Alguns conselhos para quem dá animais de Raça e ou SRD's!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
DICAS PARA QUEM OFERECE ANIMAIS DE RAÇA ou SRD's, ESPECIALMENTE FÊMEAS.
Fazer um rastreio pormenorizado aos adoptantes.
Nesse rastreio, fazer as perguntas o mais concisas possível sem se envergonhar com as questões que tiver de lhes colocar!
Fazer ver aos adoptantes que um animal não é um objecto, como tal tem sentimentos e passa a fazer parte do conceito “família”.
Saber se têm as possibilidades económicas para a manutenção de saúde do animal, como visitas ao vet, vacinas e tratamentos caso haja a necessidade deles?!
Saber que tipo de alimentação se propõem a dar ao animal? Se restos, ração ou comida caseira?
Saber que tipo de "actividade" vão dar ao animal, caso se trate de um canídeo? Se para companhia familiar, companhia no espaço de trabalho, se companheiro de viagens ou se para guarda de propiedade?
Fazer-lhes ver que pretende que o animal seja visitado sempre que lhe aprouver.
Se possível fazer até um tipo de contrato por escrito com os adoptantes em que conste que se por algum motivo um dia não o possam continuar a ter, não o entregarem a terceiros sem a sua autorização e ou, pelo menos, conhecimento prévio do caso e que terá SEMPRE a última palavra na escolha dos novos adoptantes.
NUNCA entregar o animal a partir da sua residência.
Peça aos adoptantes para ir a sua casa com o fim de falarem pessoalmente, assim vai vendo a reacção animal ”X” adoptantes e só depois o entregará no local de residência dos adoptantes.
Ficar com todos os possíveis contactos dos adoptantes e, muito importante, número de BI.
Se possível fazer um termo de responsabilidade e dar a assinar aos adoptantes.
NUNCA DAR O REGISTO OFICIAL DA RAÇA, o tão importante (para alguns) LOP no caso do animal ser de raça pura.
Se o animal estiver inscrito no LOP (livro de origem Portuguesa) e caso queira “adoçar” a boca aos adoptantes pode dar uma fotocópia do boletim e NUNCA O ORIGINAL! Portanto, muito menos fazer a transferência de propriedade desse boletim em qualquer momento.
Caso seja uma fêmea que está a doar, faça um contrato ESCRITO em que a cadela ou cachorra é para ser esterilizada.
Caso ainda seja cachorra e não tenha ainda idade para tal, estipule a data perguntando ao seu veterinário, previamente, para a esterilização.
Caso seja macho, cachorro, jovem ou adulto que fique bem claro, preferencialmente por ESCRITO, que não autoriza a procriação com aquele animal.
Todos estes conselhos também podem e devem ser aplicados à doação de SRD's, à excepção do que trata o LOP.
Boa sorte aos doadores, adoptantes e animais no geral.
Leo
Fazer um rastreio pormenorizado aos adoptantes.
Nesse rastreio, fazer as perguntas o mais concisas possível sem se envergonhar com as questões que tiver de lhes colocar!
Fazer ver aos adoptantes que um animal não é um objecto, como tal tem sentimentos e passa a fazer parte do conceito “família”.
Saber se têm as possibilidades económicas para a manutenção de saúde do animal, como visitas ao vet, vacinas e tratamentos caso haja a necessidade deles?!
Saber que tipo de alimentação se propõem a dar ao animal? Se restos, ração ou comida caseira?
Saber que tipo de "actividade" vão dar ao animal, caso se trate de um canídeo? Se para companhia familiar, companhia no espaço de trabalho, se companheiro de viagens ou se para guarda de propiedade?
Fazer-lhes ver que pretende que o animal seja visitado sempre que lhe aprouver.
Se possível fazer até um tipo de contrato por escrito com os adoptantes em que conste que se por algum motivo um dia não o possam continuar a ter, não o entregarem a terceiros sem a sua autorização e ou, pelo menos, conhecimento prévio do caso e que terá SEMPRE a última palavra na escolha dos novos adoptantes.
NUNCA entregar o animal a partir da sua residência.
