EX1 - NOM. from BOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

terça fev 07, 2006 8:45 pm

Boas!!

Alguem que tenha experiencia em exposições, me poderá dizer o que isto significa?

EX1 - NOM. from BOS

Cumprimentos

Vanessa
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça fev 07, 2006 9:00 pm

Vanessa Ex1 quer dizer excelente 1, isto é se for antes dos 10 meses significa, que foi primeiro bébé de todos, ou o melhor Junior de todos, portanto ficou em primeiro lugar. A partir dos 10 meses já concorre em classe aberta ou seja adultos e o excelente corresponderá ao CAC, isto é fez um ponto, naquela côr.
BOS, quer dizer BEST OPOSITE SEX, o que se traduz que foi o melhor gato, adulto do sexo oposto.

Nomeado quer dizes que aquele juíz o escolheu para a final, o Best in show.

Mas para perceber melhor está aqui as designações utilizadas, tanto na FIFE, como no CFA. :wink:

uaimori Escreveu:Algumas informações acerca das Exposições da FIFE e Exposições do CFA, tais como as designações dos varios títulos a que concorrem os gatos, e o necessário para obter os certificados...

FIFE

Classe Aberta
É aqui que tudo começa... Os gatos têm de ter 10 meses na sua primeira exibição como adultos. Competem dentro da sua cor (código EMS) e sexo, o que acontece em todas as classes.

CAC/CAP - CERTIFICADO DE APTIDÃO A CAMPEÃO/PREMIOR
Depois do gato obter 3 certificados dados por três juízes diferentes, ganha o título de Campeão/ Premior (CH / PR)

CACIB/CAPIB - CERTIFICADO DE APTIDÃO A CAMPEÃO/PREMIOR INTERNACIONAL DE BELEZA
Depois de 3 certificados dados por três juízes diferentes, um dos quais deve ser ganho num outro país, ganham o título de Campeão Internacional / Premior (IC / IP)

CAGCIB/CAGPIB - CERTIFICADO DE APTIDÃO A GRANDE CAMPEÃO/PREMIOR INTERNAC. DE BELEZA
Depois de 6 certificados dados por três juízes diferentes, onde 2 deles têm que ser obtidos em países diferentes (que não Portugal), o gato ganha o título de Grande Campeão Internacional / Premior (GIC / GIP) ; há uma excepção para Portugal onde podemos fazer 7 pontos em 2 países, e assim não termos de ir a um 3º país.

CACE/CAPE - CERTIFICADO DE APTIDÃO A CAMPEÃO/PREMIOR EUROPEU
Depois de 9 certificados dados por três juízes diferentes, 2 devem ser ganhos em países diferentes (que não Portugal), o gato ganha o Título de Campeão/Premior Europeu (EC/EP)

EX1 - Excelente 1
Prémio que serve para todas as classes, e é um título atribuído ao melhor gato na sua cor, classe, e variedade

BIV - Melhor da Variedade
Prémio atribuído ao melhor gato da sua cor; para ser atribuído é necessário que existam pelo menos 3 gatos a concorrer com o mesmo código EMS (mesma cor). Por exemplo, se houver 3 adultos e 3 gatinhos nas condições descritas anteriormente, o juíz escolhe o BIV dos adultos e o BIV dos gatinhos.

NOM - Nomeação
Cada juíz escolhe o "seu" melhor macho e fêmea adultos, gatinho júnior (6-10 meses), gatinho Jovem (3-6 meses), mais o melhor macho e fêmea castrados.

BIS - Best in Show
Melhor exemplar de cada classe de campeonato.

BOS - Best Opposite Sex
Melhor exemplar adulto do sexo oposto (depende do BIS).

CFA

Nas exposições da CFA, um gato é considerado adulto quando faz 8 meses, e começa então a concorrer na classe aberta para obter o título de Campeão / Premior (conforme seja inteiro ou castrado).

