A minha gata nova

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quinta jan 02, 2003 5:30 pm

Desculpa Lobinha, mas a culpa da arranhadela que a tua gata te fez é toda tua! Tenho a certeza que a gata não foi de propósito ter contigo para te arranhar.... até estou a ver daqui o filme... tu viste-a a bufar ou com medo da outra em posição de defesa e foste ter com ela e 'ai minha pequenina, coitadinha..anda cá... e deves ter tentado agarrá-la para fazer festas ou pegar ao colo para dar miminho e mostrar que está tudo bem e ela pimba! Os gatos são assim... e é um dos aspectos fascinantes que têm, quando chega a hora do aperto é o salve-se quem puder e nem o dono reconhecem.... primeiro salvam-se a eles próprios.

A tua gata arranhou-te porque não respeitaste o espaço em que ela se sentia segura... todas as reações que ela está a ter em relação à gata nova não são agressividade...são medo...medo de algo estranho que está no território dela. Ela apenas não se sente segura... e não é estando ao teu colo ou presa entre as tuas mãos sem poder fugir caso o instinto dela o mande que se vai sentir melhor... o resultado está à vista...

Tenho três gatos em casa, nunca chegaram dois ao mesmo tempo e todos eles necessitaram do tempo de habituação... a última foi a Kiki que quando chegou media 8 cm de comprimento. A reação do Jaquim e principalmente da Tuga foi a mesma que a tua gata está a ter.... medo, distância e em caso de proximidade excessiva, ataque e fuga.... hoje em dia a Kiki dorme com a Tuga e a lambuza o Jaquim todo.

Como resolvi a situação? Muito simples...não intervi! Aliás.... apenas intervi por razões de segurança da mais pequena. Passou as primeiras duas semanas em minha casa dentro de uma caixa transportadora com a porta fechada mas acessível aos outros dois gatos. Dei-lhes espaço para a cheirar, para a estudar, para a verem...mas sem lhe tocar...... no fim da quarentena não só a Kiki punha as patas pelas grades a pedir para sair como os outros dois tentavam tirá-la de lá..... hoje adoram-se...

Foste um pouco precipitada na adopção, ainda mais quando dizes que já conheces a tua gata e que sabes que isto não vai dar certo.... eu pergunto agora... e a gata como fica? É devolvida como se fosse um objecto? E que tal dares-lhe espaço....deixares de intervir tanto, esqueceres os biscoitos e as mariquices..... elas que são gatas, que se entendam!
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta jan 02, 2003 6:09 pm

Espero que voltes a tras depois destes comentarios.
Boa Sorte ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jan 02, 2003 6:19 pm

de facto, há coisas que só visto :o :o :o em vez de estar com palpites e suposições, já foi ao vet para saber com mais exactidão a idade da gata e se está grávida?

no outro dia, puseram-me uma gata à porta. também pensei que tivesse uns 2 meses, mas afinal a vet disse que tinha 5. não foi por isso que a nova dona não a acolheu de braços abertos. por causa das coisas, não saíu da clínica sem estar esterelizada :D :D :D

o gaspar que é macho, quando o encontrei, tinha uma barriga que parecia uma bola de futebol. para além dos parasitas, tinha uma infecção intestinal que durou meses a passar.

quando gatos novos vêm para casa, por vezes, basta o cheiro da minha roupa para os outros se assanharem. tenho umas marcazinhas na cara e fiquei a sangrar de um ouvido por me ter aproximado de um gato que trouxe e que estava bastante furioso com os outros. consegui sobreviver :D :D :D

o serafim veio tinha o joão e a joana 15 anos. quando veio a carlota (cadela) , eles tinham também essa idade. o joão foi o 1º a adoptá-la.
a vinda de um animal novo não é pera doce. é preciso tempo e paciência. mas quando isso falta, quem se trama são os animais :cry: :cry: :cry:

anjaazul
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta jan 03, 2003 9:12 am

Realmente Lobinha, que desilusão!!!!
Desistir assim de um dia para o outro...!
Olha que os gatos demoram em média uma ou duas semanas a adaptarem-se a um novo elemento e então quanto mais velhos e mimados são, pior!

Um dos requisitos para ter mais do que um gato e adaptá-los um ao outro é muita paciência e não me parece que estejas a ter alguma...
Quanto ao facto da tua gata mais velha te ter atacado, para quem tem uma gata há 9 anos, já devias saber que eles são sempre imprevisiveis e quando passam o seu limiar de stress não reconhecem ninguém, nem os donos. Já devias saber também que nunca se deve tocar num gato que esteja com uma reacção de medo ou agressão, pois é arranhadela na certa.

Quanto à melhor forma de as adaptares uma à outra, o melhor conselho que te dou é: DEIXA-AS À VONTADE!!!!!
Por muito que nos custe, interferir só piora as coisas e então se defendes a nova, é claro que a mais velha se sente mais ameaçada ainda!

