Veganismo e Vegetarianismo... novas definições

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta fev 08, 2006 2:58 pm

Pode não haver diferença para si , mas para mim é enorme.... ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta fev 09, 2006 12:05 pm

...a diferença é que: olhos que não vêem, coração que não sofre :(
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta fev 09, 2006 5:46 pm

Se isso se aplica a todos os comedores de carne... então será!!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Madonna
Membro Veterano

sábado fev 11, 2006 2:47 pm

imarcelo, aplica-se essencialmente, a quem gosta de animais, porque há muita gente que come carne, que "seus olhos vêem", mas seu coração não sofre :?
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

sábado fev 11, 2006 3:41 pm

Eu como pouca carne, não por pena dos bichos, que tambem tenho, mas se foram criados para alimento, pois que o sejam. Cresci numa quinta onde se costumava criar e matar desde galinhas, patos, perus, coelhos etc, sempre assisti ás matanças e ajudei a depenar e esfolar, neste momento os animais que crio, não são para meu alimento, mas se fossem, pois eu mesmo os mataria e arranjaria para meu alimento, e não isso que faz de mim uma pessoa menos boa ou menos sensivel.
Madonna
Membro Veterano

sábado fev 11, 2006 6:34 pm

coldblood Escreveu: Eu como pouca carne, não por pena dos bichos, que tambem tenho, mas se foram criados para alimento, pois que o sejam. Cresci numa quinta onde se costumava criar e matar desde galinhas, patos, perus, coelhos etc, sempre assisti ás matanças e ajudei a depenar e esfolar, neste momento os animais que crio, não são para meu alimento, mas se fossem, pois eu mesmo os mataria e arranjaria para meu alimento, e não isso que faz de mim uma pessoa menos boa ou menos sensivel.
Ok. Eu não sería capaz. Não sei se será pela falta de hábito :roll: ... de qualquer forma, desde muito pequena, muito pequena mesmo, que chorava por ver animais magros na rua, ou por saber que matavam as galinhas, ou coelhos, ou... enfim, tinha muita pena... se tivesse que ter nascido numa família, onde a criação de animais para fins alimentares fosse uma realidade, não sei como reagiria :| ...tenho a sensação, que não conseguiria... iria contra a minha natureza.
Para mim, foi um alívio sem tamanho, descobrir que podia viver saudavelmente sem comer carne. Senti nisso uma libertação.
De qualquer forma, colblood, não lanço pedras a ninguém.
Não vou mentir, é verdade que sonho com um mundo onde não seja preciso matar, para se poder comer, mas sei que há muito boa gente por aí e come carne, claro ;)
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 12, 2006 5:07 pm

Madonna Escreveu:
Para mim, foi um alívio sem tamanho, descobrir que podia viver saudavelmente sem comer carne. Senti nisso uma libertação.
Segundo dizem os nutricionistas, trás carencias e problemas a longo prazo...Logo não é viver tão saudavelmente assim, mas hoje em dia ninguem vive saudavelmente em pleno, e se se sente mais livre e menos culpada, acho que faz muito bem, pelo menos sente-se bem consigo, que é o melhor passo para estar bem com os outros.
Bem haja
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 13, 2006 10:11 am

Que mania de falarem nas carências... Pode-se comer saudávelmente sim, sem carne. Quanto a suplementos, quem não os toma? Todos nós tomamos, ele são vitaminas, ele são cálcio and so on... Qual a criança, que não toma a sua dose semestral de vitaminas? E para os adultos que não tomam, deveriam tomar. Afinal de contas a longevidade está associada à ingestão de vitaminas.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 13, 2006 11:17 pm

LuMaria Escreveu: Que mania de falarem nas carências... Pode-se comer saudávelmente sim, sem carne. Quanto a suplementos, quem não os toma? Todos nós tomamos, ele são vitaminas, ele são cálcio and so on... Qual a criança, que não toma a sua dose semestral de vitaminas? E para os adultos que não tomam, deveriam tomar. Afinal de contas a longevidade está associada à ingestão de vitaminas.
Ò Lu, vai-me desculpar, mas tenho de acreditar mais num nutricionista do que num vegetarianao que acredita que o que faz está bem feito só por casmurrice...
LuMaria
Membro Veterano

terça fev 14, 2006 9:48 am

:D Eu tenho uma nutricionista. Dá-me válidos conselhos! Até agora, só lhe posso dar mérito e conheço-a desde os meus 14 anos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça fev 14, 2006 4:49 pm

Lu Maria nem toda a gente necessita de suplementos, uma dieta bem variada e equilibrada não permite a carência de vitaminas nem nutrientes. Os suplementos são administrados e aconselhados a pessoas e animais em que a sua alimentação não é totalmente correcta por algum motivo, ou que naquele momento está a ser necessário uma dose mais elevada de qualquer coisa (ex:gravidez).
E existem vitaminas (lipossolúveis) em que o seu excesso é prejudicial à saúde, pois acumulam-se no corpo.

E para os vegetarianos cuja razão são os direitos animais, tenham em atenção a origem dos suplementos, muitas das vezes estão na origem de extracções animais.
Madonna
Membro Veterano

sexta fev 17, 2006 1:33 pm

Plenamente de acordo com a LuMaria. A LuMaria enquanto vegetariana, calculo que seja uma pessoa informada. Já se debateu repetidamente com as mesmas questões e concerteza procurou respostas. É verdade sim, que o segredo da longevidade está nas vitaminas. Mas isto é um tema muito complexo.

