limpeza de aquario bola
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jan 31, 2006 11:49 am
O meu peixe morreu com uma infecção que julgo ser causada por fungos, em que parece que tem umas bolas de algodão na pele e causa destruiçao dos tecidos. Como pretendo adquirir um novo peixe, e vou usar o mesmo aquario, gostaria de saber como desinfectar o aquario, ja que o peixe morto ficou algum tempo ainda na agua, antes de o retirar. Poderei faze-lo sem productos quimicos? nao vejo nada c bons olhos ter de os usar. E as pedrinhas do fundo, deverei comprar novas ou limpa-las simplesmente e como as limpar? Em relaçao aos peixes de agua fria, que plantinhas se podem colocar num aquario bola?
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:36 am
Boa noite, eu ainda sou um novato por estas bandas, mas tenho uma ideia geral de plantas em aquario bola.... normalmente estes aquarios ja sao pequenos por isso deves colocar uma planta que nao ocupe mto volume pois assim o peixe nao tera muito por onde se movimentar. Em relaçao a desinfeçao do aquario, porque nao tirar tudo para fora e lavar o aquario e as pedrinhas também... nao sei se valera a pena estar a comprar um desinfectante especial para lavar um aquario tao pequeno. Se fosse comigo talvez era sabao em cima e passar varias vezes por agua. Mas pode ser que alguem saiba melhor que eu.
Bom dia
A melhor coisa a fazer é lavar tudo com água bem quente. Sem sabões ou quimicos. Lave bem o aquário com água a ferver e com um pano que não deixe residuos. Quanto ás pedras. Use uma peneira ou coador e passe as pedras também com água corrente bem quente, mexendo bem as pedras. Evite o sabão. Quanto á planta, concordo com o que disse o Tiago. Uma bem pequenina serve bem.
Boa sorte
A melhor coisa a fazer é lavar tudo com água bem quente. Sem sabões ou quimicos. Lave bem o aquário com água a ferver e com um pano que não deixe residuos. Quanto ás pedras. Use uma peneira ou coador e passe as pedras também com água corrente bem quente, mexendo bem as pedras. Evite o sabão. Quanto á planta, concordo com o que disse o Tiago. Uma bem pequenina serve bem.
Boa sorte
Bom dia,
Estes aquários bolas fazem-me sempre muita aflição. Já pensou em adquirir um aquário de pequenas dimensões, com filtro e oxigénio? É muito bonito, os peixes têm condições e não fica muito caro. Na bola, coloca terra e uma planta que fica igualmente bonito. Quanto à lavagem de aquários, só mesmo água. Detergentes são tóxicos para os peixes. Outra questão, para evitar que eles morram assim, tem de colocar anti cloro na água, caso contrário, compra peixinhos para morrerem.
Pense nisto
Estes aquários bolas fazem-me sempre muita aflição. Já pensou em adquirir um aquário de pequenas dimensões, com filtro e oxigénio? É muito bonito, os peixes têm condições e não fica muito caro. Na bola, coloca terra e uma planta que fica igualmente bonito. Quanto à lavagem de aquários, só mesmo água. Detergentes são tóxicos para os peixes. Outra questão, para evitar que eles morram assim, tem de colocar anti cloro na água, caso contrário, compra peixinhos para morrerem.
Pense nisto

