Revestimento do chão da gaiola de um porquinho da Índia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
mariamena
Membro Veterano
Registado: quinta nov 28, 2002 6:12 pm
Contacto:

domingo fev 19, 2006 12:56 pm

Tenho um porquinho da índia liiiindo, à cerca de 15 dias , gostaria que me dissessem qual o melhor chão para revestir o fundo da gaiola . Tenho estado a colocar , um chão mesmo próprio para para roedores , salvo erro milho , mas acontece que não acho nada absorvente .

Quando tive coelhos colocava areia de gato e era super absorvente , agora tenho que mudar o fundo todos os dias senão o Benjamin :lol: , anda todo molhadinho .

Obrigada

mena
PaulaCG
Membro Júnior
Registado: quinta fev 09, 2006 8:07 pm
Localização: ! Chinchi: Tiko; 1 Hamster: Teka; 1 Pintassilgo: Nico

domingo fev 19, 2006 6:44 pm

Olá!
Na minha hamster e na chinchila eu ponho serrim! sao ripinhas de madeira tipo raspas de madeira absorve bem e nao deita xeiro!!!!!
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 19, 2006 6:53 pm

Primeiro, nada que tenha pó. Isso inclui a areia dos gatos e serradura.
Segundo, nada que seja granuloso e áspero. Areia, granulados, etc...
Terceiro, nada que possa lascar ou ser ingerido.
Quarto, nada de grades metálicas.

Têm que ser fofo, pois os porquinhos têm muita tendência para formar uma úlceras muito inchadas nos pés e mãos (chamada pododermatite), que é uma chatisse de se tratar e pode ser perigosa pois muitas vezes infecta e se chega ao osso... chapéu!

Essa pododermatite, pode ter várias causas, mas geralmente é a combinação de chão duro ou granuloso com excesso de peso e pouco exercicio. Também a humidade da cama e a falta de vitaminas, especialmente a vitamina C, pode predispor a esta patologia.

Imagem

Se quiser colocar milho, areia de gato, etc... pode fazê-lo, mas por cima tem sempre que colocar uma boa camada de aparas de madeira, ou feno, ou tiras de papel, de modo a que fique sempre fofa, quente e seca.

Para incrementar a higiene, pode sempre comprar um WC especial para porquinhos e colocá-lo a uma canto da gaiola. O porquinho é então incentivado a ir só ali fazer o xixi. Têm a vantagem de poder ser limpo todos os dias e o resto da gaiola andar sempre seca e fofa.
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

terça fev 21, 2006 12:25 am

No fundo da gailda do meu porquinho uso areia de gato, mas tento por o menos pó possivel. Tiro a areia do saco com a mão e na gaiola vou pondo os grãos mais duros.
Forro todo o chão da gaiola com areia e depois faço uma super-cama de feno. Eu uso uns 2 tipos de feno, um mais rijo e outro mais fofo porque assim a cama fica espessa, fofa e ele adora fazer tuneis e deitar-se no meio do feno.

O meu porquinho continua a fazer as necessidades por toda a gaiola por isso todos os dias com uma pá de areia de gato vou lá e tiro o xixi (e os "feijões") para ele estar bem sequinho e ao fim de semana tiro tudo e lavo a gaiola só com um xeirinho de detergente e muita água a escaldar.

Boa sorte!
Cumprimentos
Suri
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta fev 23, 2006 12:21 pm

Eu uso o granulado de madeira que é bastante absorvente e ele gosta.O cat´s best.

Neste momento estou a experimentar o bedding da puik, que é composto de algodão vegetal acabado de tirar da planta. 100% natural.
Super quentinho e fofo e bem mais facil de se limpar e ele está muito contente.
Responder

Voltar para “Exóticos”