Os gatos são avaliados em grupos de cores, e é atribuída a fita do Primeiro Lugar (fita azul) a um macho e uma fêmea, também a do Segundo Lugar (vermelha) e a do terceiro Lugar (amarela).
O primeiro lugar da classe aberta é normalmente acompanhado pela fita dos vencedores (vermelha/ branca/ azul)

Imagem
1º Lugar na cor
Imagem
2º Lugar na cor
Imagem
3º Lugar na cor
Imagem
Fita de Vencedor na cor
(Winners Ribbon)

Quando todos os gatos de um grupo de cor foram avaliados, o juiz premeia o gato com a melhor cor - Best of Color Class (Fita Preta) e o gato com a segunda melhor cor- Second Best of Color Class(Fita Branca).

Uma vez avaliados todos os gatos de uma raça na divisão de cor, será atribuído o prémio de melhor da raça/divisão - BEST OF BREED OR DIVISION (Fita Castanha) e segundo melhor da raça/divisão - SECOND BEST OF BREED OR DIVISION (Fita Laranja).

O juíz ainda escolhe entre todos os gatos campeões que estão a competir na mesma raça/ divisão o melhor Campeão da Raça ou Divisão - BEST CHAMPION OF BREED OR DIVISION (Fita Roxa). O gato que receber esta fita, receberá um ponto (que lhe será necessário para ir para grande campeão) por cada gato Campeão da mesma raça que "derrotar". Gatos com o título de Premier na classe Premiership Class também recebem esta fita o o cálculo dos pontos é feito do mesmo modo - 1 ponto por cada gato castrado da mesma raça que tiver sido "derrotado".

Imagem
Best of Color Class
Imagem
2nd Best of Color Class
Imagem
Best of Breed or Division
Imagem
2nd Best of Breed or Division
Imagem
Best Champion of Breed or Division

CAMPEÃO/ PREMIOR (castrado)
Para obter o título de Campeão ou Premior, é necessário obter 6 fitas de vencedor (Winners Ribbons) e depois enviar o formulário para a CFA, para requerer o título de Campeão / Premior

GRANDE CAMPEÃO/ GRANDE PREMIOR (castrado)
Os gatos Campeões ou Premiors competem entre si para obterem pontos suficientes para conseguirem o título; são necessários 200 pontos para Grande Campeão e 75 pontos para Grande Premior.

Estes pontos são atribuídos com base nas vitórias alcançadas nas exposições e vão-se acumulando nas diversas exposições em que participe até que obtenha o título.

Para poder obter o título de Grande Campeão / Grande Premior, o gato tem de ser elegido (pelo menos uma vez) Melhor ou 2º Melhor Campeão/ Premior ou ficar nos 10 Melhores gatos numa final.

Os pontos de Grande têm de ser obtidos com pelo menos 3 juízes diferentes.
Última edição por uaimori em terça fev 07, 2006 9:55 pm, editado 1 vez no total.
vanessards
Membro

terça fev 07, 2006 9:16 pm

Olá uai mori, mais uma vez! :)

estou a pensar seriamente em adquirir um gatinho cujo pai teve esta classificação numa exp. em Dezembro passado, e como nao percebo nada disto, fiquei curiosa em relação ao «titulo».
muito obrigada pelo esclarecimento

Cumprimentos
uaimori
Membro Veterano

terça fev 07, 2006 9:52 pm

vanessards Escreveu: Olá uai mori, mais uma vez! )

estou a pensar seriamente em adquirir um gatinho cujo pai teve esta classificação numa exp. em Dezembro passado, e como nao percebo nada disto, fiquei curiosa em relação ao «titulo».
muito obrigada pelo esclarecimento

Cumprimentos
O Vanessa, mas afinal o ue é que quer comprar um gato de exposição???...LLLLOOOOLLLLLL, é que isso não quer dizer nada, mas mesmo nada, sobre o animal que quer comprar,... comprar um gato de exposição, requer saber muito mais,... se quer um gato de exposição a sério,... ;)
vanessards
Membro

terça fev 07, 2006 10:27 pm

Nao, uaimori nao pretendo comprar um gato de exposição, se leu com atençao o meu post anterior, há-de lá ver que disse que seria um filhote de um gato que obteve esta classificaçao!!!

