Entrei há muito pouco tempo no mundo dos gatos e é a segunda vez que venho aqui expor as minhas dúvidas. Tenho um gato de cerca de 5 meses, por acaso é surdo, nunca tinha tido nenhum gato, só cães e há muitas coisas que não compreendo bem no meu gato. Ele chegou lá a casa há quase 2 meses e ainda estamos em adaptação mútua. A minha maior dúvida tem a ver com a agressividade dos gatos, eu sempre tive cães muito meigos que nunca me deram sinais de agressividade mas o meu gato é diferente...
Eu acho que ele gosta de nós (de mim e do meu marido) e nem acho que ele seja particularmente agressivo mas quando o contrariamos ele bufa e ataca-nos. É evidente que sempre que ele faz isso nós o castigamos, até porque fico desiludida com aquele comportamento dele, normalmente fecho-o algum tempo na lavandaria que é onde ele tem as coisas dele e ele começa a perceber e já "reflecte" antes de me atacar, aliás eu já tive sinais que ele já percebe que está errado magoar-me e bufar mas... isto é normal? Se eu o apanhei na rua e lhe dou de comer e lhe faço mimos... porque é que ele é tão agressivo quando o impeço, por exemplo, de arrancar a terra dos vasos ou quando preciso de o desparasitar ou de o limpar? Os vossos gatos também são assim?
É que, ainda por cima, desde que tenho este gato que as pessoas que vão lá a casa me dizem: ah, tens um gato... cuidado, olha que eles são mto traiçoeiros... e alguns dos meus familiares e amigos até têm medo de gatos e estão sempre a olhar para ele de lado! O meu marido tem imenso medo que ele se aproxime das crianças, eu acho um exagero mas nenhum de nós tem experiência nenhuma!
Então o que eu queria era pedir que me falassem sobre a agressividade dos gatos, é verdade que eles são traiçoeiros? Será que vou passar o resto da vida do gato "em guerra" com ele? Ele vai ficar mais meigo depois de castrado? Enfim, essas coisas... Desde já muito obrigada!