Peça aos adoptantes para ir a sua casa com o fim de falarem pessoalmente, assim vai vendo a reacção animal ”X” adoptantes e só depois o entregará no local de residência dos adoptantes.
Ficar com todos os possíveis contactos dos adoptantes e, muito importante, número de BI.
Se possível fazer um termo de responsabilidade e dar a assinar aos adoptantes.
NUNCA DAR O REGISTO OFICIAL DA RAÇA, o tão importante (para alguns) LOP no caso do animal ser de raça pura.
Se o animal estiver inscrito no LOP (livro de origem Portuguesa) e caso queira “adoçar” a boca aos adoptantes pode dar uma fotocópia do boletim e NUNCA O ORIGINAL! Portanto, muito menos fazer a transferência de propriedade desse boletim em qualquer momento.
Caso seja uma fêmea que está a doar, faça um contrato ESCRITO em que a cadela ou cachorra é para ser esterilizada.
Caso ainda seja cachorra e não tenha ainda idade para tal, estipule a data perguntando ao seu veterinário, previamente, para a esterilização.
Caso seja macho, cachorro, jovem ou adulto que fique bem claro, preferencialmente por ESCRITO, que não autoriza a procriação com aquele animal.
Todos estes conselhos também podem e devem ser aplicados à doação de SRD's, à excepção do que trata o LOP.
Boa sorte aos doadores, adoptantes e animais no geral.
Leo
Última edição por leonildecarvalho em sexta fev 03, 2006 11:36 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 18, 2003 6:10 pm
Obrigada Leonilde, pelos excelentes conselhos! Sobretudo no que toca à adopção de fêmeas de raça, tantas delas têm o triste destino de se transformarem em máquinas de ter bebés para darem lucros aos seus donos...
Um grande Upa para este tópico.
Um grande Upa para este tópico.
"Animals are my friends and I don´t eat my friends" George Bernard Shaw
Seria bom existir um tópico, com todos os contactos de associações existentes no país e, as diversas formas de colaborar com elas. Isso serviria para quem quisesse colaborar rapidamente, ver como o fazer.
As vezes as pessoas não colaboram exactamente por não saber a forma e, o acesso não está facilitado, por várias razões.
Esse tópico poderia ter a história da associação, como as pessoas se mobilizaram,.... poderia ser que as pessoas vissem que há formas diferentes de colaborar, conforme a forma de ser de cada um e, verificar, pelo exemplo e coisas positivas, que alguns conseguiram e, quem sabe entusiasmar alguém, para começar uma acção junto de canis e de animais,...
Este tópico da Leonilde poderia servir também para isso,... já que ela o abriu, para dar informação dos cuidados a ter com quem adopta um animal.
Em minha opinião deveria tornar-se inamovível e aqui ficar toda a informação
As vezes as pessoas não colaboram exactamente por não saber a forma e, o acesso não está facilitado, por várias razões.
Esse tópico poderia ter a história da associação, como as pessoas se mobilizaram,.... poderia ser que as pessoas vissem que há formas diferentes de colaborar, conforme a forma de ser de cada um e, verificar, pelo exemplo e coisas positivas, que alguns conseguiram e, quem sabe entusiasmar alguém, para começar uma acção junto de canis e de animais,...
Este tópico da Leonilde poderia servir também para isso,... já que ela o abriu, para dar informação dos cuidados a ter com quem adopta um animal.
Em minha opinião deveria tornar-se inamovível e aqui ficar toda a informação
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
É porque aqui pode ser aplicado e quando eu fiz uma divulgação disseram que estava a fazer de bonzinho e etc.Esse tópico poderia ter a história da associação, como as pessoas se mobilizaram,.... poderia ser que as pessoas vissem que há formas diferentes de colaborar, conforme a forma de ser de cada um e, verificar, pelo exemplo e coisas positivas, que alguns conseguiram e, quem sabe entusiasmar alguém, para começar uma acção junto de canis e de animais,...
Já não se aplica porque sou eu.?
