
Acho este tópico muito importante, especialmente para quem está a pensar adquirir um labrador. Se depois de ler isto ainda quiser ter um, então está preparado!
De facto muitas pessoas pensam que o labrador é um peluchinho amistoso, mas como qualquer cão ele precisa de muita atenção e paciência. Às vezes o problema não é o cão, mas a expectativa com que as pessoas o compram!

A 10 razoes principais para não adquirir um Labrador
#1 Os labradores largam muito pêlo. Uma fêmea geralmente manda o casaco ao chão (larga mesmo MUITO pelo) duas vezes por ano de acordo com o ciclo de temperatura. Todos os outros Labs, machos e fêmeas esterilizadas largam pêlo durante todo o ano, com maior frequência nas mudanças de estação. Os pêlos acumulam-se na mobília, roupa e espalha-se pelo chão em tufos. Vai ficar espantado com os locais onde vai encontrar pêlos. Como costumamos dizer: "O lar define-se como o sítio onde os pêlos do cão se enfiam em todo o lado, excepto no cão!".
#2 Os labradores são cães de pessoas. Se tiver alergias a pêlo de cão, caspas ou baba, vai provavelmente ter problemas com um labrador. A sua pele oleosa consegue manter alguma da caspa, mas não toda. Muitos criadores ou donos ficariam satisfeitos se você fosse visitar os cães para ver se consegue estar perto deles. Não é justo adquirir um cachorrinho e descobrir que as suas alergias são más e depois tem de prender o cão na rua, longe da família grande parte da vida dele. Um Lab tem que estar com pessoas. NUNCA devem ser colocados na rua longe dos seus donos. Eles NUNCA serão felizes assim. Pense no que é melhor para o cão.
#3 Os labradores não são limpos. Se é maluco pela limpeza não vai gostar de um lab. Eles largam pelo. Fazem buracos no jardim. Rebolam-se na lama. Roem tudo. Esfregam-se nas paredes deixando marcas. Limpam a mesa do café com um abanão da sua cauda. Se for muito limpo, e se quiser um cão para dar nas vistas, não compre um lab. Compre um peluche ou um desses novos cães-robot.
#4 Os labradores precisam de muito exercício. O labrador é um cão muito activo. Isto pode não ser um problema se você também estiver numa de fazer exercício. Mas ele precisam de gastar energias todos os dias. Quer dizer que quando estiver a chover, nos dias que vier tarde do trabalho, quanto estiver mal-disposto - o seu lab continuará a querer ir lá fora correr, passear, jogar à bola, nadar... seja lá o que faz com ele. Se você não lhe proporcionar uma escapadela para o cachorro largar a sua energia... ele tratará de o fazer.
#5 Os labradores são geneticamente susceptíveis a doenças. Displasia da Anca, Displasia do Cotovelo, problemas nos olhos, problemas cardíacos, epilepsia... e a lista continua. Faça o trabalho de casa! Pergunte sobre tudo isto ao criador.
#6 Os labradores são susceptíveis a outros problemas de saúde. Alguns dos quais não são de origem genética. Podem incluir: torção do estômago, doenças osteo-articulares, problemas da tiróide e outros problemas relacionados com o sistema imuniário, bem como relacionados com a endócrina.
#7 Os labs ficam cachorros muito tempo. Pode parecer excelente. Eu adoro cachorros. Bem, só a mentalidade deles é que permanece de cachorro. Os corpos ficam enormes. Eles ficam desengonçados, teimosos, malucos e imaturos por muito tempo. Os labs não são dificeis de treinar, mas tem de ser persistente. É necessário tática para os treinar. Os labs só ficam adultos depois dos 2-3 anos de idade.
#8 É muito fácil encontrar labradores. Isto tanto pode se bom como ser mau. Isto quer dizer que poderá encontrar um facilmente mas também que qualquer pessoa e o primo dessa pessoa também os cria. E nem toda a gente o faz como deve ser e tem cuidades e atenção com o temperamento e saúde das suas ninhadas. Os cachorros de criadores bons não são baratos. Algumas pessoas preferem adquirir um barato em qualquer outro local. Lembre-se, você adquire aquilo que paga. Pode comprar um cachorro a um vendedor sem reputação que é mais barato e depois ter problemas à medida que o cachorrinho cresce. Grande parte dos bons criadores planeiam uma a duas ninhadas por ano. Muitas vezes esperam anos entre ninhadas para avaliar o trabalho que estão a fazer. Cuidado com os criadores que têm sempre cães disponíveis, ou que parecem estar sempre a criar todo o ano. Podem estar a fazê-lo para proveito próprio e não para o bem da raça.
#9 O labrador pode não ser o melhor cão se tiver crianças pequenas. Os labradores por norma são bons perto de crianças, mas como todos os cães, têm de ser ensinados. Um cachorro pequeno tem a tendência natural de morder e roer roupas, sapatos, mãos... Os dentinhos afiados podem aleijar as mãos de uma criança sem o cachorro se aperceber. Um cachorro em crescimento pode também facilmente derrubar uma criança numa brincadeira. Tem que estar sempre a supervisionar qualquer cão perto de crianças.
#10 Os labradores largam pêlo. Ah, já disse esta? Não conseguia ver o ecran do computador com tanto pêlo...