoopy :lol:</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal">Bugas-Trucas-Brocas-Amigo-Estrela-Xana-Bonif&aacute;cio+Zacarias</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt" class="MsoNormal"><a href="http://img287.imageshack.us/img287/3379 ... jpg</a></p>
NeverSeemsToEnd
Membro Júnior
Registado: quinta dez 01, 2005 6:28 pm

sexta fev 03, 2006 9:26 pm

Pelo que sei os hamsters sirios são pouco sociaveis embora haja excepções, por exemplo os animaizinhos que são criados desde pequeninos juntos, mas visto nao ser o caso aconselho a não os deixar juntos por muito tempo, se tiver a pensar fazer criação (o que não me pareceu que fosse á partida a sua intenção) então junte-os de modo a que eles tenham tempo de fazerem o servicinho :oops: e depois separe-os novamente! É muito dificil juntar um hamster recem chegado a um que já habita na gaiola há algum tempo!!
Jamonte
Membro Júnior

sexta fev 03, 2006 9:32 pm

Obrigado pessoal.

Se calhar é mesmo melhor deixar a minha Hamster se "marido" estou a ver que dá muito trabalho e subertudo há a questão do espaço.

Podem-me tratar por tu se quiserem
Trucas
Membro Veterano

sexta fev 03, 2006 9:48 pm

Jamonte...

Como tudo na vida, fazer criação de animais dá bastante trabalho sim, no entanto tem muitas vantagens, pois é lindo ver umas coisinhas do tamanho da pontinha do nosso dedo mindinho nascerem carecas, com os olhos fechados e nada autónomos, transformarem-se em apenas 4 a 5 semanas em seres independentes, autónomos e irrequietos.

Sinceramente eu nunca me arrependi de ter tido bebés hamsters, mas o melhor é antecipar o trabalho que dá e também que destino se vai dar às crias... Louvo a tua atitude de não te meteres em aventuras para as quais não te sentes preparado, e não fiques triste por a tua menina ficar sózinha, pois afinal os hamsters são criaturas solitárias e que prezam a sua solidão...

Boa sorte pra vocês os dois, e já sabes se precisares de ajuda, ou tiveres alguma dúvida podes sempre contar comigo.

Jinhos ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 04, 2006 9:28 pm

Tudo depende da especie de hamsters em causa.

Se forem hamsters sirios, o melhor é mesmo separar. São animais de natureza solitaria e agressiva.

Se em causa tiverem hamsters anões (russos, winterwhite, robors..) não há problema nenhum em manter duas femeas juntas ou dois machos juntos.

Macho e femea juntos, independentemente da especie = a criação e a ninhadas constantes.
E atenção, nos sirios é preciso separar o macho após o acasalamento.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sábado fev 04, 2006 11:38 pm

Depende....eu tive um Djengarian e um Blue Saphire, ambos fêmeas, que depois de atingirem a maturidade passaram a dar-se muito mal. A Blue Sapphire ficou extremamente agressiva com a outra, tive mesmo que as separar.
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
FilipeJorge
Membro Júnior
Registado: sexta set 09, 2005 2:12 am
Localização: 3 peixes(kinguios); 2 Hamsters (p.sungorus); 1 canário

sexta fev 10, 2006 12:57 pm

Visto que não tem como separa-los (caso eles se tornem agressivos), nem tem meio de ficar com as crias. O melhor a fazer é não adquirir um segundo hamster.
Os hamster, na sua maior parte, são criaturas solitárias, mas já foi dito que as espécias Phodopus (hamster russos) são menos agressivas do que as outras.
Nas espécies de hamsters não sociáveis, o comportamento normal para acasalamento é a o macho permanecer junto da fêmea um ou dois dias, passado esse período a fêmea torna-se agressiva e expulsa o macho.
Porém, EM RAROS CASOS, um casal de hamsters comum, normalmente animais solitários, não só podem permanecer juntos, como acasalam e criam os filhos em conjunto.
Responder

Voltar para “Exóticos”