A saga da mudança de pele

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Coralia
Membro Júnior
Registado: sexta fev 03, 2006 2:38 pm

segunda fev 13, 2006 11:25 pm

O "alimentar" é por enquanto com comida líquida, muito muito pouca, através de uma seringa com cânula...

Quanto à areia ela não tem só isso no terrário, tem uma grande pedra plana de xisto e o tronco que é bastante grande também.

Não faço ideia qual é a experiência deste Vet, gostei bastante dele e inspirou-me confiança, mas confesso que é mais uma questão de feeling do que outra coisa. A realidade é que foi esse mesmo feeling que me disse que algo estava muito errado e me levou a consultar alguém...

Não é fácil, sendo tão newbie como sou nisto, saber em quem confiar. Tenho andado pela net em geral, neste forum, num em Francês (Le monde des reptiles), noutro em Inglês (Repticzone) e tenho recebido muita informação contraditória... Ainda hoje encomendei três livros sobre cobras na Amazon, todos com o máximo de estrelas; fui ver os comentários e em relação a um deles havia vários tipos que diziam maravilhas e outro que se fartava de cascar. Não tenho maneira de confirmar quem é que é mais de confiança...
Guio-me portanto pelo que parece fazer mais sentido e pelo meu instinto, claro que posso falhar, mas que mais posso fazer?
Continuo no entanto a agradecer toda a ajuda e boa vontade que muitos têm demonstrado : )
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça fev 14, 2006 12:08 am

Eu entendo essa impotencia, que todos nós sentimos newbie ou não, quando as coisas começam a dar para o torto e nós sem sabermos o que fazer e sem ninguem a sério a quem recorrer.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

terça fev 14, 2006 12:44 pm

Nao te culpes por seres "newbie" porque ate os mais experientes passam regularmente por fazes criticas...

O que interessa agora é que a cobra recupere...

O que é que o vet te disse em relação á paragem da muda? Deve haver um motivo e que deves corrigir... Estou convensido que só reparaste na humidade relativamente tarde e a humidade até aí foi baixa...
P_R
Membro Veterano

terça fev 14, 2006 12:45 pm

Nao te culpes por seres "newbie" porque ate os mais experientes passam regularmente por fazes criticas...

O que é que o vet te disse em relação á paragem da muda? Deve haver um motivo e que deves corrigir... Estou convensido que só reparaste na humidade relativamente tarde e a humidade até aí foi baixa...
P_R
Membro Veterano

terça fev 14, 2006 12:46 pm

P_R
Membro Veterano

terça fev 14, 2006 12:48 pm

Coralia
Membro Júnior

terça fev 14, 2006 3:10 pm

Sim, a história da humidade só comecei a tratar quando me inscrevi aqui e comecei a falar convosco, o que só aconteceu quando já estava a ficar preocupada, logo tarde demais...
Se queres que te diga nem percebi bem (embora ele tenha de facto falado nisso) porquê que a muda parou a meio. Estava tão preocupada em perceber como lhe dar o antibiótico, a comida, os banhos, etc... ou seja, em como resolver as coisas que me preocupei menos com as razões que levaram a isto. Mas agora sei o que fazer durante as próximas semanas e daqui a 15 dias tenho de lá voltar para ele a ver. Nessa altura peço mais instruções para o futuro.
Entretanto também devem chegar os livros da Amazon que tenho intensões de "devorar", qualquer dia sou eu que vos dou conselhos.
(just kidding : )
Já agora só uma coisa; algum conselho quanto ao tamanho do recipiente de natação? É melhor uma coisa pequenina para ela não se sentir perdida ou uma grande para não se sentir claustrofóbica? Ou seja, tupperware ou alguidar? E como é que mantenho a temperatura da água durante 1 hora??
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

terça fev 14, 2006 4:05 pm

O tamanho do recipiente tens de experimentar onde vêz que ela se sente mais calma, mas quanto ao manter a temperatura, colocas no lavalouça da cozinha e enches com agua quente e colocas dentro o recipiente, tipo banho maria em culinaria, e também podes ir trocando a agua do recipiente e do lavaloça ou bidé ou mesmo dois alguidares um dentro do outro, tambem existem uns saquinhos de gel, para tratar dores musculares que se aquecem em agua quente ou no microndas, podes colocar um desses saquinhos para manter a agua quente mais tempo...Quidado com os buracos dos canos, das saida de agua do lava louças ou respiradores do lava mãos, elas conseguem passar em sitios pequenissimos.
Coralia
Membro Júnior

terça fev 14, 2006 4:10 pm

Imagino... E não é boa ideia ela pirar-se que as minhas gatas chamam-lhe um figo : )
O que vale é que ainda são bébés e não conseguem ainda subir para cima das bancadas. Se isto acontecesse daqui a uns mesitos ia ser lindo.
Bem, logo ao fim da tarde começa a saga...
P_R
Membro Veterano

terça fev 14, 2006 7:27 pm

boa sorte, e desculpem os posts todos ai em cima mas isto deu erro e nao deu para apagar as mensagens a mais!
Coralia
Membro Júnior

quarta fev 15, 2006 1:26 pm

Mais um pedido de ajuda (eu sei, sou uma chata : )

O Vet mandou-me dar á Corália antibiótico (e também comida líquida) via "catéter".
Ou seja, seringa de insulina com "palhinha" ultra fininha na ponta, tenho de untar a mesma com vaselina, garantir que não se contorce para não haver riscos de perfuração, introduzir-lhe cerca de 6/8cm na boca e pimba, directo para o estomago.
Pois... quando o vi fazer parecia fácil...
Devo já dizer que não sou nenhuma mariquinhas, e que, apesar da minha experiência zero com repteis, dou na boa injecções a gatos/cães e até já dei a mim própria quando foi necessário (calma, subcutaneas, não me meto nas intramusculares e muito menos nas intravenosas). Estas coisas não me fazem á partida qualquer tipo de confusão.
Confesso que ontem, na primeira toma do antibiótico, estava um bocadinho para o nervoso por ser a primeira vez com um reptil... Acontece que me deparei com um problema em relação ao qual não me lembrei de perguntar ao Vet: como que raio é que se abre a boca a um bicho cuja cabeça é mais pequena do que o meu dedo mindínho???!
Ontem não correu mal, aproveitei um momento em que deitou a língua de fora e quando esta voltou para dentro introduzi a cânula pela mesma via (LOL), mas não me parece um método lá muito ortodoxo... Deve haver com certeza maneiras mais "cientificas" de abrir aquela micro-boca, não?
Help!
P_R
Membro Veterano

sexta fev 17, 2006 5:22 pm

coralia, eu respondi nao para nao estar calado, mas foi mais para te informar que, pelo menos eu nao respondi, porque nunca me aconteceu tal coisa e tenho pouca experiencia e nao por ignorar o teu problema...

Penso que teras ou de falar com o veterinario ou com alguem que tenha uma larga experiencia com repteis...

Resta-me desejar boa sorte e vai dando noticias da situação!
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta fev 17, 2006 7:43 pm

Não sei se é esse o problema mas algumas pessoas recomendam aumentar a humidade do terrário por uns dias e outras recomendam algo que julgo funcionar melhor, meter a cobra durante a noite num saco do pão húmido e ela de tanto roçar no saco durante a noite, acaba por se libertar da pele antiga.

Quando digo saco do pão, refiro-me aos que todos tinhamos em casa qd éramos miúdos e não a um vulgar saco de plástico =)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”