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Júnior
Bom dia a todos, obrigada por me responderem. Desisti da ideia do aquario bola, tive pena dos bichinhos. Comprei um que acho que leva mais ou menos 12 L, com filtro e bombinha de ar. Acho que o aquario bola fica bonito com uma planta dentro, sim, como disse a LuMaria, ou qualquer outra ideia criativa. Gosto bastante dos aquarios bola, mas nao acho que eles estejam felizes neles.
Enfim, lá comprei um aquariozinho melhor. Eu realmente usei o desinfectante na agua que pus no meu pobre peixinho falecido, mas se calhar usei a mais ou a menos.. de qualquer forma, ele morreu com aquela doença estranha. Em relaçao as plantinhas, colocarei duas plantinhas artificiais por agora! Penso em adquirir uma verdadeira, mais tarde.. para eles ficarem mais "ambientados". Obrigada pelos conselhos de todos.
Enfim, lá comprei um aquariozinho melhor. Eu realmente usei o desinfectante na agua que pus no meu pobre peixinho falecido, mas se calhar usei a mais ou a menos.. de qualquer forma, ele morreu com aquela doença estranha. Em relaçao as plantinhas, colocarei duas plantinhas artificiais por agora! Penso em adquirir uma verdadeira, mais tarde.. para eles ficarem mais "ambientados". Obrigada pelos conselhos de todos.
Ola, o que penso que deves dar mais atencao e' ao Ph da agua, o que significa que vais ter de comprar 1 teste de PH, e de gastar mais algum dinheiro mas dura bastante tempo. Nao cair no erro de comprar produtos pa subir ou reduzir o ph logo, pq podem vir a nao ser necesarios.
Pessoalmente continuo a pensar que 12l e muito pequeno, e por isso poria nao + 2/3 peixes do tamanho de neons ou danios, plantas sim naturais (1 pe' de valinesria em espiral - exemplo).
NUNCA LAVAR O AQUARIO com produtos QUIMICOS, aqua quente e se quiserem sal e' o suficiente.
em relacao ao anti-cloro acredito que seja necessario em aquarios pequenos, mas em aquarios maiores deixei de o utilizar sem problemas.
O que tambem podera dar jeito e 1 formador de bacterias, mas tudo depende de quanto se tem pa gastar.
Desculpem la o testamento
Pessoalmente continuo a pensar que 12l e muito pequeno, e por isso poria nao + 2/3 peixes do tamanho de neons ou danios, plantas sim naturais (1 pe' de valinesria em espiral - exemplo).
NUNCA LAVAR O AQUARIO com produtos QUIMICOS, aqua quente e se quiserem sal e' o suficiente.
em relacao ao anti-cloro acredito que seja necessario em aquarios pequenos, mas em aquarios maiores deixei de o utilizar sem problemas.
O que tambem podera dar jeito e 1 formador de bacterias, mas tudo depende de quanto se tem pa gastar.
Desculpem la o testamento
-
- Membro Júnior
Não é testamento nenhum, pelo contrário, muito me ajuda. Já montei o aquário, pus água e liguei o filtro. Pus o produto anti-cloro dentro, pois a agua quando saiu da torneira estava terrivelmente cheia de cloro!
Uma duvida talvez impertinente se eu ligar o filtro, nao anula a acçao do anticloro pois nao?..
O pH deve ser neutro não é? Pois, nao me importo de comprar o teste de pH...
o aquario esta cheio de bolhinhas. nao faz mal pois nao? e a agua aqueceu imenso depois de ter ligado o filtro... ficou morna
Uma duvida talvez impertinente se eu ligar o filtro, nao anula a acçao do anticloro pois nao?..
O pH deve ser neutro não é? Pois, nao me importo de comprar o teste de pH...
o aquario esta cheio de bolhinhas. nao faz mal pois nao? e a agua aqueceu imenso depois de ter ligado o filtro... ficou morna
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 9:38 pm
- Localização: 1 cocker spaniel, 2 canários varios peixes e 1 irmao mais velho
Bom dia.
Respondendo ás tuas questões:
Valores até 27/28 graus são aceitaveis.
Respondendo ás tuas questões:
Não... podes estar completamente descansada nesse aspecto, como o utaka disse, há quem nem sequer utilize anti-cloro ( no caso dele e no meu, pq temos aquarios com grande volume)Uma duvida talvez impertinente se eu ligar o filtro, nao anula a acçao do anticloro pois nao?
Isso depende, depende dos peixes que queres, mas todos eles aceitam ph neutro. Aconselho-te a investigares um pouco dos ph's que os peixinhos preferem.O pH deve ser neutro não é? Pois, nao me importo de comprar o teste de pH...
Espero que essas bolhinhas não sejam de quimicos que tenhas posto para lá, mas de qualquer maneira, arranja maneira de haver mais agitação superficial na agua. Quanto a temperatura, nesta altura do ano, morna é relativo... com o frio que estáo aquario esta cheio de bolhinhas. nao faz mal pois nao? e a agua aqueceu imenso depois de ter ligado o filtro... ficou morna

A doença mencionada provavelmente é ictio causado por um protozoário, outros sintomas além dos pontos brancos poderiam ser : nadadeiras fechadas, o eixe se esfregando nas pedras ou enfeites do aquário e dificuladade de respiração.
Nos site
http://www.acaradisco.com.br há uma descrição melhor e bem detalhada desta doença e tratamento
Nos site
http://www.acaradisco.com.br há uma descrição melhor e bem detalhada desta doença e tratamento

-
- Membro
- Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am
o ictio aparece e ataca geralmente os peixes que por qualquer razao sao ou se encontram mais debilitados.
Aqui em casa, os primeiros vestigios de ictio apareceram nos cardinais e nada melhor que por o aqua a uns 30º para os parasitas morrerem. Uns diazitos é o suficiente. Nao adiciono produto nenhum porque é um aqua comunitario
Vanessa
Aqui em casa, os primeiros vestigios de ictio apareceram nos cardinais e nada melhor que por o aqua a uns 30º para os parasitas morrerem. Uns diazitos é o suficiente. Nao adiciono produto nenhum porque é um aqua comunitario
Vanessa
-
- Membro
- Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am
Olá novamente!
Li noutro post que na loja te recomendaram o betta para o globo.... e que tal mudares de loja, escolheres o tipo de aqua que queres e por fim, pesquisar que peixes gostas e se os podes ter, em relaçao ao teu tipo de aqua... nao entendas isto como uma critica.
Vais ver que te poupa trabalho, tempo e a tristeza de ver os peixitos morrer...
Beijos
Vanessa
Li noutro post que na loja te recomendaram o betta para o globo.... e que tal mudares de loja, escolheres o tipo de aqua que queres e por fim, pesquisar que peixes gostas e se os podes ter, em relaçao ao teu tipo de aqua... nao entendas isto como uma critica.
Vais ver que te poupa trabalho, tempo e a tristeza de ver os peixitos morrer...
Beijos
Vanessa