a agressividade dos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
igraine
Membro
Registado: segunda fev 13, 2006 12:03 pm

segunda fev 20, 2006 3:50 pm

Olá a todos,

Entrei há muito pouco tempo no mundo dos gatos e é a segunda vez que venho aqui expor as minhas dúvidas. Tenho um gato de cerca de 5 meses, por acaso é surdo, nunca tinha tido nenhum gato, só cães e há muitas coisas que não compreendo bem no meu gato. Ele chegou lá a casa há quase 2 meses e ainda estamos em adaptação mútua. A minha maior dúvida tem a ver com a agressividade dos gatos, eu sempre tive cães muito meigos que nunca me deram sinais de agressividade mas o meu gato é diferente...

Eu acho que ele gosta de nós (de mim e do meu marido) e nem acho que ele seja particularmente agressivo mas quando o contrariamos ele bufa e ataca-nos. É evidente que sempre que ele faz isso nós o castigamos, até porque fico desiludida com aquele comportamento dele, normalmente fecho-o algum tempo na lavandaria que é onde ele tem as coisas dele e ele começa a perceber e já "reflecte" antes de me atacar, aliás eu já tive sinais que ele já percebe que está errado magoar-me e bufar mas... isto é normal? Se eu o apanhei na rua e lhe dou de comer e lhe faço mimos... porque é que ele é tão agressivo quando o impeço, por exemplo, de arrancar a terra dos vasos ou quando preciso de o desparasitar ou de o limpar? Os vossos gatos também são assim?
É que, ainda por cima, desde que tenho este gato que as pessoas que vão lá a casa me dizem: ah, tens um gato... cuidado, olha que eles são mto traiçoeiros... e alguns dos meus familiares e amigos até têm medo de gatos e estão sempre a olhar para ele de lado! O meu marido tem imenso medo que ele se aproxime das crianças, eu acho um exagero mas nenhum de nós tem experiência nenhuma!
Então o que eu queria era pedir que me falassem sobre a agressividade dos gatos, é verdade que eles são traiçoeiros? Será que vou passar o resto da vida do gato "em guerra" com ele? Ele vai ficar mais meigo depois de castrado? Enfim, essas coisas... Desde já muito obrigada! :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 20, 2006 3:55 pm

Olá boa tarde,

Dizer que os gatos são traiçoeiros, só mesmo quem não conhece e nunca teve um gato. Um gato é um amigo altivo e distinto, particular, diferente, suave, quente e sempre presente. Não da mesma forma que um cão, porque um gato nada tem de cão.
Parece-me que o facto de o isolar como castigo, talvez não seja o ideal, lá está, um gato não é um cão. Quando lhe bufa ou rosna dê-lhe logo uma palmada e diga feio. Mostre-lhe que não gostou da atitude. Ou então um toquezito com o dedo no nariz, os gatos detestam isso.
Um gato pode levar 6 meses a habituar-se a um novo ambiente, esse ainda está a crescer. Dado que não tem experiência com gatos eu sugeria que falasse com o vet e comprasse um livro. Ajuda muito. Viver com o gato e ter medo dele não faz sentido, até porque o gato percebe isso perfeitamente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
igraine
Membro
Registado: segunda fev 13, 2006 12:03 pm

quinta fev 23, 2006 11:07 am

Olá LuMaria, antes de mais obrigada pelos seus conselhos.
Acho que já começo a entender melhor o meu gatinho. Eu sei que os gatos são muiito diferentes dos cães e sempre adorei gatos mas nunca tinha tido nenhum dentro de casa.
Aquilo de bater com o dedo na ponta do nariz tem resultado moderadamente, dizer "feio" ou "aah" não adianta porque, como expliquei, o Fellini é 100% surdo, daí que educá-lo seja mais difícil..
Às vezes ainda utilizo a técnica de o fechar porque ele fica zangado quando o isolo e às vezes, quando vou com o dedo para lhe bater no nariz ele simplesmente apanha o dedo com as duas patas e morde-me!
Bom, continuo a andar com as mãos arranhadas e mordidas mas acho que já começo a perceber quando é a brincar ou não e acho que ele vai percebendo cada vez mais o que pode ou não fazer-me.
Apesar de tudo ele ronrona muito e é meigo, acho que tenho que ter paciência, ele só está comigo há um mês e a nossa relação tem muito que evoluir. Mas eu adoro o meu gatinho e estou muito feliz por ter a companhia dele.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta fev 23, 2006 11:11 am

É verdade, tinha-me esquecido que é surdo... :oops:

Uma palmada no rabo quando a morde e virar-lhe as costas zangada também costuma resultar.
Atenção que há gatos que nunca na vida vão aceitar mimos em excesso. Tenho uma assim já quase com 18 anos, quando me estico nas caricias levo uma trinca.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta fev 23, 2006 11:51 am

O gato é um animal com uma personalidade muito vincada.Brinca quando lhe apetece, e vem ao colinho quando quer e não adianta obriga-los a nada! Pois a reacção é logo imediata!

De qualquer forma, são animais muito ternurentos , meigos e elegendo um membro da familia não o largam. São a sua sombra! :)

Parece-me a mim, pela minha experiência , que não gostam muito de mudanças de ambientes. Julgo que se sentem seguros no espaço onde se habituaram a viver, e qualquer mudança provoca neles alguma insegurança e medo!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”