Como ensinar a um cãozinho quem é o lider

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

terça jan 07, 2003 12:07 pm

Olá

Mais uma vez aqui estou para pedir ajuda.
A minha cadelinha, Moly, ainda é muito bebé. Não tem ainda 2 meses.
É muito enérgica, brincalhona e teimosa.
Tenho lido acerca de vivencia dos cães em matilhas e sobre a "eleição" de um líder entre eles. Penso que a minha dúvida terá a ver com isto (em conjunção com a temosia dela...), mas estou um pouco assustada...
O problema é que a Moly "ataca-me" quando eu a repreendo ou não deixo que ela faça alguma coisa (como roer os móveis...).
E se não é nada grave agora que ela é bebé, penso que não posso deixá-la continuar assim. Só que não sei o que fazer...
Talvez ela pense que ela é o chefe da matilha...
Qual a melhor maneira de lhe mostar que ela não é o chefe?
Gostaria também de perguntar se existe algum livro aconselhado sobre como educar um cãozinho.
Parte da minha apreensão prende-se com o facto de eu achar que falhei na educação de outra cadelinha que tive. Agora, para além da vontade de fazer melhor, tenho mais receio, pois a Moly é de raça média/grande.

Mais uma vez obrigado,

Sónia
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jan 07, 2003 12:38 pm

Sonia,

Ha diversos livros onde se ensina a melhor maneira de ensinar a um cao quem e que e o lider. Para mim, o livro que mais me ajudou foi "The Dog Listener"da autora inglesa Jan Fennell (a venda na amazon). Esta autora passou muito tempo a observar matilhas de caes e de lobos e fez varias 4 observacoes sobre o comportamento do lider da matilha. As observacoes foram as seguintes:

O lider e quem come primeiro e come o melhor pedaco;
O lider e quem decide quando e que se vai a caca;
O lider e quem decide como reagir a situacoes de perigo;
O lider recebe homenagem, mas nao presta homenagem.

A partir destas observacoes a autore define uma serie de comportamentos que os humanos podem seguir para se definirem como lideres aos olhos do cao (por exemplo, meter uma bolachina na tijela da comida do cao e comer a bolachinha a frente do cao, antes de lhe permitir que toque na comida).

E talvez um metodo "revolucionario" de comunicar hierarquias ao cao, mas comigo resultou maravilhosamente. O meu cao e um Cocker Spaniel dourado (macho) que adoptei no verao de 2001. Desde o principio que segui o metodo da Jan Fennell com o meu cao e os resultados sao os seguintes:

O Oscar acalmou e aceita a minha lideranca sem reservas.
Se acontece alguma coisa na rua, o Oscar vem ter comigo, senta-se e fica a espera daquilo que eu vou fazer
O Oscar nao tem qualquer problema em ficar sozinho em casa, mesmo por periodos longos.
O Oscar aceita que toda a gente lhe mexa na tijela da comida, mesmo criancas desconhecidas.

O metoda da Jan Fennell nao substitui uma boa escola de obdiencia, mas pode ser usado em paralelo, nas relacoes entre o cao e o ser humano.

PS. Desculpem-me nunca colocar acentos ou cedilhas nas minhas mensagens: Estou a escrever num teclado ingles.

Aos foristas: Alguem conhece este livro? Se sim, o que pensam dele?
scrafonso
Membro

terça jan 07, 2003 12:49 pm

Olá Nanico

Muito obrigado pela resposta. Vou tentar esse método e depois escrevo aqui no forum os resultados que obtive.
Eu estou a pensar levar a Moly a uma escola, mas ainda é muito cedo.
Entretanto vou tentando educá-la eu mesma, pelo que virei muitas vezes aqui ao fórum colocar as minhas dúvidas.

Mais uma vez parabéns a todos os envolvidos no fórum pela qualidade e diversidade de questões.

Sónia
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça jan 07, 2003 12:52 pm

Olá

Nanico, também tenho esse livro que encomendei na amazon.com
Confesso que me ajudou bastante, e é muito interessante. Recomendo a qualquer um.

Sónia, se preferir, pode encontrar vários livros em português na FNAC(e outras livrarias).

Boa sorte com a sua menina
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça jan 07, 2003 1:05 pm

Olá Sónia,

Tudo o que foi dito até agora está correctíssimo.

As escolas de treino para cães são óptimas apesar de eu não ter enveredado por aí, pois prefiro ser eu a ensinar os, mas só queria frisar que mesmo a sua cadela iniciando os treinos, nunca descure a educação e o respeito em casa, devendo começar a fazê-lo, brandamente, desde já.

Muito boa sorte para a sua cachorra e vá dando novidades.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jan 07, 2003 1:39 pm

... As vezes tambem se pode axagerar na obediencia do cao. A treinadora do meu cao queria ensinhar-lhe a fazer xixi e coco a comando. Embora ache muito pratico, nao deixei que fizessem isso ao Oscar... Coitadinho... Um cao tambem nao e uma maquina. :roll:
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça jan 07, 2003 4:00 pm

Olá Nanico,

Concordo plenamente consigo, apesar de me ter dado muito jeito essa situação quando o meu Oscaar fazia xixis em casa ( fez até aos 11/12 meses, está a ver os litros não está :roll: :roll: :roll: ).

