Substratos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

segunda fev 20, 2006 4:03 pm

É um tema sempre muito falado por todos os q se dedicam aos repteis... Espero q este tópico sirva para mais do que a minha pergunta... espero sim q sirva para q cada vez q tenham dúvidas sobre o tema sejam discutidos aqui...

A minha pergunta é a seguinta... após a passagem do faunário para o terrári que substrato se deve ou que costumam usar para uma Pantherophis Guttatus Guttatus?

Cumprimentos e obrigado desde já...
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
aladrok
Membro Júnior
Registado: segunda jun 27, 2005 9:15 pm

segunda fev 20, 2006 5:38 pm

Eu pessoalmente uso ou tapete de relva sintética bem macia para facilitar a limpeza do terrario ou entao casca de côcô. Mas existem vários substratos possiveis de usar. desde que nao sejam tóxicos para a cobra e a areia é pa mim menos aconcelhavel pois pode ser ingerida pela cobra acidentalmente.
coldblood
Membro Veterano
Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
Contacto:

segunda fev 20, 2006 5:45 pm

Há quem use papel absovente de cozinha sempre ou papel de jornal, pois é mais higienico e economico e para o reptil a decoração não conta nada é mais uma mariquice nossa para ficar bonito o que ás vezes sai mais caro em despesas de vet ou perda do reptil, o substrato de casca de arvore (bark) para além se ser mais dificil de limpar, pode criar culturas de bacterias, acaros ou problemas devido á ingestão pelo reptil para quem alimenta dentro do terrario, embora alguns criadores prefiram alimentar fora do terrario, para a cobra não associar a abertura do terrario á comida podendo atacar cada vez que se abre o terrario, mas existe um truque para evitar ingestão que tem resultado para alguns criadores vulgo o forista RCorreia entre outros, que é colocar uma placa de xisto no terrario e alimentar sempre sobre ela. Mesmo para o bark comprado e dito no pacote esterilizado , convem por precaução congelar o pacote, para matar qualquer bacteria ou ovo de acaro ou outro parasita que possa conter, tambem se utiliza areia normal ou repti-sand ou areia de silica, mas existe o risco de as pequenas particulas se alojarem debaixo das escamas da cobra podendo provocar algumas irritações, para além do caso de ingestão, embora tenha lido algo sobre um novo tipo de areia, "calci-sand" que é composta por pequenas esferas, que são mais faceis de ser expelidas nas fezes no caso de ingestão.
Espero ter ajudado e não confundido ainda mais, pois as opiniões divergem neste assunto, mas o importante é, independente da escolha feita, ser responsavel no que se faz e na hora do alimento.
RCorreia
Membro Júnior
Registado: quarta dez 14, 2005 12:25 am

segunda fev 20, 2006 7:38 pm

[quote]mas existe um truque para evitar ingestão que tem resultado para alguns criadores vulgo o forista RCorreia entre outros, que é colocar uma placa de xisto no terrario e alimentar sempre sobre ela.[/quote]

D ....xisto......rules

eu uso areia frequentemente, é facil de retirar e desinfectar tambem...............mas higienicamente o papel de jornal é a melhor opção

cumps

Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quarta abr 05, 2006 7:38 pm

Rcorreia:nunca tiveste problemas com os acaros?

É que estou a pensar em meter um substracto no terrario de minha guttata em vez do papel de cozinha.

Quando a comprei vinha areia no faunario e ela ganhou ácaros, por isso tenho algum receio de usar a areia... A cobra tem cerca de 50cm, sera que ainda é cedo para usar substracto?

Até agora tenho usado papel de cozinha, mas dá-me um bocado de trabalho porque eu tenho um tronco e de cada vez que tenho de trocar o papel tenho de tirar o tronco para fora, e penso que com um substracto retirar a parte "afectada" (lol) seria mais practico...
Para alem disso, eu sou apologista de um terrario decorado porque para alem do prazer de ter o reptil, tenho imenso prazer em observar o pedaço de natureza em que ele vive, dai que eu queira decorar um bocadinho o terarrio!