Porque, não é com esse objectivo que aqui posto, já tinha visto o tópico igual na oficinadosanimais e acho que francamente é uma mais valia ,talvez por isso têm que na minha opinião se tornar um inamovivel.
Cump.
Embora concorde com algumas das questões, com as outras quase que chego à conclusão que é melhor não dar mesmo nenhum animal..!!!
Se não vejamos: castrar os animais quer sejam machos ou femeasn "NUNCA DAR O LOP" ?! porque não dá-lo ao final de 1 ou 2 anos de adopcção???
O meu cocker veio para as minhas maos com 3 anos de idade, com LOP e muito bem ensinado e mais nao sei o que, e por acaso nunca cruzou, nunca o castrei, é extremamente bem cuidado e além do mais não foi abandonado nem para nenhum canil!!!!!
Ah ele já tem 9 anos.
Se não vejamos: castrar os animais quer sejam machos ou femeasn "NUNCA DAR O LOP" ?! porque não dá-lo ao final de 1 ou 2 anos de adopcção???
O meu cocker veio para as minhas maos com 3 anos de idade, com LOP e muito bem ensinado e mais nao sei o que, e por acaso nunca cruzou, nunca o castrei, é extremamente bem cuidado e além do mais não foi abandonado nem para nenhum canil!!!!!
Ah ele já tem 9 anos.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
ooppss,
Para toda a regra há a excepção
A Leo apenas se referiu ao geral, e acredite que ela e muitos de nós já "cá" andamos há muito tempo e ela sabe bem o que diz
Quanto à esterlização, se a pessoa não tiver segundas intenções, de certeza que não se vai importar que o animal seja esterlizado, e nas femeas, isso até é bastante positivo
Xuga
Para toda a regra há a excepção

A Leo apenas se referiu ao geral, e acredite que ela e muitos de nós já "cá" andamos há muito tempo e ela sabe bem o que diz

Quanto à esterlização, se a pessoa não tiver segundas intenções, de certeza que não se vai importar que o animal seja esterlizado, e nas femeas, isso até é bastante positivo

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
Por muitos pensarem assim é que muitos animais são abandonados após certas doações feitas sem critério...!ooppss Escreveu: Embora concorde com algumas das questões, com as outras quase que chego à conclusão que é melhor não dar mesmo nenhum animal..!!!
Um animal não deve ser doado de ânimo leve! Mal por mal... que encontrem o dia "D" num qualquer canil ou clínica veterinária e adormeçam para todo o sempre sem mais sofrimento...!
Nunca em lado algum, no texto leuooppss Escreveu:Se não vejamos: castrar os animais quer sejam machos ou femeasn

leonildecarvalho Escreveu: Caso seja macho, cachorro, jovem ou adulto que fique bem claro, preferencialmente por ESCRITO, que não autoriza a procriação com aquele animal.
Porquê? Um cão, macho, já não está com a eficácia de cruzar... ao fim de 2 anos, ou 3 ou 4 ou 5 ou 6 ou 7 e por aí adiante?ooppss Escreveu: "NUNCA DAR O LOP" ?! porque não dá-lo ao final de 1 ou 2 anos de adopcção???
Pois..mas, infelizmente, nem todos são oops's...O meu cocker veio para as minhas maos com 3 anos de idade, com LOP e muito bem ensinado e mais nao sei o que, e por acaso nunca cruzou, nunca o castrei, é extremamente bem cuidado e além do mais não foi abandonado nem para nenhum canil!!!!!
Ah ele já tem 9 anos.
Obrigada, Texuga, pela explicação dada...

Uaimori,
A sua ideia é de ponderar...porque não...?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu sei que é sempre uma salvaguarda, mas eu nesse aspecto sou um bocado "conservador" e prefiro como deus a pos ao mundotexuga Escreveu: Quanto à esterlização, se a pessoa não tiver segundas intenções, de certeza que não se vai importar que o animal seja esterlizado, e nas femeas, isso até é bastante positivo
Xuga

Mas que é preciso ter cuidado é, mas também é preciso ter atenção e nao fazer questionários de meias horas ao telemovel a quem se mostra interessado em adoptar um canito do canil 2 e tres vezes, que as pessoas acabam por desistir.
É um direito seu e muita gente opta por não esterilizar o seu animal por causa dessa ideia pré-concebida.ooppss Escreveu: Eu sei que é sempre uma salvaguarda, mas eu nesse aspecto sou um bocado "conservador" e prefiro como deus a pos ao mundoporque basta ter cuidado! Além do mais todas aquelas que eu conheço ficaram enormes de gordas. Mas compreedo que nem todos sejam como eu e se ponham para ai a fazer criação com toda a força.
Mas que é preciso ter cuidado é, mas também é preciso ter atenção e nao fazer questionários de meias horas ao telemovel a quem se mostra interessado em adoptar um canito do canil 2 e tres vezes, que as pessoas acabam por desistir.
Mas acredite, esterilizar um animal, nomeadamente uma fémea, é evitar, numa margem muito grande, tumores mamários e claro, evitar de todo infecções uterinas.
Só engordam porque os donos não respeitam as novas necessidades do seu animal. Porque se respeitarem eles mantém o peso e a boa forma. Se juntarmos exercicio com fartura, nunca engordam em excesso.
Quanto ao facto de as pessoas desistirem por não gostarem das perguntas ou por as acharem chatas e inconvenientes, paciência, provavelmente também não sería um bom dono. Se alguém não respeitar as regras que eu tenho, ou se se mostrar demasiadamente incomodado, eu própria desisto da pessoa.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 18, 2003 6:10 pm
Olá!
Em relação à esterilização, não poderia concordar menos, tenho 5 cadelas, todas elas esterilizadas e nenhuma delas está gorda. Se fizerem exercício e uma alimentação equilibrada não engordam com a esterilização.
Já soube de alguns animais que engordaram, mas sobretudo machos e por falta de exercício adequado.
E quanto a ter cuidado... já vi muitas fêmeas engravidarem por um pequeno descuido ou distracção. E há tb os inúmeros benefícios para a saúde delas com a esterilização (eliminação do risco de tumores no útero e ovários...qq vet poderá atestar melhor essas vantagens).
Também concordo que o tópico da Leonilde deveria estar sempre disponível para quem quiser dar para adopção um animal de raça ter acesso a estes conselhos tão úteis, e também sugeria à Leonilde que incluísse algumas dicas para quem adopta animais adultos. Infelizmente as fugas e desaparecimentos continuam a acontecer e há medidas tão simples que podem ajudar a controlar esses riscos... fiz um panfleto com esses conselhos que entrego sempre aos donos qd dou para adopção animais adultos, posso faculta-lo se quiserem.
Abraços
Maria
Em relação à esterilização, não poderia concordar menos, tenho 5 cadelas, todas elas esterilizadas e nenhuma delas está gorda. Se fizerem exercício e uma alimentação equilibrada não engordam com a esterilização.
Já soube de alguns animais que engordaram, mas sobretudo machos e por falta de exercício adequado.
E quanto a ter cuidado... já vi muitas fêmeas engravidarem por um pequeno descuido ou distracção. E há tb os inúmeros benefícios para a saúde delas com a esterilização (eliminação do risco de tumores no útero e ovários...qq vet poderá atestar melhor essas vantagens).
Também concordo que o tópico da Leonilde deveria estar sempre disponível para quem quiser dar para adopção um animal de raça ter acesso a estes conselhos tão úteis, e também sugeria à Leonilde que incluísse algumas dicas para quem adopta animais adultos. Infelizmente as fugas e desaparecimentos continuam a acontecer e há medidas tão simples que podem ajudar a controlar esses riscos... fiz um panfleto com esses conselhos que entrego sempre aos donos qd dou para adopção animais adultos, posso faculta-lo se quiserem.
Abraços
Maria
"Animals are my friends and I don´t eat my friends" George Bernard Shaw
Eu quando me refiro a interrogatorios é mesmo interrogatorios, em que perguntam a mesma coisa 2, 3, 4 vezes as mesmas coisas....Ó pá se uma pessoa tem um terreno com 2 hectares, por muito que perguntes a mesma coisa ele nao crece ou diminui.... é nisso que me refiro, acho MUITO BEM que se questione as pessoas para tentar fazer uma avaliação de como o animal vai ser tratado e que condições terá, sou contra quando se repete as mesmas perguntas na mesma conversa ao TELEMOVEL da pessoa interessada (logo ela a pagar) como a que referi em cima (situação veridica) e que após terem entao chegado à conclusao que o cao ficaria em excelentes condições em que falta arranjar boleia e se arranja! a voluntaria descarta-se sequer de tentar arranjar boleia para uns miseros quilometros a fim de complementar a pessoa disponivel da boleia.LuMaria Escreveu: Quanto ao facto de as pessoas desistirem por não gostarem das perguntas ou por as acharem chatas e inconvenientes, paciência, provavelmente também não sería um bom dono. Se alguém não respeitar as regras que eu tenho, ou se se mostrar demasiadamente incomodado, eu própria desisto da pessoa.
Acho que me consegui explicar.
Quanto às estrerelizações, desconhecia essa situação de reduzir tumores mamarios, e se assim é ....
Gostava de alertar que não estou a tentar atacar ninguem pessoalmente e que apenas dei a minha opiniao, para que nem seja 8 nem oitenta, porque cada pessoa é como é e há por ai excelentes Hipoteticos donos que puderiam levar LOPEs e afins (se é que isso interessa para alguma coisa).
Além do mais eu estou mais numa de ajudar do que entrar em picardias de qq genero.
leonildecarvalho não acha que castrar ou nao autorizar a procriação não é objectivamente a mesma coisa?
-
- Membro Veterano
Não. Não é a mesma coisa!ooppss Escreveu: leonildecarvalho não acha que castrar ou nao autorizar a procriação não é objectivamente a mesma coisa?
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Não tenho tido o tempo que preciso para ler os tópicos mas, li de alguém (penso que foi a LuMaria) que também tem sugestões em ideias de valor na prevenção de situações de risco para os animais...portanto acho que seria uma mais valia para o tópico em si bem como para adoptantes e os animais, que as colocasse, por favor.
Leo
ps- vou tentar (em cima do joelho...
) lembrar-me de mais umas pequenas regras...
Leo
ps- vou tentar (em cima do joelho...

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Mais alguns conselhos a ter em conta na entrega de um animal, ao novo adoptante:
Ter a certeza de que o adoptante é de maior de idade!!!!
Perguntar se essa adopção é do acordo do cônjuge (no caso de casal), pais e ou restantes ocupantes da casa (noutras situações de partilha do espaço habitacional).
Perguntar ainda se nas regras do Condomínio, dos adoptantes, há alguma norma que proíba a obtenção e permanência de animais.
Fazer-lhes ver e entender (que fique bem claro) que é preferível devolverem o animal em caso de não o poderem manter, que o abandono.
Apresentação do animal adulto, ao novo lar:
1º - Não impor ordens e regras ao animal logo na apresentação.
2º - Não gesticular em demasia diante do animal para não causar situações de desconfiança…
3º - Evitar sons e ou vozes estridentes. Podem assustá-lo o que pode provocar uma apresentação desagradável e de desconforto psicológico para o animal em questão.
4º - Ir ao veterinário com o fim de avaliar o seu estado de saúde.
5º - Usar SEMPRE a trela quando for à rua.
6º - Deixá-lo cheirar todo o novo ambiente do Lar
7º - Se na nova casa houverem crianças, tentar fazer com que elas compreendam que o animal não é um brinquedo mas sim um ser com sentimentos para se respeitarem.
Fazer-lhes ver ainda que o animal pode sentir-se estranho no seu novo Lar e como tal nesse dia é para o deixar à vontade sem grandes brincadeiras e ou exigências…!
NUNCA deixar as crianças sozinhas com o novo animal até certezas de que se respeitam mutuamente!
Se houverem outros animais, não o deixar sozinho com os já existentes na casa sem primeiro ter certezas de que a socialização já foi concretizada.
