No sábado de manhã fui ao vet com o meu labrador e quando lá cheguei estavam lá dois rottveillers de 7 anos (um macho e uma fêmea), com trela mas sem açaime.
Os rotts pertencem a um senhor que estava a segurar o macho e o irmão desse senhor, que trata dos cães e lhes dá comida todos os dias, estava a segurar a fêmea. Estavam também o vet e a assistente e a esposa do vet. Estavam todos a conversar e os rotts estavam calmos. Já tinham sido vacinados e estavam de saída.
Por uma questão de segurança, eu fui aconselhada a não tirar o meu labrador do carro e eu também não saí. Fiquei bem próximo deles, com o vidro aberto e participei na conversa. O vet estava a elogiar o pêlo dos cães, que eu confirmo que estava muito bem tratado e o dono estava a dizer que a fêmea parecia mais brava que o macho mas se fosse preciso quem mordia era o macho.
Convém dizer que estes dois rotts vivem num estaleiro de materiais de construção civil, e segundo me pareceu, estão lá para guardar o armazém.
Estava tudo muito calmo, quando o dono e o vet entraram no consultório para ir ver qualquer coisa. Entretanto o dono saiu do consultório e entregou o macho ao irmão, ficando este a segurar os dois cães. Continuava tudo muito calmo até que de repente se houve um grito do senhor que supostamente segurava os cães, a esposa do vet começou a gritar também e os rotts começaram a aproximarem-se dela e da veterinária e vinham soltos, mas calmos. Como eu estava dentro do carro não sabia o que se tinha passado, porque é que os cães estavam soltos e porque é que o senhor gritou.
Logo a seguir vejo o irmão do dono dos cães a chegar junto a nós com a cara toda ensanguentada e com um valente golpe na face, mesmo por baixo de um olho (uma coisa horrível!!!). Foi um pânico generalizado, mas os animais continuavam aparentemente calmos.
O dono e o vet ouviram aquele alarido todo, saíram de dentro de consultório e ficaram estupefactos com o sucedido. O dono dos cães, ficou tão nervoso com o que viu que pegou nos dois cães e começou a dar-lhes pontapés e a gritar: ai o que eles fizeram ao meu irmão. Eu estava super assustada pois tudo se estava a passar-mesmo junto ao meu carro e eu só dizia, não faça isso que os cães podem voltar-se contra si. Mas por mais incrível que pareça os rotts continuaram calmos….. eu garanto que não ouvi um ladrar nem um rosnar….
Os vets foram levar o senhor ao hospital e eu fiquei na clínica com a esposa do vet e com o dois rotts e o dono. Este continuava em tal estado de choque que nem sabia o que devia fazer….só queria saber qual dos cães tinha mordido o irmão. Mas nós não sabíamos.
Entretanto lá o convencemos a ir levar os cães a casa (ele morava relativamente perto e tinha vindo a pé). Ele lá foi com os dois rotts e estes iam calmos como se não se tivesse passado nada. Eu achei muito estranho, mas reconheço que não sei qual é o temperamento e comportamento dos rottveillers.
Entretanto os vets chegaram do hospital e então contaram o que o ferido lhes tinha dito:
Estava tudo bem quando os dois cães rodaram entre si e enredaram-se nas trelas. Como fizeram muita força o senhor desequilibrou-se e caiu. Foi nesse preciso momento que o macho o abocanhou, de uma forma rapidíssima e sem razão aparente.
Depois claro começamos a conjecturar a razão do comportamento dos cães, mas claro que não sabemos pormenores do relacionamento do tratador com os rotts.
Os vets confirmaram que os cães são muito bem tratados relativamente a cuidados de saúde e alimentação, mas quanto a treinos de obediência não se sabe nada.
Ainda hoje, penso nesse incidente e parece que estou sempre a ver a cara do senhor “desfeita” de um lado…. Sei que esse senhor teve de ser transferido para um hospital central.
O QUE É QUE LEVA UM ROTT A ATACAR O PRÓPRIO DONO (posso dizer dono porque era esse senhor que estava a todo o dia com os cães) SEM RAZÃO APARENTE E SEM MOSTRAR SINAIS DE AGRESSIVIDADE????
Será que a queda do senhor os assustou??? Nesse caso é normal um rott reagir assim??? :shock: :shock:
OS ROTTS NÃO DEVIAM ANDAR AÇAIMADOS??

Eu que já tinha medo de rottveillers, agora ainda fiquei pior….

Peço desculpa a quem tem rotts, mas eu prefiro não me cruzar mais com estes cães. Fiquei mesmo super assustada :shock: