diferença?
Moderador: mcerqueira
-
spockzara2
- Membro
- Registado: segunda jan 23, 2006 12:07 pm
qual é a diferença entre comprar desparasitante interno no vet e numa loja de animais?
-
Elsa
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
A diferença é que na loja de animais além de ser proibido, não sabem o que estão a fazer e se houver algum azar (tipo.. reacções anafiláticas, diarreias, intoxicações, efeitos secundários, etc...) não podem resolver a situação e o veterinário é que depois têm que adivinhar o que aconteceu e resolver o problema.
Da mesma forma que dar uma vacina ou uma injecção é um acto médico, recomendar medicamentos também o é, pois têm que se observar o animal para saber se está apto a fazer tal tratamento, ou se este é o mais indicado... e isso só o médico veterinário é que sabe!
Da mesma forma que dar uma vacina ou uma injecção é um acto médico, recomendar medicamentos também o é, pois têm que se observar o animal para saber se está apto a fazer tal tratamento, ou se este é o mais indicado... e isso só o médico veterinário é que sabe!
Por norma nas lojas é mais caro e só vendem a caixa completa. Não deve pedir conselhos às lojas já que não estão habilitados para o fazer. Nas farmácias sabem dar todas as indicações, mas o vet é o perito. O vet recomenda e depois compra onde achar melhor.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
spockzara2
- Membro
obrigado já estou esclarecida
-
spockzara2
- Membro
obrigado já estou esclarecida
-
Elsa
- Membro Veterano
As farmácias também não são habilitadas para o fazer... percebem APENAS de humanos e mesmo assim não são ninguém para dizer que medicamentos X é melhor que Y para uma determinada pessoa. Sabem ler as bulas... e mais nada. Assim também eu.
Aconselhe-se no veterinário primeiro e depois se quiser comprar noutro lado... força.
Mas que eu saiba... as lojas de animais SÓ podem vender desparasitantes EXTERNOS, se vendem INTERNOS (ao fim ao cabo são medicamentos), são uns irresponsáveis e estão a violar a lei.
Aconselhe-se no veterinário primeiro e depois se quiser comprar noutro lado... força.
Mas que eu saiba... as lojas de animais SÓ podem vender desparasitantes EXTERNOS, se vendem INTERNOS (ao fim ao cabo são medicamentos), são uns irresponsáveis e estão a violar a lei.
Não quero teimar, mas penso que as lojas possam vender desparazitantes internos. Quanto a farmácias já tenho ouvido excelentes conselhos. Claro que o veterinário é a pessoa indicada. Mas depois da indicação qualquer sitio me parece igual para comprar o que o vet indicou. Afinal de contas o forista falou em comprar e não onde pedir conselhos.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
Elsa
- Membro Veterano
As lojas não podem vender medicamentos de uso veterinário:
no site do infarmed:
http://www.infarmed.pt/pt/faq/faq_vets.html
Os conselhos das farmácias baseiam-se em leitura das bulas. Mais nada.
alguns exemplos em como o conselho inocente, de produtos desparasitantes , feitos por pessoas não veterinárias...podem ser a "morte do artista":
Advocate (pipetas), stronghold (pipetas) Heartgard (comprimidos), Interceptor (comprimidos), milbemax (comprimidos) --->
---> são todos desparasitantes que actuam sobre as larvas dirofilaria immitis, a famosa "larva do coração" e todos eles têm derivados da ivermectina, ou mesmo ivermectina (heartgard). Receitados a um cão ASSINTOMÁTICO mas infectado.. pode causar graves reacções adversas, inclusive a morte. Muitos cães pastores (tipo collie) por exemplo também podem sofrer reacções adversas graves...
E isto já sem falar em animais com problemas de saúde subjacentes, como insuficiências hepáticas, insuficiências renais, etc... em que estes medicamentos podem ser contraindicados, ou as doses terem de ser ajustadas.
Por isso, é assim, pode comprar na farmácia sim senhor, mas ANTES têm que pedir conselho veterinário!
no site do infarmed:
http://www.infarmed.pt/pt/faq/faq_vets.html
Médico Veterinário poderá vender Medicamentos Veterinários.
O Médico Veterinário não pode vender Medicamentos Veterinários. Poderá, no acto da consulta utilizá-los ou prescrevê-los para dispensa dos mesmos na Farmácia.
Medicamentos Veterinários vendidos avulso em lojas de animais:
Os Medicamentos Veterinários não podem ser vendidos em lojas de animais. A dispensa de Medicamentos Veterinários é feita nas farmácias e a sua embalagem não pode ser violada para dispensa de parte do seu conteúdo.
Os conselhos das farmácias baseiam-se em leitura das bulas. Mais nada.
alguns exemplos em como o conselho inocente, de produtos desparasitantes , feitos por pessoas não veterinárias...podem ser a "morte do artista":
Advocate (pipetas), stronghold (pipetas) Heartgard (comprimidos), Interceptor (comprimidos), milbemax (comprimidos) --->
---> são todos desparasitantes que actuam sobre as larvas dirofilaria immitis, a famosa "larva do coração" e todos eles têm derivados da ivermectina, ou mesmo ivermectina (heartgard). Receitados a um cão ASSINTOMÁTICO mas infectado.. pode causar graves reacções adversas, inclusive a morte. Muitos cães pastores (tipo collie) por exemplo também podem sofrer reacções adversas graves...
E isto já sem falar em animais com problemas de saúde subjacentes, como insuficiências hepáticas, insuficiências renais, etc... em que estes medicamentos podem ser contraindicados, ou as doses terem de ser ajustadas.
Por isso, é assim, pode comprar na farmácia sim senhor, mas ANTES têm que pedir conselho veterinário!
Olá Elsa,
Tenha calma. Continuo a achar que desparazitante é remédio de venda livre. Mas anoto isto para me informar.
Seja como for, algumas vezes por preguiça de me dirigir ao veterinário, compro o desparazitante ou na loja ou na farmácia. Não entendo onde está o problema.
Sou totalmente contra em fazer as coisas sem perguntar ao vet primeiro mas comprar seja o que for, compro aonde quiser ou me der mais jeito. Entendo as suas intervenções, mas o forista não perguntou comprar o quê? Mas sim comprar aqui e ali qual a diferença. Coisas bastante distintas.
Tenha calma. Continuo a achar que desparazitante é remédio de venda livre. Mas anoto isto para me informar.
Seja como for, algumas vezes por preguiça de me dirigir ao veterinário, compro o desparazitante ou na loja ou na farmácia. Não entendo onde está o problema.
Sou totalmente contra em fazer as coisas sem perguntar ao vet primeiro mas comprar seja o que for, compro aonde quiser ou me der mais jeito. Entendo as suas intervenções, mas o forista não perguntou comprar o quê? Mas sim comprar aqui e ali qual a diferença. Coisas bastante distintas.
-
Leo_bXb
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 15, 2006 10:44 am
- Contacto:
eu acho que no veterenario é sempre melhor, porque a pessoa sabe como aplica-lo, enquanto se for de venda livre, o dono pode nao aplica-lo de maneira correcta, e mesmo assim no veterenario nao é muito caro...