Eu sei perfeitamente que para comprar um gato de exposiçao é preciso saber muito mais e, como pretendo saber mais, dai ter pedido ajuda no post inicial, afinal, todos temos que começar por algum lado nao é verdade?!

Também, nao percebi muito bem o seu «LLLOOOOLLLL»... Porque que eu nao haveria de comprar um gato de exposição?! - desde que lhe proporcionasse o melhor, como faço aos meus animais, nao vejo onde está o problema....

Cumprimentos
uaimori
Membro Veterano

terça fev 07, 2006 10:49 pm

vanessards Escreveu: Nao, uaimori nao pretendo comprar um gato de exposição, se leu com atençao o meu post anterior, há-de lá ver que disse que seria um filhote de um gato que obteve esta classificaçao!!!

Eu sei perfeitamente que para comprar um gato de exposiçao é preciso saber muito mais e, como pretendo saber mais, dai ter pedido ajuda no post inicial, afinal, todos temos que começar por algum lado nao é verdade?!

Também, nao percebi muito bem o seu «LLLOOOOLLLL»... Porque que eu nao haveria de comprar um gato de exposição?! - desde que lhe proporcionasse o melhor, como faço aos meus animais, nao vejo onde está o problema....

Cumprimentos
Mas por que raio é que deu um sentido prejurativo de intenção ao meu post?? Por acaso está habituada a que eu faça isso, consigo???

Vanessa, a minha intervenção, não tem nenhum sentido conotativo negativo. Só que achei graça, ao facto de isso de certa forma ser uma definição para a qualidade do gato. ;) , não foi maldade.

O gato bébé, pode não ter aqualidade do pai,... para se ver a qualidade do animal, este deverá ir primeiro a uma exposição para se verificar isso mesmo. De qualquer forma, deve verificar-se muita coisa,... até mesmo nós criadores quando adquirimos um as deixamos escapar,...LLLLLOOOOLLL, pois à sempre um aspecto ou outro que por vezes nos escapa, muitas vezes por desatenção, ou até uma certa confiança.

O que eu achei graça, foi de certa forma pretender só por isso que refere do pai, definir-se o gatinho,... mas não foi com maldade. Claro que pode comprar e tem todo o direito, e o gatinho até pode ser espectacular,... como não pode,... o que perguntou não define nada sobre esse gato,... só uma avaliação do pai numa exposição,... mais nada,... ;)

De qualquer forma já lhe dei a informação que pretende e, sinceramente acho que já me conhece o suficiente, para ter entendido o meu post, de outra forma, achei piada, mas não tive o objectivo de gozar,... pena que não tenha percebido,o que quis dizer,... ;)

Porque se por acaso quer começar por algum lado devia ser por ir a exposições, perceber como se processam, perceber o que é um bom gato,... saber como é que se escolhem e o que é necessário, saber para se comprar um bom exemplar,... mas a Vanessa é que sabe,...eu por mim não farei mais nenhum comentário ;)
vanessards
Membro

terça fev 07, 2006 11:50 pm

De facto entendi mal a sua resposta, mea culpa, mas tambem estou tao cansada de ver aqui e noutros lados atirarem pedras e ate gozarem com a ignorancia dos outros ....
O problema é que não encontro quase nada acerca da raça que pretendo só mesmo noutros paises. Este mesmo gato que estou em vias de adquirir vem de fora. E no que se refere a classificaçoes em exposiçoes, n percebo nada e também nao tinha encontrado as informaçoes acerca de expo que a uaimori me forneceu!
Mesmo cá em Portugal, pouco se fala de Maine Coon e não encontro praticamente nada de novo nas pesquisa que faço a criadores portugueses que sao mesmo muito poucos ( 3 no máximo).
De principio pensei em adquirir um bom gato persa, o que não esta fora de questao, mas depois de pesquisar um pouquinho mais acerca destes miaus gigantes, estou a ficar realmente apaixonada pela raça.
uaimori
Membro Veterano

quarta fev 08, 2006 12:18 am

Pois mas não é na Net que aprende e, não faça nenhuma asneira, que se venha a arrepender. Mas a Vanessa sabe por acaso o que vai comprar, isso é que me fez sorrir,... o comentário que fez, como se fosse,... assim uma coisa maravilhosa,...um pouco infantil,... uma inocencia maravilhosa,... Saiba escolher um gato,... aprenda e depois compre,... força. Não faça o contrário,...não começe a casa pelo telhado,...