Aquilo que se diz da alimentação vegetariana, dito por pessoas que não têm experiência de causa, ou outras, formadas noutro campo, é completamente errado e estaremos mais uma vez a bater na mesma tecla.
Eu sou vegetariana há 5 anos. O meu companheiro, igualmente. O meu filho com um ano de idade, também. A saúde é perfeita e a nossa médica de família, minha médica há 20 anos, apoia-nos. Os nossos exames estão sempre bem e o meu filho, é uma criança saudável, cheia de vitalidade e até hoje, nem uma constipação teve.

Quanto a vitaminas, tomo-as. O meu filho também e foram receitadas pelo pediatra, que não tem nada a ver com vegetarianismos.
Eu comecei a tomar suplementos, porque fazia treinos intensos e ainda tinha uma actividade laboral bastante absorvente. E de facto senti-me muito melhor tomando-as e ainda nem era vegetariana. Foi o meu instructor de fitness que me aconselhou.

A minha médica costuma comentar que tem uma família de hindus, como pacientes dela. Têm anemias crónicas e porquê? Por não terem acesso a produtos normais da sua alimentação. Portugal não os tem.
Eu, para conseguir comprar as algas que utilizo na minha alimentação, tenho que as encomendar e esperar cerca de 3 semanas.
Quem diz isto, diz outros produtos que não existem em Portugal e mesmo até as próprias pessoas que não são suficientemente informadas.

Vocês sabem como cozinhar uma galinha, ou porco, ou lá o que for, mas eu não. Eu só aprendi a cozinhar quando me tornei vegetariana, de modo que não percebo nada da alimentação omnívora. O mesmo digo eu de vocês, que não são vegetarianos, portanto não podem falar sobre os "meus" ingredientes vs nutrientes.

Quanto à opinião de nutricionistas, é tão simples quanto lhes perguntarmos se conhecem nori, kombi, tempeh,, quinoa. Caso saibam, que me digam qual é a sua composição nuricional.
Não sabem.
Como é que podem existir nutricionistas, que dizem aos seus pacientes para cortarem nos carbo hidratos, quando lhes fazem um plano de dieta?
Por isso, eu tenho uma nutricionista dentro da minha área. Ela encaminha essencialmente o meu filho e eu, tiro dicas para os meus pratos.
É uma pessoa de confiança, que já criou 4 filhos, nas mesmas circunstâncias.

Não defendam esse conceito como verdade absoluta.
É claro que existem vegetarianos com pouca saúde, como existem omnívoros.
Isso é fruto de uma má gerência em nutrientes e não culpa da opção alimentar.
A alimentação vegetariana, só acaba por ser mais saudável, porque é mais limpa de gorduras pouco saudáveis, toxinas e germes. O nosso corpo deixa de gastar essa energia, fazendo o processo de desintoxição. Mais limpos, mais imunes.

Quando eu digo que me senti aliviada de ser vegetaraiana, digo-o a curto prazo em termos de consciência e a médio prazo de saúde e vitalidade.

Estou a inventar? Para quê? O que ganho com isso? Se calhar estou aqui deste lado a cair de podre e a insitir neste tema, só para vos convencer?
Para quê?

Desculpem a seca de testamento :oops:
LuMaria
Membro Veterano

sexta fev 17, 2006 7:30 pm

Não sei se é por desconhecer, se por mera questão de embirrar, casmurrice ou apenas picanço salutar, mas pode-se comer muitissimo bem sem utilizar carne e não sofrer de qualquer carência. Aliás, a grande maioria das pessoas que come carne nem sequer está bem nutrida, porque se alimenta mal. Excesso de gordura e proteina, poucos alimentos frescos e fibras. Excesso de açucar. Alimentos demasiado cozinhados que assassinam completamente os nutrientes dos alimentos. Alimentos pré-congelados que enchem a barriga mas pouco mais. Muito stress, muita correria, comer à pressa porque o tempo não chega. Muitos fritos e pratos rápidos. Os suplementos ajudam-nos a minorar estas falhas e excessos. Isto, para já não falar da fruta feita à pressão, dos legumes, carne e afins. Tudo é feito para crescer depressa e render, no fim, quem paga a conta somos nós. No que me toca, tento alimentar-me com regra peso e medida e disfruto disso no meu bem estar. Digam o que disserem, eu sinto-me bem e no fundo isso é o que vale.
Interessa dizer que acima de tudo defendo uma boa alimentação, seja ela qual for. E qualquer filosofia alimentar que se siga pode ser boa ou má, depende da forma como a fazemos, se bem ou mal.
Madonna
Membro Veterano

sábado fev 18, 2006 12:32 pm

Come-se bem pr'a caraças :D ... e eu que sou lambona! Mas até descobrir como cozinhar, também penei e bem. Mas nunca desisti!
Valeu a pena ;)
LuMaria Escreveu: ... comer à pressa porque o tempo não chega.
Pois, tão mau para a saúde.

Está provado que os princípios para uma longevidade, são:

Saber comer:
Não só em termos de nutrientes, como saber dar aquele tempo tão necessário ao organismo. A refeição deve ser tão calma, quanto possível. Os alimentos bem mastigados, ao ponto de serem engolidos em estado líquido, porque a digestão começa na boca;

Exercício físico;

Felicidade e muita gargalhada.

Os alimentos que a LuMaria referíu, quer sejam fritos, alimentos pré cozinhados, conservados, etc, são os conhecidos anti nutrientes.
Funcionam destruindo nutrientes.
É a base da alimentação moderna.

Felizmente, no que toca a alimentação vegetariana, há pouco por onde escolher. Não há outro remédio a não ser encostar a barriga ao fogão e cozinhar ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sábado fev 18, 2006 2:17 pm

Alguns nem é preciso cozinhar, uma cenourazinha com fruta a acompanhar com mel em cima é de lamber os beiços :p :D
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”