Como desabituar o peludinho ... - Parte II

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

terça dez 31, 2002 2:57 pm

Ora vamos lá ver se não nos alongamos tanto desta vez...
Embora tenha convencido o Teco a não ir para certos sítios, há sempre os sítios para onde ele gosta de ir, e para os quais não dá muito jeito andar com "fitas-colas" coladas. Refiro-me por exemplo à bancada da cozinha ou a mesa de jantar...
Acho que vou experimentar lavar com água e limão, para ver se ele desiste de ir lá cheirar. Nós temos sempre muito cuidado para não ter comida à mostra, que o possa atrair, mas tanto a bancada como a mesa devem ter uma vista muito boa (pelo menos melhor do que a vista que se tem do chão), e o meu amigo não resiste.
Já me falaram em Tabasco e pimenta, mas para estes dois locais não dá pelo cheiro activo que tem... Quanto à mostarda em pó, acho que alguém mencionou que não tinha odor para os humanos...?
Alguém tem mais ideias?

Aproveitamos para desejar a todos uma excelente entrada em 2003. Que o próximo ano vos traga só coisas boas: muita saúde, amor, algum dinheiro (que também é preciso..), e muita felicidade.
Minhau, minhau (o Teco concorda!)
Turrinhas a todos e beijinhos aos restantes,
Ana e Teco
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

terça dez 31, 2002 3:03 pm

Olha o que eu fiz para a minha gata não subir para cima do balcão foi o seguinte, como os meus armarios da cozinha não s juntos ao tecto forrei os armarios por cima e a minha gata sobe para la, assim já não quer ir para cima do balcao, porque de la de cima ve o que é que eu estou a fazer, sempre que estamos a comer ao a cozinhar, ela sobe e ve o que se passa ca em baixo.
Obrigado pela dica ;)
vibrador
Membro
Registado: sábado nov 23, 2002 1:46 am

terça dez 31, 2002 3:44 pm

Experimente erva de gato em cetas zonas onde o queira para o distrair dos locais mais sensiveis...
AnaCrespoRamos Escreveu: Ora vamos lá ver se não nos alongamos tanto desta vez...
Embora tenha convencido o Teco a não ir para certos sítios, há sempre os sítios para onde ele gosta de ir, e para os quais não dá muito jeito andar com "fitas-colas" coladas. Refiro-me por exemplo à bancada da cozinha ou a mesa de jantar...
Acho que vou experimentar lavar com água e limão, para ver se ele desiste de ir lá cheirar. Nós temos sempre muito cuidado para não ter comida à mostra, que o possa atrair, mas tanto a bancada como a mesa devem ter uma vista muito boa (pelo menos melhor do que a vista que se tem do chão), e o meu amigo não resiste.
Já me falaram em Tabasco e pimenta, mas para estes dois locais não dá pelo cheiro activo que tem... Quanto à mostarda em pó, acho que alguém mencionou que não tinha odor para os humanos...?
Alguém tem mais ideias?

Aproveitamos para desejar a todos uma excelente entrada em 2003. Que o próximo ano vos traga só coisas boas: muita saúde, amor, algum dinheiro (que também é preciso..), e muita felicidade.
Minhau, minhau (o Teco concorda!)
Turrinhas a todos e beijinhos aos restantes,
Ana e Teco
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça dez 31, 2002 7:44 pm

Essa ideia de a atrair para o topo dos armários da cozinha para a desviar das bancadas é excelente! E a tua gata tem acesso fácil ao topo dos armários da cozinha? Ou criaste forma de ela lá chegar?
A minha ainda não consegue pular para lá por haver um grande desnível, a não ser que me lembre de inventar algum tipo de acesso...

Caneco
caneco
Membro Veterano
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

quarta jan 01, 2003 4:33 pm

Nem de propósito! Na noite de Ano Novo com a agitação cá em casa, quando vou dar por ela tinha conseguido saltar para cima do frigorífico (de 2 metros de altura) através do parapeito da janela.
Dali partiu para o topo dos armários que felizmente tinham sido limpos há pouco tempo :lol:
Agora que descobriu o caminho para lá vou encorajá-la a ir para ali em vez das bancadas. A ver se resulta...

Caneco
nana12
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 01, 2003 10:04 pm

caneco Escreveu: Essa ideia de a atrair para o topo dos armários da cozinha para a desviar das bancadas é excelente! E a tua gata tem acesso fácil ao topo dos armários da cozinha? Ou criaste forma de ela lá chegar?
A minha ainda não consegue pular para lá por haver um grande desnível, a não ser que me lembre de inventar algum tipo de acesso...

Caneco
Olá Caneco.
A minha tem fácil acesso para cima dos armários e foi ela que descobriu depois de tantas vezes que eu disse que não queria que ela subisse para cima da bancada, e ela adora tanto ver o que eu faço que não se conformou.
Quando ela era pequena eu ponha dentro do bolso do avental e ela anda de um lado para outro dentro do bolso a ver o que eu estava a fazer, mas depois quando cresceu já não dava e assim ela descobriu aquele lugar, eu forrei para ela anda a vontade.
Espero que a tua também goste porque assim é bem mais fácil.
Beijinhos da Nana
;)
nana12
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 05, 2003 12:40 am