Uma pessoa que não é experiente na área,... nem cá deveria comprar, sem aprender e, para não ser o criador a dizer-lhe o que compra,... mas sim quem adquire o saber o que compra,... quanto mais lá fora,...olhe Vanessa eu não compraria nada lá fora sem ver o animal,...mas isso sou eu que ando nisto há dez anos. Não veja as coisas assim tão cor de rosa,... género somos todos amigos,...

Por exemplo eu conheço uma criadora, que passa a vida a comprar os filhos dos gatos, que ganham Best mas,... ainda não acertou uma,... já é quase uma anedota,... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu já lhe dei o conselho que achei,... ;)

Ps : Já agora, muito seriamente, se a raça é a Maine Coon, veja naquilo que se mete,... especialmente se fôr para criação. Fale com o André Massano do CPF e diga que vai da parte da Helena. É que ele foi criador dessa raça e deixou de ser porque é uma raça com muitos problemas.

Ele anda nisto ainda eu era um óvulo,.. e considero que é das pessoas que percebe mais de gatos em Portugal,... afinal é por ele que passam os registos de LOP, para ver se está tudo bem,...
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta fev 08, 2006 12:56 am

Bem, eu se tivesse um gato também seria um Maine Coon.
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
vanessards
Membro

sábado fev 11, 2006 5:57 pm

Olá!!

Uai mori, segui o seu conselho e enviei um mail para o sr. que me recomendou. Já lá vão uns dias e até agora ainda não obtive qualquer resposta. Há possibilidade de me fornecer outro contacto para eu poder falar com o sr.?

Cump
uaimori
Membro Veterano

domingo fev 12, 2006 6:24 pm

vanessards Escreveu: Olá!!

Uai mori, segui o seu conselho e enviei um mail para o sr. que me recomendou. Já lá vão uns dias e até agora ainda não obtive qualquer resposta. Há possibilidade de me fornecer outro contacto para eu poder falar com o sr.?

Cump
Pois mas o site do clube é feito por uma sócia e por isso muitas vezes os emails, não têm o feedback,... o melhor é mesmo telefonar para o clube,...

De qualquer forma, eu vou pedir ao André para ele me dar autorização de dar o telefone,.... depois envio-lhe por pm,... ;)
vanessards
Membro

domingo fev 12, 2006 6:49 pm

Mas eu enviei-lhe para o email dele! O que ele indica na web page do gatil. Só não liguei porque esperava primeiro um contacto da parte dele tambem por email. Penso que o telefone seja tambem o que la indica mas em todo o caso, se a uaimori me puder fazer esse favor, agradeço imenso! :)
uaimori
Membro Veterano

domingo fev 12, 2006 10:45 pm

vanessards Escreveu: Mas eu enviei-lhe para o email dele! O que ele indica na web page do gatil. Só não liguei porque esperava primeiro um contacto da parte dele tambem por email. Penso que o telefone seja tambem o que la indica mas em todo o caso, se a uaimori me puder fazer esse favor, agradeço imenso! )
Pois, mas quem fez a página do André, foi uma amiga minha. O André não tem net e não percebe nada disso, nem sempre está em contacto com essa nossa amiga, que lhe vai actualizando a informação por telefone. Se tem lá o telemóvel e esse telemóvel, acaba em 72, telefone-lhe e diga-lhe que vai da minha parte,... se fôr assim, já nem é preciso dar o telemóvel, já que está na página,... :D ;)
Responder

Voltar para “Gatos”