O que aconselham?
Eu estava mais virado para algo que imita-se o humus de uma floresta e nao tanto virado para o ambiente mais arido (com a dita cuja areia).
No entanto o forest bark parece-me que cria uma camada demasiado artificial. Talvez a fibra de coco seja melhor?
Mais alguma sugestao? talvez misturar dois produtos?
VeLLiKi
Membro Veterano

quarta abr 05, 2006 7:58 pm

Excelente pergunta... eu decorei o terrario da minha Manteiga (Pantherophis) todo bonito... esterilizei a areia mas por azar e não sei como em vez de um terrario para uma cobra fiquei com uma quinta de formigas... mas como ela ainsa vai passar alguns tempos no faunário não houve problema e já retirei, limpei e estirilizei tudo o q estava no terrario e o proprio terrario...
Agora a minha questão é a mesmo q a do P_R...
Que substracto usar!?

Cumprimentos
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
P_R
Membro Veterano

quinta abr 06, 2006 7:49 pm

entao pessoal... é que eu queria gastar o meu folar em algo de util... :p
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 07, 2006 8:41 am

olha PR tanto o bark como a fibra de côco são reutilizaveis, podem ser lavados com uma solução fraca de lexivia com agua e deixar secar bem ao sol, o ideal é teres duas mudas, para quando uma estiver secar poderes usar a outra, eu tenho uma mistura de côco e bark e estou satisfeito, mas tem de existir precauções na hora de alimentar.
P_R
Membro Veterano

sexta abr 07, 2006 3:12 pm

boas coldblood...
quando tiras o substracto para lavar tens de o tirar todo? nao podes tirar só a area afectada e lavar aquele bocado só?
explica la melhor como é que fazes isso!

abraços
coldblood
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 07, 2006 7:53 pm

Vou tirando a parte suja (que passo por agua e aproveito para os vasos das plantas cá de casa), mas pelo menos uma vez mês tiro tudo e faço limpeza a fundo, essa da limpeza a fundo, ponho o substrato dentro de um saco de rede de pesca num recipiente com agua e um pouco de lexivia, deixo de molho algum tempo, passo por bastante agua corrente deixo secar bem ao ar livre e ao sol, para não criar fungos mexendo no saco para ir arejando e secando por dentro, vou usando esse lavado e seco, para substituir o substracto que se vai retirando com as poías, tudo isto é relativo ao tamanho do terrario e do animal. Eu continuo a defender os faunarios ou as caixas de plastico adaptadas para animais novinhos, pois é mais facil controlar o aspecto das fezes, menos hipoteses de acaros, menos stress etc.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado abr 08, 2006 11:18 pm

É uma das coisas que me incomoda no terrário do meu dragão barbudo. Quando era pequeno e estava em aquários, eu lavava e desinfectava-os todas as semanas. Agora se conseguir fazer uma vez por mês já é bom =(
P_R
Membro Veterano

domingo abr 09, 2006 9:00 am

á partida vou comprar fibra de coco... se me der bem: porreiro senao tabem é facil de voltar atraz...
explica la isso melhor rbl...
obrigado pelas vossas opinioes.
VeLLiKi
Membro Veterano

domingo abr 09, 2006 12:28 pm

Eu já escolhi o substracto q vou usar para a minha Pantherophis... Comprei "Chips" de Faia tratada... pareceu-me bastante higiénico... n tem aquele aspecto "Bonito" e natural do bark mas o q me interessa é a higiéne e bem estar dos meu animais...

Aqui fica uma imagem daquilo q falo:
http://www.woodenergyltd.co.uk/images/chips.jpg

Cumprimentos
P_R
Membro Veterano

domingo abr 09, 2006 2:15 pm

é capaz de ser higiénico, mas... se nao fosse para dar um ar mais natural ao terrario mantinha-me com o papel...
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo abr 09, 2006 2:25 pm

P_R, o último aquário onde o meu dragão esteve tinha cerca de 70x50x30. Eu pegava nele, levava-o para a banheira e onde podia lavá-lo e desinfectá-lo à vontade.
O terrário actual é do tamanho de um móvel de cozinha e feito de melamina. Lavá-lo e desinfectá-lo com o rigor que antes tinha, é quase impossível a não ser que reserve o dia todo para o fazer. Logo a limpeza e desinfecção cuidadosa do terrário já não é semanal mas sim mensal na melhor das hipóteses.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”