E a minha sorte é ele não alçar ainda a perna :roll: :roll:
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça jan 07, 2003 5:28 pm

scrafonso, mais algumas dicas (que não retiram a necessidade de ler um livro sobre educação de cães):

O líder controla os recursos, como sejam os brinquedos, não deixe os brinquedos soltos para o cão brincar. guarde-os numa caixa (fora do alcance) e todos os dias escolha aqueles que o cão vai brincar, no final do dia recolha-os (com o cão a ver).

O cão não partilha da cama do líder.

Em caso de desacordo físico (ou seja o cão responde tentando morder) o líder não bate no cão, mas imobiliza-o. Um líder raramente recorre à violência, se o seu cão tentar morder, em fez de lhe dar uma sapatada, segure-o ao chão (sem o magoar, claro), ele vai se debater, aumente a força e só o deixe sair quando ele se acalmar.
Está última dica, pode parecer má, mas pense assim, mas vale agora em que a sua força ultrapassa a do cachorro, que daqui uns meses em que é o contrário.
Repito, a ideia não é magoar o cão, mas sim imobiliza-lo.

Nanico: sobre o ensinar a fazer xixi a comando, olha que dá muito jeito.
O meu tem um comando para fazer as necessidades, dá muito jeito quando um tipo está com pressa... mas como é óbvio, nem sempre o cão está com vontade, o meu decidiu me ensinar a mim, quando eu o mando fazer xixi e ele está sem vontade, olha para mim e senta-se!!!! :lol: :lol:
scrafonso
Membro

terça jan 07, 2003 5:50 pm

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.
Eu vou tentar educar a Moly o melhor possível.

Acerca do comando para fazer as necessidades, penso que não irei necessitar disso, pois tenho um terraço grande e pretendo ensiná-la a fazer as necessidades ai.

Sei que posso contar com vocês para as minhas dúvidas...

Entretanto vou dando noticias do desenvolvimento da Moly de vez em quando.

Obrigado,
Sónia
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

terça jan 07, 2003 6:26 pm

Então e fotos? :D
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

quarta jan 08, 2003 12:19 am

Boas pessoal, sou novato por estas bandas mas já tenho alguma experiência em treino de cães.

Sónia, tudo o que foi dito, em particular pelo Aragao mas não só, está muito correcto. Se seguires estes concelhos não vais ter dificuldade em dominar a cadelinha (agora que ainda é pequena). Um factor muito importante reside no facto do que for apreendido pelo cachorro (+- até aos 3 meses de idade) ficará para toda a vida, sejam boas ou más experiências. Não esperes conseguir tudo num dia, sê paciente, ensina uma coisa de cada vez.
Em relação à liderança, para além das dicas já mencionadas, se te vires muito aflita, não tenhas receio em recorrer ao jornal enrolado e dá-lhe no focinho com firmeza (não com força). Não magoa o animal e é muito eficaz. Comigo tem resultado.
Muito importante: NUNCA MOSTRES QUE ESTÁS ASSUSTADA. Neste caso mais vale virares as costas e ignorares o cachorro durante alguns minutos.
Um jogo muito importante é o puxar a corda. Arranja um pedaço de corda grossa com cerca de 20cm de comprimento (existem à venda próprias para cães) e brinca com o cachorro... ele puxa para um lado e tú puxas para o outro. Arrasta-o pela casa (não muito depressa). NUNCA O DEIXES GANHAR ! Nem que ele arranque um dente, mas quem fica com a corda é o líder. Podes começar por aí.

A vontate do líder é a que prevalece ! Basta seguires isto.

Boa sorte, vai dizendo quais os progressos que vais fazendo.
1 abraço
varsenio
Membro

quarta jan 08, 2003 12:29 am

Aragao,

Não pude deixar de reparar nas fotos dos teus animais... que espectáculo. É coisa que não se vê todos os dias. Eu acho que nunca vi nada assim... Um Rott e um gato.:o Fantástico. Parabéns !
Como é que conseguiste ?

1 abraço
varsenio
Membro

quarta jan 08, 2003 1:40 am

Sónia,

Encontrei aqui no arca de noé um artigo sobre liderança que deves lêr.

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=256

Espero que ajude.
scrafonso
Membro

quarta jan 08, 2003 10:56 am

olá a todos

Ontem experimentei a táctica da imobilização e parece estar a resultar.
Ao fim de algumas tentativas ela deixou de me tentar morder...
Quanto a fotos só tenho em formato digital a que está na minha assinatura. Mas vou ver se consigo arranjar mais e depois mando, ok?

Mais uma vez obrigado a todos

Sónia
scrafonso
Membro

quarta jan 08, 2003 11:01 am

olá a todos

Ontem experimentei a táctica da imobilização e parece estar a resultar.
Ao fim de algumas tentativas ela deixou de me tentar morder...
Quanto a fotos só tenho em formato digital a que está na minha assinatura. Mas vou ver se consigo arranjar mais e depois mando, ok?

Mais uma vez obrigado a todos

Sónia
Responder

Voltar para “Cães”