Uma questão, em relação a foto da minha Nana, se eu colocar fita cola ela deixa de fazer isto:
Imagem
starfish
Membro
Registado: quarta jul 24, 2002 4:57 pm

terça jan 07, 2003 3:05 pm

A ideia da fita-cola nos locais pouco largos parece realmente uma boa ideia mas relativamente a áreas maiores não estou a ver o que possa fazer-se... De vez em quando a Bolota salta para cima das bancadas da cozinha e só sai de lá quando me vê gesticular em direcção a ela. Acho que sei qual é o interesse dela na bancada: primeiro anda à espreita a ver se encontra um bocadinho de comida (ao contrário da Sasha que só gosta da ração) e segundo é porque em cima da bancada está um aquário com dois peixinhos pimpões e que felizmente têm uma abertura que não permite a menina Bolota meter-se lá dentro porque senão a esta hora os peixinhos já não estariam lá...
E relativamente às arranhadelas nos sofás, alguém tem alguma solução que resulte? É que elas não ligam nenhuma às coisas que lhes comprei próprias para arranhar.
AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

terça jan 07, 2003 4:54 pm

Experimenta pôr os arranhadores junto ao sítio onde elas gostam de arranhar. Por exemplo, já dei com o Teco a arranhar as colunas da televisão (revestidas a tecido) e pus um arranhador junto à coluna que ele arranhava. Nunca mais lá foi. Também pus um junto ao canto do sofá onde ele costumava arranhar e também tem resultado. Só houve um sítio que não consegui resolver... ele tem o hábito de dormir em cima das costas do sofá, por ser fofinho. Quando está a dormir, está constantemente a amassar com as patinhas da frente e estragou o cantinho do sofá... acho que foi mesmo a única coisa que estragou (para além da jarra favorita do meu marido, do vaso da cozinha, e da planta pendurada...). Agora a sério, foi mesmo o único tecido que estragou, mas não foi propositado, por ter sido feito a dormir. Quanto aos cortinados, tenho uns cortinados de tecido grosso, e o patife bem pode subir por eles acima que não fica marca nenhuma!!
Boa sorte
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

terça jan 07, 2003 5:17 pm

É... o que está a dar é comprar mobilia à prova de gatos!!!! :o
:lol:
starfish
Membro

terça jan 07, 2003 5:28 pm

Obrigada, Ana! Vou seguir a tua sugestão e vamos ver se as meninas lá de casa gostam. O sofá já é mesmo velho e tem uma coberta por cima mas de qualquer modo era bom que elas se habituassem aos arranhadores, são daqueles de corda de pendurar... Aos cortinados não lhes ligam nenhuma.
caneco
Membro Veterano

terça jan 07, 2003 9:13 pm

Olá Starfish,

A minha também arranhava algumas coisas quando veio cá para casa. Arranjei arranhadores de pendurar mas talvez por abanarem ao arranhar ela não ligava. Comprei então 2 pipos (parecidos com aqueles das estradas) envoltos em corda e que se põem no chão.
Um puz junto ao sofá em que ela arranhava, outro junto a uma mesa noutra parte da casa em que ela arranhava. Foi remédio santo. Quando a via lá perto do arranhador, arranhava eu um pouco com as mãos e ela imitava. Agora só usa esses de corda e mais um daqueles poleiros de corda onde eles trepam.
Foram uns Euros mas compensou mesmo a despesa!
Quanto às superfícies grandes a evitar é mais difícil. Há pouco tempo a Náná disse-me que a gata dela ia para o topo dos armários da cozinha e quando a minha passou a ir para lá também deixou de ir tanto para as bancadas. Afinal aquilo lá em cima está alto e tem boa vista!
Ás vezes atiro uns papelitos embrulhados lá para o topo do armário e ela vai a correr para lá e brinca muito atirando-me de volta esses embrulhitos e correndo lá por cima. Tenho é de ter aquilo limpo para que ela não fique suja.
Mais uma deixa para dizer que tenho lido que há uma espécie de ratoeiras que quando um gato se aproxima fazem um CLAP e os afasta dessas zonas, é muito eficaz. Não magoam mesmo nada o gato, só produz é um barulho rápido que os assusta e os faz evitar essa zona. Só que nunca vi cá à venda.
Caneco
nana12
Membro Veterano
Contacto:

quarta jan 08, 2003 12:12 am

Olhem a minha gatinha não usa arranhadores, porque eu comprei um e ela não ligam nenhuma, então eu tenho um sofá pequeno no meu quarto que é para ela arranhar, ela nunca arranhou muito os sofás então depois de ter aquele pequeno.
Em relação a bancada a melhor maneira s duvida é ela ir para cima dos armários, mas tb existe uma boa maneira de ela não ir para a bancada, qd ela some p a bancada, molhar mão e atirar para a cara, ao deixar sempre o balcão húmido, passar um pano húmido.
Boa Sorte
;)
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta jan 08, 2003 8:08 am

Isso do balcão húmido não resulta sempre....
O Mixteco adora estar deitado dentro do lavatório.... e mesmo quando abrimos a torneira ele continua lá deitado....
Cada gatinho com a sua mania.....
Já em relação aos borrifos no narizito, a conversa é outra..... não acha mesmo piada nenhuma! :lol: :lol:
starfish
Membro

sexta jan 10, 2003 5:45 pm

Obrigada pela dica, Caneco! Aconteceu mesmo o que eu pensava... as gatas não ligaram nenhuma aos arranhadores colocados nos braços do sofá. Resultado: começaram a arranhar à volta. Como disse o sofa é velho e por isso não me preocupo muito porque com a coberta não se notam as mazelas. Pois é, talvez esses arranhadores com a base resultem. Estava hesitante em comprá-los porque além de serem mais carotes acho-os um bocadinhos feios, mas se calhar lá terá que ser.

Terry e Nana, o balcão molhado não resultaria de certeza com a Bolota pois ela é também daquelas meninas que adora ir para a banheira enquanto a água ainda está a escorrer e depois fica a olhar os pingos de água a descerem pela cortina da banheira.
:D
Responder

Voltar para “Gatos”