Cada animal que apanho na rua, cada dor de cabeça. A minha Jade não é excepção. Para além do coração, que anda a ser vigiado desde os 2 meses, agora também se descobriu um problema hormonal.
O primeiro cio que fez, pareceu-me normal, tirando o facto de que ficou muito agressiva e nervosa e durante quase duas semanas manteve-se distante da rotina, optando por refugiar-se horas na casinha dela.
Há coisa de 2 meses, altura em que fez 13 meses, começou a alçar a pata aos candeeiros, depois às paredes e agora até pneus. Urina, como um cão.
O 2º cio já está quase 3 meses atrasado. Entretanto, descobriu-se que tem excesso de hormonas masculinas o que se reflecte nas atitudes pouco femininas, em alterações de humor que podem resultar numa certa agressividade e num excesso de nervosismo.
O veterinário disse-me que tudo se regularizava, assim que podesse ser esterilizada (se tudo correr bem com o coração, já em Setembro). E era aqui que gostava de pedir opiniões: A quem já passou por um processo semelhante, a esterilização resolveu questões como humor alterado/agressividade? A cadela ficou mais feminina? Ou por outro lado, a cirurgia não é suficiente?
Desde já obrigado