Este não é o forum dos cães, mas...
Os cães de pequeno porte( falo só pela minha experiência que não é muita) são um pouco...irrequietos e ansiosos, os caniches talvez não tanto, mas quanto mais pequenos são mas têm a mania da grandeza. A minha cadela tinha a mania de se meter com um pastor alemão da zona...eles não têm nada a ver com gatos, são um pouco barulhentos, se não forem educados ladram por tudo e por nada, ganem se não lhes damos atenção...são extremanente dependentes....e nem toda a gente tem paciência para eles..
Claro que cada caso é um caso e tudo depende tb do ambiente em casa, mas penso qque eles sofrem com o rebuliço normal das pessoas que vivem na cidade e têm sempre coisas para fazer.Querem muita atenção e normalmente os gatos não são assim.
Os caniches são diferentes, são um pouco mais calmos tlv, e já precisam de passear mais e fazer as necessidades ao ar livre.
A minha caniche odiava ficar presa em casa.
Para quem vive na cidade e não tem tempo diario para passear com o cão e vive num apartamento o melhor é memo o gato. Os cães podem viver bem em apartamentos, mas têm de ser passeados no geral.