Venho desta forma comunicar que "se fez justiça por linhas tortas"...

Com o temporal que está hoje, a gaiola onde tinha o meu verdilhão soltou-se, caiu no chão e partiu-se, libertando o meu "chico".

Sei que devia tê-lo soltado quando o apanhei. Salvei-o, na altura, alimentei-o e afeiçoei-me a ele. Por isso, não o libertei, mesmo sabendo que era ilegal tê-lo em cativeiro.
A partir de hoje, ele é mais um verdilhão livre, um belo macho.
Tenho pena que assim tenha sido, principalmente por saber que talvez não sobreviva, pois não aprendeu a alimentar-se sozinho. Também pelo mau tempo que está: muito frio, ventos muito fortes e muita chuva.

Tenho pena ainda, porque estava a preparar para comprar uma gaiola maior, onde pudesse fazer criação com canários (uma vez que sei que o cruzamento traz exemplares muito bonitos).

Espero que lhe corra tudo bem, pois onde vivo (numa zona menos urbana e mais rural) há outros verdilhões. Sei-o porque por vezes apareciam junto da gaiola dele, tal como os pardais, para comerem as sementes que rodeavam a gaiola.

Mas se assim foi, tenho de aceitar, na certeza de que enquanto esteve comigo, foi sempre muito bem alimentado e tratado.

Agora resta-me o meu canário gloster, também um macho muito encantador.