8º - Escolher-lhe um local na casa, que seja SEGURO, calmo e confortável para a sua primeira noite. Enfim, um local que lhe transmita confiança e bem estar!
9º - Ter a certeza de que o animal foi levado à rua para fazer as suas necessidades antes de recolher…!
10º - NUNCA deixar o animal no quintal, jardim ou terreno sem que este esteja perfeitamente adaptado ao seu novo Lar e nova família. Há que entender que a primeira reacção que ele irá ter, pode ser a de tentar evadir-se em busca do local de onde veio e como tal pode perder-se por não conhecer a área envolvente à sua residência.
O animal só entenderá que aquela é a sua nova casa, nova família… e adaptar-se-á depois de algum convívio e bons tratos…!
Mesmo animais que vão para apartamentos, podem tentar evadir-se por vários métodos como janelas, varandas e portas de acesso ao exterior.
É crucial o máximo de cuidado a ter com o fim de evitar fugas que possam trazer desgosto à nova família bem como ao animal em si.
Uma fuga pode resultar na morte e ou muito sofrimento desse animal!!!!!
Leo
Ter a certeza de que o adoptante é de maior de idade!!!!
Perguntar se essa adopção é do acordo do cônjuge (no caso de casal), pais e ou restantes ocupantes da casa (noutras situações de partilha do espaço habitacional).
Perguntar ainda se nas regras do Condomínio, dos adoptantes, há alguma norma que proíba a obtenção e permanência de animais.
Fazer-lhes ver e entender (que fique bem claro) que é preferível devolverem o animal em caso de não o poderem manter, que o abandono.
Apresentação do animal adulto, ao novo lar:
1º - Não impor ordens e regras ao animal logo na apresentação.
2º - Não gesticular em demasia diante do animal para não causar situações de desconfiança…
3º - Evitar sons e ou vozes estridentes. Podem assustá-lo o que pode provocar uma apresentação desagradável e de desconforto psicológico para o animal em questão.
4º - Ir ao veterinário com o fim de avaliar o seu estado de saúde.
5º - Usar SEMPRE a trela quando for à rua.
6º - Deixá-lo cheirar todo o novo ambiente do Lar
7º - Se na nova casa houverem crianças, tentar fazer com que elas compreendam que o animal não é um brinquedo mas sim um ser com sentimentos para se respeitarem.
Fazer-lhes ver ainda que o animal pode sentir-se estranho no seu novo Lar e como tal nesse dia é para o deixar à vontade sem grandes brincadeiras e ou exigências…!
NUNCA deixar as crianças sozinhas com o novo animal até certezas de que se respeitam mutuamente!
Se houverem outros animais, não o deixar sozinho com os já existentes na casa sem primeiro ter certezas de que a socialização já foi concretizada.
8º - Escolher-lhe um local na casa, que seja SEGURO, calmo e confortável para a sua primeira noite. Enfim, um local que lhe transmita confiança e bem estar!
9º - Ter a certeza de que o animal foi levado à rua para fazer as suas necessidades antes de recolher…!
10º - NUNCA deixar o animal no quintal, jardim ou terreno sem que este esteja perfeitamente adaptado ao seu novo Lar e nova família. Há que entender que a primeira reacção que ele irá ter, pode ser a de tentar evadir-se em busca do local de onde veio e como tal pode perder-se por não conhecer a área envolvente à sua residência.
O animal só entenderá que aquela é a sua nova casa, nova família… e adaptar-se-á depois de algum convívio e bons tratos…!
Mesmo animais que vão para apartamentos, podem tentar evadir-se por vários métodos como janelas, varandas e portas de acesso ao exterior.
É crucial o máximo de cuidado a ter com o fim de evitar fugas que possam trazer desgosto à nova família bem como ao animal em si.
Uma fuga pode resultar na morte e ou muito sofrimento desse animal!!!!!
Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Ora aí está,... este tópico deve ter um caracter informativo,... para ser informativo acessível e rápido,... deve estar sem interferência que possa dificultar a leitura dessa mesma informação e que contribuam para a dificuldade de leitura da mesma .