Em qualquer dos casos acho que te precipitaste, pois ou não estás apta a ter mais do que um gato, ou não deste ainda tempo para que elas se habituem uma à outra e estás a tomar uma atitude muito infeliz ao devolveres a gatinha nova.

Eu pessoalmente tenho uma experiência um pouco ingrata com a UZ pois fui lá buscar uma gata que em primeiro lugar me disseram que era gato(afinal era menina) mas só consegui ver 2 dias depois porque ela estava tão assustada que não deixava ninguém tocar-lhe. E continua arisca como um animal selvagem, após 2 meses em minha casa, não nos deixa fazer-lhe festas tal não terá sido o trauma por que passou na infância!
O maior problema é que lá na UZ, apesar da boa vontade das pessoas de lá e de lhes darem de comer, não lhes pegam nem fazem festas enquanto os bichos lá estão pois não têm muito tempo disponível.
Sabes o que é ter que sedar um bicho só para a levar à vacina?
Achas que desisti dela?

Temos que ter consciência que o animal não tem culpa e eu ao ir lá buscá-la, assumi um compromisso com ela em como lhe ia dar um lar e algum conforto. Não a fui logo lá devolver porque não lhe consegui fazer festas!!!!
Foi como já disse antes: para ter gatos é preciso ser muito paciente e acima de tudo entendê-los.
Desculpa a sinceridade, mas não me parece que estejas sequer a fazer um esforço para entender as tuas...

Susana
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sexta jan 03, 2003 4:32 pm

Ola Lobinha

Voce devolveu a Lau??

Nos informe como esta a situação !!
Lobinha
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 Gta (Bianca) , 2 Tartarugas de faces rosadas (speedy e pantufa) e uns 40/50 peixes, ,maioria Guppy

sexta jan 03, 2003 6:51 pm

Camie... n , eu n devolvi a Lau, mas tá muito dificil manter as duas juntas...já por 2 x hoje a minha gata atirou-se á pequena...e lá com o esguicho consigo separar...a minha gata n aceita a mais nova, mas enfim...e por causa disso a minha gata (a mais velha) n come desde que a pequena foi lá para casa (n come nem bebe água)...Tou preocupada..."Clowdia : ..."elas que são gatas, que se entendam!" ! Depois se a mais velha começar a ficar pior, a culpa n será minha...plo menos com : "Clowdia: os biscoitos e as mariquices..... " ela ainda vai comendo, mas é de vez em qd, porque agr é um pouco dificil dar!!

Resposta á Clowdia:

"Desculpa Lobinha, mas a culpa da arranhadela que a tua gata te fez é toda tua! Tenho a certeza que a gata não foi de propósito ter contigo para te arranhar.... até estou a ver daqui o filme... tu viste-a a bufar ou com medo da outra em posição de defesa e foste ter com ela e 'ai minha pequenina, coitadinha..anda cá... e deves ter tentado agarrá-la para fazer festas ou pegar ao colo para dar miminho e mostrar que está tudo bem e ela pimba! Os gatos são assim... e é um dos aspectos fascinantes que têm, quando chega a hora do aperto é o salve-se quem puder e nem o dono reconhecem.... primeiro salvam-se a eles próprios. """""...

Eu n agarrei na minha gata, nem disse nd do que vc disse! Apenas sai do 4º e ao passar por a minha outra gata normalmente ela atirou-se á minha perna...eu só lhe dou aquelas goluseimas porque desde sempre o faço...todas as semanas compro os biscoitos favoritos dela...No dia em que compro ela come sempre os biscoitos quase todos! Por isso é normal...

Cumprimentos,

Catarina
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jan 03, 2003 6:57 pm

mas porque não separa as gatas por um tempo? saíu há tempos um artigo bastante bom na arca a explicar como juntar gatos. é só procurar.

anjaazul
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

sexta jan 03, 2003 7:00 pm

Lobinha:

Logo que possa vá ao veterinário com a sua gata mais nova, é importante saber se está de perfeita saúde. Talvez o veterinário até lhe dê uns bons conselhos em como fazê-las amigas.

Boa sorte e não desespere porque elas notam logo.
;)
camie
Membro Veterano

sexta jan 03, 2003 7:07 pm

Ola Lobinha

Eu li uma coisa interessante , para suas meninas irem se acostumando...

Tente fazer com que ela durmam cada uma sobre uma almofada ou uma coberta ou pano ...

Depois troque as "camas" para que elas se acostumem com o cheiro da outra!

Espero que de tudo certo.....ah ... e não se esqueça de levar a Lauzinha no vet ....pelo bem das duas gatas!

Boa sorte , estou aqui para ajudar , não se esqueça!
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sexta jan 03, 2003 7:50 pm

Ainda bem que ficou com a Lau, e vai ver que vai correr tudo bem ;)
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta jan 03, 2003 11:41 pm

Olá Lobinha,

Só agora vi a evolução dos acontecimentos. Fico contente por saber que não devolveu a gata. Acho que têm sido dado boas dicas, quanto ao modo de actuar com elas.
Trata de tratar os arranhões que sofreste (Bacitracina é uma pomada muito comum e tem-me ajudado muito nos arranhões de gato).
Não sei se a gata mais velha costuma sair à rua, mas se não, é sempre bom aprender a cortar as unhas. Pede no veterinário para te ensinarem essa operação. Pouco a pouco vais ganhando coragem e jeito. Se ela for arisca a cortar as unhas finge que as cortas todos os dias com a tesourinha, para ela se habituar a ser manipulada. Chegará o dia em que ela não oferecerá resistência se mostrares que nessa altura és tu quem manda.
Por enquanto talvez o melhor neste periodo é usares em casa umas calças de ganga, pois ela está excitada, sendo conveniente que o veterinário ou alguém lhe corte as unhas. Tudo acabará bem e elas vão-se adorar.
Vai contando os problemas pois aqui há sempre alguém a dar-te dicas.
Força e pensamento positivo!!!

Caneco
Lobinha
Membro
Localização: 1 Gta (Bianca) , 2 Tartarugas de faces rosadas (speedy e pantufa) e uns 40/50 peixes, ,maioria Guppy

sábado jan 04, 2003 12:08 am

A unica pessoa neste mundo que consegue cortar as unhas á minha gata sou Eu!! Eu levei-a ao vet pa cortar as unhas pra'i á unas 7 ou 8 anos a tras...e tive de pagar a consulta mais os arranhoes q o vet ficou...N foi nada barata a consulta (agr n me lembro de quanto foi ao certo)... Mas só corto quando está com o Cio...é a unica maneira de lhe cortar as unhas!! Ninguém concegue fazer nd de normal á gata a n ser eu...eu é q corto as unhas, eu é q dou desparazitante , eu é q faço tudo!!! Porque medo eu n tenho!!! Agora, ela ainda n comeu nd! Ela só tem 4 Kg e tem 9 anos! Ao vet n vai, porque ninguém lhe tá a injecção... ela prende-se na caixa com uma facilidade e n sai de lá! Mesmo abrindo a casota ela pula de lá! e ninguém apanha no consultório só com quase 3 pares de luvas para q as unhas n passem, nem os dentes!!! Ela tá bem de Saude! Porque se n via-se...por algum sintoma... Ela sempre foi muito feliz...Mas agr desde que a pequena foi la para casa ela n toca na comida e temo q possa emagrecer ainda mais... mesmo tando a pequena fechada, ela sabe q tá lá e n sai de cima do armário!! Só espero q a minha gata mais velha n fique doente por n comer nem beber água! Se lhe acontece alguma coisa, ai n sei o k faço... mas prontos!!!

Cumprimentos,

Catarina
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sábado jan 04, 2003 12:30 am

Olá Lobinha,

Tudo se há-de compor. Quanto à greve da fome dela ;) aqui vai uma dica.
Existe nas ervanária um pó chamado "levedura de cerveja". Não é caro, vende-se em saquitos de plástico ou em frascos de vidro.
Salpica a comida da tua gata mais velha com a levedura. É que os gatos deliram com isso e segundo a minha veterinária não tem quaisquer contraindicações, sendo até um fortificante. A minha gata fica logo cheia de apetite!
Ainda a propósito de cortar as unhas. Talvez valesse a pena tentar um dia adoptares o truque que te falei antes, de fingires que lhe vais cortar as unhas todos os dias com a tesourinha. Quem sabe ela se vai habituando...
Pensamento positivo e tudo pelo melhor!

Caneco
Lobinha
Membro

sábado jan 04, 2003 1:04 am

Ela só me deixa dar festas na cabeça e no queixinho dela...Se eu tiver distraida e descer a mao para as costas arranha-me logo e assanha-se logo toda pa mim, é um pouco impossivel agarrar aquela gata sem tar com o Cio!!! Em relação ao pózinho... vou ver se compro pois, uma gata com 9 anos e só pesa 4 Kg, é muito pouco!! Daqui a 19 dias vai fazer 10 anos!!!Vamos ver se lá chega... sem comer á 3 dias... Tou a ver o caso mal parado...mas pronto...

Catarina
camie
Membro Veterano

sábado jan 04, 2003 1:15 am

Ola , fique tranquila Lobinha , sua gatinha vai comer sim!

Sera que se voce comprasse um novo sabor de ração não ajudaria no apetite dela?

Bem , a situação la em casa esta melhorando...a femeazinha continua leoa , mais logo acostuma...

Acredito que a sua gatona tambem vai se acostumar...não desista hein!!!

De muito carinho a gatona e faça até o impossivel pra ela comer....

Acredito que em breve teremos novas e boas noticias!

BOA SORTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D
Responder

Voltar para “Gatos”